Estudo de Marcos 2:5 – Comentado e Explicado

Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: "Filho, perdoados te são os pecados."
Marcos 2:5

Comentário de Joseph Benson

Marcos 2: 5-12 . Quando Jesus viu a fé deles – A fé dos portadores do paralítico, bem como do próprio paralítico, manifestada por eles terem feito esses esforços extraordinários para trazê-lo a Jesus, teve compaixão da pessoa aflita e, anteriormente, de sua cura , declarou publicamente que seus pecados foram perdoados. Mas havia alguns dos escribas, etc. Veja de onde vem a primeira ofensa! – Até agora, nenhuma das pessoas simples e iletradas ficou ofendida. Todos eles se regozijaram na luz, até que esses homens de conhecimento vieram, para colocar trevas em luz e luz em trevas. Nós a todos esses guias cegos! Seria bom para eles se nunca tivessem nascido. Ó Deus, nunca permita que eu ofenda um dos teus simples! Mais cedo, deixei minha língua se apegar ao céu da minha boca! Esses escribas, ouvindo o que Cristo disse, foram extremamente provocados. E, embora não tenham encontrado abertamente falhas, disseram em suas próprias mentes, ou, talvez, sussurraram um para o outro: Por que esse homem fala blasfêmias? – “A palavra ß?asf?µ?a , blasfêmia, em escritos profanos, significa calúnia, calúnia ou qualquer tipo de linguagem ofensiva. Mas, nas Escrituras, denota discursos ofensivos contra o ser, atributos ou operações de Deus, como quando atribuímos a Deus as fraquezas dos homens, ou aos homens as perfeições e operações de Deus; significa também discursos irreverentes, dirigidos imediatamente a Deus, como quando amaldiçoamos a Deus, como a esposa de Jó desejava que ele fizesse. ” Macknight. O significado da palavra aqui é: Por que esse sujeito arrogantemente assume para si o que pertence a Deus? um sentido que tem 16:65, e em outras passagens. Esses fariseus e mestres da lei, ignorando a divindade de nosso Senhor, pensaram que ele era culpado de blasfêmia por fingir perdoar ao homem seus pecados, porque era uma suposição do que Deus havia declarado ser sua prerrogativa incomunicável, Isaías 43:25 . Então Jesus, sabendo tudo o que passou, imediatamente discutiu com eles sobre o assunto de seus pensamentos, pelo qual ele os deu a entender que era impossível qualquer pensamento entrar em suas mentes sem o seu conhecimento, e consequentemente provou ser dotado de o onisciente Espírito de Deus. Em seguida, ele demonstrou, pelo que disse a eles, que o poder que afirmava realmente pertencia a ele, exigindo: ” É mais fácil dizer? Ou seja, com autoridade, para efetuar o que é dito;” Teus pecados sejam perdoados, ou para dizer ( para ordenar, como a palavra e?pe?? significa frequentemente). Levante-se e ande – Isso é, mais fácil, perdoar pecados ou remover o que é infligido como punição? Os fariseus não podiam deixar de sentir que essas coisas eram a mesma coisa e, portanto, deveriam ter reconhecido que o poder que exercia uma poderia realmente fazer a outra também. Se for objetado a isso, que os profetas de antigos operaram curas milagrosas de doenças, mas nunca reivindicaram o poder de perdoar pecados, nem podiam reivindicá-lo; a resposta é que os casos são amplamente diferentes; nenhum dos profetas jamais fingiu fazer milagres por seu próprio poder, como Jesus fez. Os fariseus que não responderam, Jesus, sem se incomodar mais (exceto para dizer-lhes que o que ele estava prestes a fazer demonstraria seu poder na terra de perdoar pecados) se voltaram para o paralítico e pediram que ele se levantasse e levasse longe de sua cama. E, logo que as palavras foram pronunciadas, a cura foi realizada: o homem se tornou ativo e forte em um instante. Ele se levantou, pegou sua cama com um vigor surpreendente e partiu, espantado consigo mesmo, e suscitando espanto em todos que o contemplavam. Os fariseus, de fato, ao que parece, ficaram apenas confusos; mas o resto do povo não ficou apenas impressionado, mas afetado com um alto grau de reverência a Deus e admiração de seu poder e bondade, glorificando-o e dizendo: Nunca vimos isso dessa maneira!

Comentário de E.W. Bullinger

Jesus . App-98.

Serra. Grego. eidon. App-133.

a fé deles . Não podemos excluir a fé do próprio paralítico, que sem dúvida convenceu os quatro a fazer isso por ele.

Filho , grego. Teknon . Mar App-108.

teus pecados sejam perdoados. Assim proclamando Sua Deidade, sendo o segundo assunto de Seu Ministério. Veja App-119.

pecados. Veja App-128.

Comentário de Scofield

pecados

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Referências Cruzadas

Gênesis 22:12 – “Não toque no rapaz”, disse o Anjo. “Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho. “

Jó 33:17 – para previnir o homem das suas más ações e livrá-lo do orgulho,

Salmos 32:1 – Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!

Salmos 90:7 – Somos consumidos pela tua ira e aterrorizados pelo teu furor.

Salmos 103:3 – É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças,

Isaías 38:17 – Foi para o meu benefício que tanto sofri. Em teu amor me guardaste da cova da destruição; lançaste para trás de ti todos os meus pecados,

Isaías 53:11 – Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.

Mateus 9:2 – Alguns homens trouxeram-lhe um paralítico, deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Tenha bom ânimo, filho; os seus pecados estão perdoados”.

Mateus 9:22 – Voltando-se, Jesus a viu e disse: “Ânimo, filha, a sua fé a curou! ” E desde aquele instante a mulher ficou curada.

Marcos 2:9 – Que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se, pegue a sua maca e ande’?

Marcos 5:34 – Então ele lhe disse: “Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento”.

Lucas 5:20 – Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: “Homem, os seus pecados estão perdoados”.

Lucas 7:47 – Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama”.

Lucas 8:48 – Então ele lhe disse: “Filha, a sua fé a curou! Vá em paz”.

João 2:25 – Não precisava que ninguém lhe desse testemunho a respeito do homem, pois ele bem sabia o que havia no homem.

João 5:14 – Mais tarde Jesus o encontrou no templo e lhe disse: “Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça”.

Atos dos Apóstolos 5:31 – Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados.

Atos dos Apóstolos 11:23 – Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fiéis ao Senhor, de todo o coração.

Atos dos Apóstolos 14:9 – Ele ouvira Paulo falar. Quando Paulo olhou diretamente para ele e viu que o homem tinha fé para ser curado,

1 Coríntios 11:30 – Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram.

2 Coríntios 2:10 – Se vocês perdoam a alguém, eu também perdôo; e aquilo que perdoei, se é que havia alguma coisa para perdoar, perdoei na presença de Cristo, por amor a vocês,

Efésios 2:8 – Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

Colossenses 3:13 – Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.

1 Tessalonicenses 1:3 – Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

Tiago 2:18 – Mas alguém dirá: “Você tem fé; eu tenho obras”. Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.

Tiago 5:15 – E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *