Estudo de Números 27:18 – Comentado e Explicado

O Senhor respondeu a Moisés: "Toma Josué, filho de Nun, no qual reside o Espírito, e impõe-lhe a mão.
Números 27:18

Comentário de Albert Barnes

Em quem está o espírito Compare Gênesis 41:38 . Josué foi agraciado por Deus com as qualificações espirituais necessárias para o cargo. Moses howerer, deveria impor-lhe as mãos, tanto para conferir uma nomeação formal quanto pública, e também (comparar Deuteronômio 34: 9 ) para confirmar e fortalecer os dons espirituais já concedidos. A recepção anterior da graça interior não dispensa a do sinal externo; compare o caso de Cornélio Atos 10: 44-48 ; e o batismo de Paulo após sua conversão milagrosa Atos 9:18 .

Comentário de Thomas Coke

Números 27:18 . Tome-te Josué, filho de Freira Portanto, parece que este alto cargo de líder ou juiz de Israel não era hereditário; nem a política de Moisés deu um passo para perpetuá-la em sua própria posteridade ou família; uma prova convincente de seu desinteresse e que mostra que ele foi acionado por um princípio que o elevou acima de outros legisladores, que geralmente cuidavam de promover suas próprias famílias. Como era necessário que esse ofício fosse cumprido por uma pessoa com as mais eminentes qualificações, Deus nomeou Josué, o filho Nun, que sempre participava de Moisés, mas que pertencia a outra família e outra tribo. Diz-se que ele é um homem em quem está o espírito; respeitando quais, ver Gênesis 41:38 . Êxodo 28: 3 e Deuteronômio 34: 9 .

E pôs a mão sobre ele A cerimônia de imposição de mãos denotou a transferência de Moisés da confiança pública delegada a ele de Deus, sobre Josué, de si mesmo. Esta cerimônia foi acompanhada de oração solene, para que a influência do Espírito Divino qualificasse a parte para seu cargo; e, quando realizado por homens dotados de um espírito profético, como Moisés e os apóstolos, era um sinal e atestado daquelas investiduras morais que Deus teve o prazer de transmitir àquele que assim foi investido em um ofício. Ver Deuteronômio 34: 9 . 1 Timóteo 4:14 . 2 Timóteo 1: 6 e Le Clerc na passagem.

Comentário de Adam Clarke

Em quem está o espírito – Isso certamente deve significar o Espírito de Deus; e porque ele era dotado deste Espírito, portanto ele era capaz de liderar o povo. Quão miseravelmente qualificado é aquele homem para a obra de Deus que não é guiado e influenciado pelo Espírito Santo! Deus nunca escolhe um homem para realizar seus desígnios, mas aquele que ele próprio qualificou para o trabalho.

Comentário de John Wesley

E o SENHOR disse a Moisés: Toma tu Josué, filho de Num, homem em quem está o espírito, e põe a mão sobre ele;

O espírito – O espírito de governo, de sabedoria e de temor do Senhor.

Ponha sua mão – Por qual cerimônia Moisés projetou a pessoa e conferiu o poder, e por suas orações, que acompanharam esse rito, obtêm de Deus todos os dons e graças espirituais necessários para seu futuro emprego.

Comentário de John Calvin

18. E o Senhor disse a Moisés. Vemos aqui que Josué foi dado em resposta às orações de Moisés, que não são declaradas em nenhum outro lugar. Mas, para que ele possa obter sua dignidade com o consentimento de todos, ele é homenageado com um sinal de inclusão: pois, quando Deus declara que o Espírito está nele, ele não apenas intima que tem uma alma, mas que ele se destaca nos presentes necessários, como inteligência. julgamento, magnanimidade e habilidade na guerra: e a palavra “espírito” é usada, em um sentido diferente daquele que tem logo acima, para aquela graça eminente e rara, que se manifestou em Josué. Pois essa metonímia (234) é uma figura tolerável comum nas Escrituras.

Segue-se o rito solene de sua consagração pela imposição das mãos, respeitando o que eu tratei tão completamente em outro lugar (235) que agora é supérfluo dizer muito sobre ele. Estava em uso antes da lei, pois assim os santos patriarcas abençoavam seus filhos. Vimos que os sacerdotes foram inaugurados em seus ofícios e que as vítimas foram oferecidas a Deus, com esta cerimônia. Os apóstolos seguiram esse costume na nomeação de pastores. Moisés, portanto, a fim de testemunhar publicamente que Josué não era mais seu próprio mestre, mas dedicado a Deus, e não mais ser considerado um indivíduo particular, já que ele foi chamado por Deus para o supremo comando, pôs as mãos em suas mãos. cabeça.

Havia também outra razão, a saber, que, de acordo com os requisitos do ofício que lhe era confiado, Deus o enriqueceria cada vez mais (com Seus dons; (Adicionado de Pe .)), Pois não há nada que impeça Deus de lhe conferir. dons mais ricos para Seus servos, de acordo com a natureza de sua vocação, embora possam ter sido anteriormente eminentes por dons espirituais. Assim, para Timóteo, quando foi nomeado pastor, uma nova graça foi dada pela imposição das mãos de Paulo, embora ele antes não tivesse alcançado nenhuma eminência comum. ( 2 Timóteo 1: 6. ) Com o mesmo efeito, segue-se que Moisés deveria colocar um pouco de sua glória (236) sobre ele, como se renunciasse à sua própria dignidade; pois pela palavra glória, não apenas o esplendor externo, mas a honra espiritual são significados, pelos quais Deus ordena reverência a Seus servos; não que ele tenha sido despojado de suas próprias virtudes transferindo-as para Josué, mas porque, sem diminuir seus próprios dons, ele fez da pessoa que estava prestes a ser sua sucessora sua associada em sua posse.

Era apropriado que isso fosse feito diante de todas as pessoas, para que todos pudessem recebê-lo de bom grado, conforme apresentado a eles por Deus.

A acusação que lhe foi dada em parte tendia a confirmar a autoridade de Josué e em parte a obrigá-lo mais solenemente a cumprir seus deveres; pois, como Moisés ordenou o que ele deveria fazer em nome de Deus, ele se eximiu de toda suspeita de temeridade; e, por outro lado, com a introdução desse compromisso devidamente autorizado, Joshua deve ter sido cada vez mais encorajado à fé e diligência.

Comentário de Joseph Benson

Números 27:18 . Em quem está o espírito – ou investiduras espirituais do Espírito Santo; pois é pela influência do Espírito de Deus que todos os bons dons são comunicados aos filhos dos homens. Significa particularmente aqui o espírito de sabedoria, coragem e temor de Deus, com outros dons necessários para um governador bem qualificado. Por isso, diz-se que Josué estava cheio do espírito de sabedoria, Deuteronômio 34: 9 . Ponha sua mão sobre ele – Por qual cerimônia Moisés projetou a pessoa e conferiu o poder, e por suas orações, que acompanharam esse rito, obtêm de Deus todos os dons e graças espirituais necessários para seu futuro emprego.

Comentário de E.W. Bullinger

Joshua. Veja nota em Êxodo 17: 9 .

espírito. Hebraico. ruach (App-9). Colocado aqui pela Figura do discurso Metonímia (da Causa), App-6, para os dons do Espírito Santo: aqui, um espírito de “sabedoria” ( Deuteronômio 34: 9 ).

Referências Cruzadas

Gênesis 41:38 – Por isso o faraó lhes perguntou: “Será que vamos achar alguém como este homem, em quem está o espírito divino? “

Exodo 17:9 – Então Moisés disse a Josué: “Escolha alguns dos nossos homens e lute contra os amalequitas. Amanhã tomarei posição no alto da colina, com a vara de Deus em minhas mãos”.

Números 11:17 – Eu descerei e falarei com você; e tirarei do Espírito que está sobre você e o porei sobre eles. Eles o ajudarão na árdua responsabilidade de conduzir o povo, de modo que você não tenha que assumir tudo sozinho.

Números 11:28 – Josué, filho de Num, que desde jovem era auxiliar de Moisés, interferiu e disse: “Moisés, meu senhor, proíba-os! “

Números 13:8 – da tribo de Efraim, Oséias, filho de Num;

Números 13:16 – São esses os nomes dos homens que Moisés enviou em missão de reconhecimento do território. ( A Oséias, filho de Num, Moisés deu o nome de Josué. )

Números 27:23 – Impôs as mãos sobre ele e o comissionou. Tudo conforme o Senhor tinha dito por meio de Moisés.

Deuteronômio 3:28 – Portanto, dê ordens a Josué, fortaleça-o e encoraje-o; porque será ele que atravessará à frente deste povo, e lhes repartirá por herança a terra que você apenas verá”.

Deuteronômio 31:7 – Então Moisés convocou Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: “Seja forte e corajoso, pois você irá com este povo para a terra que o Senhor jurou aos seus antepassados que lhes daria, e você a repartirá entre eles como herança.

Deuteronômio 31:23 – O Senhor deu esta ordem a Josué, filho de Num: “Seja forte e corajoso, pois você conduzirá os israelitas à terra que lhes prometi sob juramento, e eu próprio estarei com você”.

Deuteronômio 34:9 – Ora, Josué, filho de Num, estava cheio do Espírito de sabedoria, porque Moisés tinha imposto as suas mãos sobre ele. De modo que os israelitas lhe obedeceram e fizeram o que o Senhor tinha ordenado a Moisés.

Juízes 3:10 – O Espírito do Senhor veio sobre ele, de modo que liderou Israel e foi à guerra. O Senhor entregou Cuchã-Risataim, rei de Arã, nas mãos de Otoniel, que prevaleceu contra ele.

Juízes 11:29 – Então o Espírito do Senhor se apossou de Jefté. Este atravessou Gileade e Manassés, passou por Mispá de Gileade, e daí avançou contra os amonitas.

1 Samuel 16:13 – Samuel então apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e a partir daquele dia o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá.

1 Samuel 16:18 – Um dos funcionários respondeu: “Conheço um dos filhos de Jessé, de Belém, que sabe tocar harpa. É um guerreiro valente, sabe falar bem, tem boa aparência e o Senhor está com ele”.

Daniel 5:14 – Soube que o espírito dos deuses está em você e que você possui percepção, inteligência e uma sabedoria fora do comum.

João 3:34 – Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque ele dá o Espírito sem limitações.

Atos dos Apóstolos 6:3 – Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa

Atos dos Apóstolos 6:6 – Apresentaram esses homens aos apóstolos, os quais oraram e lhes impuseram as mãos.

Atos dos Apóstolos 8:15 – Estes, ao chegarem, oraram para que eles recebessem o Espírito Santo,

Atos dos Apóstolos 13:3 – Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram.

Atos dos Apóstolos 19:6 – Quando Paulo lhes impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e começaram a falar em línguas e a profetizar.

1 Coríntios 12:4 – Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.

1 Timóteo 4:14 – Não negligencie o dom que lhe foi dado por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros.

1 Timóteo 5:22 – Não se precipite em impor as mãos sobre ninguém e não participe dos pecados dos outros. Conserve-se puro.

Hebreus 6:2 – da instrução a respeito de batismos, da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *