Estudo de Josue 22:31 – Comentado e Explicado

Então o sacerdote Finéias, filho de Eleazar, disse aos filhos de Rubem, de Gad e de Manassés: Reconhecemos hoje que o Senhor está no meio de nós, visto que não cometestes esse pecado contra ele, e salvastes assim os israelitas da mão do Senhor!
Josue 22:31

Comentário de Thomas Coke

Ver. 31. Hoje percebemos que o Senhor está entre nós, porque, etc. – Alegramos ao descobrir, pela resposta de seus irmãos, que eram perfeitamente inocentes, Finéias e seus associados acham que é seu dever reconhecer que Deus estava entre eles; que eles não fizeram nada indigno de sua proteção; e que, conseqüentemente, nenhum deles tinha nada para apreender do desagrado divino, como temiam ao ver o altar na margem do Jordão: a última cláusula poderia, assim, ser vista; Agora, portanto, eis que somos felizes libertados de nossos medos. Jônatas, em sua paráfrase, lê a frase inteira da seguinte maneira: Hoje percebemos que a SHECHINAH está entre vocês, porque você não cometeu essa transgressão contra a palavra do Senhor; assim, livrou os filhos de Israel da mão da palavra do Senhor.

Comentário de Adam Clarke

among us – Or, according to the Targum of Jonathan. Percebemos que o Senhor está entre nós – ou, de acordo com o Targum de Jônatas. “Hoje sabemos que a majestade de Jeová habita entre nós, porque você não cometeu essa prevaricação contra a Palavra do Senhor, e assim livrou os filhos de Israel da mão da Palavra do Senhor.” Eles se alegram em considerá-los inocentes, e que não há motivo de discussão entre os filhos da mesma família. E a partir disso, eles tiram uma conclusão muito favorável de que, como Deus estava entre eles como o único objeto de seu culto religioso, ele permaneceria com eles como seu protetor e sua porção; e como eram seus amigos, eles dão como certo que ele os livrará das mãos de seus inimigos.

Comentário de John Wesley

Finéias, filho de Eleazar, o sacerdote, disse aos filhos de Rúben, e aos filhos de Gade, e aos filhos de Manassés: Hoje percebemos que o Senhor está entre nós, porque não cometeste esta transgressão contra o Senhor. agora entregues os filhos de Israel da mão do SENHOR.

Está entre nós – por sua presença graciosa e impedindo a bondade, impedindo-o de uma ofensa tão grande, e todos nós das calamidades que a teriam seguido.

Mão do Senhor – Ou seja, dos irados e terríveis julgamentos de Deus, evitando o pecado que teria envolvido você e nós em uma guerra sangrenta; você nos livrou dos males que temíamos. Aquele que impede uma doença ou travessura que se aproxima, como verdadeiramente livra um homem dela, como aquele que a cura ou remove depois de ter sido infligida.

Referências Cruzadas

Levítico 26:11 – Estabelecerei a minha habitação entre vocês e não os rejeitarei.

Números 14:41 – Moisés, porém, disse: “Por que vocês estão desobedecendo à ordem do Senhor? Isso não terá sucesso!

Josué 3:10 – Assim saberão que o Deus vivo está no meio de vocês e que certamente expulsará de diante de vocês os cananeus, os hititas, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus.

2 Crônicas 15:2 – Ele saiu para encontrar-se com Asa e lhe disse: “Escutem-me, Asa e todo o povo de Judá e de Benjamim. O Senhor está com vocês quando vocês estão com ele. Se o buscarem, ele deixará que o encontrem, mas, se o abandonarem, ele os abandonará.

Salmos 68:17 – Os carros de Deus são incontáveis, milhares de milhares; neles o Senhor veio do Sinai para o seu Lugar Santo.

Isaías 12:6 – Gritem bem alto e cantem de alegria, habitantes de Sião, pois grande é o Santo de Israel no meio de vocês”.

Zacarias 8:23 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Naqueles dias, dez homens de todas as línguas e nações agarrarão firmemente a barra das vestes de um judeu e dirão: ‘Nós vamos com você porque ouvimos dizer que Deus está com vocês’ “.

Mateus 1:23 – “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel” que significa “Deus conosco”.

1 Coríntios 14:25 – e os segredos do seu coração serão expostos. Assim, ele se prostrará, rosto em terra, e adorará a Deus, exclamando: “Deus realmente está entre vocês! “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *