Estudo de Deuteronômio 3:21 – Comentado e Explicado

Ao mesmo tempo dei a Josué a ordem seguinte: Viste com os teus olhos tudo o que o Senhor, vosso Deus, fez a esses dois reis: desse modo tratará o Senhor todos os reinos que atravessares.
Deuteronômio 3:21

Comentário de Thomas Coke

Veja o comentário em Deuteronômio 3:29

Comentário de Thomas Coke

Ver. 21-29 . Como Josué foi ordenado para suceder a Moisés no governo, ele repete o encorajamento que lhe deu para ser corajoso e confiante em uma causa tão boa. Josué já tinha visto alguns dos poderosos atos de Deus, e ele teve certeza de que esse seria o sucesso que jamais o assistiria, já que foi o Senhor quem travou suas batalhas. Se Deus é por nós, por que devemos temer ou duvidar? Moisés menciona seu próprio desejo e oração, e a recusa que encontrou. 1. Ele adora a Deus pelas misericórdias que já provara, admirando o poder e a grandeza das obras que havia mostrado a Israel; e sugere seu desejo de que ele possa ver ainda maiores demonstrações da glória de Deus, na perfeição do assentamento de seu povo. Nota; (1.) Nunca devemos alimentar em nossos corações um desejo que não possamos oferecer em oração a Deus. (2.) Um vislumbre da glória de Deus acelera o desejo da alma, depois de descobertas mais brilhantes dela. (3) A gratidão por qualquer medida da misericórdia de Deus que experimentamos é o meio mais seguro de obter a bênção de que precisamos. 2. Ele solicita permissão para atravessar o Jordão, apaixonado por assim dizer, com o amor da boa terra. Nota; Aqueles que tiveram uma visão crente do céu, não podem deixar de considerá-la uma terra boa e almejam uma morada nela. 3. Seu pedido é negado; contudo, de maneira a assegurar-lhe suficientemente o favor de Deus para com ele. Nossas orações podem ter sucesso, embora não recebamos de acordo com nossos pedidos particulares. Deus se indignou com ele anteriormente, e havia decidido a respeito do assunto: ainda assim gentilmente pede que ele desista (como se desejasse não ser solicitado pelo que não podia conceder) e se contentasse. Nota; Se Deus nos dá contentamento com as decepções, temos um sinal abençoado de que nossa oração é ouvida com favor. No entanto, ele verá a terra, embora não possa entrar nela, e do alto de Pisga será confortado com a perspectiva do que seu querido rebanho possuiria após sua morte. Finalmente, ele pede que ele ataque Josué e o fortaleça em seu trabalho, com a certeza de completar as conquistas que havia começado. Nota; (1.) Cristãos idosos e experientes tendem a encorajar o coração de seus irmãos mais novos. (2.) É um grande consolo para um ministro moribundo deixar o rebanho de Deus em um estado próspero, e provido de todos os meios para sua edificação, quando ele está dormindo no pó.

Comentário de John Calvin

21. E eu comandei Josué naquele momento. Ele repete o que já vimos, que exortou Josué, juntamente com todo o povo, a se preparar para ocupar a terra com entusiasmo, confiando também na promessa de Deus, bem como nas inúmeras provas de Sua assistência, que eram tantas promessas da continuidade futura de Sua graça.

Referências Cruzadas

Números 27:18 – Então o Senhor disse a Moisés: “Chame Josué, filho de Num, homem em quem está o Espírito, e imponha as mãos sobre ele.

Josué 10:25 – Disse-lhes Josué: “Não tenham medo! Não se desanimem! Sejam fortes e corajosos! É isso que o Senhor fará com todos os inimigos que vocês tiverem que combater”.

1 Samuel 17:36 – Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo.

Salmos 9:10 – Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam.

2 Coríntios 1:10 – Ele nos livrou e continuará nos livrando de tal perigo de morte. Nele temos colocado a nossa esperança de que continuará a livrar-nos,

2 Coríntios 12:10 – Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.

Efésios 3:20 – Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,

2 Timóteo 4:17 – Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que por mim a mensagem fosse plenamente proclamada, e todos os gentios a ouvissem. E eu fui libertado da boca do leão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *