Estudo de Deuteronômio 31:12 – Comentado e Explicado

Juntarás todo o povo num mesmo lugar, homens, mulheres, crianças e o estrangeiro que habita em tuas cidades, para que, ouvindo essa leitura, aprendam a temer o Senhor vosso Deus, e ponham cuidadosamente em prática todas as prescrições dessa lei.
Deuteronômio 31:12

Comentário de John Wesley

Reúna as pessoas, homens, mulheres e crianças, e o estrangeiro que está dentro das tuas portas, para que possam ouvir e aprender, e temer ao SENHOR, seu Deus, e observar para fazer todas as palavras desta lei. :

Juntos – Não em um só lugar. Mas em diversas assembléias ou sinagogas. As mulheres que por este meio são obrigadas a ir a Jerusalém nesta solenidade, como foram autorizadas a fazer em outras solenidades.

Filhos – daqueles que podiam entender, como aparece em Neemias 8: 2,3 , os judeus piedosos sem dúvida liam diariamente em suas casas, e Moisés dos velhos tempos era lido nas sinagogas todos os sábados. Mas uma vez em sete anos, a lei deveria ser lida em público, para ampliá-la e torná-la honrosa.

Comentário de John Calvin

12. Reúna as pessoas. (241) Literalmente, “reunir” (242) etc., no modo infinito; e, embora isso às vezes seja tomado como imperativo, ainda assim, nesta passagem, alguns a traduzem incorretamente como “Reunir”, etc., como se Moisés lhes ordenasse que dessem essas injunções apenas uma vez ao povo de sua própria geração, enquanto ele continua bastante com a frase anterior. Este versículo, então, está relacionado com o que foi antes, a saber, que a Lei deveria ser promulgada novamente, nos anos em que eles deveriam realizar sua maior assembléia; porque o povo foi chamado ao Jubileu pelo som da trombeta. A palavra “reunir”, portanto, se estende a todas essas assembléias do setenário, das quais menções serão feitas em outros lugares. Tampouco o que ele diz das pessoas que estão “dentro de seus portões” concorda com os tempos de Moisés, já que naqueles dias não havia. Conseqüentemente, ele explica mais detalhadamente por que ele apontou o sétimo ano, a saber, porque todo o povo veio “aparecer diante de Deus”. Ele menciona especialmente as “mulheres e crianças”, para que a idade ou o sexo não sejam uma desculpa; e isso aumenta a vilania e a desonestidade daqueles (243) que excluiriam não apenas as crianças, mas também as mulheres, do aprendizado religioso; já que Deus convida todos, do menor ao maior, à Sua escola, e gostaria que eles fossem Seus discípulos. No que diz respeito aos “estranhos”, devemos entender não aqueles que vieram à terra de Canaã a negócios e logo voltariam para casa, mas aqueles que haviam decidido morar lá, e de sua longa residência haviam se unido. no mesmo corpo que os israelitas. O fruto e a utilidade (desta recitação (244) ) são acrescentados, para que, ao ouvirem, possam aprender a temer a Deus. De onde deduzimos, que a verdadeira religião tem sua origem no conhecimento e que qualquer piedade que os homens não instruídos pela palavra de Deus possam parecer ter é mera pretensão. “Observar o que fazer” equivale a aplicar-se diligentemente e zelosamente para obedecer aos preceitos da Lei.

Comentário de E.W. Bullinger

filhos = pequeninos.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 4:10 – Houve um dia em que vocês estiveram diante do Senhor, o seu Deus, em Horebe, quando o Senhor me disse: “Reúna o povo diante de mim para ouvir as minhas palavras, a fim de que aprendam a me temer enquanto viverem sobre a terra, e as ensinem a seus filhos”.

Deuteronômio 6:6 – Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.

Deuteronômio 29:29 – As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei.

Esdras 10:1 – Enquanto Esdras estava orando e confessando, chorando prostrado diante do templo de Deus, uma grande multidão de israelitas, homens, mulheres e crianças, reuniram-se em volta dele. Eles também choravam amargamente.

Salmos 19:7 – A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes.

Salmos 34:11 – Venham, meus filhos, ouçam-me; eu lhes ensinarei o temor do Senhor.

João 5:39 – Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito;

2 Timóteo 3:15 – Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *