Estudo de Juízes 3:10 – Comentado e Explicado

O Espírito do Senhor desceu sobre ele: ele julgou Israel e saiu para a guerra. O Senhor entregou-lhe Cusã-Rasataim, rei da Mesopotâmia, e sua mão triunfou sobre ele.
Juízes 3:10

Comentário de Albert Barnes

E o Espírito do Senhor veio sobre ele – A frase ocorre frequentemente neste livro e nos livros de Samuel e Reis. Marca o escritório especial dos juízes. , Judges 14:19 ), and were in this respect types of Christ the “Judge of Israel” Micah 5:1 , in whom “the Spirit of the Lord God” was “without measure” Isaiah 11:2 ; Eles foram salvadores ( Juízes 3: 9, margem; Neemias 9:27 ) chamados e dirigidos pelo Espírito Santo, que os dotou de extraordinária sabedoria, coragem e força para o trabalho que estava diante deles (compare Juízes 6:34 ; Juízes 11 : 29 ; Juízes 13:25 ; Juízes 14: 6 , Juízes 14:19 ), e eram nesse aspecto tipos de Cristo o “Juiz de Israel” Miquéias 5: 1 , em quem “o Espírito do Senhor Deus” era ” sem medida ” Isaías 11: 2 ; Isaías 61: 1 ; Mateus 12: 18-21 ; Atos 13: 2 .

Comentário de Thomas Coke

Juízes 3:10 . E o Espírito do Senhor veio sobre ele Ele foi movido por um impulso extraordinário de Deus para assumir sobre ele o governo do povo; que ninguém ousava fazer, a menos que fosse designado pelo próprio Deus, que era o rei da nação. Josefo diz que Deus apareceu a Othniel, para que ele não pudesse duvidar da divindade de sua missão. O Paraphrast de Chaldee parece favorecer esta opinião; pois ele diz que o espírito de profecia estava sobre Otniel. Sem dúvida, ele, assim como os outros juízes, não tinha apenas um incentivo interior para empreender a libertação do povo de Deus, mas também era dotado de um extraordinário grau de coragem e conduta. Respeitando as dificuldades cronológicas decorrentes das palavras do versículo 11, nos referimos ao bispo Usher.

REFLEXÕES. – Os filhos de Israel mal estão assentados antes de se esquecerem de Deus e se desviarem dos ídolos; mas seus sofrimentos seguem rapidamente seus pecados. Nós temos aqui.

1. O sofrimento deles. Porque eles se venderam para fazer maldade, Deus os vendeu nas mãos do rei da Mesopotâmia. Nota; Se nossos problemas são longos ou pesados, são ainda menos do que merecem nossas iniqüidades.

2. Aqueles que esquecem Deus em prosperidade choram para ele em sua angústia. É pela aflição que Deus geralmente leva para casa o seu Israel, que recua. Sem dúvida, eles choraram muito e muitas vezes antes da misericórdia chegar, Deus exercitando sua fé e paciência, mantendo-os por oito anos esperando pela misericórdia. Nota; Devemos sempre orar, e não desmaiar. Embora nem sempre tenhamos sucesso a princípio; no entanto, se persistirmos, com certeza não ficaremos decepcionados.

3. Deus ouviu e respondeu a sua oração. Othniel, genro de Caleb, cujo valor foi registrado antes, é levantado para o seu libertador. O Espírito de Deus levando-o a empreender o trabalho deles, e ajudando-o na realização do empreendimento, ele julgou Israel, repreendeu-os por suas iniqüidades e os trouxe de volta à adoração ao Deus verdadeiro; e debaixo de suas mãos o poder de seus opressores foi quebrado, e eles descansaram quarenta anos. Nota; (1) Existe um Salvador à mão para aqueles que gemem sob o peso do pecado. (2.) Se quisermos que Cristo nos livre de problemas externos, devemos cuidar de afastar a iniqüidade interior. (3) Eles, que têm Cristo como seu Salvador, encontrarão um descanso mais longo que quarenta anos, até os anos da eternidade.

Comentário de E.W. Bullinger

o Espírito do SENHOR. De Jeová, App-4. não Elohim. O espírito (hebraico. Ruach, App-9) de Jeová dando presentes em vez de poder ou poder ( Gênesis 1: 2 ). Compare Isaías 11: 2 ; Isaías 61: 1 .

Comentário de Adam Clarke

Sua mão prevaleceu – não nos dizem ou que natureza foi essa guerra, mas foi mais decisiva; e a conseqüência foi uma paz imperturbável de quarenta anos, durante toda a vida de Othniel. Pelo Espírito do Senhor que vem sobre ele, os caldeus entendem o espírito de profecia; outros entendem o espírito de fortaleza e coragem extraordinária, em oposição ao espírito de medo ou desmaio do coração; porém, como Othniel era juiz e tinha muitos cargos a cumprir além do de um general, ele precisava do Espírito de Deus, no sentido apropriado da palavra, para capacitá-lo a guiar e governar essas pessoas mais refratárias e volúveis; e o fato de recebê-lo para esses propósitos mostra que o estado político dos judeus ainda era uma teocracia. Ninguém tentou fazer nada nesse estado sem a inspiração imediata de Deus, cuja pretensão sempre foi justificada pelo evento.

Comentário de John Wesley

E o Espírito do SENHOR desceu sobre ele, e julgou a Israel, e saiu em guerra; e o SENHOR entregou na mão Chushanrishathaim, rei da Mesopotâmia; e sua mão prevaleceu contra Chushanrishathaim.

Veio sobre ele – Com influência extraordinária, dotando-o de sabedoria e coragem singulares, e incitando-o a esse grande empreendimento.

Israel Julgado – Ou seja, suplicou e vingou a causa de Israel contra seus opressores.

Referências Cruzadas

Números 11:17 – Eu descerei e falarei com você; e tirarei do Espírito que está sobre você e o porei sobre eles. Eles o ajudarão na árdua responsabilidade de conduzir o povo, de modo que você não tenha que assumir tudo sozinho.

Números 27:18 – Então o Senhor disse a Moisés: “Chame Josué, filho de Num, homem em quem está o Espírito, e imponha as mãos sobre ele.

Juízes 6:34 – Então o Espírito do Senhor apoderou-se de Gideão, e ele, com toque de trombeta, convocou os abiezritas para segui-lo.

Juízes 11:29 – Então o Espírito do Senhor se apossou de Jefté. Este atravessou Gileade e Manassés, passou por Mispá de Gileade, e daí avançou contra os amonitas.

Juízes 13:25 – e o Espírito do Senhor começou a agir nele quando ele se achava em Maané-Dã, entre Zorá e Estaol.

Juízes 14:6 – O Espírito do Senhor apossou-se de Sansão, e ele, sem nada nas mãos, rasgou o leão como se fosse um cabrito. Mas não contou nem ao pai nem à mãe o que fizera.

Juízes 14:19 – Então o Espírito do Senhor apossou-se de Sansão. Ele desceu a Ascalom, matou trinta homens, pegou as suas roupas e as deu aos que tinham explicado o enigma. Depois, enfurecido, foi para a casa do seu pai.

1 Samuel 10:6 – O Espírito do Senhor se apossará de você, e com eles você profetizará em transe, e será um novo homem.

1 Samuel 11:6 – Quando Saul ouviu isso, o Espírito de Deus apoderou-se dele, e ele ficou furioso.

1 Samuel 16:13 – Samuel então apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e a partir daquele dia o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá.

2 Crônicas 15:1 – O Espírito de Deus veio sobre Azarias, filho de Odede.

2 Crônicas 20:14 – Então o Espírito do Senhor veio sobre Jaaziel, filho de Zacarias, neto de Benaia, bisneto de Jeiel e trineto de Matanias, levita e descendente de Asafe, no meio da assembléia.

Salmos 51:11 – Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito.

1 Coríntios 12:4 – Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.

Hebreus 6:4 – Ora para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *