Estudo de João 18:12 – Comentado e Explicado

Então a coorte, o tribuno e os guardas dos judeus prenderam Jesus e o ataram.
João 18:12

Comentário de Albert Barnes

Enquanto eu estava com eles no mundo – Enquanto eu estava envolvido com eles entre outros homens – cercado pelas pessoas e pelas tentações do mundo. Jesus havia terminado sua obra entre os homens do mundo e estava realizando seus últimos ofícios com seus discípulos.

Eu os mantive – pelo meu exemplo, instruções e milagres. Eu os preservei da apostasia.

Em teu nome – No conhecimento e adoração de ti. Ver João 17: 6-11 .

Aqueles que me deram … – A palavra “gavest” é evidentemente usada pelo Salvador para denotar não apenas dar a ele seus verdadeiros seguidores, mas também como apóstolos. É usado aqui, provavelmente, no sentido de dar como apóstolos. Deus havia ordenado isso por sua providência, que lhe haviam sido dados para serem seus apóstolos e seguidores; mas os termos “tu me deste” não provam necessariamente que eles eram verdadeiros crentes. De Judas, Jesus sabia que ele era um enganador e um diabo, João 6:70 ; “Não escolhi vocês doze e um de vocês é um diabo?” Judas é representado como tendo sido escolhido pelo Salvador para o apostolado, e isso é equivalente a dizer que ele lhe foi dado por esta obra; no entanto, ao mesmo tempo, conhecia seu caráter e compreendia que nunca fora renovado.

Nenhum deles – Nenhum dos escolhidos para o cargo apostólico.

Mas o filho da perdição – Veja as notas em Mateus 1: 1 . O termo filho foi dado pelos hebreus àqueles que possuíam o caráter descrito pela palavra ou nome a seguir. Assim, filhos de Belial – aqueles que possuíam seu caráter; filhos da sabedoria aqueles que eram sábios, Mateus 11:19 . Assim, Judas é chamado filho da perdição porque ele tinha o caráter de destruidor. Ele era um traidor e um assassino. E isso mostra que aquele que conhecia o coração considerava seu caráter como o de um homem perverso, cujo nome apropriado era o de um filho da perdição.

Que a escritura … – Veja as notas em João 13:18 . Compare o Salmo 12: 9 .

Comentário de E.W. Bullinger

capitão . Grego. chiliarchos = comandante de mil. Um dos seis tribunos ligados a uma legião. Sua presença mostra a importância atribuída pelos romanos à prisão, tendo os judeus representado como um caso de sedição perigosa.

levou : ou seja, cercado e apreendido. Compare Atos 26:21 .

Comentário de John Calvin

12. Depois o bando de soldados e o capitão. Pode-se pensar estranho que Cristo, que colocou os soldados prostrados no chão por uma única palavra, agora se permita ser levado; pois se ele pretendia render-se a seus inimigos, que necessidade havia para realizar tal milagre? Mas a demonstração do poder divino foi vantajosa em dois aspectos; pois, primeiro, serve para afastar a ofensa, para que não pensemos que Cristo se rendeu como se tivesse sido vencido pela fraqueza; e, em segundo lugar, prova que, ao morrer, ele era totalmente voluntário. Na medida em que era útil, portanto, ele afirmou seu poder contra seus inimigos; mas quando foi necessário obedecer ao Pai, ele se conteve, para ser oferecido como sacrifício. Mas lembremo-nos de que o corpo do Filho de Deus estava preso, para que nossas almas pudessem ser libertadas dos cordões do pecado e de Satanás.

Comentário de Adam Clarke

O capitão – ????a???? , o chiliarch, ou chefe com mais de mil homens – responde quase a um coronel conosco. Veja a nota em Lucas 22: 4 . Ele provavelmente era o prefeito ou capitão da guarda do templo.

Comentário de Thomas Coke

João 18:12 . Então a banda, etc. levou Jesus Veja em João 18: 3 . Havia uma guarda romana e um oficial comandante, que compareceram perto do templo durante as grandes festas, para impedir qualquer sedição dos judeus; e estes parecem ser a banda e o capitão aqui mencionados. Veja Atos 21:32 e Lucas 22:52 . Eles amarraram nosso Senhor; mas eles não refletiram que não era o cordão que o segurava: sua imensa caridade era de longe uma banda mais forte. Ele poderia ter matado todos eles com tanta facilidade quanto antes os jogara no chão. Não obstante, ele pacientemente se submeteu a isso e a toda indignidade que lhe causavam; tão manso ele estava sob os maiores ferimentos, tão pronto para sofrer pela salvação humana!

Comentário de Spurgeon

As passagens, que estamos prestes a ler de três evangelistas, constituem uma narrativa contínua da prova de nosso Senhor perante o sumo sacerdote. Primeiro, João nos dá um relato da aparição de nosso Salvador diante de Anás, da qual não preciso dizer muita coisa, como preguei recentemente.

João 18: 12-14 . Então o bando, o capitão e os oficiais dos judeus tomaram Jesus, amarraram-no e levaram-no primeiro a Annas; porque era sogro de Caifás, sumo sacerdote que veio ano. Ora, Caifás era ele, que dava conselhos aos judeus, que era conveniente que um homem morresse pelo povo.

João 18: 19-21 . O sumo sacerdote então perguntou a Jesus de seus discípulos e de sua doutrina. Jesus respondeu: eu falei abertamente ao mundo; Eu já ensinei na sinagoga e no templo, para onde os judeus sempre recorrem; e em segredo eu não disse nada. Por que você me pergunta? Pergunte aos que me ouviram o que lhes disse: eis que sabem o que eu disse.

Que resposta admirável foi essa! O que quer que ele tenha dito sobre sua doutrina, eles teriam se transformado em acusações contra ele, então ele simplesmente disse: “O meu tem sido ensino público, aberto a todos. Não fui encontrado em buracos e cantos, fomentando secretamente a sedição. Eu falei nas ruas; Eu falei na sinagoga; Eu falei no templo; peça àqueles que me ouviram para lhe contar o que eu disse. ” Que resposta mais convincente ele poderia ter dado?

João 18: 22-24 . E quando ele falou assim, um dos oficiais que estava de pé golpeou Jesus com a palma da mão, dizendo: Responde assim ao sumo sacerdote? Respondeu-lhe Jesus: Se eu falei mal, dê testemunho do mal; mas, se bem, por que me fere? Agora Anás o mandara amarrado a Caifás, o sumo sacerdote.

Então, ali o vemos parado diante de Caifás, o sumo sacerdote em exercício daquele ano.

Agora siga a narrativa dada por Mark. (Ver Marcos 14: 53-65 )

Esta exposição consistia em leituras de João 18: 12-14 ; João 18: 19-26 ; Marcos 14: 53-65 ; e Lucas 22: 63-71 ; Lucas 3: 1 .

Comentário de Spurgeon

João 18: 12-13 . Então o bando, o capitão e os oficiais dos judeus pegaram Jesus e o amarraram, e o levaram a Annas primeiro; pois ele era sogro de Caifás, que era o sumo sacerdote naquele mesmo ano.

Anás já fora sumo sacerdote, e ele parece ainda ser considerado sumo sacerdote e ter sido um espírito de liderança entre os adversários de Cristo. O velho pecador não iria para a cama naquela noite até ver o homem a quem odiava amarrado à sua frente. Às vezes, o ódio se torna uma paixão mais poderosa do que o amor; e aqui, enquanto todos os discípulos de Jesus fugiam aterrorizados, Annas, o amargo inimigo do Salvador, estava bem acordado e aguardando sua chegada com aqueles que o haviam levado em cativeiro.

João 18:14 . Ora, Caifás era ele, que dava conselhos aos judeus, que era conveniente que um homem morresse pelo povo.

Nisto profetizando que ele próprio não entendeu completamente, falando como outro Balaão, por meio de quem Deus falou a verdade, como fez uma vez pela bunda que Balaão montou. Às vezes, Deus faz dos homens mais baixos os enunciadores inconscientes da verdade que eles mesmos não compreendem.

João 18:15 . E Simão Pedro seguiu Jesus, assim como outro discípulo:

Aqui está a modéstia habitual de John, ele não menciona seu próprio nome, mas simplesmente fala de “outro discípulo”.

João 18: 15-16 . Esse discípulo era conhecido pelo sumo sacerdote e entrou com Jesus no palácio do sumo sacerdote. Mas Peter estava parado na porta do lado de fora.

João seguiu corajosamente a Jesus, e por isso estava seguro, Pedro ficou à distância de seu Senhor e também estava em perigo.

João 18: 16-18 . Então saiu aquele outro discípulo que era conhecido pelo sumo sacerdote e falou a ela que guardava a porta e trouxe Pedro. Então diz a donzela que guardava a porta a Pedro. Também não és um dos discípulos deste homem? Ele diz que eu não sou. E os servos e oficiais estavam ali, que tinham feito um fogo de carvão, porque estava frio; e eles se aqueceram; e Pedro ficou com eles e se aqueceu.

Peter estava em má companhia; enquanto aquecia seu corpo, sua alma esfriava para seu mestre. Os homens não podem entrar em má companhia sem se machucar. É dito por um escritor velho e pitoresco que, se os homens vão para a Etiópia, eles podem não se tornar etíopes, mas pela abrasão do sol eles ficarão mais negros do que eram antes. É sempre melhor ficar longe do perigo, se pudermos. Quem não cair em uma vala deve tomar cuidado para não andar perto da borda; portanto, se Pedro quisesse ficar firme, ele não deveria ter ido aonde teria certeza de ser tentado.

João 18:19 . O sumo sacerdote então perguntou a Jesus de seus discípulos e de sua doutrina.

Era uma espécie de exame preliminar antes que o Sinédrio o julgasse oficialmente.

João 18: 20-22 . Jesus respondeu que eu falei abertamente ao mundo; Eu já ensinei na sinagoga e no templo, para onde os judeus sempre recorrem; e em segredo eu não disse nada. Por que você me pergunta? pergunte aos que me ouviram o que lhes disse: eis que sabem o que eu disse. E quando ele falou assim um dos oficiais que estavam ao lado de Jesus, golpeou com a palma da mão, dizendo: Responde assim ao sumo sacerdote?

Aqui temos uma exposição de uma das próprias palavras de Cristo. Você sabe que ele disse: “Todo aquele que te ferir na tua bochecha direita, volte-se para ele também.” É claro que Cristo cumpriu seu próprio preceito, de modo que vemos que ele não quis dizer que seus discípulos deviam literalmente dar a outra face àqueles que os golpeavam, mas que eles deveriam suportar tal tratamento pacientemente e não dar uma resposta de trilhos. Veja como o próprio Jesus deu a outra face.

João 18:23 . Respondeu-lhe Jesus: Se eu falei mal, preste testemunho do mal; mas, se bem, por que me fere?

Nada poderia ter sido mais calmo ou mais digno e, ao mesmo tempo, mais cheio do espírito de perdão.

João 18: 24-27 . Agora Anás o mandara amarrado a Caifás, o sumo sacerdote. E Simão Pedro se levantou e se aqueceu. Disseram-lhe, pois: Não és tu também um dos seus discípulos? Ele negou e disse: eu não sou. Um dos servos do sumo sacerdote, sendo seu parente cuja orelha Pedro cortou, disse: Não te vi no jardim com ele? Peter então negou novamente: e imediatamente a tripulação do galo.

Sabemos que o Senhor se virou e olhou para Pedro. Ele não falou uma palavra, talvez Peter não caísse nas mãos daqueles que o rodeavam; mas seu olhar era suficiente para acender em Pedro os fogos do arrependimento, e ele saiu chorando amargamente por sua vergonhosa negação de seu Senhor.

Referências Cruzadas

Gênesis 22:9 – Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha.

Gênesis 40:3 – e mandou prendê-los na casa do capitão da guarda, na prisão em que José estava.

Juízes 16:21 – Os filisteus o prenderam, furaram os seus olhos e o levaram para Gaza. Prenderam-no com algemas de bronze, e o puseram a girar um moinho na prisão.

Salmos 118:27 – O Senhor é Deus, fez resplandecer sobre nós a sua luz. Juntem-se ao cortejo festivo, levando ramos até as pontas do altar.

Mateus 26:57 – Os que prenderam Jesus o levaram a Caifás, o sumo sacerdote, em cuja casa se haviam reunido os mestres da lei e os líderes religiosos.

Mateus 27:2 – E, amarrando-o, levaram-no e o entregaram a Pilatos, o governador.

Marcos 14:53 – Levaram Jesus ao sumo sacerdote; e então se reuniram todos os chefes dos sacerdotes, os líderes religiosos e os mestres da lei.

Marcos 15:1 – De manhã bem cedo, os chefes dos sacerdotes com os líderes religiosos, os mestres da lei e todo o Sinédrio chegaram a uma decisão. Amarrando Jesus, levaram-no e o entregaram a Pilatos.

Lucas 22:54 – Então, prendendo-o, levaram-no para a casa do sumo sacerdote. Pedro os seguia à distância.

João 18:3 – Então Judas foi para o olival, levando consigo um destacamento de soldados e alguns guardas enviados pelos chefes dos sacerdotes e fariseus, levando tochas, lanternas e armas.

Atos dos Apóstolos 21:31 – Tentando eles matá-lo, chegaram notícias ao comandante das tropas romanas de que toda a cidade de Jerusalém estava em tumulto.

Atos dos Apóstolos 21:37 – Quando os soldados estavam para introduzir Paulo na fortaleza, ele perguntou ao comandante: “Posso dizer-te algo? ” “Você fala grego? “, perguntou ele.

Atos dos Apóstolos 22:24 – o comandante ordenou que Paulo fosse levado à fortaleza e fosse açoitado e interrogado, para saber por que o povo gritava daquela forma contra ele.

Atos dos Apóstolos 23:10 – A discussão tornou-se tão violenta que o comandante teve medo que Paulo fosse despedaçado por eles. Então ordenou que as tropas descessem e o retirassem à força do meio deles, levando-o para a fortaleza.

Atos dos Apóstolos 23:17 – que, chamando um dos centuriões, disse: “Leve este rapaz ao comandante; ele tem algo para lhe dizer”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *