Estudo de Êxodo 5:22 – Comentado e Explicado

Moisés voltou-se de novo para o Senhor: "Ó Senhor, disse-lhe ele, por que fizestes mal a este povo? Por que me enviastes?
Êxodo 5:22

Comentário de Adam Clarke

E Moisés retornou ao Senhor – Isso pode significar que havia um lugar específico em que Moisés normalmente se comunicava com Jeová; ou pode significar aquele tipo de mudança de coração e afeto por Deus, que toda mente piedosa se sente disposta a praticar em qualquer época ou lugar. O velho ditado será aplicado aqui: “Um coração de oração nunca deixa de ter um lugar de oração”. Senhor, por que imploraste tanto mal a este povo? – É certo que neste endereço Moisés usa grande clareza de linguagem. Seja filho de uma impaciência irritadiça e familiaridade indevida, ou de uma fé forte que lhe desse acesso mais do que comum ao trono de seu gracioso soberano, seria difícil dizer. Este último parece ser o mais provável, como não descobrimos, a partir do capítulo seguinte, que Deus estava descontente com sua liberdade; podemos, portanto, supor que ele foi mantido dentro dos limites devidos e que os princípios e motivos eram todos puros e bons. No entanto, deve-se notar que essa liberdade de expressão com o Altíssimo nunca deve ser usada, mas em ocasiões muito especiais, e somente por seus extraordinários mensageiros.

Referências Cruzadas

Exodo 17:4 – Então Moisés clamou ao Senhor: “Que farei com este povo? Estão a ponto de apedrejar-me! “

Números 11:14 – Não posso levar todo esse povo sozinho; essa responsabilidade é grande demais para mim.

1 Samuel 30:6 – Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e suas filhas. Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor seu Deus.

1 Reis 19:4 – e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. “Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados. “

1 Reis 19:10 – Ele respondeu: “Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me”.

Salmos 73:25 – A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti.

Jeremias 12:1 – Tu és justo, Senhor, quando apresento uma causa diante de ti. Contudo, eu gostaria de discutir contigo sobre a tua justiça. Por que o caminho dos ímpios prospera? Por que todos os traidores vivem sem problemas?

Jeremias 20:7 – Senhor, tu me enganaste, e eu fui enganado; foste mais forte do que eu e prevaleceste. Sou ridicularizado o dia inteiro; todos zombam de mim.

Habacuque 2:3 – Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim, e não falhará. Ainda que se demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *