Estudo de Levítico 26:15 – Comentado e Explicado

se desprezardes os meus preceitos e vossa alma aborrecer as minhas leis, de sorte que não pratiqueis todos os meus mandamentos e violeis minha aliança, eis como vos hei de tratar:
Levítico 26:15

Comentário de Adam Clarke

Se desprezar meus estatutos – detestar meus julgamentos – Como essas palavras, e outras de importância semelhante, que apontam propriedades diferentes da revelação de Deus, estão ocorrendo com frequência, julgo que é melhor ter uma visão geral deles, uma vez que para todos, neste lugar, e mostre como eles diferem entre si, e que propriedade da lei divina aponta.

  • Estatutos. Ch? chukkoth , de ?? chak , para marcar, definir, etc. Este termo parece significar as coisas que Deus definiu, marcou e traçou, para que os homens possam ter uma cópia perfeita da pura conduta sempre diante de seus olhos, para ensinar como eles podem andar para agradá-lo em todas as coisas, o que eles não poderiam fazer sem a instrução que Deus dá em sua palavra, e a ajuda que ele oferece pelo seu Espírito.
  • Julgamentos. ??? shephatim , de ??? shaphat , para distinguir, regular e determinar; significando aquelas coisas que Deus determinou que os homens devem perseguir, através do qual toda a sua conduta deve ser regulada, fazendo a distinção apropriada entre virtude e vício, bem e mal, certo e errado, justiça e injustiça; em uma palavra, entre o que é apropriado a ser feito e o que é apropriado a ser deixado por fazer.
  • Mandamentos. M?? mitsvoth , de ??? tsavah , para comandar, ordenar e nomear, como legislador. Esse termo é aplicado adequadamente às partes da lei que contêm a obrigação que o povo tem de agir de acordo com os estatutos, julgamentos etc., já estabelecidos, e que os proíbem por sanções penais de agir contrariamente às leis.
  • Pacto. ???? berith , da barra de ?? , para limpar, limpar ou purificar; porque a aliança, todo o sistema de revelação dado aos judeus, pretendia separá-los de todas as pessoas da terra e torná-los santos. Berith também significa o sacrifício da aliança, que prefigurava a expiação feita por Cristo pelo pecado do mundo, pelo qual ele purifica os crentes para si mesmo e os torna um povo peculiar, zeloso de boas obras. Além desses quatro, podemos acrescentar o seguinte, de outros lugares das Escrituras.
  • Testemunhos. Ed?? edoth , de ?? ad , além, além, além; porque toda a lei ritual se referia a algo mais ou mais além da dispensação judaica, mesmo àquele sacrifício que na plenitude do tempo deveria ser oferecido pelos pecados dos homens. Assim, todos os sacrifícios etc. da lei mosaica se referiam a Cristo e prestavam testemunho àquele que estava por vir.
  • Ordenanças. Ish??? mishmaroth , de ??? shamar , para guardar, manter-se seguro, vigiar; aquelas partes da revelação divina que exortavam os homens a seguir seus caminhos, manter seus corações e prometer-lhes, em conseqüência, a contínua proteção e bênção de Deus, seu Criador.
  • Preceitos. ?????? pikkudim , de ??? pakad , para esquecer, cuidar ou observar, para visitar; um caráter muito expressivo dos testemunhos divinos, os superintendentes da conduta de um homem, aqueles que aguardam e observam para ver se ele age de acordo com os mandamentos de seu Mestre; também os visitantes, porque os preceitos de Deus são adequados para todas as circunstâncias da vida humana; alguns são aplicáveis ??na adversidade, outros na prosperidade; alguns em tempos de tentação e tristeza, outros em períodos de alegria e exultação espiritual, etc. etc. Assim, pode-se dizer que eles ignoram e visitam o homem em todos os tempos, lugares e circunstâncias.
  • Verdade. ??? emeth , desde ?? , apoiar, sustentar, confirmar; porque Deus é imutável, quem prometeu, ameaçou, ordenou e, portanto, todas as suas promessas, ameaças, mandamentos etc. são inalteráveis ??e eternas. O erro e a falsidade prometem dirigir e sustentar, mas eles fracassam. A palavra de Deus é apoiada por sua própria fidelidade, e apóia e confirma aqueles que conscientemente acreditam nela.
  • Justiça. Ts? tsedakah , de ??? que, embora não seja usado como verbo na Bíblia Hebraica, parece transmitir, de seu uso como substantivo, a idéia de dar apenas peso ou boa medida, veja Levítico 19:36 . Esse é um dos personagens atribuídos à revelação que Deus faz de si mesmo; (Ver Salmo 119: 137-144 ;); e por isso é destacada a imparcialidade dos testemunhos divinos. Deus dá a todo o devido, e sua palavra distribui a todo homem de acordo com seu estado, circunstâncias, talentos, graças, etc .; a nada demais, a pouco pouco, a tudo o suficiente.
  • Palavra de Jeová. ???? ??? demitir Yehová , de ??? , dabar , para conduzir, liderar, apresentar, daí apresentar ou expressar os sentimentos; então a palavra de Deus é o que Deus trouxe ao homem a partir de sua própria mente e conselho; é uma perfeita semelhança de sua própria justiça, santidade, bondade e verdade. Esta lei divina é algumas vezes expressa por:
  • ???? imrah , fala ou palavra, modificada de várias formas de ??? amar , para se ramificar, por causa dos detalhes interessantes nos quais a palavra de Deus entra para instruir o homem e torná-lo sábio para a salvação, ou, como o apóstolo o expressa, ” Deus, que em diversas ocasiões, e de diversas maneiras, falou aos pais pelos profetas, ” p???µe??? ?a? p???t??p?? , em muitas parcelas distintas, e por vários tropos ou figuras; uma descrição curiosa e elegante da revelação divina; Hebreus 1: 1 .
  • , to direct, set straight and true, as stones in a building, to teach and instruct, because this whole system of Divine revelation is calculated to direct men to the attainment of present and eternal felicity, to set them right in their notions concerning the supreme God, to order and adjust them in the several departments of civil and religious society, and thus to teach and instruct them in the knowledge of themselves, and in the true knowledge of God. 12. Todos estes são coletivamente denominados a Lei ???? torá , ou ???? ???? torath Yehová , a lei do Senhor, de ??? yarah , para dirigir, endireitar e endireitar, como pedras de um edifício, ensinar e instruir, porque este todo O sistema de revelação divina é calculado para direcionar os homens à conquista da felicidade presente e eterna, para ajustá-los em suas noções concernentes ao Deus supremo, para ordená-los e ajustá-los nos vários departamentos da sociedade civil e religiosa, e assim ensinar e ensinar. instrua-os no conhecimento de si mesmos e no verdadeiro conhecimento de Deus. Assim, aqueles que recebem a verdade se tornam a cidade do Deus vivo – o templo do Altíssimo, construído juntos para uma habitação de Deus através do Espírito. Para completar esta descrição da palavra lei, consulte a nota em Êxodo 12:49 , onde outras propriedades da lei de Deus são especificadas.

    Comentário de John Wesley

    E se desprezardes os meus estatutos, ou se a vossa alma detestar os meus juízos, para que não cumpras todos os meus mandamentos, mas para que violes a minha aliança,

    Quebre minha aliança – Quebre sua parte daquela aliança feita entre mim e você e, assim, libere-me das bênçãos prometidas de minha parte.

    Comentário de John Calvin

    15. E se desprezardes os meus estatutos . Isso parece se aplicar apenas a apóstatas ímpios e depravados, que deliberadamente se revoltam contra o serviço e a adoração a Deus: pois se uma pessoa sofre de enfermidade e ofende por leviandade e negligência, não se diz que ele desprezou a Lei de Deus ou que anularam Sua aliança. E certamente é provável que Deus tenha falado de maneira grosseira de rebelião grosseira, que não poderia ser atenuada sob a pretensão de erro. Ainda assim, deve-se ter em mente que todos os transgressores, violando a Lei no todo ou em parte, são condenados. Mas Deus lembraria Seu povo até que ponto aqueles finalmente procedem e assumem a liberdade de pecar; e também de que fonte surgem todas as transgressões. Pois, embora todo aquele que sai do caminho certo para o pecado não repudie ou abomine completamente a Lei, ainda assim todos os pecados denunciam o desprezo pela Lei e tendem a quebrar a aliança de Deus. Portanto, ele os denuncia com justiça como quebradores de aliança e desprezadores orgulhosos, a menos que obedeçam a Seus mandamentos: e, primeiro, ele ameaça que os destruirá com “terror, consumo” e outras doenças; e depois acrescenta calamidades externas, como escassez de milho, violentas invasões de inimigos e a pilhagem de seus bens; dos quais será mais conveniente falar mais plenamente ao expor a passagem em Deuteronômio.

    Comentário de Joseph Benson

    Levítico 26:15 . Quebre minha aliança – isto é, sua parte da aliança feita entre eu e você, e assim me exime de lhe dar as bênçãos prometidas de minha parte.

    Comentário de E.W. Bullinger

    sua alma = você (enfático). Hebraico. nephesh. App-13.

    quebrar = violar. Hebraico. pare, quebre em pedaços, como em Levítico 26:46 ; não shabar, como nos versículos: Levítico 26:13 , Levítico 26:19 , Levítico 26:26 .

    Referências Cruzadas

    Gênesis 17:14 – Qualquer do sexo masculino que for incircunciso, que não tiver sido circuncidado, será eliminado do meio do seu povo; quebrou a minha aliança”.

    Exodo 19:5 – Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha,

    Exodo 24:7 – Em seguida, leu o Livro da Aliança para o povo, e eles disseram: “Faremos fielmente tudo o que o Senhor ordenou”.

    Levítico 26:43 – que por eles será abandonada e desfrutará os seus sábados enquanto permanecer desolada. Receberão o castigo pelos seus pecados porque desprezaram as minhas ordenanças e rejeitaram os meus decretos.

    Números 15:31 – Por ter desprezado a palavra do Senhor e quebrado os seus mandamentos, terá que ser eliminado; sua culpa estará sobre ele”.

    Deuteronômio 31:16 – E o Senhor disse a Moisés: “Você vai descansar com os seus antepassados, e este povo logo irá prostituir-se, seguindo aos deuses estrangeiros da terra em que vão entrar. Eles se esquecerão de mim e quebrarão a aliança que fiz com eles.

    2 Samuel 12:9 – Por que você desprezou a palavra do Senhor, fazendo o que ele reprova? Você matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele.

    2 Reis 17:15 – Rejeitaram os seus decretos, a aliança que tinha feito com seus antepassados e as suas advertências. Seguiram ídolos inúteis, tornando-se eles mesmos inúteis. Imitaram as nações ao seu redor, embora o Senhor tivesse lhes ordenado: “Não as imitem”.

    2 Crônicas 36:16 – Mas eles zombaram dos mensageiros de Deus, desprezaram as palavras dele e expuseram ao ridículo os seus profetas, até que a ira do Senhor se levantou contra o seu povo, e já não houve remédio.

    Salmos 50:17 – Pois você odeia a minha disciplina e dá as costas às minhas palavras!

    Provérbios 1:7 – O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.

    Provérbios 1:30 – não quiseram aceitar o meu conselho e fizeram pouco caso da minha advertência,

    Provérbios 5:12 – Você dirá: “Como odiei a disciplina! Como o meu coração rejeitou a repreensão!

    Isaías 24:5 – A terra está contaminada pelos seus habitantes, porque desobedeceram às leis, violaram os decretos e quebraram a aliança eterna.

    Jeremias 6:19 – Ouça, ó terra: Vou trazer desgraça sobre este povo, o fruto das suas maquinações, porque não deram atenção às minhas palavras e rejeitaram a minha lei.

    Jeremias 11:10 – Eles retornaram aos pecados de seus antepassados, que recusaram das ouvidos às minhas palavras e seguiram outros deuses para prestar-lhes culto. Tanto a comunidade de Israel como a de Judá quebraram a aliança que eu fiz com os antepassados deles”.

    Jeremias 31:32 – “Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o Senhor deles”, diz o Senhor.

    Ezequiel 16:59 – ” ‘Assim diz o Soberano Senhor: Eu a tratarei como merece, porque você desprezou o meu juramento ao romper a aliança.

    Zacarias 7:11 – “Mas eles se recusaram a dar atenção; teimosamente viraram as costas e taparam os ouvidos.

    Atos dos Apóstolos 13:41 – ‘Olhem, escarnecedores, admirem-se e pereçam; pois nos dias de vocês farei algo que vocês jamais creriam se alguém lhes contasse! ’”

    Romanos 8:7 – a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.

    1 Tessalonicenses 4:8 – Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo.

    Hebreus 8:9 – Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; visto que eles não permaneceram fiéis à minha aliança, eu me afastei deles”, diz o Senhor.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *