Estudo de 3 João 1:5 – Comentado e Explicado

Caríssimo, fazes obras de fé em tudo o que realizas para os teus irmãos, mesmo para os irmãos estrangeiros.
3 João 1:5

Comentário de Albert Barnes

Amado, faça fielmente – Nos versículos anteriores, o escritor havia elogiado Gaius por seu apego à verdade e por sua correção geral em sua vida cristã. Ele agora fala mais particularmente de seus atos de hospitalidade generosa e diz que cumprira plenamente, a esse respeito, seu dever como cristão.

Tudo o que você faz – em todo o seu contato com eles e em toda a sua conduta em relação a eles. O que levou a essa observação foi sua hospitalidade; mas o testemunho a respeito de sua conduta geral justificara essa recomendação.

Para os irmãos – provavelmente para os cristãos que eram bem conhecidos por ele – talvez se referindo aos cristãos em sua própria igreja.

E para estranhos – como aqueles que foram à igreja da qual ele era membro com uma carta de recomendação de João. Compare a nota de Romanos 12:13 e a nota de Hebreus 13: 2 .

Comentário de Joseph Benson

3 João 1: 5-8 . Amado, fazes fielmente – na íntegra e sinceridade; ou, como p?st?? p??e?? é mais precisamente traduzido, você faz uma coisa fiel; ou uma coisa que se torna uma pessoa fiel, ou alguém que é um verdadeiro crente; tudo o que fazes aos irmãos e aos estranhos – aos teus irmãos cristãos conhecidos por ti e por aqueles com quem não conheceste. Quem deu testemunho de sua caridade diante da igreja – A congregação com a qual eu agora moro; quem – Quais irmãos ou cristãos estranhos; se você avançar em sua jornada – Fornecido com o que é necessário; depois de uma espécie de Deus – De uma maneira digna de Deus, ou de um princípio de amor divino, e correspondente à relação em que você e eles se colocam a ele; farás bem – Com que ternura o apóstolo ordena isso! Porque isso por causa de seu nome – por zelo por sua honra e interesse; eles saíram – Pregar o evangelho, abandonando suas habitações, posses e chamados; tomando nada dos gentios – Entre os quais eles trabalharam, em apoio a eles, para que pudessem tirar toda a suspeita de serem influenciados por motivos mercenários. Nós, portanto – que não realizamos viagens caras com o objetivo de pregar o evangelho, e que temos alguma habitação própria; deveria receber tais – Hospitaleira e respeitosamente; que – Se a Divina Providência não nos dá oportunidades de nos expor, como eles fazem, no exercício do cargo ministerial; nós podemos – Embora em um grau mais baixo; ser ajudantes da verdade – os quais eles pregam, e podem ter direito, pela graça divina, a compartilhar sua recompensa.

Comentário de E.W. Bullinger

fielmente = como fiel (feito). App-150.

doest = workest.

para . App-104.

para . Os textos dizem “isso para” . Os irmãos referidos eram estranhos. Compare Hebreus 13: 2 .

Comentário de Adam Clarke

Tu fazes fielmente – ??st?? p??e?? . Kypke pensa que p?st?? é colocado aqui para p?st?? , e que a frase significa manter ou preservar a fé, ou estar vinculado pela fé, ou manter os compromissos de alguém. Você agiu como a fé – a religião cristã, exigiu que você agisse, em tudo o que você fez, tanto aos irmãos em casa quanto aos estrangeiros – os evangelistas itinerantes que, no curso de suas viagens, chamaram na tua casa. Não há uma palavra aqui sobre os peregrinos e jornadas penitenciais que os papistas inventam para trazer para fora deste texto.

Comentário de Thomas Coke

3 João 1: 5 . Tu fazes fielmente “Como se torna um cristão fiel”. Os papistas conseguiram, por várias falsificações, fazer as escrituras falarem a língua de sua igreja. Demos um exemplo notável em Tiago 5:11 . Aqui temos outro; para “São João”, dizem eles, “elogia Caio por ter lidado fielmente com os peregrinos”. Veja “Popery, um inimigo das escrituras”, do Sr. Serces, e o Prefácio da Carta do Dr. Middleton de Roma, p. 66, etc.

Comentário de John Wesley

Amado, faz fielmente tudo o que faz aos irmãos e aos estranhos;

Fielmente – na íntegra e sinceridade.

Referências Cruzadas

Mateus 24:45 – “Quem é, pois, o servo fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos de sua casa para lhes dar alimento no tempo devido?

Lucas 12:42 – O Senhor respondeu: “Quem é, pois, o administrador fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos seus servos, para lhes dar sua porção de alimento no tempo devido?

Lucas 16:10 – “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito.

2 Coríntios 4:1 – Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos.

Colossenses 3:17 – Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.

1 Pedro 4:10 – Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *