Estudo de João 6:1 – Comentado e Explicado

Depois disso, atravessou Jesus o lago da Galiléia {que é o de Tiberíades.}
João 6:1

Comentário de Albert Barnes

Jesus foi – Foi para o lado leste do mar. O lugar para onde ele foi foi Betsaida, Lucas 9:10 . O relato desse milagre de alimentar os cinco mil também está registrado em Mateus 14: 13-21 ; Marcos 6: 32-44 ; Lucas 9: 10-17 . João acrescentou algumas circunstâncias omitidas pelos outros evangelistas.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

Depois dessas coisas . Essa expressão ocorre sete vezes no evangelho de João; e “depois disso” três vezes.

Depois de. Grego. meta. App-104. Compare João 5: 1 .

Jesus. Veja App-98.

foi = foi embora.

do. O genitivo da relação. Veja App-17.

qual é o mar de. Esta é a tradução do genitivo “de” Tiberíades.

Tiberíades . A cidade ainda existe. Não foi visitado pelo Senhor e, portanto, não é culpado de rejeitá-Lo. Todas as cidades que O rejeitaram pereceram.

Comentário de John Calvin

1. Depois, Jesus foi. Embora João estivesse acostumado a colecionar aquelas ações e declarações de Cristo, que os outros três evangelistas haviam omitido, ainda nesta passagem, contrariando seu costume, ele repete a história de um milagre que eles relataram. Mas ele faz isso com o propósito expresso de passar deles para o sermão de Cristo, que foi entregue no dia seguinte em Cafarnaum, porque as duas coisas estavam conectadas; e, portanto, essa narrativa, embora os outros três evangelistas tenham em comum com ele, tem essa peculiaridade, que é direcionada a outro objeto, como veremos. Os outros evangelistas ( Mateus 14:13 ; Marcos 6:32 ; Lucas 9:10 ) afirmam que isso aconteceu logo após a morte de João Batista, ocasião em que as circunstâncias apontam a causa da partida de Cristo; pois quando os tiranos imprimem as mãos no sangue dos piedosos, eles se tornam mais cruéis, da mesma maneira que a bebida intemperada agrava a sede dos bêbados. Cristo, portanto, pretendia diminuir a fúria de Herodes por sua ausência. Ele usa o termo Mar da Galiléia como o lago de Gennesareth. Quando ele acrescenta que foi chamado de Mar de Tiberíades , ele explica mais completamente o local para onde Cristo se retirou; pois todo o lago não ostenta esse nome, mas apenas a parte dele contígua à margem em que Tiberíades estava situada.

Comentário de Adam Clarke

Depois dessas coisas – Esse é um tipo de expressão indefinida, da qual não consigo reunir nada em relação ao tempo em que essas coisas aconteceram. Não se trata de dúvida de transações no ano anterior.

Jesus atravessou o mar da Galiléia – ou, como alguns traduzem as palavras, ao lado do mar da Galiléia. De Lucas, Lucas 9:10 , aprendemos que este era um lugar deserto nas proximidades de Betsaida. O mar da Galiléia, Genesaret e Tiberíades, são os mesmos no Novo Testamento com o mar de Cinnereth no Velho. Tiberíades era uma cidade da Galiléia, situada no lado oeste do lago. Veja em João 6:22 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

João 6: 1 . Depois destas coisas isto é, algum tempo depois: pois São João passa por muitas transações relatadas pelos outros evangelistas; e talvez não tivesse dado essa narrativa, se não fosse pela preservação de um discurso notável de nosso Salvador, que, embora de grande importância, tenha sido omitido por outros historiadores sagrados. Veja Mateus 4:18 e os lugares paralelos.

Comentário de Spurgeon

João 6: 1-6 . Depois dessas coisas, Jesus passou pelo mar da Galiléia, que é o mar de Tiberíades. E uma grande multidão o seguiu, porque viram os milagres que ele fez sobre os enfermos. E Jesus subiu a um monte, e lá ele se sentou com seus discípulos. E a páscoa, festa dos judeus, estava próxima. Quando Jesus levantou os olhos e viu uma grande companhia vir a ele, disse a Filipe: De onde compraremos pão, para que estes comam? E isso ele disse para prová-lo: pois ele mesmo sabia o que faria.

Vale a pena refletir sobre esse versículo. Quantas vezes Cristo parece nos pedir enigmas e nos colocar em dificuldades, de modo que começamos a dizer: “O que acontecerá com isso? Como devemos escapar dessa tentação; ou como permaneceremos sob este julgamento? ” Ele mesmo sabe o que fará; e é uma coisa muito abençoada quando nossa fé, sendo provada, mostra-se forte o suficiente para deixar o fardo com quem pode suportá-lo e deixar a dificuldade com quem pode enfrentá-lo: “Ele mesmo sabia o que queria Faz.”

João 6: 7 . Filipe respondeu: Duzentos centavos de pão não lhes são suficientes, para que cada um deles tome um pouco.

Esse é o nosso caminho. Quando nossa fé é pequena, começamos a calcular os centavos desejados, e os fazemos parecer muito mais do que possuímos ou podemos juntar juntos. Isso não é fé, é razão – razão pobre, fraca e superficial, que esquece o Infinito e começa a calcular suas próprias forjas limitadas e insuficientes.

João 6: 8-10 . Um de seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe: Há um rapaz aqui, que tem cinco pães de cevada e dois peixes pequenos; mas o que há entre tantos? E Jesus disse: Faça os homens se sentarem. Agora havia muita grama no local. Então os homens se sentaram, em número de cerca de cinco mil.

Quando Cristo pede que os homens se sentem, ele tem um tapete delicado para eles se sentarem: “Havia muita grama no lugar”. Pode-se pensar que algumas dessas pessoas se recusariam a se sentar, pois não são todos que se sentam em uma mesa que não tem nada. Mas Deus sabe como mover o coração dos homens, e também essas pessoas. Se eles não tinham fé forte, ainda assim tinham fé suficiente para fazer o que lhes era pedido. Eu gostaria que todos tivéssemos tanta fé quanto isso.

João 6:11 . E Jesus pegou os pães; e, agradecendo, distribuiu aos discípulos, e os discípulos aos que foram postos; e da mesma forma dos peixes, tanto quanto eles.

“Tanto quanto eles fariam.” Observe essas palavras, pois elas são a regra nas festas de Cristo. Das coisas terrenas, ele nos dá o quanto precisamos; e das coisas celestes, tanto quanto gostaríamos! “Abre bem a tua boca, e eu a encherei.” “De acordo com a sua fé, seja para você.”

João 6: 12-13 . Quando eles foram preenchidos, ele disse a seus discípulos: Recolha os fragmentos que restam, para que nada se perca. Por isso os ajuntaram e encheram doze cestos com os fragmentos dos cinco pães de cevada que restavam além dos que haviam comido.

“Não desperdice, não queira”, a economia celestial deve ser praticada nas coisas de Deus. Cristo não é nada, mas ele não é um desperdiçador.

João 6:14 . Então aqueles homens, quando viram o milagre que Jesus fez, disseram: Isto é verdade que profeta que deveria vir ao mundo.

Eles foram convencidos pelo estômago. Eles chegaram a essa convicção apenas através de comer e beber, e essa fé que vem pelos sentidos não é fé alguma, ou é uma fé sensual que não pode salvar a alma. Essas pessoas, que chegaram a essa crença através do comer, eram muito pobres seguidores de Cristo, como ele lhes disse: “Vocês me procuram, não porque viram os milagres, mas porque comeram dos pães e foram cheios”.

Esta exposição consistia em leituras de João 6: 1-14 ; João 6: 30-45 .

Comentário de Spurgeon

João 6: 1-2 . Depois dessas coisas, Jesus passou pelo mar da Galiléia, que é o mar de Tiberíades. E uma grande multidão o seguiu, porque viram os milagres que ele fez sobre os enfermos.

Muitos deles curiosos querendo ver mais maravilhas, outros doentes, e ansiosos por serem curados. Onde quer que Jesus fosse, uma multidão ia com ele.

João 6: 3 . E Jesus subiu a um monte, e lá ele se sentou com seus discípulos.

Essa era sua postura frequente quando seus discípulos estavam reunidos ao seu redor. Ele se sentou à vontade e conversou com seus ouvintes. Ele não foi muito demonstrativo em sua oratória, mas falou calma e silenciosamente, e deixou a verdade para encontrar seu próprio caminho na mente e no coração dos homens.

João 6: 4-5 . E a Páscoa, uma festa dos judeus, estava próxima. Quando Jesus levantou os olhos e viu uma grande companhia vir a ele, disse a Filipe: De onde compraremos pão, para que estes comam?

Eles estavam em um lugar solitário no deserto, onde o povo não tinha meios de obter comida, e Jesus sabia que logo desmaiariam de fome, então ele consultou Philip sobre o que deveria ser feito. É uma grande bondade e condescendência da parte de nosso Senhor consultar seus seguidores; ele costumava fazer isso, não que precisasse de conselhos ou ajuda, mas porque eles precisavam ser ensinados a pensar e a agir para o bem dos outros.

João 6: 6 . E isso ele disse para prová-lo: pois ele mesmo sabia o que faria.

Observe o caráter complexo de Cristo; como homem, ele consultou Philip; como Deus, ele sabe de antemão o que fará.

João 6: 7 . Filipe respondeu: Duzentos centavos de pão não lhes são suficientes, para que cada um deles tome um pouco.

Duzentos pennyworth deve ter parecido uma quantidade enorme para o pobre Filipe, pois todos os discípulos de Cristo se tornaram pobres por segui-lo. A bolsa que Judas carregava provavelmente quase nunca tinha tanto quanto aquela. Se tudo fosse gasto, não ajudaria muito a alimentar cinco mil homens, além de mulheres e crianças.

João 6: 8-9 . Um de seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe: Há um rapaz aqui, que tem cinco pães de cevada e dois peixes pequenos; mas o que há entre tantos?

Esses pequenos peixes eram comumente curados e secos naquele lago, pequenos peixes muito parecidos com sardinha ou anchova, e eram comidos secos como um prazer com pão. Esse rapaz tinha cinco bolos de cevada e um par desses peixinhos, só isso.

João 6:10 . E Jesus disse: Faça os homens se sentarem. Agora havia muita grama no local. Então os homens se sentaram,

Jesus teria tudo feito decentemente e em ordem. O povo obedeceu à ordem de Cristo e sentou-se, como nos dizem Marcos, “em fileiras, por centenas e por cinquenta”. “Havia muita grama no local.” Nosso Senhor tem um tapete em sua sala de banquetes, um tapete que Salomão em toda a sua glória não poderia ter feito. “Havia muita grama no local. Então os homens se sentaram ”

João 6: 10-11 . Em número, cerca de cinco mil. E Jesus pegou os pães; e quando ele deu graças,

Entre os judeus, é sempre o dono da casa que dá graças. Eles não chamam uma criança a dizer graça, mas o pai da família, como um padre em sua própria casa, se levanta e pronuncia uma bênção sobre a comida. É um belo pensamento que Cristo assim se fez, como se fosse o pai daquela grande família, o chefe e o provedor daquele homem; milhares de pessoas.

João 6:11 . Ele distribuiu aos discípulos, e os discípulos aos que foram postos; e da mesma forma dos peixes, tanto quanto eles.

“Tanto quanto eles fariam.” Essa é a medida de Cristo para aqueles que se reúnem à sua mesa; é apenas a sua própria vontade que limita a quantidade de graça que você pode ter.

João 6: 12-13 . Quando eles foram preenchidos, ele disse a seus discípulos: Recolha os fragmentos que restam, para que nada se perca. Por isso os ajuntaram e encheram doze cestos com os fragmentos, dos cinco pães de cevada, que permaneciam acima e acima dos que haviam comido.

Lamento hoje que seja uma marca das pessoas muito pobres que elas geralmente sejam pessoas muito desperdiçadoras. Esses mendigos, que vieram apenas para serem alimentados, não ficaram satisfeitos em comer até ficarem satisfeitos, mas jogaram pedaços de pão, como frequentemente vejo nas ruas de Londres, grandes pedaços de pão jogados fora. Não deveria ser assim, pois o pão é o cajado da vida. Entre os egípcios, eles sempre têm um cuidado especial para que nunca uma porção de pão seja desperdiçada, nem deveria ser como em uma cidade como esta, onde há tantas pessoas que passam fome por falta de pão. Mas enquanto vejo o descuido e o desperdício da multidão, também noto o cuidado e a economia de Cristo. Aquele que podia fazer comida suficiente para alimentar os milhares à sua vontade ainda não desperdiçaria uma crosta. Penso que uma liberalidade generosa deve sempre ser consistente com uma economia rigorosa. Ouvi falar de alguém que chamou a porta de um homem rico para pedir uma assinatura e ele o ouviu repreendendo o criado por desperdiçar um fósforo. Ah! ele pensou: “Não tirarei nada dele”. No entanto, ele recebeu daquele mesmo homem uma assinatura maior do que de qualquer outra pessoa a quem ele chamou durante aquele dia. Cristo daria tudo, mas ele não desperdiçou nada; imitemos o exemplo dele.

João 6:14 . Então aqueles homens, quando viram o milagre que Jesus fez, disseram: Isto é verdade que profeta que deveria vir ao mundo.

Mas a fé que vem pelo caminho do estômago não vale muito. Se as pessoas são convertidas por pães e peixes, pães maiores e peixes maiores os farão seguir o outro caminho; conversos feitos assim são de pequeno valor.

João 6: 15-17 . Quando Jesus, portanto, percebeu que eles viriam e o levariam à força, para torná-lo rei, ele partiu novamente sozinho para uma montanha. E quando chegou a tarde, seus discípulos desceram ao mar, entraram em um navio e atravessaram o mar em direção a Cafarnaum. E agora estava escuro, e Jesus não foi a eles.

Então estava muito escuro. Ah, meus queridos amigos, talvez você saiba o que é ter problemas e lamentar um Senhor ausente. Esta é uma descrição direta de uma noite especialmente escura para os discípulos: “Agora estava escuro, e Jesus não havia vindo a eles”.

João 6: 18-19 . E o mar surgiu por causa de um grande vento que soprava. Então, depois de remarem cerca de cinco, vinte ou trinta outros dias, viram Jesus caminhando no mar, aproximando-se do navio; e ficaram com medo.

Você quer saber que eles estavam cheios de medo? Parecia uma visão tão estranha: um homem caminhando sobre as ondas do mar.

João 6:20 . Mas ele lhes disse: Não tenho medo.

Então eles devem ter se sentido à vontade logo que souberam que era Jesus quem caminhava em direção a eles sobre a água. Senhor, se for tu, o medo seria tolo da nossa parte; estamos muito contentes de ter tua companhia.

João 6:21 . Então eles o receberam de bom grado no navio; e imediatamente o navio estava na terra para onde eles foram.

Assim que Jesus estava com eles, eles estavam onde queriam estar. A presença de Cristo faz maravilhas para nós; logo estamos em nosso refúgio quando o Senhor do céu vem a nós.

Comentário de Spurgeon

João 6: 1-5 . Depois dessas coisas, Jesus passou pelo mar da Galiléia, que é o mar de Tiberíades. E uma grande multidão o seguiu, porque viram os milagres que ele fez sobre os enfermos. E Jesus subiu a um monte, e lá ele se sentou com seus discípulos. E a Páscoa, uma festa dos judeus, estava próxima. Quando Jesus levantou os olhos e viu uma grande companhia vir a ele,

Eles o ouviram o dia inteiro, e ele se afastou um pouco deles, mas eles o perseguiram morro acima, e eu não duvido que, ao trabalharem morro acima, mostrassem desmaio e cansaço, o que levou o Salvador a ver quanto eles precisavam de refresco.

João 6: 5-7 . Ele disse a Filipe: De onde compraremos pão, para que estes comam? E isso ele disse para prová-lo: pois ele mesmo sabia o que faria. Filipe respondeu: Duzentos centavos de pão não lhes são suficientes, para que cada um deles tome um pouco.

Os cálculos dos homens sobre as coisas divinas geralmente terminam em déficit. Duzentos pennyworth não é suficiente. Mas os cálculos de Cristo sempre terminam em equilíbrio, como veremos. “Reúna os fragmentos que restam, para que nada se perca.” Nós, no nosso melhor, ficamos aquém do esperado. Nosso abençoado Mestre não apenas faz o suficiente, mas em sua casa há pão suficiente e sobra.

João 6: 8-10 . Um de seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe: Há um rapaz aqui, que tem cinco pães de cevada e dois peixes pequenos; mas o que há entre tantos? E Jesus disse: Faça os homens se sentarem.

Ou deite-se, pois está, pois eles estavam acostumados a fazer isso nas festas, e Cristo gostaria que eles relaxassem e desfrutassem de seu descanso. “Faça os homens recostarem-se.”

João 6:10 . Agora havia muita grama no local.

Por isso, era uma esplêndida sala de jantar. Foi atapetado luxuosamente. Aprendemos com isso que era a primavera do leste, pois não havia muita grama; e, portanto, havia no salão de banquetes de Cristo o teto – era azul e o chão de grama verde. O que mais eles poderiam querer, exceto a carne?

João 6: 10-11 . Então os homens se sentaram, em número de cerca de cinco mil. E Jesus pegou os pães:

– Pães comuns e grosseiros de cevada, ainda não muito apreciados como comida.

João 6:11 . E quando ele deu graças,

Embora fora de casa, e “bruto”, como dizemos, ele não esqueceu disso. Conheço alguns que caem em suas refeições, como tantos porcos, e não têm tanta graça quanto as galinhas, que certamente erguem a cabeça sempre que tomam um drinque, como se quisessem abençoar a Deus por cada gota que receberem.

João 6:11 . Ele distribuiu aos discípulos, e os discípulos aos que foram postos;

– Ou reclinado.

João 6:11 . E da mesma forma dos peixes, tanto quanto eles.

Essa é uma das regras do banquete de Cristo sempre – tanto quanto eles. De acordo com seu apetite, de acordo com sua vontade, de acordo com sua fé, assim seja para você.

João 6:12 . Quando eles foram preenchidos, –

Tinha tudo o que podiam desejar.

João 6:12 . Ele disse aos seus discípulos: Recolhem os fragmentos que restam, para que nada se perca.

Economia no meio da recompensa. Por mais que tenhamos, nunca se justifica desperdiçar uma única migalha. Eles tinham tanto quanto queriam, mas não tinham permissão para jogar fora os fragmentos.

João 6: 13-14 . Por isso os ajuntaram e encheram doze cestos com os fragmentos dos cinco pães de cevada que restavam além dos que haviam comido. Então aqueles homens, quando viram o milagre que Jesus fez, disseram: Isto é verdade que profeta que deveria vir ao mundo.

Os homens são frequentemente convencidos pelo argumento do egoísmo. Eles haviam sido alimentados e agora acreditavam. Mas a fé que depende de um estômago cheio se desesperará quando sentirem fome de novo. Sempre tenha cuidado com a religião que depende de pães e peixes. Você sabe como foi com os filhos de Israel.

“Agora eles acreditavam na palavra,

Enquanto rochas com rios fluem,

Então, com seus pecados, entristeceram o Senhor,

E ele os derrubou.

Ah, mas não devemos ter uma fé que depende do que ela pode ver, do que pode comer e do que pode beber. Oh, longe a confiança na pessoa abençoada do Senhor e nas riquezas espirituais que ele pode comunicar.

João 6:15 . Quando Jesus percebeu que eles viriam e o levariam à força, para torná-lo rei, ele partiu novamente sozinho para uma montanha.

O que, ele não poderia ter usado sua realeza para o melhor dos propósitos? Não poderia ele facilmente derrotar os romanos, restaurar Israel a toda a sua glória, conquistar os gentios e subjugar o mundo, e estabelecer uma igreja e um estado gloriosos, com ele próprio para o rei e com ele à frente da igreja? Ah, esse tem sido o ídolo de muitos, e, como G vai-e-ai, levou muitas das pessoas verdadeiras de Deus a pântanos e pântanos, onde eles provavelmente se perderiam. Mas nosso Mestre sabia melhor do que isso e não deveria ser tentado a se afastar do verdadeiro método pelo qual sua igreja deveria ser estabelecida no mundo. Portanto “: ele partiu novamente para uma montanha, sozinho.”

João 6: 16-17 . E quando chegou a tarde, seus discípulos desceram ao mar, entraram num navio e passaram o mar em direção a Cafarnaum. E estava escuro, e Jesus não foi a eles.

Essa é uma frase que eu acho que algumas pessoas muito sombrias podem se apegar, e sobre as quais elas podem gemer em uníssono: “Estava escuro agora, e Jesus não havia chegado a elas”. Você nunca esteve nessa condição? Sombrio, sombrio, sombrio, quanto às circunstâncias e aos sentimentos, e Jesus não lhes veio. Agora, algo vem ao lado disso.

João 6:18 . E o mar surgiu por causa de um grande vento que soprava.

Uma desgraça nunca vem sozinha. Um Salvador ausente, um mar agitado e um vento berrante. O que eles farão agora?

João 6:19 . Então, quando remaram cerca de cinco, vinte ou trinta anos, eles viram Jesus.

Aqui está ele. Aqui está a primeira de suas bênçãos. A primeira travessura é removida e o resto logo desaparecerá. Eles veem Jesus.

João 6:19 . Andando no mar,

Oh, que visão! Uma visão maior do que vê-lo na terra; e é uma visão mais gloriosa ver Cristo no tempo da angústia do que no tempo da prosperidade. Ele é sempre doce, mas é mais maravilhoso quando vêem Jesus andando no mar.

João 6:19 . E aproximando-se do navio, e eles ficaram com medo.

Medo de seu melhor amigo – tremendo de seu entregador.

João 6:21 . Então eles o receberam de bom grado no navio; e imediatamente o navio estava na terra para onde eles foram.

O mar e os ventos sabiam não apenas poupar a embarcação, mas carregá-la instantaneamente para o local onde desejavam estar. Mas quantas vezes você e eu estamos remando, cinco ou vinte ou trinta vezes, e não parecíamos estar saindo da tempestade; mas no momento em que Cristo chegou, estivemos onde queríamos estar. Oh, glória seja o seu nome; não há dificuldade em que possam estar, queridos amigos, mas Cristo pode tirá-lo daqui a pouco e levá-lo aonde deveria estar.

João 6: 22-24 . No dia seguinte, quando as pessoas que estavam do outro lado do mar viram que não havia outro barco ali, exceto aquele em que seus discípulos haviam entrado e que Jesus não foi com seus discípulos para dentro do barco, mas que seus discípulos foram embora sozinhos; (No entanto, chegaram outros barcos de Tiberíades até o local em que comiam pão, depois que o Senhor agradeceu.) Quando o povo viu que Jesus não estava lá, nem seus discípulos, eles também embarcaram e vieram para Cafarnaum, procurando por Jesus.

Não era uma visão agradável? Assim parecia, mas não era. “Procurando por Jesus.” Essa é uma boa descrição de um homem – procurando por Jesus. Sim, mas eles estavam procurando apenas mais pão. Eles olhavam para ele como um doador de pão, e estavam atrás dele por isso.

João 6:25 . E, quando o encontraram do outro lado do mar, disseram-lhe: Rabino, quando chegas aqui?

Eles não conseguiam entender como ele poderia ter chegado lá. Jesus respondeu e não respondeu. Algumas das respostas de Cristo são evidentemente nenhuma resposta. Essa é muitas vezes a melhor resposta que você pode dar.

João 6:26 . Jesus respondeu-lhes e disse:

Ele explicou a eles como ele chegou lá? Não, ele não agradaria a curiosidade deles. Ele não veio para esse fim. Ele, portanto, deu-lhes um golpe em casa e disse:

João 6:26 . em verdade, em verdade vos digo: Vós me procurais. não porque viste os milagres, mas porque comestes os pães e ficamos cheios.

Vocês são mocassins – caçadores de mocassins. Você não me procura, mas a minha. Não é para o bem isso! pode dar sua alma, mas é que você pode ter outra refeição, que você está aqui. O seu é o amor do armário. Você vem atrás do que pode obter.

João 6:27 . Não trabalhes pela carne que pereceu, mas pela carne que permanece para a vida eterna, que o Filho do homem vos dará; porque ele selou Deus, o Pai.

Agora, você entende bem o que Jesus quis dizer? Procure depois disso: o que alimentará suas almas. Não caçar muito depois do pão para o corpo. No entanto, o Salvador coloca isso com muita curiosidade. Essa é uma perplexidade de dois lados, um tipo singular e curioso de palavra. Você não deve trabalhar por aquilo que não pode obter sem trabalho, e deve trabalhar por aquilo que não pode obter por trabalho. O Salvador gostava de colocar as coisas dessa maneira sentenciosa, para que se lembrassem do que ele disse. Se o entendiam mal, a culpa era deles, pois é bastante claro. Deus nos conceda graça para praticar o significado dessas palavras. Por que você está tão ansioso para comer um pouco de pão de cevada e um peixe? Oh, que você estava com metade da vontade de vir e buscar o pão que vem do céu, que fará um homem viver para sempre e que será alimento para ele enquanto ele viver.

João 6: 28-29 . Disseram-lhe então: Que faremos para que façamos as obras de Deus? Jesus respondeu e disse-lhes: Esta é a obra de Deus,

O trabalho principal, o melhor trabalho que você pode fazer.

João 6:29 . Que credes naquele a quem ele enviou.

Essa é a questão. Você gostaria que eu fizesse milagres. Você ficaria feliz em ter uma experiência maravilhosa e misteriosa, mas é isso que você deve procurar – a melhor e mais grandiosa coisa que você pode ter: ‘que acredite naquele a quem ele enviou. ”

João 6:30 . Disseram-lhe, então: Que sinal mostras então, para que possamos ver e crer em ti? o que você trabalha?

Você não está maravilhosamente impressionado com a paciência de Jesus? Essas pessoas haviam visto seus milagres, e haviam comido pães e peixes, e ainda lhe diziam: “Que sinal mostra, então, que podemos ver e crer na sua obra?” Oh, a incomparável paciência do Senhor e as maravilhosas provocações dos homens.

João 6:31 . Nossos pais comeram maná no deserto; como está escrito, Ele lhes deu pão do céu para comer,

Claramente deu a entender que eles queriam mais comida.

João 6: 32-34 . Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que Moisés não vos deu esse pão do céu; mas meu Pai te dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. Disseram-lhe então: Senhor, dá-nos sempre este pão.

Não entendendo ele, e orando ainda por pão, mas não por graça.

João 6: 35-37 . E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; quem vem a mim nunca terá fome; e quem crer em mim nunca terá sede. Mas eu vos disse que também me vistes, e não credes. Tudo o que o Pai me dá virá a mim; e aquele que vem a mim de maneira alguma será expulso.

Que verdade impressionante era essa, com a qual responder a eles. Você só vem atrás de mim para comer pão, mas não procura coisas espirituais. Você não acredita em mim. Mas, mesmo que não o faça, não ficarei desapontado, e meu trabalho não falhará. Deus tem uma eleição da graça, e essa eleição será realizada. “Tudo o que o Pai me der virá a mim.” E então, como se para animá-los novamente, ele diz: “Aquele que vem a mim, de maneira alguma será expulso”.

João 6: 38-41 . Porque desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade do Pai que me enviou; de tudo o que ele me deu, não devo perder nada, mas ressuscitá-la novamente no último dia. E esta é a vontade daquele que me enviou, para que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Os judeus então murmuraram para ele, porque ele disse: eu sou o pão que desceu do céu.

E aí você vê que Cristo não tem mais nada com eles, mas para deixá-los murmurando. E acredito que muitas vezes o ministro manso de Deus deve esperar que nenhum outro resultado seja de testemunho fiel, a não ser que o povo murmure para ele. Mas e se for assim? Seu Mestre o culpará? Não. Não mais do que ele culpou o Unigênito. É seguro que exista uma separação entre o precioso e o vil – para que seja escolhido o escolhido de Deus; enquanto os que não crerem, serão julgados e, em suas próprias consciências, serão condenados.

Comentário de John Wesley

Depois destas coisas – A história de dez a onze meses deve ser fornecida aqui pelos outros evangelistas. Mateus 14:13 ; Marcos 6:32 ; Lucas 9:10 .

Referências Cruzadas

Números 34:11 – A fronteira descerá de Sefã até Ribla, no lado oriental de Aim, e prosseguirá ao longo das encostas a leste do mar de Quinerete.

Josué 12:3 – Também governou a Arabá oriental, desde o mar de Quinerete até o mar da Arabá, o mar Salgado, até Bete-Jesimote, e mais ao sul, ao pé das encostas do Pisga.

Mateus 4:18 – Andando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores.

Mateus 14:13 – Ouvindo o que havia ocorrido, Jesus retirou-se de barco em particular para um lugar deserto. As multidões, ao ouvirem falar disso, saíram das cidades e o seguiram a pé.

Mateus 14:15 – Ao cair da tarde, os discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Este é um lugar deserto, e já está ficando tarde. Manda embora a multidão para que possam ir aos povoados comprar comida”.

Mateus 15:29 – Jesus saiu dali e foi para a beira do mar da Galiléia. Depois subiu a um monte e se assentou.

Marcos 6:31 – Havia muita gente indo e vindo, a ponto de eles não terem tempo para comer. Jesus lhes disse: “Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco”.

Marcos 6:34 – Quando Jesus saiu do barco e viu uma grande multidão, teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar-lhes muitas coisas.

Marcos 6:35 – Já era tarde e, por isso, os seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Este é um lugar deserto, e já é tarde.

Lucas 5:1 – Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus.

Lucas 9:10 – Ao voltarem, os apóstolos relataram a Jesus o que tinham feito. Então ele os tomou consigo, e retiraram-se para uma cidade chamada Betsaida;

Lucas 9:13 – Ele, porém, respondeu: “Dêem-lhes vocês algo para comer”. Eles disseram: “Temos apenas cinco pães e dois peixes — a menos que compremos alimento para toda esta multidão”.

João 6:23 – Então alguns barcos de Tiberíades aproximaram-se do lugar onde o povo tinha comido o pão após o Senhor ter dado graças.

João 21:1 – Depois disso Jesus apareceu novamente aos seus discípulos, à margem do mar de Tiberíades. Foi assim:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *