Estudo de João 20:23 – Comentado e Explicado

Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos.
João 20:23

Comentário de Albert Barnes

De quem pecar … – Veja as anotações em Mateus 16:19 ; Mateus 18:18 . É digno de nota aqui que Jesus confere o mesmo poder a todos os apóstolos. Ele não dá a nenhuma delas nenhuma autoridade especial. Se Pedro, como pretendem os papistas, tivesse sido designado para qualquer autoridade especial, é maravilhoso que o Salvador aqui não tenha sugerido essa preeminência. Esta passagem prova conclusivamente que eles foram investidos com igual poder na organização e governo da igreja. A autoridade que ele dera a Pedro para pregar o evangelho primeiro aos judeus e gentios, não milita contra isso. Veja as notas em Mateus 16: 18-19 . Essa autoridade dada a eles era uma prova completa de que foram inspirados. O significado da passagem não é que o homem possa perdoar pecados que pertencem apenas a Deus Isaías 43:23, mas que eles devem ser inspirados; que, ao fundar a igreja e ao declarar a vontade de Deus, eles deveriam ser ensinados pelo Espírito Santo a declarar em que termos, com que caráter e com que temperamento mental Deus estenderia o perdão dos pecados. Não era autoridade perdoar indivíduos, mas estabelecer em todas as igrejas os termos e condições em que os homens poderiam ser perdoados, com a promessa de que Deus confirmaria tudo o que ensinavam; que todos possam ter certeza do perdão que cumpra esses termos; e que aqueles que não cumpriram não deveriam ser perdoados, mas que seus pecados deveriam ser retidos. Esta comissão está o mais longe possível da autoridade que os católicos romanos reivindicam de perdoar pecados e de pronunciar perdão.

Comentário de E.W. Bullinger

pecados . App-128.

remeter. Grego. aphiemi. Sempre traduzido em outro lugar “perdoe” , quando se refere pecados ou dívidas. Essa autoridade concedida aos apóstolos e outros continuou em vigor com outros “dons” até Atos 28, que registra a rejeição final do Reino. Suponha que a “Igreja” de Ef 1 tenha alguma participação neles não é justamente dividir a Palavra da Verdade, mas introduzir perplexidade e confusão. Veja Marcos 16:17 e App-167.

Comentário de John Calvin

23. A todos cujos pecados você deve perdoar. Aqui, inquestionavelmente, nosso Senhor abraçou, em poucas palavras, a soma do Evangelho; pois não devemos separar esse poder de perdoar pecados do ofício de ensino, com o qual ele está intimamente conectado nesta passagem. Cristo havia dito um pouco antes: assim como o Pai vivo me enviou, também eu vos envio (207) Ele agora faz uma declaração do que se pretende e do que se entende por esta embaixada, somente ele se entrelaçou nessa declaração o que era necessário, que ele lhes deu seu Espírito Santo, a fim de que nada pudessem ter.

O principal objetivo de pregar o Evangelho é que os homens se reconciliem com Deus, e isso é realizado pelo perdão incondicional dos pecados; como Paulo também nos informa, quando chama o Evangelho, por esse motivo, o ministério da reconciliação ( 2 Coríntios 5:18 .) Muitas outras coisas, sem dúvida, estão contidas no Evangelho, mas o principal objetivo que Deus pretende realizar por isso, é receber homens a favor, não imputando seus pecados. Se, portanto, desejamos mostrar que somos fiéis ministros do Evangelho, devemos prestar nossa mais sincera atenção a esse assunto; pois o principal ponto de diferença entre o evangelho e a filosofia pagã reside nisto: o evangelho faz com que a salvação dos homens consista no perdão dos pecados pela graça gratuita. Esta é a fonte de outras bênçãos que Deus concede, como, por exemplo, que Deus nos ilumina e nos regenera pelo seu Espírito, que ele nos forma de novo à sua imagem, que ele nos arma com firmeza inabalável contra o mundo e Satanás. Assim, toda a doutrina da piedade, e a edificação espiritual da Igreja, repousa sobre esse fundamento: que Deus, tendo nos absolvido de todos os pecados, nos adota como filhos de Deus pela graça gratuita.

Enquanto Cristo ordena aos apóstolos que perdoem pecados, ele não lhes transmite o que é peculiar a si mesmo. Pertence a ele perdoar pecados. Essa honra, na medida em que pertence particularmente a si mesmo, ele não se rende aos apóstolos, mas ordena que, em seu nome, proclame o perdão dos pecados, para que , por meio deles, possa reconciliar os homens com Deus. Em suma, propriamente falando, é ele quem perdoa os pecados por meio de seus apóstolos e ministros. (208)

Mas pode-se perguntar: Como ele os designa como testemunhas ou anunciadores dessa bênção, e não seus autores, por que ele exalta o poder deles em termos tão elevados? Eu respondo, ele fez isso para confirmar sua fé. Nada é mais importante para nós do que ser capaz de crer firmemente que nossos pecados não são lembrados diante de Deus. Zacarias, em seu cântico, chama isso de conhecimento da salvação ( Lucas 1:77 😉 e, como Deus emprega o testemunho dos homens para provar isso, a consciência nunca cederá a ele, a menos que perceba o próprio Deus falando em sua pessoa. Paulo diz,

Nós exortamos você a se reconciliar com Deus, como se Cristo rogasse por você,
( 2 Coríntios 5:20 .)

Vemos agora a razão pela qual Cristo emprega termos tão magníficos, para elogiar e adornar o ministério que ele concede e ordena aos apóstolos. É que os crentes podem estar plenamente convencidos de que o que ouvem a respeito do perdão dos pecados é ratificado e não menos valoriza a reconciliação oferecida pela voz dos homens do que se o próprio Deus estendeu a mão do céu. E a Igreja recebe diariamente o benefício mais abundante dessa doutrina, quando percebe que seus pastores são divinamente ordenados como fiadores para a salvação eterna, e que não deve se distanciar para buscar o perdão dos pecados, que está comprometido com seus pecados. Confiar em.

Também não devemos estimar menos esse tesouro inestimável, porque ele é exibido em vasos de barro; mas temos motivo de ação de graças a Deus, que conferiu aos homens uma honra tão elevada, que os torna embaixadores e adjuntos de Deus e de seu Filho, ao declarar o perdão dos pecados. Há fanáticos que desprezam esta embaixada; mas deixe-nos saber que, ao fazê-lo, pisam o sangue de Cristo.

Mais absurdamente, os papistas torturam essa passagem, para apoiar suas absolutas mágicas. Se alguém não confessa seus pecados aos ouvidos do padre, ele não tem o direito, na opinião deles, de esperar perdão; pois Cristo pretendia que os pecados fossem perdoados pelos apóstolos, e eles não podem absolver sem ter examinado o assunto; portanto, a confissão é necessária. Esse é o seu belo argumento. (209) Mas eles caem em um erro estranho, quando passam pelo ponto mais importante da questão; ou seja, que esse direito foi concedido aos apóstolos, a fim de manter o crédito do Evangelho, que eles haviam sido comissionados a pregar. Pois Cristo não designa aqui confessores, para investigar minuciosamente cada pecado por meio de murmúrios baixos, mas pregadores de seu Evangelho, que farão ouvir sua voz e que selarão no coração dos crentes a graça da expiação obtida através de Cristo. Devemos, portanto, manter o modo de perdoar pecados, para saber qual é esse poder que foi concedido aos apóstolos.

E àqueles cujos pecados você retém. Cristo acrescenta esta segunda cláusula, a fim de aterrorizar os desprezadores de seu Evangelho, para que eles saibam que não escaparão da punição por esse orgulho. Como a embaixada da salvação e da vida eterna foi entregue aos apóstolos, por outro lado, eles foram armados de vingança contra todos os ímpios, que rejeitam a salvação oferecida a eles, como Paulo ensina ( 2 Coríntios 10. : 6. ) Mas isso é colocado por último em ordem, porque era apropriado que o projeto verdadeiro e real de pregar o Evangelho fosse exibido pela primeira vez. O fato de estarmos reconciliados com Deus pertence à natureza do Evangelho; pode-se dizer que os crentes são julgados pela vida eterna por estarem acidentalmente conectados a ela. (210) Por esse motivo, Paulo, na passagem que citei recentemente, quando ameaça vingança contra os incrédulos, acrescenta imediatamente:

depois que sua obediência tiver sido cumprida,
( 2 Coríntios 10: 6 😉

pois ele quer dizer que pertence particularmente ao Evangelho convidar todos à salvação, mas que é acidental que isso traga destruição a alguém.

Deve-se observar, no entanto, que todo aquele que ouve a voz do Evangelho, se não aceita o perdão dos pecados que lhe são prometidos, está sujeito à condenação eterna; pois, como é um salvador vivo para os filhos de Deus, assim para aqueles que perecem é o sabor da morte para a morte ( 2 Coríntios 2:16 .) Não que a pregação do Evangelho seja necessária para condenar os réprobos, pois, por natureza, estamos todos perdidos e, além da maldição hereditária, cada um se dedica a causas adicionais de morte, mas porque a obstinação daqueles que desprezam o Filho de Deus de maneira consciente e voluntária merece uma punição muito mais severa.

Como o Pai Vivo me enviou, e eu vivo pelo Pai

e João 20:21 , como o Pai me enviou, eu também vos envio. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

A quem pecar que você remeter – Veja as notas em Mateus 16:19 ; Mateus 18:18 . É certo que somente Deus pode perdoar pecados; e não seria apenas blasfêmia, mas grosseiramente absurdo, dizer que qualquer criatura poderia remeter a culpa de uma transgressão cometida contra o Criador. Os apóstolos receberam do Senhor a doutrina da reconciliação e a doutrina da condenação. Aqueles que creram no Filho de Deus, em conseqüência de sua pregação, tiveram seus pecados remidos; e aqueles que não acreditavam foram declarados sob condenação. O leitor deve consultar a nota mencionada acima, onde o costume a que nosso Senhor faz alusão é particularmente considerado. Dr. Lightfoot supõe que o poder da vida e da morte, e o poder de entregar a Satanás, que foi concedido aos apóstolos, é aqui mencionado. Este era um poder que os apóstolos primitivos possuíam exclusivamente.

Comentário de John Wesley

A quem quer que pecareis remetidos, eles são remetidos a eles; e cujos pecados retestes, eles são retidos.

A quem pecar você remeter – (de acordo com o teor do Evangelho, isto é, supondo que se arrependam e crer), eles serão remidos e, a quem reter todos os pecados (supondo que permaneçam impenitentes), serão retidos. Até agora está claro. Mas aqui surge uma dificuldade. Não são remidos os pecados de quem realmente se arrepende e, sem crença em Cristo, sem Cristo, sem absolvição sacerdotal? E os pecados de quem não se arrepende ou crê, são retidos mesmo com ele? O que implica então esta comissão? Pode implicar mais do que: 1. Um poder de declarar com autoridade os termos cristãos de perdão; de quem são os pecados remidos e de quem são retidos? Como em nossa forma diária de absolvição; e 2. Um poder de infligir e remeter censuras eclesiásticas? Ou seja, excluir e readmitir em uma congregação cristã.

Referências Cruzadas

Mateus 16:19 – Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus”.

Mateus 18:18 – “Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu.

Marcos 2:5 – Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os seus pecados estão perdoados”.

Atos dos Apóstolos 2:38 – Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

Atos dos Apóstolos 10:43 – Todos os profetas dão testemunho dele, de que todo aquele que nele crê recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome”.

Atos dos Apóstolos 13:38 – “Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados.

1 Coríntios 5:4 – Quando vocês estiverem reunidos em nome de nosso Senhor Jesus, estando eu com vocês em espírito, estando presente também o poder de nosso Senhor Jesus Cristo,

2 Coríntios 2:6 – A punição que lhe foi imposta pela maioria é suficiente.

Efésios 2:20 – edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,

1 Timóteo 1:20 – Entre eles estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *