Estudo de João 21:1 – Comentado e Explicado

Depois disso, tornou Jesus a manifestar-se aos seus discípulos junto ao lago de Tiberíades. Manifestou-se deste modo:
João 21:1

Comentário de Albert Barnes

O mar de Tiberíades – também chamado de mar da Galiléia, estando situado na Galiléia. Veja as notas em Mateus 4:18 . Nesse lugar, Jesus prometeu encontrá-los, Marcos 14:28 ; Marcos 16: 7 ; Mateus 26:32 ; Mateus 28:10 . Esta entrevista de Jesus é apenas mencionada por Mateus Mateus 28:16 e é omitida por Marcos e Lucas. Esta é a razão pela qual João relata tão particularmente o que ocorreu lá. A Galiléia era um lugar aposentado onde eles estariam livres de perigo e, portanto, era uma situação segura e conveniente para Jesus encontrá-los, a fim de lhes dar suas últimas instruções.

Neste sentido – assim. Desta maneira.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

Depois dessas coisas. Uma nota de tempo frequente em John. Ver João 3:22 ; João 5: 1 , João 5:14 ; João 6: 1 ; João 7: 1 ; João 13: 7 ; João 19:38 .

Depois . Grego. meta. App-104.

Jesus. App-98.

mostrado = manifestado. Grego. fanero. App-106 . v; não apenas se apresentou, mas revelou Seu poder e glória. Ver João 2:11 . Não é a mesma palavra que João 14:21 , João 14:22 , que é empitanizo. App-106.

at = upon. Grego. epi. App-104.

neste sentido = assim.

Comentário de John Calvin

1. Depois dessas coisas, Jesus se manifestou novamente. O evangelista ainda trabalha para provar a ressurreição de Cristo e relata que ele apareceu a sete discípulos, entre os quais menciona Tomé, não por respeito a ele, tanto quanto porque seu testemunho deveria ser o mais prontamente acreditado na proporção de a obstinação de sua incredulidade. O evangelista entra suficientemente em detalhes; pois ele recolhe cuidadosamente todas as circunstâncias que contribuem para provar a verdade da história. Mencionamos anteriormente que o lago de Tiberíades, de acordo com o costume hebraico, é chamado de mar de Tiberíades.

Comentário de Adam Clarke

Jesus se mostrou novamente – Depois que nosso Senhor apareceu várias vezes às mulheres e aos apóstolos em Jerusalém e na tumba, ordenou que eles fossem para a Galiléia, dando-lhes a promessa de encontrá-los ali: Mateus 28: 7 ; Marcos 16: 7 . Essa promessa, achamos que ele cumpriu da maneira como João se relaciona aqui. Esta foi a sétima aparição de nosso Senhor após a ressurreição. Mateus, Mateus 28:16 , apenas mencionou: disso, o restante dos evangelistas não diz nada, e essa é a razão pela qual João o dá tão particularmente.

Comentário de Thomas Coke

João 21: 1 . Depois destas coisas, Jesus, etc. – Como todos os homens entre os judeus deviam, pela lei de Moisés, reparar três vezes por ano a Jerusalém, na páscoa ou na festa dos pães ázimos, no pentecostes e na festa dos tabernáculos; assim, os apóstolos e discípulos que haviam subido da Galiléia a Jerusalém, principalmente para assistir ao seu Mestre, continuaram, em obediência à lei, como eram obrigados a fazer, em Jerusalém, até o fim do festival. Lá Jesus apareceu a eles uma segunda vez, oito dias após a sua aparição anterior, estando São Tomás com eles, cap. João 20:26 . A próxima aparição foi no mar de Tiberíades, também chamado de mar da Galiléia; e isto é expressamente dito: João 21:14 é a terceira vez que Jesus se mostra; de onde é evidente que a aparição em uma montanha na Galiléia, mencionada por São Mateus 28:16 ; Mateus 28:20 foi subsequente ao que é mencionado por São João; e também estava em um lugar diferente, em uma montanha; enquanto que o último era no mar de Tiberíades. Três razões podem ser designadas para o encontro de nosso Salvador com seus discípulos na Galiléia. A Galiléia era o país em que ele residia há mais de trinta anos, onde começou a pregar o reino de Deus e a declarar e evidenciar sua missão divina por milagres; de modo que ele deve necessariamente ser conhecido e ter mais seguidores naquele país do que em qualquer outra região da Judéia. E, portanto, uma razão para ele se mostrar na Galiléia depois de ressuscitar dentre os mortos, parece ter sido que, onde ele era conhecido pessoalmente por tantas pessoas, ele poderia ter o maior número de testemunhas competentes de sua ressurreição. Em segundo lugar, a Galiléia também era o país natal da maior parte, se não de todos, de seus apóstolos, etc. Lá eles sustentavam a si mesmos e suas famílias, pelo menos alguns deles, por ocupações más e trabalhosas. Uma condição de vida tão estreita e tão necessária deve ter tornado uma longa ausência dali altamente inconveniente no momento da colheita da cevada, que sempre caía na época da Páscoa. Assim que a solenidade pascal terminou, que os deteve em Jerusalém por uma semana inteira, é natural supor que eles voltariam à Galiléia; sobre a suposição de que nosso Salvador prometeu que iria adiante deles para a Galiléia, cuja expressão notável foi novamente usada pelo anjo Mateus 28: 7 e pelo próprio Jesus João 21:10 . O comando na última passagem deve ser tomado como uma confirmação de sua promessa de encontrá-los na Galiléia, Marcos 16: 7 e um forte incentivo para que eles dependam do desempenho dele. Prepará-los, portanto, gradualmente, para as aflições e mortificações que iriam assistir à pregação do evangelho, e dar-lhes a oportunidade de ver e prover suas famílias, a quem, em geral, talvez em breve se despedissem para sempre; seu gracioso Senhor não apenas lhes permitiu retornar à Galiléia; mas prometeu encontrá-los lá, e de fato os encontrou lá, não apenas uma vez, mas várias vezes; uma vez que as razões que exigiam a volta dos apóstolos para lá eram tão fortes para continuar ali até que a festa da semana, ou o pentecostes, os chamasse a partir daí. Outra razão para encontrar seus discípulos na Galiléia pode ser deduzida do que São Lucas nos diz sobre os assuntos que nosso Senhor habitou nessas ocasiões, a saber. “as coisas pertencentes ao reino de Deus”. Era necessário que eles fossem totalmente instruídos nas doutrinas que deveriam pregar; tenha alguma visão das esperanças e incentivos que deveriam apoiá-los sob os perigos que eles deveriam esperar; têm muitos preconceitos inveterados enraizados e são fortalecidos com coragem e constância, e um desrespeito e desprezo pelas dificuldades, perigos, dores e morte. Para esses propósitos, nada mais poderia conduzir do que visitas freqüentes de seu Senhor; e, evidentemente, parecerá que nenhum lugar poderia ser mais apropriado para essas reuniões do que a Galiléia, se considerarmos que os apóstolos, tendo suas habitações naquele país, possam residir lá sem suspeitar e se reunir sem nenhum medo dos perseguidores de seu Mestre. ; pois a Galiléia estava sob a jurisdição de Herodes. Visto que, se tivessem permanecido em Jerusalém e continuado freqüentemente a se reunir, os principais sacerdotes e anciãos, cujo ódio ou apreensão de Jesus não foram extinguidos por sua morte, sem dúvida teriam causado tais interrupções nessas reuniões e jogado tais obstáculos no assim, como deve ter exigido que nosso Senhor interponha seu poder milagroso para impedi-los ou removê-los. Agora, como todas essas conveniências podem ser evitadas pelo encontro de nosso Salvador com seus discípulos na Galiléia, é mais agradável à sabedoria de Deus supor que essas reuniões freqüentes tenham ocorrido na Galiléia e mais análogas aos procedimentos do próprio Senhor, que, sendo em perigo pelos escribas e fariseus, não andaria em Jewry, cap. João 7: 1 . Veja as notas em João 21:14 ; João 21:24 .

Referências Cruzadas

Mateus 26:32 – Mas, depois de ressuscitar, irei adiante de vocês para a Galiléia”.

Mateus 28:7 – Vão depressa e digam aos discípulos dele: ‘Ele ressuscitou dentre os mortos e está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão’. Notem que eu já os avisei”.

Mateus 28:16 – Os onze discípulos foram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes indicara.

Marcos 16:7 – Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro: ‘Ele está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão, como ele lhes disse’ “.

João 6:1 – Algum tempo depois Jesus partiu para a outra margem do mar da Galiléia ( ou seja, do mar de Tiberíades ),

João 6:23 – Então alguns barcos de Tiberíades aproximaram-se do lugar onde o povo tinha comido o pão após o Senhor ter dado graças.

João 20:19 – Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês! “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *