Estudo de Êxodo 3:7 – Comentado e Explicado

O Senhor disse: "Eu vi, eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos.
Êxodo 3:7

Comentário de Albert Barnes

Taskmasters – Opressores. Uma palavra diferente daquela em Êxodo 1:11 .

Eu sei – a expressão implica sentimento pessoal, ternura e compaixão (compare a margem de Êxodo 2:25 ).

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 3: 7 . Eu certamente vi em Atos 7:34 é, eu vi, eu vi; (veja nota no capítulo Êxodo 2:23 , etc.) que é agradável ao hebraico, visto, eu já vi; a repetição implica o propósito determinado de Deus de libertar os israelitas.

Comentário de Adam Clarke

Eu certamente vi – ????? ??? raoh raithi , vendo, eu vi – eu não só vi as aflições deste povo porque sou onisciente, mas considerei suas tristezas, e meus olhos afetam meu coração.

Comentário de John Calvin

7. E o Senhor disse. Antes de delegar a Moisés o cargo de libertar seu povo, Deus o encoraja em um discurso um tanto prolongado à esperança de vitória e sucesso; pois sabemos como as dúvidas são fracas e retêm a mente com ansiedade e cuidado; Moisés, então, não pôde se empenhar seriamente em seu trabalho até receber a confiança da assistência divina. Portanto, Deus promete ser seu guia, para que, confiando em tal auxílio, ele possa se cingir ousadamente à guerra. A partir daí, podemos reunir essa doutrina geral – de que, por mais lentos e indispostos que possamos obedecer a Deus, não devemos nos afastar de nenhum comando quando ele nos garantir o sucesso, porque nenhum estímulo pode ser mais forte do que a promessa de que sua mão estará sempre pronto para nos ajudar quando seguirmos aonde ele nos chama. Com esse objetivo, Deus fala assim antes de mencionar a vocação de Moisés, para que ele possa entrar mais alegremente em sua obra, na garantia de uma questão bem-sucedida. Além disso, quando Deus fundou a redenção de seu povo em sua aliança gratuita e, portanto, em sua própria livre recompensa, ele acrescenta outro argumento derivado de sua justiça, a saber, que é impossível para o juiz do mundo não ajudar os oprimidos. e afligidos quando são indevidamente maltratados, e especialmente quando imploram sua assistência. Isso é verdade em geral, que Deus será o vingador de toda crueldade injusta; mas sua ajuda especial pode ser esperada pelos crentes a quem ele levou em sua amizade e proteção. Assim, quando ele declara ter sido movido por sua adoção por esse povo a não abandoná-lo em sua extrema necessidade, ele acrescenta, em confirmação, que veio restringir a tirania de seus opressores, desde que ouviu o grito de os aflitos. Isso foi dito naquele momento específico para incentivar Moisés; mas não deve oferecer consolo comum nos problemas de todos nós quando estamos gemendo sob qualquer ônus injusto; pois Deus, cuja visão era então tão clara, agora não é tão cego a ponto de não ver toda injustiça e ter pena dos que o invocam. Embora a expressão aqui usada no original, “vendo eu vi”, seja um hebraísmo, significa que, enquanto Deus atrasa e suspende o castigo, sua piscada com as más ações dos homens não é prova de que ele não as vê do céu, e, no devido tempo, aparecerão como seu juiz, pois as palavras denotam uma observação contínua – tanto quanto dizer, que mesmo então ele as estava contemplando, quando por sua quietude ele parecia ter negligenciado a tribulação de seu povo. Acrescentando que ele ouvira o clamor deles, ele indiretamente repreende a morna deles, já que não lemos que eles choraram até serem compelidos por sua extremidade e desespero. Portanto, não há motivo para admirar que eles quase tenham se perdido sob seus infortúnios antes da chegada do socorro, porque suas orações mal foram oferecidas (41) depois de um longo tempo. E nem então é provável (como eu disse antes) que eles orassem sinceramente; mas Deus tinha mais respeito à sua misericórdia e fidelidade do que à sua preparação correta e bem fundamentada. Nessas palavras, o Espírito nos exorta a invocar a Deus, e não a ser atordoado e estupefato por nossos cuidados e tristezas, mas a aprender a voar diretamente para essa sagrada âncora; como o salmista também diz: “Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e seus ouvidos estão abertos ao seu clamor” ( Salmos 34:15 ), e como ele testifica em outro lugar ( Salmos 65: 2 ) que ele é um Deus que ouve a oração; assim, ele nos convida ansiosamente a esse remédio sempre que somos pressionados. Quando ele fala deles como seu “povo que está no Egito”, a aparente inconsistência não tende um pouco à confirmação, implicando que a promessa que ele fez a Abraão em relação à herança da terra de Canaã não teria efeito; pois não estaria de acordo com a verdade de Deus que um povo a quem foi dada uma herança em outro lugar deveria peregrinar no Egito, a menos que fosse libertado no tempo determinado. Também pode ser entendido de maneira adversa – embora um povo que mora no Egito esteja longe da terra de Canaã, e assim possa parecer de alguma maneira afastar-se de mim, ainda assim ouvi o clamor deles. Mas o provável significado é que, porque não era adequado que um povo que herdaria a Terra Santa permanecesse sempre peregrinando em outro lugar, portanto Deus logo os libertaria. No final do verso, a repetição em outras palavras: “Conheço suas tristezas” também é uma ampliação do que veio antes.

Referências Cruzadas

Gênesis 18:21 – que descerei para ver se o que eles têm feito corresponde ao que tenho ouvido. Se não, eu saberei”.

Gênesis 29:32 – Lia engravidou, deu à luz um filho, e deu-lhe o nome de Rúben, pois dizia: “O Senhor viu a minha infelicidade. Agora, certamente o meu marido me amará”.

Exodo 1:11 – Estabeleceram, pois, sobre eles chefes de trabalhos forçados, para os oprimir com tarefas pesadas. E assim os israelitas construíram para o faraó as cidades-celeiros de Pitom e Ramessés.

Exodo 2:23 – Muito tempo depois, morreu o rei do Egito. Os israelitas gemiam e clamavam debaixo da escravidão; e o seu clamor subiu até Deus.

Exodo 22:23 – porque se o fizerem, e eles clamarem a mim, eu certamente atenderei ao seu clamor.

1 Samuel 9:16 – “Amanhã, por volta desta hora, enviarei a você um homem da terra de Benjamim. Unja-o como líder sobre meu povo Israel; ele libertará o meu povo das mãos dos filisteus. Atentei para o meu povo, pois seu clamor chegou a mim”.

Salmos 22:24 – Pois não menosprezou nem repudiou o sofrimento do aflito; não escondeu dele o rosto, mas ouviu o seu grito de socorro.

Salmos 34:4 – Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.

Salmos 34:6 – Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações.

Salmos 106:44 – Mas Deus atentou para o sofrimento deles quando ouviu o seu clamor.

Salmos 142:3 – Quando o meu espírito se desanima, és tu quem conhece o caminho que devo seguir. Na vereda por onde ando esconderam uma armadilha contra mim.

Salmos 145:19 – Realiza os desejos daqueles que o temem; ouve-os gritar por socorro e os salva.

Isaías 63:9 – Em toda a aflição do seu povo ele também se afligiu, e o anjo da sua presença os salvou. Em seu amor e em sua misericórdia ele os resgatou; foi ele que sempre os levantou e os conduziu nos dias passados.

Hebreus 4:15 – pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *