Estudo de Jó 11:6 – Comentado e Explicado

Mas, embora tivesse ouvido que ele estava enfermo, demorou-se ainda dois dias no mesmo lugar.
Jó 11:6

Comentário de Albert Barnes

E que ele te mostraria os segredos da sabedoria – As coisas ocultas que pertencem à sabedoria. A referência aqui é à sabedoria do próprio Deus. O sentido é este: “agora você se considera puro e santo. Você confia em sua própria sabedoria e integridade. Mas essa apreensão é baseada em uma visão míope de Deus e na ignorância dele. Se ele falasse e lhe mostrasse sua sabedoria; se ele expressasse seu senso do que é a pureza, você veria imediatamente a que distância se encontra a perfeição e ficaria impressionado com a sensação de sua vileza e pecado comparados. ”

Que eles são o dobro do que é – Noyes torna isso “, sua sabedoria que é insondável”. Dr. Good, por incrível que pareça, “pois eles são intrincados à iniqüidade”. A expressão, como está em nossa versão comum, não é muito inteligível; e, de fato, é difícil anexar alguma idéia a ela. Das palavras usadas no hebraico, o sentido não é difícil. A palavra double??? ki^playi^m “duplo” é de ??? kâphal “dobrar”, ”dobrar;” e significa Jó 41: 5 duplicado; e então duas dobras, ou dobras duplas, e o sentido aqui é que a sabedoria de Deus é “dobra dupla”; isto é, complicado, inexplicável ou múltiplo. Não é espalhado e claro, mas é dobrado, de modo que exige que seja desenrolado para ser entendido. A palavra traduzida como “aquilo que é” ( ????? tûshi^yâh ) significa propriamente uma posição correta e reta – de ???? yâsha. Portanto, significa ajuda, libertação, Jó 6:13 ; propósito, empreendimento, veja as notas em Jó 5:12 ; e depois conselho, sabedoria, entendimento, Jó 12:16 ; Isaías 28:29 . Significa aqui, suponho, “entendimento”; e a ideia é que a sabedoria de Deus seja “o dobro do entendimento”; isto é, é tão dobrado, tão complexo, que supera muito a nossa compreensão. O que vemos é uma pequena parte disso; e os “segredos” de sua sabedoria – as partes de sua sabedoria que não são reveladas, estão muito acima do nosso alcance. Sua sabedoria é como um vasto rolo ou volume, apenas o primeiro e uma parte muito pequena é desenrolada para que possamos lê-lo. Mas quem pode examinar aquilo que permanece fechado e penetrar entre as involuções, de modo a perceber e ler tudo? Agora é pouco o que se desenrola do grande volume – o restante será revelado à medida que os anos e as idades passarem, e todo o desenrolar do livro será reservado para a eternidade.

Saiba, portanto, que Deus exige de ti menos do que a tua iniquidade merece – A palavra aqui traduzida “exatamente” ( ???? yasheh ) significa mais apropriadamente “esquecer” – de n ? nâshâh Também significa emprestar usura ou emprestar; mas o sentido aqui é antes o de esquecer. Não é usado no sentido de exigir. O verdadeiro significado é: “saiba, portanto, que para ti Deus fez com que se esquecesse parte da tua iniqüidade”. Ou seja, ele o tratou como se ele tivesse deixado uma parte de seus pecados fora da mente, ou como se eles não fossem lembrados. Em vez de tratá-lo, como você se queixa, com severidade, ele nunca lhe infligiu as calamidades que você merece. O fundamento dessa afirmação insensível é a proposição abstrata de que Deus é infinitamente mais sábio que os seres humanos; que ele tem uma visão mais profunda da culpa humana do que as pessoas podem ter; e que, se ele nos revelar tudo o que vê do coração, devemos nos surpreender com as revelações de nossos próprios pecados. Esse sentimento é indubitavelmente verdadeiro e concorda quase exatamente com o que Jó dissera Jó 9: 19-22 , mas há algo muito duro e severo na maneira como Zofar o aplica.

Comentário de Thomas Coke

Jó 11: 6 . Que ele te mostraria os segredos da sabedoria Que ele até te diria na tua cara os segredos da tua astúcia; pois eles são o dobro do teu valor real. Saiba, portanto, que Deus exige de ti menos que a tua iniqüidade. Heath. É claro que o que se descobriu foi a maldade de Jó, que até então, no julgamento desses amigos, fora coberta por sua hipocrisia; e, na verdade, havia poucas razões para abrir os tesouros escondidos da sabedoria de Deus para demonstrar isso. Supondo que Jó (como eles fizeram) fosse realmente um hipócrita, não havia mais o que fazer para tirar o disfarce, e sua maldade apareceria imediatamente: e é isso que Zofar deseja que seja feito.

Comentário de Joseph Benson

Jó 11: 6 . Que ele te mostraria os segredos da sabedoria – As profundezas insondáveis ??de sua sabedoria ao lidar com suas criaturas. Que eles são o dobro do que é – Que eles são muito maiores (a palavra duplo sendo usada indefinidamente para múltiplas, ou abundante) do que aquilo que é manifestado. A sabedoria secreta de Deus é infinitamente maior do que a que nos é revelada por sua palavra ou obra: a maior parte do que se sabe de Deus é a menor parte daquelas perfeições que estão nele. E, portanto, és precipitado em julgar tão severamente os seus procedimentos contigo, porque não compreendes as razões deles e em julgares-te inocente, porque não vês os teus pecados; ao passo que o Deus onisciente vê inúmeros pecados. thee, pelo qual ele pode te destruir completamente. Deus exige de ti menos do que a tua iniquidade merece – Ou, como o hebraico ???? ?????? , jashe magnavoneka, pode ser traduzido, concede ou perdoa parte de tua iniquidade; não lida contigo de acordo com todo o demérito, mas remete-lhe uma parte do castigo devido a ti; o que ele afirma, com uma persuasão infundada de que Jó era um hipócrita ímpio. “Uma presunção estranha, diz o Dr. Dodd,“ assim se pronuncia positivamente sobre um ponto do qual ele não poderia ser um juiz. Mas aconteceu aqui, como de costume, que esse orador, que começa com o maior calor, é o primeiro cujos argumentos são gastos. Pois, após esse discurso veemente, ele dá apenas uma resposta e acaba com ele. Podemos, no entanto, até agora concordar com Zofar, a fim de permitir que, quando e na medida em que a dívida do imposto não for paga, seja da justiça insistir na dívida da punição; e que qualquer punição que nos seja infligida neste mundo é menor do que as nossas iniqüidades merecem, e que, portanto, em vez de reclamarmos de nossos problemas, deveríamos ser gratos por estarmos fora do inferno.

Comentário de E.W. Bullinger

duplo: ou seja, coletor.

aquilo que é. Compare a nota em Provérbios 2: 7 .

exatamente. Teologia. O erro de Zofar. Deus não é exato.

Comentário de Adam Clarke

Os segredos da sabedoria – Todas as profundezas de seus próprios conselhos; as alturas, comprimentos e larguras da santidade. Que eles são o dobro do que é ????? tushiyah , que traduzimos o que é, é uma palavra frequente em Jó e no Livro de Provérbios, e é uma das evidências trazidas a favor de Salomão como autor deste livro. Significa substância ou essência e é traduzida por uma grande variedade de termos; empreendimento, completude, substância, toda a constituição, sabedoria, lei, sabedoria sadia, felicidade completa e sólida, solidez da razão e da verdade, a soma total completa, etc., etc. Veja a Concórdia hebraica e inglesa de Taylor . Neste local, as versões são diversas. Coverdale, seguindo a Vulgata, traduz: Para que ele possa mostrar a (de seu segredo), quantas pessoas são de seu amor. A Septuaginta, ?t? d?p???? esta? t?? ?ata se , que é o dobro do que é contigo. O Sr. Good traduz: “Porque eles são intrincados na Iniquidade”. Este é um significado nunca antes dado a ????? tushiyah , e um significado que nem mesmo sua própria nota erudita tornará geralmente prevalecente. Talvez Zofar esteja aqui, em mente, comparando a sabedoria que foi revelada com a sabedoria não revelada. A perfeição e excelência da natureza Divina e a pureza de sua lei são, em substância e essência, duplas ou múltiplas, à revelação já feita.

Menos que a tua iniquidade merece – o Sr. Good traduz, E o conhecimento se retirou de ti por causa dos teus pecados; e representa Zofar como orando para que Deus lhe revelasse os segredos da sabedoria e o conhecimento que ele havia retirado dele por causa de suas transgressões. Que Zofar pretende insinuar que Deus afligiu Jó por causa de suas iniqüidades, é evidente; e que ele pensava que Deus lhe infligira menos castigos do que seus pecados mereciam, não é menos; e que, portanto, as queixas de Jó de tratamento severo não eram de todo fundamentadas.

Comentário de John Wesley

E que ele lhe mostraria os segredos da sabedoria, que são o dobro do que é! Saibam, portanto, que Deus exige de ti menos do que a tua iniquidade merece.

Segredos – As profundezas insondáveis ??da sabedoria de Deus ao lidar com suas criaturas.

Duplo – Que eles são muito maiores (a palavra duplo sendo usada indefinidamente para múltiplas, ou abundante) do que aquilo que é manifestado. A sabedoria secreta de Deus é infinitamente maior do que a que nos é revelada por sua palavra ou obra: a maior parte do que se sabe de Deus é a menor parte daquelas perfeições que estão nele. E, portanto, tu apressa-te em julgar tão severamente os seus procedimentos contigo, porque não compreendes as razões delas, e em te julgar inocente, porque não vêes os teus pecados; enquanto o Deus onisciente vê em ti inúmeros pecados, pelos quais ele pode te destruir completamente.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 29:29 – As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei.

Esdras 9:13 – Depois de tudo o que nos aconteceu por causa de nossas más obras e por causa de nossa grande culpa, apesar de que, ó Deus, tu nos puniste menos do que os nossos pecados mereciam e ainda nos deste um remanescente como este,

Jó 15:8 – Você costuma ouvir o conselho secreto de Deus? Só a você pertence a sabedoria?

Jó 15:11 – Não lhe bastam as consolações divinas, e as nossas palavras amáveis?

Jó 28:28 – Disse então ao homem: ‘No temor do Senhor está a sabedoria, e evitar o mal é ter entendimento’ “.

Salmos 25:14 – O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança.

Salmos 103:10 – não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniqüidades.

Salmos 106:43 – Ele os libertou muitas vezes, embora eles persistissem em seus planos de rebelião e afundassem em sua maldade.

Lamentações 3:22 – Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.

Daniel 2:28 – mas existe um Deus nos céus que revela os mistérios. Ele mostrou ao rei Nabucodonosor o que acontecerá nos últimos dias. O sonho e as visões que passaram por tua mente quando estavas deitado foram os seguintes:

Daniel 2:47 – O rei disse a Daniel: “Não há dúvida de que o seu Deus é o Deus dos deuses, o Senhor dos reis e aquele que revela os mistérios, pois você conseguiu revelar esse mistério”.

Mateus 13:35 – cumprindo-se, assim, o que fora dito pelo profeta: “Abrirei minha boca em parábolas, Proclamarei coisas ocultas Desde a criação do mundo”.

Romanos 16:25 – Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados,

1 Coríntios 2:9 – Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”;

Efésios 3:5 – Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *