Estudo de Êxodo 32:33 – Comentado e Explicado

O Senhor disse a Moisés: "Aquele que pecou contra mim, este apagarei do meu livro.
Êxodo 32:33

Comentário de Albert Barnes

, Êxodo 32:34

Cada ofensor deveria sofrer por seu próprio pecado. Compare Êxodo 20: 5 ; Ezequiel 18: 4 , Ezequiel 18:20 . Moisés não era para ser aceito em sua palavra. Ele deveria cumprir sua missão designada de liderar o povo em direção à terra da promessa.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 32:33 . Todo aquele que pecou contra mim, apagarei a ele ou seja, não permitirei que eles vivam, desfrutem dos benefícios e privilégios temporais da minha aliança; e a sequência nos mostrará como isso foi verificado. Impacientes da demora de Moisés por quarenta dias no monte, eles foram condenados a perambular quarenta anos no deserto e, por essa e outras ofensas, nunca entrar em Canaã.

Comentário de Adam Clarke

Todo aquele que pecou contra mim, apagarei – como se o Ser Divino tivesse dito: “Toda a minha conduta é regulada por infinita justiça e retidão: em nenhum caso os inocentes sofrerão pelos culpados. Para que ninguém possa transgredir através ignorância, eu lhe dei minha lei e, assim, publiquei minha aliança; o próprio povo reconheceu sua justiça e eqüidade e a ratificou voluntariamente.Ele então pecou contra mim (porque o pecado é a transgressão da lei, 1 João 3: 4 , e a lei deve ser publicada e sabida que pode ser vinculativa), ele apagarei meu livro “. E não é notável que Deus cumprisse estritamente essas condições da aliança, de modo que nenhuma alma desses transgressores jamais entrasse no descanso prometido! Aqui estava a justiça. E, no entanto, apesar de merecerem a morte, foram poupados! Aqui estava a misericórdia. Assim, tanto quanto a justiça permitir, a misericórdia se estende; e, tanto quanto a misericórdia permitir, a justiça prosseguiu. Eis, ó leitor, a bondade e a severidade de Deus! A misericórdia salva tudo o que a Justiça pode poupar; e a Justiça destrói tudo o que a Misericórdia não deve salvar.

Comentário de John Wesley

E disse o SENHOR a Moisés: Quem pecar contra mim, apagarei do meu livro.

Todo aquele que pecou, ??apagarei do meu livro a alma que pecar morrerá, e não o inocente pelos culpados.

Comentário de John Calvin

33. Todo aquele que pecou contra mim, apagarei a ele. Nessas palavras, Deus se adapta à compreensão da mente humana, quando diz: “ele apagará”; pois os hipócritas fazem tal profissão falsa do Seu nome, que não são considerados estrangeiros, até que Deus os abandone abertamente: e, portanto, sua manifestação de rejeição é chamada apagamento. Além disso, Deus reprova o pedido absurdo de Moisés, na medida em que não consiste em Sua justiça rejeitar os inocentes; daí se segue que Moisés havia orado sem consideração. A soma é que Deus, sempre que castiga os ímpios e iníquos, lhes paga o salário que eles ganharam; enquanto que Ele nunca pune os justos. Contudo, deve-se observar que, quando Deus declara que ele será o vingador dos pecados, Sua misericórdia não será excluída, pela qual Ele enterra as transgressões do Seu povo, para que elas não entrem na mente. Assim, quando Paulo diz: “Nem fornicadores, nem adúlteros, nem ladrões, nem cobiçosos, nem assassinos, nem ofensores possuirão o reino de Deus” (358) ( 1 Coríntios 6: 9 😉 seria incorreto concluir que todos foram excluídos da esperança da salvação; já que ele fala apenas dos réprobos, que nunca se arrependem, para que, convertidos, possam obter graça.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 32:33 . Todo aquele que pecou, ??apagarei do meu livro a alma que pecar morrerá, e não o inocente pelos culpados.

Comentário de E.W. Bullinger

ele . Sob a lei, o pecador apagou; sob a graça, o pecado apagou.

Referências Cruzadas

Levítico 23:30 – Eu destruirei do meio do seu povo todo aquele que realizar algum trabalho nesse dia.

Salmos 69:28 – Sejam eles tirados do livro da vida e não sejam incluídos no rol dos justos.

Salmos 109:13 – Sejam exterminados os seus descendentes e desapareçam os seus nomes na geração seguinte.

Ezequiel 18:4 – Pois todos me pertencem. Tanto o pai como o filho me pertencem. Aquele que pecar é que morrerá.

Filipenses 4:3 – Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida.

Apocalipse 13:8 – Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.

Apocalipse 20:12 – Vi também os mortos, grandes e pequenos, de pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *