Estudo de Gênesis 19:29 – Comentado e Explicado

Quando Deus destruiu as cidades da planície, lembrou-se de Abraão e livrou Lot do flagelo com que destruiu as cidades onde ele habitava.
Gênesis 19:29

Comentário de Thomas Coke

Genesis 19:29 . Cities in which Lot dwelt That is, in one of which Lot dwelt. So ch. Genesis 8:4 . the ark rested on the mountains, ie . one of the mountains of Ararat. See Judges 12:7 . Matthew 26:8 . His disciples (ie one of them, Judas) saw it and had indignation.

REFLECTIONS.— Abraham spent the night, no doubt, solicitous about the issue of his prayer; and, at early dawn, arises to see what God had determined. Here we have,

1. The awful sight before him; the desolate plain, and the smoking ruins of the cities. Satisfied in the merited vengeance, no doubt he justified God in his judgments.

2. The kind remembrance God had of Abraham, in the rescue of Lot. Nota; (1.) When we are inquiring after the answer of our prayers, we shall certainly find their effect; if not in our own way, yet in such a way, as we have need to be thankful for. (2.) Connexions with true believers are great blessings: we often find the benefit of their prayers.

Comentário de Scofield

quando deus

(Veja Scofield “ Gênesis 19:36 “) .

Comentário de Adam Clarke

Deus lembrou-se de Abraão – Embora ele não tenha descido abaixo de dez justos (veja Gênesis 18:32 ;), o Senhor ainda respeitava o espírito de suas petições e poupou todos os que podiam ser chamados justos, e por amor de Abraão ofereceu salvação a toda a família de Ló, embora nem seus genros eleitos nem sua própria esposa tenham finalmente lucrado com isso. O primeiro ridicularizou o aviso; e o último, embora levado pelas mãos do anjo, mas quebrando o mandamento de Deus pereceu com os outros ganhadores de prêmios.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 19:29 . Cidades em que Ló morava Ou seja, em uma das quais Ló morava. Então ch. Gênesis 8: 4 . a arca repousava nas montanhas, ie . uma das montanhas de Ararat. Ver Juízes 12: 7 . Mateus 26: 8 . Seus discípulos (ou seja, um deles, Judas) viram e ficaram indignados.

REFLEXÕES. – Abraão passou a noite, sem dúvida, solícito sobre o assunto de sua oração; e, no início da madrugada, surge para ver o que Deus havia determinado. Aqui nós temos,

1. A terrível visão diante dele; a planície desolada e as ruínas fumegantes das cidades. Satisfeito na vingança merecida, sem dúvida ele justificou Deus em seus julgamentos.

2. A espécie de lembrança que Deus tinha de Abraão, no resgate de Ló. Nota; (1.) Quando estivermos perguntando a resposta de nossas orações, certamente encontraremos seus efeitos; se não à nossa maneira, mas de tal maneira que precisamos agradecer. (2.) Conexões com verdadeiros crentes são grandes bênçãos: freqüentemente encontramos o benefício de suas orações.

Comentário de John Calvin

29. Deus lembrou-se de Abraão . Embora Moisés não afirme que a libertação do sobrinho de Abraão lhe foi divulgada; contudo, como ele diz que Ló foi salvo da destruição por causa de Abraão, é provável que ele não tenha sido privado do consolo de que mais precisava; e que ele estava consciente do benefício, pelo qual se tornou ele agradecer. Se parece absurdo a alguém, que o santo Ló seja concedido em benefício de outro; como se o Senhor não respeitasse sua própria piedade: eu respondo, essas duas coisas concordam bem uma com a outra; que o Senhor, como costuma ajudar seu próprio povo, cuidou de Ló, a quem ele havia escolhido e a quem ele governava por seu Espírito; e ainda assim, ao mesmo tempo, ele mostraria, na preservação de sua vida, o quanto ele amava Abraão, a quem ele não apenas concedeu proteção pessoal, mas também a libertação de outros. No entanto, é correto observar que o que o Senhor faz gratuitamente – induzido por nenhuma outra causa além de sua própria bondade – é atribuído à piedade ou às orações dos homens, por esse motivo; para que sejamos instigados a adorar a Deus e a orar a ele. Vimos, um pouco antes, como Deus se mostrou misericordioso ao preservar Ló; e verdadeiramente, ele não teria morrido, mesmo que não fosse sobrinho de Abraão. No entanto, Moisés diz que foi um favor concedido a Abraão, que Ló não foi consumido na mesma destruição que Sodoma. Mas se o Senhor estendeu o favor que ele havia concedido a seu servo, também ao sobrinho, que agora era um estranho de sua família; com que mais confiança todos os fiéis esperam, para que a mesma graça jamais deseje sua própria casa? E, se o Senhor, quando Ele nos favorece, também abraça outros que estão conectados conosco, por nossa causa, quanto mais ele terá respeito por nós mesmos? Ao dizer que Ló morava nessas cidades, é usada a figura synecdoche , que coloca o todo como parte, mas é expressamente empregada para tornar o milagre mais ilustre; porque aconteceu, somente pela providência singular de Deus, que quando cinco cidades foram destruídas, uma única pessoa deveria escapar.

Comentário de John Wesley

E aconteceu que, quando Deus destruiu as cidades da planície, Deus lembrou-se de Abraão e enviou Ló do meio da derrubada, quando derrubou as cidades nas quais Ló habitava.

Deus lembrou-se de Abraão e, por sua causa, enviou Ló da derrota – Deus certamente dará uma resposta de paz à oração da fé em seu próprio caminho e hora.

Referências Cruzadas

Gênesis 8:1 – Então Deus lembrou-se de Noé e de todos os animais selvagens e rebanhos domésticos que estavam com ele na arca, e enviou então um vento sobre a terra, e as águas começaram a baixar.

Gênesis 12:2 – “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.

Gênesis 18:23 – Abraão aproximou-se dele e disse: “Exterminarás o justo com o ímpio?

Gênesis 30:22 – Então Deus lembrou-se de Raquel. Deus ouviu o seu clamor e a tornou fértil.

Deuteronômio 9:5 – Não é por causa de sua justiça ou de sua retidão que você conquistará a terra deles. Mas é por causa da maldade destas nações que o Senhor, o seu Deus, as expulsará de diante de você, para cumprir a palavra que o Senhor prometeu, sob juramento, aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó.

Neemias 13:14 – Lembra-te de mim por isso, meu Deus, e não te esqueças do que fiz com tanta fidelidade pelo templo de meu Deus e pelo seu culto.

Neemias 13:22 – Então ordenei aos levitas que se purificassem e fossem vigiar as portas a fim de que o dia de sábado fosse respeitado como sagrado. Lembra-te de mim também por isso, ó meu Deus, e tenha misericórdia de mim conforme o teu grande amor.

Salmos 25:7 – Não te lembres dos pecados e transgressões da minha juventude; conforme a tua misericórdia, lembra-te de mim, pois tu, Senhor, és bom.

Salmos 105:8 – Ele se lembra para sempre da sua aliança, por mil gerações, da palavra que ordenou,

Salmos 105:42 – Pois ele se lembrou da santa promessa que fizera ao seu servo Abraão.

Salmos 106:4 – Lembra-te de mim, Senhor, quando tratares com bondade o teu povo; vem em meu auxílio quando o salvares,

Salmos 136:23 – Àquele que se lembrou de nós quando fomos humilhados O seu amor dura para sempre!

Salmos 145:20 – O Senhor cuida de todos os que o amam, mas a todos os ímpios destruirá.

Ezequiel 36:31 – Então vocês se lembrarão dos seus caminhos maus e das suas ações ímpias, e terão nojo de si mesmos por causa das suas iniqüidades e das suas práticas repugnantes.

Oséias 11:8 – “Como posso desistir de você, Efraim? Como posso entregar você nas mãos de outros, Israel? Como posso tratá-lo como tratei Admá? Como posso fazer com você o que fiz com Zeboim? O meu coração está enternecido, despertou-se toda a minha compaixão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *