Estudo de Êxodo 32:31 – Comentado e Explicado

Moisés voltou junto do Senhor e disse: "Oh, esse povo cometeu um grande pecado: fizeram para si um deus de ouro.
Êxodo 32:31

Comentário de Albert Barnes

Retornou ao Senhor – isto é, novamente ele subiu a montanha.

Deuses de ouro – um deus de ouro.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 32:31 . Moisés voltou ao Senhor e disse: Ver Deuteronômio 9:18 .

Comentário de Adam Clarke

Moisés voltou ao Senhor – Antes de descer da montanha, Deus o havia familiarizado com a deserção geral do povo, e imediatamente ele, sem saber a extensão do crime deles, começou a fazer intercessão por eles; e Deus, tendo-lhe dado uma garantia geral de que não deveriam ser cortados, apressou-o a descer e tirá-los da idolatria. Depois de descer, ele acha as coisas muito piores do que esperava e ordenou que três mil dos principais delinqüentes fossem mortos; mas sabendo que um mal tão extenso deve ser altamente provocador aos olhos do Deus justo e santo, ele acha muito conveniente que seja feita uma expiação pelo pecado: pois, embora tivesse a promessa de Deus de que, como nação, eles não deveriam ser exterminado, ainda assim ele tinha motivos para acreditar que a justiça divina deve continuar a lutar com eles e impedir que eles entrem na terra prometida. Que ele estava apreensivo que esse seria o caso, podemos ver claramente no versículo seguinte.

Comentário de John Wesley

E Moisés voltou ao Senhor e disse: Oh, este povo pecou um grande pecado, e os fez deuses de ouro.

Oh, esse povo pecou um grande pecado – Deus havia lhe falado primeiro, Êxodo 32: 7 , e agora ele conta a Deus por meio de lamentação. Ele não os chama de povo de Deus, ele sabia que eles eram indignos de serem chamados assim, mas esse povo. Este povo ingrato traiçoeiro, eles os tornaram deuses de ouro.

Comentário de John Calvin

31. E Moisés voltou ao Senhor Essa relação não se mantém em seu devido lugar, pois, como já dissemos, Moisés não preserva exatamente a ordem do tempo. Pois veremos no próximo capítulo que Deus recusa em relação ao seu anjo o que ele aqui concorda; uma vez que é um mero equívoco dizer que um mero anjo comum é aqui prometido, em quem Deus não manifestará Sua presença tão como antes. Portanto, agora Moisés registra brevemente o que ele irá expor mais detalhadamente, ou seja, como Deus foi apaziguado e recebeu o povo de volta a seu favor, o que não foi o caso até que ele foi ordenado a cortar ou polir as novas mesas. E sabemos que era uma figura de linguagem de uso comum com os hebreus tocar nos principais pontos de um assunto e depois preencher, no progresso da história, o que havia sido omitido.

Sua oração começa com confissão; pois nesse caso de ingratidão perversa nada restava senão livremente reconhecer sua culpa, de modo a não procurar outro lugar em busca de segurança em seu estado de ruína e desespero, exceto a misericórdia de Deus; pois os hipócritas apenas inflamam Sua ira ainda mais, atenuando suas ofensas. A partícula ??? , ana, que seguimos outros ao traduzir “eu imploro”, (obsecro), às vezes é expressiva de exortação e usada como Agedum (vamos lá;) aqui significa apenas o que os latinos expressam por amabo (355 Depois de ter antecipado o julgamento de Deus pela confissão de sua culpa, ele implora por perdão; e isso com extrema seriedade, razão pela qual seu endereço é subitamente interrompido, pois a sentença é imperfeita, como costuma ser o caso de apelos patéticos, “se você perdoar seus pecados”. Não tenho nenhuma objeção a fazer se alguém interpretar a partícula (356) ?? , im , “eu faria” (utinam) ainda na veemência de seus sentimentos, ele parece irromper em uma exclamação: “Oh, se você quiser perdoar;” embora possa ser apenas uma petição modesta: “Perdoarás?” pois, embora as orações dos santos fluam de sua confiança, eles ainda precisam lutar com dúvidas e questionamentos dentro de si mesmos, se Deus está disposto a ouvi-los. Daí surge que suas orações começam hesitantemente, até que a fé prevaleça.

O que se segue pode, em muitos aspectos, parecer absurdo; pois Moisés impõe imperiosamente a lei a Deus, e em sua ansiosa impetuosidade procura derrubar, na medida do possível, Seu eterno conselho, e privadamente o tira de Sua justiça. Certamente todos devem condenar o orgulho deste endereço, a menos que você poupe os ofensores, não me conte como um dos teus servos; nem parece haver menos tolice em sua tentativa de levar a nada a eterna predestinação de Deus. Além disso, quando ele deseja que ele próprio se envolva na mesma punição, o que é isso senão destruir toda distinção, que Deus condene imprudentemente os inocentes com os transgressores? Eu também não negaria que Moisés foi levado por tanta veemência, que ele fala como alguém possuído. Ainda assim, deve-se observar que, quando os crentes descarregam seus cuidados no seio de Deus, eles nem sempre lidam discretamente, nem com uma linguagem bem ordenada, mas às vezes gaguejam, às vezes derramam “gemidos que não podem ser proferidos”, às vezes passam por todo o resto , segure e pressione alguma petição específica. Certamente não havia nada menos presente na mente de Moisés do que ditar a Deus; nem, se lhe tivessem perguntado, teria dito que o que Deus decretara respeitando Seus eleitos antes da criação do mundo poderia ser derrubado. Mais uma vez, ele sabia que nada era mais estranho para o juiz de todo o mundo do que destruir os inocentes junto com os réprobos. Mas desde que seu cuidado com o povo, cujo bem-estar ele sabia que lhe havia sido consagrado por Deus, absorveu, por assim dizer, todos os seus sentidos, nada mais ocupa sua mente, a não ser que eles possam ser salvos, enquanto ele não se diverte. pensamento que interfere com isso sua grande solicitude. Daí que, arrogando demais para si mesmo, ele se lança como garantia do povo e esquece que está predestinado à salvação pelo imutável conselho de Deus; e, finalmente, não considera suficientemente o que estaria se tornando em Deus. Moisés também não é o único que foi levado assim; mas Paulo foi ainda mais longe, expressando-se assim por escrito após uma premeditação completa: “Eu poderia desejar que eu fosse amaldiçoado por Cristo por meus irmãos”. ( Romanos 9: 3. ) O fato é que, com o objetivo de bem-estar do povo eleito, nenhum deles examina criticamente detalhes e, portanto, dedica-se a favor de toda a Igreja; na medida em que esse princípio geral estava profundamente enraizado em suas mentes, que se o bem-estar de todo o corpo fosse garantido, seria bom para os membros individuais. Portanto, surge a questão de saber se é um sentimento piedoso preferir a salvação dos outros à nossa. Alguns temem que o exemplo de Moisés e Paulo seja prejudicial, disseram que foram influenciados apenas pelo zelo pela glória de Deus, quando se dedicaram à destruição eterna; e que eles não preferiram a salvação do povo à sua. Mesmo assim, embora isso deva ser aceito, suas palavras ainda teriam sido hiperbólicas; pois, embora a glória de Deus possa muito bem ser preferida a cem mundos, ainda assim Ele até agora se acomoda à nossa ignorância, que não terá a salvação eterna dos crentes posta em oposição à Sua glória; mas os uniu inseparavelmente como causa e efeito. Além disso, é abundantemente claro que Moisés e Paulo se dedicaram à destruição por causa da salvação geral. Que, portanto, aquela solução que apresentei seja válida, que a petição deles era tão confusa que, na veemência de seu ardor, eles não viram a contradição, como homens fora de si. Também não é de surpreender que eles tenham ficado tão perplexos, pois supuseram que, com a destruição do povo eleito, a fidelidade de Deus foi abandonada, e Ele próprio de uma maneira que nada deu em nada, se a eterna adoção com a qual Ele havia honrado a os filhos de Abraão deveriam falhar.

Pelo “livro”, no qual se diz que Deus escreveu Seus eleitos, deve ser entendido, metaforicamente, Seu decreto. Mas a expressão que Moisés usa, pedindo para ser apagada do número de devotos, é incorreta, pois não pode ser que aquele que foi eleito uma vez seja reprovado; e aqueles lunáticos que, com esse fundamento, derrubam, na medida do possível, aquele artigo primordial de nossa fé sobre a eterna predestinação de Deus, demonstrando assim sua malícia não menos que sua ignorância. David usa duas expressões no mesmo sentido, “apagado” e “não escrito:”

“Sejam apagados do livro dos vivos, e não sejam escritos com os justos.” ( Salmos 69:28 .)

Portanto, não podemos inferir nenhuma mudança no conselho de Deus; mas essa frase é meramente equivalente a dizer que Deus por fim tornará manifesto que os réprobos, que por uma temporada são contados entre o número de eleitos, em nenhum sentido pertencem ao corpo da Igreja. Assim, o Ezequiel 13: 9 contrasta com o catálogo secreto, no qual os eleitos são escritos, com a profissão externa, que muitas vezes é enganosa. Justamente, portanto, Cristo deseja que Seus discípulos se regozijem, “porque seus nomes estão escritos no céu” ( Lucas 10:20 😉 pois, embora o conselho de Deus, pelo qual somos predestinados à salvação, seja incompreensível para nós,

“No entanto (como Paulo testifica), esse selo tem certeza: o Senhor conhece os que são dele.” ( 2 Timóteo 2:19 .)

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 32:31 . Oh, este povo pecou um grande pecado – Deus o havia falado primeiro disso ( Êxodo 32: 7 ) e agora ele conta a Deus por meio de lamentação. Ele não os chama de povo de Deus, ele sabia que eles eram indignos de serem chamados assim, mas esse povo. Esse povo traiçoeiro e ingrato, eles os tornaram deuses de ouro.

Comentário de E.W. Bullinger

devolvida. Moisés “quinta ascensão. Ver nota em Êxodo 19: 8 .

Referências Cruzadas

Exodo 20:4 – “Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.

Exodo 20:23 – não façam ídolos de prata nem de ouro para me representarem.

Exodo 32:30 – No dia seguinte Moisés disse ao povo: “Vocês cometeram um grande pecado. Mas agora subirei ao Senhor, e talvez possa oferecer propiciação pelo pecado de vocês”.

Exodo 34:28 – Moisés ficou ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão e sem beber água. E escreveu nas tábuas as palavras da aliança: os Dez Mandamentos.

Deuteronômio 9:18 – Depois prostrei-me perante o Senhor outros quarenta dias e quarenta noites; não comi pão, nem bebi água, por causa do grande pecado que vocês tinham cometido, fazendo o que o Senhor reprova, provocando a ira dele.

Esdras 9:6 – e orei: Meu Deus, estou por demais envergonhado e humilhado para levantar o rosto diante de ti, meu Deus, porque os nossos pecados cobrem as nossas cabeças e a nossa culpa sobe até aos céus.

Esdras 9:15 – Ó Senhor, Deus de Israel, tu és justo! E até hoje nos deixaste sobreviver como um remanescente. Aqui estamos diante de ti com a nossa culpa, embora saibamos que por causa dela nenhum de nós pode permanecer na tua presença.

Neemias 9:33 – Em tudo o que nos aconteceu foste justo; agiste com lealdade mesmo quando fomos infiéis.

Daniel 9:5 – nós temos pecado e somos culpados. Temos sido ímpios e rebeldes, e nos afastamos dos teus mandamentos e das tuas leis.

Daniel 9:8 – Ó Senhor, nós e nossos reis, nossos líderes e nossos antepassados estamos envergonhados por termos pecado contra ti.

Daniel 9:11 – Todo o Israel tem transgredido a tua lei e se desviou, recusando-se a te ouvir. “Por isso as maldições e as pragas escritas na Lei de Moisés, servo de Deus, têm sido derramadas sobre nós, porque temos pecado contra ti.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *