Estudo de Deuteronômio 17:19 – Comentado e Explicado

Conservará essa cópia consigo e a lerá todos os dias de sua vida, para aprender a temer o Senhor, seu Deus, e a observar todos os artigos dessa lei, pondo em prática todas as suas prescrições.
Deuteronômio 17:19

Comentário de Thomas Coke

Ver. 19. Ele estará com ele, e ele lerá nele, etc. – Ele sempre o levará: e, diz Maimônides, em vez de perder seu tempo em festas e diversão ociosa, ele se aplicará ao estudo da lei do seu Deus. Mas como essas ordens foram observadas, podemos julgar pelo exemplo de Josias, que, quando tinha quase dezesseis anos de idade, nunca tinha visto uma cópia da lei, cujo original ele encontrou no templo, onde há muito havia sido negligenciado. Ver 2 Crônicas 34:18 ; 2 Crônicas 34:33 .

Comentário de Adam Clarke

E será com ele, etc. – Era a maneira mais certa de levar o rei a conhecer a lei divina para obrigá-lo a escrever uma cópia justa com sua própria mão, na qual ele deveria ler diariamente. Isso era essencialmente necessário, pois todas essas leis de Deus eram permanentes e nenhum rei israelense poderia fazer nenhuma nova lei, sendo os reis desse povo considerados apenas os vice-gerentes de Jeová.

Comentário de John Wesley

E estará com ele, e ele lerá todos os dias da sua vida; para que ele aprenda a temer ao Senhor seu Deus, a guardar todas as palavras desta lei e destes estatutos, para cumpri-las.

Todos os dias de sua vida – Não basta ter Bíblias, mas devemos usá-las, sim, usá-las diariamente. Nossas almas devem ter refeições constantes desse maná, que, se bem digeridas, lhes proporcionará verdadeiro alimento e força.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 6:6 – Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.

Deuteronômio 11:18 – Gravem estas minhas palavras no coração e na mente; amarrem-nas como símbolos nas mãos e prendam-nas na testa.

Josué 1:8 – Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.

Salmos 1:2 – Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.

Salmos 119:97 – Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro.

João 5:39 – Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito;

2 Timóteo 3:15 – Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *