Estudo de Juízes 13:23 – Comentado e Explicado

Sua mulher respondeu-lhe: Se o Senhor nos quisesse matar, não teria aceitado de nossas mãos o holocausto e a oferta; não nos teria mostrado tudo o que vimos, nem nos teria dito o que hoje nos revelou.
Juízes 13:23

Comentário de Thomas Coke

Juízes 13:23 . Se o Senhor tivesse prazer em nos matar, ele não teria recebido holocausto e oferta de carne em nossas mãos, etc. – Tal era a argumentação da esposa de Manoá contra o medo e a desconfiança de seu marido; e pode muito bem ter se tornado o entendimento mais masculino. Deus Todo-Poderoso ficará muito satisfeito, se tivermos tanta confiança e fé nele, como em todas as nossas perplexidades quando nossos entendimentos são confusos, e em todas as nossas angústias quando nossos espíritos estão desmaiando, para usar esse tipo de logick para nos apoiar . Se ele, a qualquer momento, nos redimiu de desejos e necessidades prementes ou definhantes, e nos forneceu além de nossa esperança, ou pelo menos além de nossas expectativas, pela caridade de amigos, compaixão de estranhos ou outras vítimas aparentes que ele normalmente transmite seus favores, de tal maneira que nos encontramos por um tempo à vontade e em um grau de abundância (e talvez haja poucos homens tão infelizes que não tenham desfrutado de tais intervalos); se ele nos salvou a qualquer momento de um perigo devorador, quando nossos inimigos estavam tão perto de tirar nossas vidas de nós, que tínhamos a morte em nossa perspectiva e, por nosso medo sensível, até sofremos algumas impressões sobre ela (e Deus sabe como muitos existem exemplos dessas libertações articuladas); – podemos muito bem argumentar que, se ele estivesse decidido a nos destruir, ele não poderia ter conferido essas graças, favores e liberdades sobre nós. Não, se ele nos deu a graça de confiar e confiar nele, de orar com sinceridade a ele e de nos preservar da infecção e do contágio da iniquidade predominante e próspera; se, em um tempo de poderosa rebelião, mantivemos, desde o devido senso de nosso dever para com ele, nossa lealdade a nosso rei; se, quando o sacrilégio e o propano violarem a religião e o culto do Altíssimo, teremos, por amor de piedade, o nosso maior poder, e com os nossos maiores riscos, oporemos à sua fúria desesperada e nunca consentimos em sua maldade, quando não conseguimos mais parar o progresso; se, em um período de perseguição, quando a vida e a fortuna dos homens fossem tiradas com todo o rigor e severidade imagináveis, por não consentir em perjúrios e outras violações de suas consciências, e vidas e fortunas pudessem ser preservadas ao se submeter a essas imposições, passamos pelo fogo dessa perseguição e escolhemos aprisionar ou banir ou morrer, em vez de cumprir esse poder para violar nosso dever; podemos muito bem esperar alguma libertação de sinal, com esta conclusão, de que, se Deus quisesse que fossemos destruídos, ele não teria recebido aqueles holocaustos nem aqueles holocaustos em nossas mãos; ele não teria nos dado a graça e a coragem de sacrificar nossas conveniências, propriedades e vidas a seu serviço.

Comentário de Joseph Benson

13:23 . Se o Senhor teve o prazer de nos matar – O raciocínio da esposa de Manoá aqui é muito justo e mostra que ela era uma mulher de bom entendimento. De fato, ambos parecem ter sido pessoas de eminência piedade, que, em meio à corrupção e idolatria predominantes de seu povo, mantiveram sua integridade e aderiram à adoração e serviço do verdadeiro Deus. E desse tipo de Deus está sempre atento, concedendo-lhes favores peculiares e comunicando bênçãos à sua igreja e ao mundo, através de seus meios. Nem, como neste momento, nos disse tais coisas – Essa expressão parece ter alguma ênfase nela, para aumentar a misericórdia de Deus para com eles, como lhes é oferecida em um tempo de calamidade tão dolorosa; e em um tempo em que a palavra do Senhor era preciosa, e não havia visão aberta.

Comentário de E.W. Bullinger

recebido. É a aceitação do nosso substituto por Deus que salva, não a nossa aceitação Dele. Este foi um bom raciocínio.

Comentário de Adam Clarke

kill us , etc. – This is excellent reasoning, and may be of great use to every truly religious mind, in cloudy and dark dispensations of Divine Providence. Se o Senhor teve o prazer de nos matar , etc. – Esse é um excelente raciocínio e pode ser de grande utilidade para toda mente verdadeiramente religiosa, em dispensações nubladas e escuras da Divina Providência. Não é provável que Deus, que te preservou por tanto tempo, te sustentou por tanto tempo, e te alimentou e te sustentou por toda a tua vida, girando-te quando tu não o conhecias, esteja menos disposto a salvar e te sustentar agora do que quando ele provavelmente confiou menos nele. Aquele que livremente deu seu Filho para te redimir, nunca pode ser indiferente ao teu bem-estar; e se ele lhe der poder para orar e confiar nele, é provável que ele esteja agora procurando uma ocasião contra você, a fim de destruí-lo? Acrescente a isso a própria luz que te mostra tua miséria, ingratidão e desobediência, é em si mesma uma prova de que ele está esperando ser gentil com você; e as dores penitenciais que você sente, e seu amargo arrependimento por sua infidelidade, argumentam que a luz e o fogo são da própria fonte de Deus, e são enviados para dirigir e refinar, para não afastar-te do caminho e destruí-lo. Tampouco ele teria dito essas coisas sobre seu amor, misericórdia, bondade e falta de vontade de destruir os pecadores, como lhe disse em sua palavra sagrada, se estivesse determinado a não estender sua misericórdia a ti.

Comentário de John Wesley

Mas sua esposa lhe disse: Se o Senhor tivesse prazer em nos matar, ele não teria recebido em nossas mãos um holocausto e uma oferta de carne, nem nos teria mostrado todas essas coisas, nem teria, a essa altura, dito. nós coisas como estas.

Tampouco … – Essa expressão parece ter alguma ênfase nela, para aumentar a misericórdia de Deus para com eles, como sendo oferecida a eles em um tempo de calamidade tão dolorosa; e numa época em que a palavra do senhor era preciosa; e não havia visão aberta.

Referências Cruzadas

Gênesis 4:4 – Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta,

Salmos 25:14 – O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança.

Salmos 27:13 – Apesar disso, esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade do Senhor na terra.

Salmos 86:17 – Dá-me um sinal da tua bondade, para que os meus inimigos vejam e sejam humilhados, pois tu, Senhor, me ajudaste e me consolaste.

Provérbios 3:32 – pois o Senhor detesta o perverso, mas o justo é seu grande amigo.

Eclesiastes 4:9 – É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas.

João 14:20 – Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.

João 14:23 – Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.

João 15:15 – Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.

1 Coríntios 12:21 – O olho não pode dizer à mão: “Não preciso de você! ” Nem a cabeça pode dizer aos pés: “Não preciso de vocês! “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *