Estudo de 2 Reis 17:15 – Comentado e Explicado

Desprezaram os seus preceitos e a aliança estabelecida com seus pais, não atenderam às advertências que lhes tinha feito, e seguiram as vaidades, tornando-se eles mesmos vaidades; apesar de ter-lhes o Senhor proibido seguir as pisadas dos povos que os cercavam,
2 Reis 17:15

Comentário de Albert Barnes

Como os ídolos são “vaidade” e “nada”, mera fraqueza e impotência, também os ídolos são “vaidosos” e impotentes. Suas energias foram desperdiçadas, seu tempo gasto; eles perderam o objeto real de sua existência; a vida inteira deles foi um erro; e o resultado é total impotência. Literalmente, a palavra traduzida por “vaidade” parece significar “respiração” ou “vapor” – uma imagem familiar para a não identidade. Ocorre freqüentemente nos profetas, e especialmente em Jeremias (por exemplo, Jeremias 2: 5 ; Jeremias 8:19 ; Jeremias 14:22 , etc.).

Comentário de Joseph Benson

2 Reis 17: 15-17 . Eles seguiram vaidade – Ídolos; assim chamados, por causa de sua falta de lucro, impotência e nada, e mostrar a loucura e loucura dos idólatras. E tornou-se vaidoso – Pela longa adoração de ídolos, eles foram feitos como eles, criaturas vãs, sotistas e sem sentido. E eles deixaram todos os mandamentos do Senhor – Eles ficaram cada vez piores; de uma desobediência parcial a algumas das leis de Deus, eles caíram aos poucos a um total apóstolo de todos eles. E adorou todo o exército do céu – o sol, a lua e as estrelas, como Saturno, Júpiter, Marte, Vênus etc. contra os quais Moisés os havia advertido particularmente, Deuteronômio 14:19 . Eles fizeram com que seus filhos e filhas passassem pelo fogo – oferecendo-os ou consagrando-os aos seus ídolos: ver em 2 Reis 16: 3 . E usavam adivinhação e encantamentos – que eram os pecados abomináveis ??dos gentios. E se venderam para fazer o mal aos olhos do Senhor – Totalmente se viciaram no pecado, como escravos são viciados no serviço daqueles a quem são vendidos; e, por persistirem persistentemente no pecado, endureceram o próprio coração, tornou-se moralmente impossível para eles se recuperarem, como alguém que se vendeu deixou sua liberdade irreconhecível.

Comentário de E.W. Bullinger

e. Observe a figura do discurso Polysyndeton nos versículos: 2 Reis 17: 15-17 . Dezesseis “ands” enfatizando cada detalhe.

vaidade. Um termo frequentemente aplicado aos ídolos.

Comentário de John Wesley

E eles rejeitaram seus estatutos, e seu pacto que ele fez com seus pais, e seus testemunhos que ele testificou contra eles; e seguiram a vaidade, tornaram-se vaidosos e foram após os gentios que os rodeavam, a respeito de quem o Senhor lhes havia ordenado, para que não fizessem como eles.

Vaidade – Ídolos; assim chamados por causa de seu nada, impotência e falta de lucro; e pelo longo culto aos ídolos, eles foram feitos como eles, criaturas vãs, sottish e sem sentido.

Referências Cruzadas

Exodo 24:6 – Moisés colocou metade do sangue em tigelas e a outra metade derramou sobre o altar.

Deuteronômio 6:17 – Obedeçam cuidadosamente aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, e aos preceitos e decretos que ele lhes ordenou.

Deuteronômio 12:30 – e depois que elas forem destruídas, tenham cuidado para não serem enganados e para não se interessarem pelos deuses delas, dizendo: “Como essas nações servem aos seus deuses? Faremos o mesmo”.

Deuteronômio 29:10 – Hoje todos vocês estão na presença do Senhor, do seu Deus: os seus chefes e homens destacados, os seus líderes e oficiais, e todos os demais homens de Israel,

Deuteronômio 29:25 – E a resposta será: “Foi porque este povo abandonou a aliança do Senhor, o Deus dos seus antepassados, aliança feita com eles quando os tirou do Egito.

Deuteronômio 32:21 – Provocaram-me os ciúmes com aquilo que nem deus é e irritaram-me com seus ídolos inúteis. Farei que tenham ciúmes de quem não é meu povo; eu os provocarei à ira por meio de uma nação insensata.

Deuteronômio 32:31 – Pois a rocha deles não é como a nossa Rocha, com o que até mesmo os nossos inimigos concordam.

1 Samuel 12:21 – Não se desviem, para seguir ídolos inúteis, que não têm qualquer proveito nem podem livrá-los, pois são inúteis.

1 Reis 16:13 – por causa de todos os pecados que Baasa e seu filho Elá haviam cometido e levado Israel a cometer, pois, com os seus ídolos inúteis, provocaram a ira do Senhor, o Deus de Israel.

2 Reis 17:8 – e seguiram os costumes das nações que o Senhor havia expulsado de diante deles, bem como os costumes que os reis de Israel haviam introduzido.

2 Reis 17:11 – Em todos os altares idólatras queimavam incenso, como fizeram as nações a quem o Senhor havia expulsado de diante deles. Fizeram males que provocaram o Senhor à ira.

2 Crônicas 33:2 – Ele fez o que o Senhor reprova, imitando as práticas detestáveis das nações que o Senhor havia expulsado de diante dos israelitas.

2 Crônicas 33:9 – Manassés, porém, desencaminhou Judá e o povo de Jerusalém, a ponto de fazerem pior do que as nações que o Senhor havia destruído diante dos israelitas.

2 Crônicas 36:15 – O Senhor, o Deus dos seus antepassados, advertiu-os várias vezes por meio de seus mensageiros, pois ele tinha compaixão de seu povo e do lugar de sua habitação.

Neemias 9:26 – “Mas foram desobedientes e se rebelaram contra ti; deram as costas para a tua Lei. Mataram os teus profetas, que os tinham advertido que se voltassem para ti; e te fizeram ofensas detestáveis.

Neemias 9:29 – “Tu os advertiste que voltassem à tua Lei, mas eles se tornaram arrogantes e desobedeceram aos teus mandamentos. Pecaram contra as tuas ordenanças, pelas quais o homem vive se lhes obedece. Com teimosia te deram as costas, tornaram-se obstinados e recusaram-se a ouvir-te.

Salmos 115:8 – Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam.

Jeremias 2:5 – Assim diz o Senhor: “Que falta os seus antepassados encontraram em mim, para que me deixassem e se afastassem de mim? Eles seguiram ídolos sem valor, tornando-se eles próprios sem valor.

Jeremias 8:9 – Os sábios serão envergonhados; ficarão amedrontados e serão pegos na armadilha. Visto que rejeitaram a palavra do Senhor, que sabedoria é essa que eles têm?

Jeremias 10:8 – São todos insensatos e tolos; querem ser ensinados por ídolos inúteis. Os deuses deles não passam de madeira.

Jeremias 10:15 – São inúteis, são objetos de zombaria. Quando vier o julgamento delas, perecerão.

Jeremias 31:32 – “Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o Senhor deles”, diz o Senhor.

Jeremias 44:4 – Dia após dia, eu lhes enviei meus servos, os profetas, que disseram: ‘Não façam essa abominação detestável! ’

Jeremias 44:23 – Foi porque vocês queimaram incenso e pecaram contra o Senhor, e não obedeceram à sua palavra nem seguiram a sua lei, os seus decretos e os seus testemunhos, que esta desgraça caiu sobre vocês, como se vê no dia de hoje”.

João 2:8 – Então lhes disse: “Agora, levem um pouco do vinho ao encarregado da festa”. Eles assim o fizeram,

Romanos 1:21 – porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.

1 Coríntios 8:4 – Portanto, em relação ao alimento sacrificado aos ídolos, sabemos que o ídolo não significa nada no mundo e que só existe um Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *