Estudo de Deuteronômio 33:23 – Comentado e Explicado

Para Neftali disse: Neftali, saciado de delícias, cumulado das bênçãos do Senhor, toma possessão do mar e do sul.
Deuteronômio 33:23

Comentário de Albert Barnes

Satisfeito com o favor – Compare Gênesis 49:21 e observe.

O oeste e o sul – ou seja, tomando as palavras como se referindo não à posição geográfica, mas às características naturais, “o mar e o bairro ensolarado”. A posse de Naftali incluía quase toda a costa oeste do mar da Galiléia, o lago de Merom, o moderno Bahr el Hulch e o distrito bem regado, perto das nascentes da Jordânia. Continha algumas das paisagens mais grandiosas e algumas das terras mais férteis da Palestina. Josefo fala da costa de Gennesaret como “um paraíso terrestre”; e Porter o descreve como “o jardim da Palestina”. O nome moderno para este distrito, “terra das boas novas”, é significativo.

Comentário de Thomas Coke

Ver. 23. E de Naftali, ele disse : Jacó parece ter prometido aos naftalitas um país encantador, à imagem de uma bela árvore que se espalhava. E aqui Moisés prediz, em termos claros, que a parte deles responderia a essa descrição figurativa, além de apontar onde estaria situado na Terra da Promessa; ou seja, no país posteriormente chamado Galiléia, uma parte da qual pertenceu a grande parte dessa tribo, e que pode ter sido extremamente fértil. Ver Gênesis 15:21 .

REFLEXÕES. – A bênção de Naftali é rica, de fato! satisfeito com o favor, feliz no que diz respeito a seus irmãos, e mais feliz ainda no amor e favor de Deus, que é a fonte de toda benção; cheio da bênção do Senhor, não apenas enriquecido com uma provisão temporal, mas abençoado com as mais ricas misericórdias da aliança da graça. Possuidor do oeste, ou melhor, como a palavra significa, o mar de Gennesaret, que era sua fronteira e o sul, da tribo de Dã. O favor do povo de Deus é uma misericórdia singular, mas o favor do próprio Deus é aquele que sozinho pode satisfazer plenamente a alma.

Comentário de Adam Clarke

Ó Naftali, satisfeito com o favor – Embora isso possa se referir à grande fertilidade do país que caiu nessa tribo, certamente certamente algo mais se destina. Dificilmente alguma das tribos era mais particularmente favorecida pela maravilhosa misericórdia e bondade de Deus, do que isso e a tribo de Zebulom. A luz do glorioso Evangelho de Cristo brilhava intensamente aqui, Mateus 4:13 , Mateus 4:15 , Mateus 4:16 . A residência principal de Cristo estava em Cafarnaum nesta tribo, Mateus 9: 1 ; Marcos 2: 1 ; e esta cidade, através da constante residência de Cristo, e os poderosos milagres que realizou nela, é representada como sendo exaltada para o céu, Mateus 11:23 . E geralmente é permitido que os apóstolos fossem principalmente da tribo de Naftali, que deveriam possuir o oeste e o sul – para dispensar o Evangelho por todas as outras tribos. A palavra ?? yam , que aqui traduzimos para oeste, significa literalmente o mar, e provavelmente se refere ao mar de Gennesareth, que estava nesta tribo.

Comentário de John Wesley

E de Naftali, ele disse: Naftali, satisfeito com o favor e cheio da bênção do Senhor; possui o oeste e o sul.

Satisfeito com o favor – Com o favor de Deus. Esse é apenas o favor que satisfaz a alma. Eles são realmente felizes que têm o favor de Deus; e eles terão isso, que colocam sua satisfação nele.

E cheio com a bênção do Senhor – não apenas com milho, vinho e óleo, fruto da bênção, mas com a benção em si, a graça de Deus, de acordo com sua promessa e convênio.

Você possui o oeste e o sul – ou o mar e o sul. Isso não deve ser entendido do lugar, para que seu lote caia ali, pois ele estava mais ao leste e ao norte da terra; mas dos prazeres e mercadorias do oeste ou do mar, que lhe foram transportados de seu vizinho Zebulom; e do sul, isto é, das tribos do sul e partes de Canaã, que lhe foram trazidas pelo rio Jordão, e os dois tipos de mercadorias lhe foram dados em troca do rico solo frutífero que ele possuía em grande abundância.

Comentário de John Calvin

23. E de Naftali, ele disse. Ele prediz que Deus lidaria abundantemente com essas duas tribos; pois, no primeiro, um distrito fértil seria destinado a “oeste e sul”. O que ele declara respeitar a tribo de Asher não está livre de ambiguidade; pois diz-se que ele é abençoado, ????? , mibanim, ou seja, com filhos ou acima de filhos. Se preferirmos o primeiro significado, sua prolificidade ( p???te???a ) é comemorada, como se dissesse: Asher será abençoado com uma numerosa descendência. Pode haver, no entanto, uma comparação entre essa tribo e as outras; e isso poderia ser justamente aproveitado, porque havia um distrito muito fértil e abundante em trigo da melhor qualidade, como atesta a bênção de Jacó,

“De Aser o pão será gordo, e ele dará guloseimas reais.” ( Gênesis 49:20 .)

Ele acrescenta que “Aser será aceitável para seus irmãos”; de onde concluímos que sua tribo deve ter uma disposição plácida: e depois celebra figurativamente a abundância de seu óleo, ferro e latão. Pois “mergulhar o pé no óleo” é o mesmo que dizer que ele deve coletar um suprimento abundante de óleo; e que “os sapatos dele devem ser de ferro e latão” nada mais é do que pisar em um solo cheio desses metais. Deveria ser facilmente deduzido daí, como nas passagens anteriores, que as bênçãos, agora mencionadas, não são tanto desejos ou orações, como profecias; já que sem o espírito de profecia, Moisés nunca poderia ter adivinhado que, ou que tipo de território, deveria ser concedido às várias tribos.

Os comentadores variam quanto às últimas palavras; pois alguns traduzem a palavra ??? , daba, velhice ou tristeza, como se houvesse uma transposição das letras (325) , restringindo assim o significado da palavra “dias” à juventude; mas outros supõem mais corretamente que Asher deveria ser forte e vigoroso durante todo o curso de sua vida. Visto que, portanto, os anos debilitam gradualmente os homens, Moisés promete à posteridade de Aser que seu rigor seja mantido até o fim da vida.

Comentário de Joseph Benson

Deuteronômio 33:23 . Satisfeito com o favor – Com o favor de Deus. Esse é apenas o favor que satisfaz a alma. Eles são realmente felizes que têm o favor de Deus; e eles terão que colocar sua satisfação nele. E cheio com a bênção do Senhor – Não apenas com milho, vinho e óleo, o fruto da bênção, mas com a benção em si, a graça de Deus, de acordo com sua promessa e convênio. Você possui o oeste e o sul – Ou, o mar e o sul, como é a palavra hebraica; não o mar da região central e o sul de Canaã. Pois, de acordo com Josefo, com quem todos os escritores judeus concordam, essa tribo possuía o leste e o norte do país, na Alta Galiléia; mas o mar de Gennesaret, ou Tiberíades, que era sua fronteira de um lado, e o sul da última tribo mencionada, a saber, a de Dan.

Comentário de E.W. Bullinger

Naftali. Compare Gênesis 49:21 e Josué 19: 32-39 .

Referências Cruzadas

Gênesis 49:21 – “Naftali é uma gazela solta, que por isso faz festa.

Josué 19:32 – Na sexta vez, a sorte saiu para Naftali, clã por clã.

Salmos 36:8 – Eles se banqueteiam na fartura da tua casa; tu lhes dás de beber do teu rio de delícias.

Salmos 90:14 – Satisfaze-nos pela manhã com o teu amor leal, e todos os nossos dias cantaremos felizes.

Isaías 9:1 – Contudo, não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos. No passado ele humilhou a terra de Zebulom e de Naftali, mas no futuro honrará a Galiléia dos gentios, o caminho do mar, junto ao Jordão.

Jeremias 31:14 – Satisfarei os sacerdotes com fartura; e o meu povo será saciado pela minha bondade”, declara o Senhor.

Mateus 4:13 – Saindo de Nazaré, foi viver em Cafarnaum, que ficava junto ao mar, na região de Zebulom e Naftali,

Mateus 4:16 – o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz”.

Mateus 11:28 – “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *