Estudo de João 18:3 – Comentado e Explicado

Tomou então Judas a coorte e os guardas de serviço dos pontífices e dos fariseus, e chegaram ali com lanternas, tochas e armas.
João 18:3

Comentário de Albert Barnes

Esta é a vida eterna – Esta é a fonte da vida eterna; ou é dessa maneira que deve ser obtido. O conhecimento de Deus e de seu Filho Jesus Cristo é em si uma fonte de alegria indizível e eterna. Compare João 11:25 ; João 6:63 ; João 12:50 .

Pode te conhecer – A palavra “conhecer” aqui, como em outros lugares, expressa mais do que um mero conhecimento especulativo do caráter e perfeições de Deus. “Inclui todas as impressões sobre a mente e a vida que uma visão justa de Deus e do Salvador é adequada para produzir.” Inclui, é claro, amor, reverência, obediência, honra, gratidão, afeição suprema. “Conhecer a Deus como ele é” é conhecê-lo e considerá-lo legislador, soberano, pai ou mãe. É ceder toda a alma a ele e esforçar-se para obedecer à sua lei.

O único Deus verdadeiro – O único Deus, em oposição a todos os deuses falsos. O que é dito aqui está em oposição aos ídolos, não ao próprio Jesus, que, em 1 João 5:20 , é chamado de “o verdadeiro Deus e a vida eterna”.

E Jesus Cristo – Conhecer Jesus Cristo é ter uma impressão prática dele como ele é – ou seja, sofrer seu caráter e trabalhar para causar a devida impressão no coração e na vida. Simplesmente ouvir que existe um Salvador não é conhecê-lo. Ter sido ensinado na infância e treinado na crença disso não é conhecê-lo. Conhecê-lo é ter uma visão justa e prática dele em todas as suas perfeições como Deus e homem; como mediador; como profeta, sacerdote e rei. É sentir nossa necessidade de um Salvador, ver que somos pecadores e entregar toda a alma a ele, sabendo que ele é um Salvador adequado às nossas necessidades, e que em suas mãos nossas almas estão seguras. Compare Efésios 3:19 ; Tito 1:16 ; Filemom 3:10 ; 1 João 5:20 . Neste verso está contida a soma e a essência da religião cristã, pois se distingue de todos os esquemas de idolatria e filosofia, e de todos os planos falsos nos quais os homens procuraram obter a vida eterna. Os gentios adoravam muitos deuses; o cristão adora um – o Deus vivo e verdadeiro; os judeus, os deístas, os muçulmanos, os socinianos, professam reconhecer um Deus, sem nenhum sacrifício expiatório e mediador; o verdadeiro cristão se aproxima dele através do grande mediador, igual ao Pai, que por nós se encarnou e morreu para nos reconciliar com Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

uma banda = a coorte; a palavra significa a décima parte de uma legião, portanto 600 homens; mas o termo provavelmente foi usado com alguma latitude.

oficiais. A guarda do templo. Compare João 7:32 , João 7:45 , João 7:46 . a partir de. Ek grego , App-104.

principais sacerdotes . Estes eram saduceus ( Atos 5:17 ). Assim, saduceus e fariseus afundaram suas diferenças para destruí-Lo, assim como Herodes e Pilatos se tornaram amigos ( Lucas 23:12 ) por causa de Sua condenação.

lanternas . Grego. phanos. Ocorre apenas aqui. Compare o App-106.

tochas . Lampas gregos . Geralmente processada “lâmpada” ( Mateus 25: 1-8 . Apocalipse 4: 8 ; Apocalipse 8:10 ), mas “luz” em Atos 20: 8 .

armas As espadas e pautas de Lucas 22:52 .

Comentário de John Calvin

3. Judéias, portanto, tendo recebido um bando de soldados. O fato de a Judéia ter sido acompanhada por soldados e por uma comitiva tão grande é um sinal de má consciência, que sempre treme sem motivo algum. É certo que o bando de soldados foi emprestado do governador, que também enviou um capitão à frente de mil soldados; pois, por causa de repentinos motins, uma guarnição estava estacionada na cidade, e o próprio governador mantinha um guarda-costas, onde quer que estivesse. O resto eram oficiais enviados pelos padres; mas João faz menção separada ao fariseu, porque eles estavam mais enfurecidos do que todo o resto, como se tivessem se importado mais com a religião.

Comentário de Adam Clarke

Uma banda – ??? spe??a? , A banda ou tropa. Alguns pensam que a espira era a mesma da coorte romana e era a décima parte de uma legião, que consistia às vezes em 4200 e outras em 5000 pés. Mas Raphelius, em Mateus 27:27 , provou claramente, de Políbio, que a espira não passava de um décimo da quarta parte de uma legião. E como o número da legião era incerto e suas divisões não eram iguais, ninguém pode dizer quantas bandas ou espiras continham. Veja muitos detalhes curiosos em Raphelius neste ponto, vol. ip 351, edite. 1747. Essa banda provavelmente era os soldados romanos dados pelo governador para a defesa do templo; e os oficiais eram aqueles que pertenciam ao Sinédrio.

Com lanternas e tochas – Com eles eles pretendiam vasculhar os cantos e cavernas, desde que Cristo se ocultasse; pois eles não poderiam ter precisado deles para nenhum outro propósito, sendo agora o décimo quarto dia da era da lua, no mês de Nisan, e consequentemente ela parecia cheia e brilhante. As armas mencionadas aqui provavelmente não eram senão paus, pautas e instrumentos desse tipo, como podemos ver em Mateus 26:55 ; Marcos 14:48 ; Lucas 22:52 . As espadas mencionadas pelos outros evangelistas eram provavelmente as dos soldados romanos; os clubes e pautas pertenciam aos oficiais do sacerdote principal.

Comentário de Thomas Coke

João 18: 3 . Um bando de homens esse bando consistia em soldados romanos; por seu nome, spe??a, uma coorte e o título de seu comandante, ????a????, ( João 18:12 .) Chiliarch, em resposta ao nosso coronel, são termos militares romanos. A palavra prestados oficiais, ?p??eta?, significa corretamente servidores. Eles carregavam lanternas e tochas com eles, porque, embora sempre houvesse lua cheia na páscoa, o céu podia ser escurecido pelas nuvens, e o lugar para onde estavam indo era sombreado por árvores.

Comentário de John Wesley

Judas então, tendo recebido um bando de homens e oficiais dos principais sacerdotes e fariseus, chega ali com lanternas, tochas e armas.

Uma tropa de soldados – uma coorte de pé romano.

Referências Cruzadas

Salmos 3:1 – Senhor, muitos são os meus adversários! Muitos se rebelam contra mim!

Salmos 22:12 – Muitos touros me cercam, sim, rodeiam-me os poderosos de Basã.

Mateus 26:47 – Enquanto ele ainda falava, chegou Judas, um dos Doze. Com ele estava uma grande multidão armada de espadas e varas, enviada pelos chefes dos sacerdotes e líderes religiosos do povo.

Mateus 26:55 – Naquela hora Jesus disse à multidão: “Estou eu chefiando alguma rebelião, para que vocês venham prender-me com espadas e varas? Todos os dias eu estava ensinando no templo, e vocês não me prenderam!

Marcos 14:43 – Enquanto ele ainda falava, apareceu Judas, um dos Doze. Com ele estava uma multidão armada de espadas e varas, enviada pelos chefes dos sacerdotes, mestres da lei e líderes religiosos.

Marcos 14:48 – Disse Jesus: “Estou eu chefiando alguma rebelião, para que vocês venham me prender com espadas e varas?

Lucas 22:47 – Enquanto ele ainda falava, apareceu uma multidão conduzida por Judas, um dos Doze. Este se aproximou de Jesus para saudá-lo com um beijo.

João 13:2 – Estava sendo servido o jantar, e o diabo já havia induzido Judas Iscariotes, filho de Simão, a trair Jesus.

João 13:27 – Tão logo Judas comeu o pão, Satanás entrou nele. “O que você está para fazer, faça depressa”, disse-lhe Jesus.

João 18:12 – Assim, o destacamento de soldados com o seu comandante e os guardas dos judeus prenderam Jesus. Amarraram-no

Atos dos Apóstolos 1:16 – e disse: “Irmãos, era necessário que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse por boca de Davi, a respeito de Judas, que serviu de guia aos que prenderam Jesus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *