Estudo de 2 Reis 3:11 – Comentado e Explicado

Josafá disse: Não há por aqui algum profeta do Senhor, para por meio dele consultarmos o Senhor? Sim, respondeu um dos servos do rei de Israel, está aqui Eliseu, filho de Safat, que derramava água nas mãos de Elias.
2 Reis 3:11

Comentário de Albert Barnes

Um profeta do Senhor – ie do Senhor. Era necessário indagar definitivamente, pois ainda havia muitos profetas que eram apenas profetas de Baal 2 Reis 3:13 .

Aqui está Eliseu – Jeorão parece ter ignorado sua presença no exército, e um de seus “servos” ou oficiais respondeu à pergunta de Jeosafá.

Que água derramou – Um ato que significa ministração ou assistência (compare João 13: 5 e segs).

Comentário de Thomas Coke

2 Reis 3:11 . Que derramou água nas mãos de Elias Esta é uma bela expressão oriental, significando servir ou ministrar. Houbigant a processa, que deu água às mãos de Elias.

Comentário de E.W. Bullinger

Não existe aqui. . . ? Uma pergunta semelhante feita anteriormente por Jeosafá ( 1 Reis 22: 7 ).

água derramada, etc. Colocado pela figura do discurso Metonymy (of Adjunct), App-6, por ser um atendente.

Comentário de Adam Clarke

of the Lord – The kings of Judah still acknowledged the true God, and him only. Não existe aqui um profeta do Senhor – Os reis de Judá ainda reconheciam o verdadeiro Deus, e somente ele.

Elijah – That is, was his constant and confidential servant. Despejou água nas mãos de Elias – ou seja, foi seu servo constante e confidencial.

Comentário de John Wesley

Mas Josafá disse: Não há aqui um profeta do SENHOR, para que possamos interrogá-lo por ele? E um dos servos do rei de Israel respondeu e disse: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramou água sobre as mãos de Elias.

Não há … – Isso ele deveria ter perguntado antes, quando eles empreenderam a expedição, como fez em um caso semelhante, 1 Reis 22: 5 , e por essa negligência ele agora sofre; mas antes tarde do que nunca: sua aflição o leva à lembrança de seu pecado anterior e do dever atual.

Água derramada – Quem era seu servo; sendo este o ofício de um servo; e esse ofício era o mais necessário entre os israelitas, por causa das lavagens frequentes exigidas por sua lei. Provavelmente foi por uma direção especial de Deus que Eliseu os seguiu, sem pedir, sem ser observado. Assim Deus nos impede com as bênçãos de sua bondade; e provê aqueles que não provêm a si mesmos.

Referências Cruzadas

Gênesis 18:4 – Mandarei buscar um pouco d’água para que lavem os pés e descansem debaixo desta árvore.

Josué 1:1 – Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés:

Josué 9:14 – Os israelitas examinaram as provisões dos heveus, mas não consultaram o Senhor.

Juízes 20:8 – Todo o povo se levantou como se fosse um só homem, dizendo: “Nenhum de nós irá para casa. Nenhum de nós voltará para o seu lar.

Juízes 20:18 – Os israelitas subiram a Betel e consultaram a Deus. “Quem de nós irá lutar primeiro contra os benjamitas? “, perguntaram. O Senhor respondeu: “Judá irá primeiro”.

Juízes 20:23 – Os israelitas subiram e choraram perante o Senhor até a tarde, e consultaram o Senhor: “Devemos atacar de novo os nossos irmãos benjamitas? ” O Senhor respondeu: “Vocês devem atacar”.

Juízes 20:26 – Então todos os israelitas subiram a Betel, e ali se assentaram, chorando perante o Senhor. Naquele dia jejuaram até à tarde e apresentaram holocaustos e ofertas de comunhão ao Senhor.

1 Reis 19:21 – E Eliseu voltou, apanhou a sua parelha de bois e os matou. Queimou o equipamento de arar para cozinhar a carne e a deu ao povo, e eles comeram. Depois partiu com Elias, e se tornou o seu auxiliar.

1 Reis 22:7 – Josafá, porém, perguntou: “Não existe aqui mais nenhum profeta do Senhor, a quem possamos consultar? “

2 Reis 3:1 – Jorão, filho de Acabe, tornou-se rei de Israel em Samaria no décimo oitavo ano de Josafá, rei de Judá, e reinou doze anos.

2 Reis 3:3 – No entanto, persistiu nos pecados que Jeroboão, filho de Nebate, levara Israel a cometer e deles não se afastou.

1 Crônicas 10:13 – Saul morreu porque foi infiel ao Senhor; não guardou a palavra do Senhor e chegou a consultar uma médiun em busca de orientação,

1 Crônicas 14:10 – Davi perguntou a Deus: “Devo atacar os filisteus? Tu os entregarás nas minhas mãos? ” O Senhor lhe respondeu: “Vá, eu os entregarei nas suas mãos”.

1 Crônicas 14:14 – então Davi consultou Deus de novo, que lhe respondeu: “Não ataque pela frente, mas dê a volta por trás deles e ataque-os em frente das amoreiras.

1 Crônicas 15:13 – Pelo fato de vocês não terem carregado a arca na primeira vez, a ira do Senhor nosso Deus causou destruição entre nós. Nós não o tínhamos consultado sobre como proceder”.

Salmos 74:9 – Já não vemos sinais miraculosos; não há mais profetas, e nenhum de nós sabe até quando isso continuará.

Amós 3:7 – Certamente o SENHOR Soberano não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas.

Lucas 22:26 – Mas, vocês não serão assim. Pelo contrário, o maior entre vocês deverá ser como o mais jovem, e aquele que governa como o que serve.

João 13:4 – assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura.

João 13:13 – Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou.

Filipenses 2:22 – Mas vocês sabem que Timóteo foi aprovado, porque serviu comigo no trabalho do evangelho como um filho ao lado de seu pai.

1 Timóteo 5:10 – e seja bem conhecida por suas boas obras, tais como criar filhos, ser hospitaleira, lavar os pés dos santos, socorrer os atribulados e dedicar-se a todo tipo de boa obra.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *