Estudo de Êxodo 8:19 – Comentado e Explicado

Então os mágicos disseram ao fara: "Isso é o dedo de Deus". Mas o coração do fara permaneceu endurecido e, como o Senhor havia predito, não ouviu Moisés e Aarão.
Êxodo 8:19

Comentário de Albert Barnes

O dedo de Deus – Essa expressão é completamente egípcia; não é necessário que os mágicos reconheçam o Senhor, o Deus que realizou a maravilha. Eles podem ter referido como um deus hostil aos seus próprios protetores.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 8:19 . Este é o dedo de Deus o dedo de um Deus, como alguns gostariam. Este é o poder e a obra imediatos de Deus. Veja Lucas 11:20 em comparação com Mateus 12:28 . 1 Samuel 6: 9 . Salmos 109: 27 .

Reflexões. – As criaturas mais vis e desprezíveis, quando enviadas por Deus, são suficientes para atormentar os mais orgulhosos. Os sapos se foram, e Faraó à vontade. Mas agora sem aviso,

1. Os piolhos caem sobre ele: nem homem nem animal está livre desses intrusos repugnantes. Aqueles que não se arrependerem de seus pecados serão atormentados por eles.

2. Os mágicos ficam confusos em suas tentativas. O diabo não pode ir além de sua corrente. Eles são feitos para possuir o dedo de Deus. Assim, o mais inveterado dos inimigos de Deus muitas vezes prestou testemunho de sua glória.

3. Dureza determinada do coração do Faraó. Quando Deus entrega um homem a uma mente reprovada, nada pode salvá-lo.

Comentário de Adam Clarke

Este é o dedo de Deus – isto é, o poder e a habilidade de Deus são aqui evidentes. Provavelmente antes disso, os mágicos supunham que Moisés e Arão fossem conjuradores, como eles; mas agora eles estão convencidos de que ninguém poderia fazer esses milagres que esses homens santos fizeram, a menos que Deus estivesse com ele. Deus permite que os maus espíritos se manifestem de uma certa maneira, para que os homens vejam que existe um mundo espiritual e estejam em guarda contra a sedução. Ao mesmo tempo, ele mostra que todos esses agentes estão sob seu controle, para que os homens tenham confiança em sua bondade e poder.

Comentário de John Wesley

Então os mágicos disseram a Faraó: Este é o dedo de Deus; e o coração de Faraó ficou endurecido, e ele não lhes deu ouvidos; como o Senhor dissera.

Este é o dedo de Deus – O poder de Deus. Os agentes do diabo, quando Deus os permitia, podiam fazer grandes coisas; mas quando ele lhes impôs embargo, eles não puderam fazer nada. A incapacidade dos mágicos, neste caso, mostrou de onde eles tinham sua capacidade nos casos anteriores e que eles não tinham poder contra Moisés, mas o que lhes foi dado de cima.

Mas o coração do Faraó estava endurecido – Por ele e pelo diabo.

Comentário de John Calvin

19. Então os mágicos disseram a Faraó. É provável que tenham sido reprovados severamente, porque haviam parado de rivalizar com os servos de Deus; portanto se desculpam dizendo que não há mais espaço para sua sabedoria e artes mágicas. Concluímos daí que eles haviam sido capazes de iludir com suas feitiçarias, que se consideravam artífices do engano muito bons e louváveis. Pois em nenhuma outra razão o povo os considerou sábios do que porque eles próprios alcançaram essa confiança; portanto, eles opõem o dedo de Deus à sua sutileza e habilidade, tanto quanto a dizer, que não há mais dúvida sobre a excelência de sua arte, mas que tudo o que poderia ser exigido dos astrólogos e mestres do malabarismo agora foi trazido nada pelo extraordinário poder de Deus. Eles realmente se contradizem; porque qual poderia ter sido o objetivo de contender com Moisés e Arão, a não ser que se gabassem de que Deus estava do lado deles? Mas se eles estavam agindo sob os auspícios de Deus, quão ridículo era confessar que aqueles a quem eles antes se opunham eram seus superiores e dar-lhes o louvor da vitória, porque eram dotados de poder de Deus? Vemos então como eles estavam apaixonados por toda a sua astúcia. Entretanto, entretanto, devemos lembrar o que olhei ultimamente, que eles não apenas levaram os outros ao erro, mas também foram enganados, porque pensavam que havia alguma ciência nos enganos de sua magia; como hoje em dia, vemos que os adivinhos e outros impostores, que se autodenominam astrólogos judiciais, se orgulham de suas loucuras, de modo que não hesitam em assumir a primeira posição entre os eruditos. Além disso, a própria ambição impeliu os mágicos a dizer que Deus operou pela mão de Moisés; pois tinham vergonha de confessar que qualquer ser humano os excedia em sabedoria. Mas a confissão lhes foi extorquida, para que pudessem magnificar grandemente a glória do único Deus verdadeiro, e ao mesmo tempo testemunhar a legítima vocação de Moisés; pois, se o poder de Deus se manifesta de maneira visível em Moisés, segue-se que ele é um Profeta verdadeiro e divino. Mas, porque Ele não trabalha neles igualmente, mas leva seus esforços à confusão, pode-se concluir que eles são inimigos de Deus. O fato de que eles deveriam ter lutado sem sucesso e terem sido frustrados no meio de suas tentativas foi suficiente para restringir sua vaidade; mas isso era muito pior: eles deveriam fazer de Deus um inimigo de sua arte. É verdade que eles falaram isso sem consideração, porque desejavam apenas consultar sua própria fama e defender as falsas honras de seu aprendizado; mas agradou a Deus convencê-los, para que Faraó percebesse que havia entrado em conflito com o Deus vivo, e não com dois homens comuns. Quanto à forma de expressão, é claramente metafórica; pois no Evangelho de Lucas o Espírito é chamado “o dedo de Deus” ( Lucas 11:20 😉 da mesma forma, em muitas passagens, o mesmo Espírito é designado pela “mão de Deus”. Ainda assim, devemos marcar a razão, para que nenhuma pessoa não instruída a entenda literalmente, como se o Espírito, que verdadeiramente é Deus Eterno, fosse apenas uma parte da Divindade. (94) Mas, como os mágicos foram obrigados a reconhecer o poder de Deus no milagre, nossa loucura será pior do que a base, se essa mesma consideração não acontecer conosco. Embora nos torne reconhecer a mão de Deus de duas maneiras; pois nem quando Ele age por meios (como é chamado), Ele diminui de Si mesmo; e, portanto, Sua mão pode ser vista com os olhos da fé em todo o curso da natureza; mas, como Ele desperta a nossa indiferença por milagres, nela ela brilha mais visivelmente. Porque, entretanto, veremos em breve que os mágicos não se arrependeram de sua loucura, vamos aprender sincera e cordialmente a nos humilhar sob a mão poderosa de Deus, assim que ela aparecer. O fato de o faraó, quando abandonado pelos mágicos, não ter cessado de sua obstinação, é uma prova para nós de que, por mais que a maldade busque seu apoio em diferentes direções, ainda assim a corrupção é implantada por dentro, o que é por si só inimiga de sua obstinação. Deus.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 8:19 . Este é o dedo de Deus – Os agentes do diabo, quando Deus os permitisse, podiam fazer grandes coisas; mas quando ele lhes impôs embargo, nada puderam fazer. E sua incapacidade nesse caso pode ter mostrado a eles de onde eles tinham capacidade nos casos anteriores, e que eles não tinham poder contra Moisés, mas o que lhes foi dado de cima. Mas o coração do Faraó estava endurecido – Por ele e pelo diabo. Embora ele visse seus mágicos perplexos, ele não podia prevalecer sobre si mesmo para deixar os israelitas irem. Seu orgulho real, o desejo de deter tantas pessoas em dependência servil e submissão a ele, e, acima de tudo, seus preconceitos supersticiosos, cegaram tanto sua mente que ele ainda permanecia obstinado. Talvez ele ainda considerasse Moisés como um mero mágico, como o seu, apenas um pouco mais experiente em sua arte.

Referências Cruzadas

Exodo 8:15 – Mas quando o faraó percebeu que houve alívio, obstinou-se em seu coração e não deu mais ouvidos a Moisés e a Arão, conforme o Senhor tinha dito.

1 Samuel 6:3 – Eles responderam: “Se vocês devolverem a arca do deus de Israel, não mandem de volta só a arca, mas enviem também uma oferta pela culpa. Então vocês serão curados e saberão por que a sua mão não tem se afastado de vocês”.

1 Samuel 6:9 – e fiquem observando. Se ela for para seu próprio território, na direção de Bete-Semes, então foi o Senhor quem trouxe essa grande desgraça sobre nós. Mas, se ela não for, então saberemos que não foi a sua mão que nos atingiu e que isso aconteceu conosco por acaso”.

Salmos 8:3 – Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste,

Daniel 2:10 – Os astrólogos responderam ao rei: “Não há homem na terra que possa fazer o que o rei está pedindo! Nenhum rei, por maior e mais poderoso que tenha sido, chegou a pedir uma coisa dessas a nenhum mago, encantador ou astrólogo.

Daniel 2:19 – Então o mistério foi revelado a Daniel de noite, numa visão. Daniel louvou o Deus dos céus

Mateus 12:28 – Mas se é pelo Espírito de Deus que eu expulso demônios, então chegou a vocês o Reino de Deus.

Lucas 11:20 – Mas se é pelo dedo de Deus que eu expulso demônios, então chegou a vocês o Reino de Deus.

João 11:47 – Então os chefes dos sacerdotes e os fariseus convocaram uma reunião do Sinédrio. “O que estamos fazendo? “, perguntaram eles. “Aí está esse homem realizando muitos sinais miraculosos.

Atos dos Apóstolos 4:16 – perguntando: “Que faremos com esses homens? Todos os que moram em Jerusalém sabem que eles realizaram um milagre notório que não podemos negar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *