Estudo de Gênesis 31:29 – Comentado e Explicado

Eu poderia agora fazer-vos mal, mas o Deus de teu pai disse-me na última noite: Guarda-te de dizer algo a Jacó.
Gênesis 31:29

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 31:29 . Está no poder da minha mão, etc. – E parece muito claro que estava na inclinação de seu coração fazê-lo magoá-lo, se Deus não tivesse interposto, como na verdade ele mesmo confessa. Nada pode ser mais fortemente marcado do que a hipocrisia de Labão, Gênesis 31:27, depois que ele descobriu que o Todo-Poderoso o impedia de fazer mal a Jacó: não fale nada bom nem mal; ie tente nem ameaçar nem persuadir, Gênesis 31:24 . De Harã ao monte Gileade estava acima de duzentos e cinquenta quilômetros, de modo que Jacó e Labão deviam ter viajado rapidamente.

Comentário de Adam Clarke

Está no poder da minha mão te fazer mal – Literalmente, minha mão está em Deus para te fazer mal, ou seja, jurei a Deus que te punirei por tua fuga e pelo roubo dos meus teraphim; mas o Deus de seu pai me impediu de fazê-lo. É um exemplo singular que o pronome plural, quando se dirige a um indivíduo, deve ser usado duas vezes neste lugar – o Deus de seu pai, ????? abichem , para ???? abicha , teu pai.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 31:29 . Está no poder da minha mão, etc. – E parece muito claro que estava na inclinação de seu coração fazê-lo magoá-lo, se Deus não tivesse interposto, como na verdade ele mesmo confessa. Nada pode ser mais fortemente marcado do que a hipocrisia de Labão, Gênesis 31:27, depois que ele descobriu que o Todo-Poderoso o impedia de fazer mal a Jacó: não fale nada bom nem mal; ie tente nem ameaçar nem persuadir, Gênesis 31:24 . De Harã ao monte Gileade estava acima de duzentos e cinquenta quilômetros, de modo que Jacó e Labão deviam ter viajado rapidamente.

Comentário de John Calvin

29. Está no poder da minha mão . A frase hebraica é diferente: “minha mão está no poder”; no entanto, o significado é claro: Labão declara que está pronto para se vingar. Alguns expõem as palavras assim: “minha mão está com Deus”; mas de outros lugares parece que a palavra ?? ( el ) é tomada como poder . Mas Labão, inflado com orgulho tolo, se contradiz; pois, enquanto Deus havia sido proibido por Deus de tentar algo contra Jacó, onde estava o poder de que se vangloriava? Vemos, portanto, que ele se precipita por um impulso cego, como se, por sua própria vontade, pudesse fazer qualquer coisa contra o propósito de Deus. Pois quando ele percebe que Deus se opõe a ele, ele ainda não hesita em se gloriar em sua própria força; e por que isso, a menos que ele visasse ser superior a Deus? Finalmente; o orgulho é sempre o companheiro da descrença; para que os incrédulos, embora vencidos, não deixem de impetuosamente se levantar contra Deus. A isto eles acrescentam outro pecado, que reclamam de serem injustamente oprimidos por Deus.

Mas o Deus do seu pai . Por que ele também não reconhece Deus como seu próprio Deus, a não ser porque Satanás já havia fascinado sua mente, que preferiu vagar nas trevas do que se voltar para a luz apresentada diante dele? De maneira voluntária ou não, ele é obrigado a ceder ao Deus de Abraão; e ainda assim ele o defrauda da glória que é devida, retendo as divindades fictícias pelas quais ele foi enganado. Vemos então que os ímpios, mesmo quando têm prova do poder de Deus, ainda não se submetem inteiramente à sua autoridade. Portanto, quando Deus se manifesta para nós, também devemos buscar do céu o espírito de mansidão, que nos dobrará e nos sujeitará à obediência a si mesmo.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 31:29 . O Deus de seus pais falou comigo ontem – Encontramos aqui que Labão, qualquer que fosse sua disposição, e quão grande sua raiva, prestou atenção à visão celestial. Pois embora ele supusesse que tinha tanto o direito quanto a força ao seu lado, para vingar o errado ou recuperar o certo, ainda assim ele é dono da própria força do poder de Deus; ele não feriu alguém a quem considerou ser o cuidado particular do céu. Parece provável que Deus, que pode mudar de coração em um momento, efetuou uma súbita alteração em sua disposição em relação a Jacó.

Comentário de John Wesley

Está no poder da minha mão fazer-te mal; mas o Deus de teu pai falou-me ontem à noite, dizendo: Vê que não falas a Jacó, bom ou mau.

Está no poder da minha mão fazer você se machucar – Ele supõe que ele tinha tanto o seu lado, quanto a força do seu lado, para vingar o errado ou recuperar o certo. No entanto, ele se possui sob a restrição do poder de Deus; ele não feriu alguém que considerava o cuidado particular do céu.

Referências Cruzadas

Gênesis 28:13 – Ao lado dele estava o Senhor, que lhe disse: “Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado.

Gênesis 31:24 – Então, de noite, Deus veio em sonho a Labão, o arameu, e o advertiu: “Cuidado! Não diga nada a Jacó, não lhe faça promessas nem ameaças”.

Gênesis 31:42 – Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão, o Temor de Isaque, não estivesse comigo, certamente você me despediria de mãos vazias. Mas Deus viu o meu sofrimento e o trabalho das minhas mãos e, na noite passada, ele manifestou a sua decisão”.

Gênesis 31:53 – Que o Deus de Abraão, o Deus de Naor, o Deus do pai deles, julgue entre nós”. Então Jacó fez um juramento em nome do Temor de seu pai Isaque.

Josué 24:2 – Josué disse a todo o povo: “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Há muito tempo, os seus antepassados, inclusive Terá, pai de Abraão e de Naor, viviam além do Eufrates e prestavam culto a outros deuses.

2 Reis 19:10 – “Digam a Ezequias, rei de Judá: Não deixe que o Deus no qual você confia o engane, quando diz: ‘Jerusalém não cairá nas mãos do rei da Assíria’.

Salmos 52:1 – Por que você se vangloria do mal e de ultrajar a Deus continuamente?, ó homem poderoso.

Daniel 2:47 – O rei disse a Daniel: “Não há dúvida de que o seu Deus é o Deus dos deuses, o Senhor dos reis e aquele que revela os mistérios, pois você conseguiu revelar esse mistério”.

Daniel 3:28 – Disse então Nabucodonosor: “Louvado seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos! Eles confiaram nele, desafiaram a ordem do rei, preferindo abrir mão de suas vidas a que prestar culto e adorar a outro deus, que não fosse o seu próprio Deus.

Daniel 6:20 – Quando ia se aproximando da cova, chamou Daniel com voz aflita: “Daniel, servo do Deus vivo, será que o seu Deus, a quem você serve continuamente, pôde livrá-lo dos leões? “

Daniel 6:26 – “Estou editando um decreto para que nos domínios do império os homens temam e reverenciem o Deus de Daniel. “Pois ele é o Deus vivo e permanece para sempre; o seu reino não será destruído, o seu domínio jamais acabará.

João 19:10 – “Você se nega a falar comigo? “, disse Pilatos. “Não sabe que eu tenho autoridade para libertá-lo e para crucificá-lo? “

Atos dos Apóstolos 5:38 – Portanto, neste caso eu os aconselho: deixem esses homens em paz e soltem-nos. Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará;

Atos dos Apóstolos 9:5 – Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor? ” Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *