Estudo de Mateus 28:7 – Comentado e Explicado

Ide depressa e dizei aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos. Ele vos precede na Galiléia. Lá o haveis de rever, eu vo-lo disse.
Mateus 28:7

Comentário de Albert Barnes

Diga a seus discípulos – Marcos acrescenta particularmente: “conte a Pedro”. Essa foi uma mensagem gentil para Pedro, que havia recentemente negado seu Senhor. Seria para animá-lo com desânimo e garantir que seu pecado havia sido perdoado; e mostra o terno amor e lembrança de Jesus, mesmo por seus amigos infiéis.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 28: 7 . Vá depressa e diga a seus discípulos – Marcos diz e Pedro – Comunique essas boas novas a seus discípulos de luto, e particularmente a Pedro, que está tão sobrecarregado de tristeza por causa de sua queda tardia; e assegura-lhes ainda mais que ele vai adiante deles para a Galiléia; e que ali o verão – em sua aparência a todos juntos. Mas o gracioso Senhor deles não estaria ausente por tanto tempo entre os onze e vários outros; ele apareceu para eles várias vezes antes disso. Eu já lhe disse : uma confirmação solene do que ele havia dito. Esta mensagem, bem como a do próprio Jesus, Mateus 28: 9-10 , foi enviada a todos os discípulos, e não aos apóstolos em particular. A razão pode ter sido essa: nosso Senhor pretendendo visitar seus apóstolos naquela mesma noite, não houve ocasião para ordená- los à Galiléia para vê-lo. Mas como a maioria de seus discípulos estava agora em Jerusalém, celebrando a páscoa, pode-se imaginar facilmente que, ao receber as notícias da ressurreição de seu Mestre, muitos deles resolveriam ficar na expectativa de encontrar-se com ele; algo que deve ter sido muito inconveniente para eles naquela época do ano, quando a colheita estava prestes a começar, o maço de primícias sempre sendo oferecido no segundo dia da semana da páscoa. Portanto, para evitar que eles ficassem tanto tempo longe de casa, a mensagem mencionada foi enviada, orientando-os a voltar para a Galiléia, com a certeza de que deveriam ter o prazer de ver seu Senhor ali e, dessa maneira, ser feliz com a suspeita de sua presença. sendo um impostor, que sem dúvida surgira em suas mentes quando o viram expirar na cruz. E eles partiram rapidamente (diz Marcos: Eles saíram rapidamente e fugiram ) do sepulcro – Ou seja, depois de entrarem na tumba, como o anjo desejava que eles fizessem, para que pudessem ter total satisfação a respeito da ressurreição de seu Senhor: com medo e grande alegria – Medo, causado pelo aparecimento do mensageiro celestial e pela natureza extraordinária das coisas que eles haviam visto; e grande alegria pelas boas novas que receberam e, portanto, foram comissionados para se comunicar. Marcos menciona apenas o medo deles, que ele pinta em cores fortes, dizendo: Eles tremeram, ficaram maravilhados e com muito medo. É provável, no entanto, pelo que Mateus diz, e pela natureza dos eventos que causaram essa estranha mistura de paixões contrárias, que a alegria deles predominou: E correu para dar a palavra aos discípulos – Com toda a velocidade possível, regozijando-se em sejam os mensageiros de tais boas novas.

Comentário de E.W. Bullinger

o morto. Veja App-139. (Plural)

into = até. Grego. eis.

Galiléia. App-169.

Vejo. Grego. opsomai. App-133.

Comentário de John Calvin

7. E vá depressa e conte aos discípulos. Aqui Deus, pelo anjo, confere extraordinária honra às mulheres, ordenando-as a proclamar aos próprios apóstolos o ponto principal de nossa salvação. No relato de Marcos, eles são expressamente ordenados a levar essa mensagem a Pedro; não porque ele era naquele tempo mais alto do que os outros, mas porque seu crime, que era tão vergonhoso, precisava de consolo peculiar para assegurar-lhe que Cristo não o havia rejeitado, embora ele tivesse caído de maneira cruel e perversa. Ele já havia entrado no sepulcro e contemplado os vestígios da ressurreição de Cristo; mas Deus negou-lhe a honra, que pouco depois conferiu às mulheres, de ouvir dos lábios do anjo que Cristo havia ressuscitado. E, de fato, a grande insensibilidade sob a qual ele ainda trabalhava é evidente pelo fato de que ele novamente fugia tremendo para se esconder, como se não tivesse visto nada, enquanto Maria se sentava para chorar na sepultura. Não se pode duvidar, portanto, que ela e seus companheiros, ao contemplarem o anjo, obtivessem a recompensa de sua paciência.

E eis que ele vai adiante de ti para a Galiléia. Quando o anjo enviou os discípulos para a Galiléia, ele o fez, creio, para que Cristo se tornasse conhecido por um grande número de pessoas; pois sabemos que ele viveu muito tempo na Galiléia. Ele pretendia também dar a seus seguidores maior liberdade, para que, pelas próprias circunstâncias de sua aposentadoria, eles gradualmente adquirissem coragem. Além disso, por estarem acostumados com os lugares, eles foram ajudados a reconhecer seu Mestre com maior certeza; pois era apropriado adotar todos os métodos para confirmá-los, para que nada estivesse querendo completar a certeza de sua fé.

Eu já te disse. Por esse modo de falar, o anjo assegura sinceramente que o que é dito é verdadeiro. Ele afirma isso, não por si mesmo, como se tivesse sido o primeiro a sugerir, mas dá sua assinatura à promessa de Cristo; e, portanto, no relato de Marcos, ele apenas recorda em sua lembrança as próprias palavras de Cristo. Lucas continua o discurso ainda mais, dizendo que os discípulos foram informados por Cristo de que ele deve ser crucificado e ressuscitar no terceiro dia. Mas o significado é o mesmo; pois juntamente com sua ressurreição, ele havia predito sua morte. Ele então acrescenta:

Comentário de Adam Clarke

Vá depressa e diga a seus discípulos: Assim, essas mulheres fiéis proclamam o Evangelho àquelas que depois seriam as professoras de toda a raça humana! Eis a honra que Deus coloca sobre os que perseveram em sua verdade e continuam a reconhecê-lo diante dos homens!

Que ele ressuscitou dentre os mortos – Há um notável ditado de R. Judah Hakkodesh, que alguns críticos citam sobre esse assunto: “Depois de três dias a alma do Messias retornará ao seu corpo, e ele sairá dessa pedra”. em que ele será enterrado “.

Vai antes de você na Galiléia – como ele próprio prometeu, Mateus 26:32 .

Comentário de John Wesley

E vá depressa e diga a seus discípulos que ele ressuscitou dentre os mortos; e eis que ele vai adiante de ti para a Galiléia; ali o vereis; eis que eu te disse.

Lá o vereis – Em sua aparição solene a todos eles juntos. Mas o gracioso Senhor deles não ficaria ausente por tanto tempo: ele lhes apareceu várias vezes antes disso.

Eu já lhe disse : uma confirmação solene do que ele havia dito.

Referências Cruzadas

Isaías 44:8 – Não tremam, nem tenham medo. Não anunciei isto e não o predisse muito tempo atrás? Vocês são minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não existe nenhuma outra Rocha; não conheço nenhuma. “

Isaías 45:21 – Declarem o que deve ser, apresentem provas. Que eles juntamente se aconselhem. Quem há muito predisse isto, quem o declarou desde o passado distante? Não fui eu, o Senhor? E não há outro Deus além de mim, um Deus justo e salvador; não há outro além de mim.

Mateus 24:25 – Vejam que eu os avisei antecipadamente.

Mateus 26:32 – Mas, depois de ressuscitar, irei adiante de vocês para a Galiléia”.

Mateus 28:10 – Então Jesus lhes disse: “Não tenham medo. Vão dizer a meus irmãos que se dirijam para a Galiléia; lá eles me verão”.

Mateus 28:16 – Os onze discípulos foram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes indicara.

Marcos 14:28 – Mas, depois de ressuscitar, irei adiante de vocês para a Galiléia”.

Marcos 16:7 – Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro: ‘Ele está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão, como ele lhes disse’ “.

Marcos 16:10 – Ela foi e contou aos que com ele tinham estado; eles estavam lamentando e chorando.

Marcos 16:13 – Eles voltaram e relataram isso aos outros; mas também nestes eles não creram.

Lucas 24:9 – Quando voltaram do sepulcro, elas contaram todas estas coisas aos Onze e a todos os outros.

Lucas 24:22 – Algumas das mulheres entre nós nos deram um susto hoje. Foram de manhã bem cedo ao sepulcro

Lucas 24:34 – que diziam: “É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão! “

João 14:29 – Isso eu lhes disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam.

João 16:4 – Estou lhes dizendo isto para que, quando chegar a hora, lembrem-se de que eu os avisei. Não lhes disse isso no princípio, porque eu estava com vocês”.

João 20:17 – Jesus disse: “Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês”.

João 21:1 – Depois disso Jesus apareceu novamente aos seus discípulos, à margem do mar de Tiberíades. Foi assim:

1 Coríntios 15:4 – foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras,

1 Coríntios 15:6 – Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *