Estudo de Levítico 4:3 – Comentado e Explicado

se aquele que tiver pecado for um sacerdote ungido, de maneira que o povo se torne culpado, oferecerá ao Senhor por sua transgressão um novilho sem defeito como sacrifício de expiação.
Levítico 4:3

Comentário de Albert Barnes

O sacerdote que é ungido – ou seja, o sumo sacerdote. (Compare Levítico 8:12 ; Levítico 21:10 ; Êxodo 29: 7 ). Sobre a unção dos outros sacerdotes, veja a nota em Levítico 8:13 .

A graduação das ofertas pelo pecado é notável. Pode parecer que a distinção se dirigisse mais enfaticamente a cada indivíduo, de acordo com sua posição e conseqüente responsabilidade (ver Levítico 4:32 ).

De acordo com o pecado do povo – Antes, trazer culpa ao povo. A nação inteira está preocupada com toda transgressão de seu representante.

Comentário de Thomas Coke

Levítico 4: 3 . O sacerdote que é ungido Ou seja, o sumo sacerdote. A frase que é ungida, não especifica mais que santa; se o santo padre. É usado pelos sacerdotes comuns, Números 3: 3 . De acordo com o pecado do povo, é traduzido por Houbigant e muitos outros, se ele deve levar o povo ao pecado, ou seja, levando-o ao erro por seu exemplo ou desinformação. O hebraico é literalmente, se o santo sacerdote pecar contra o pecado do povo, isto é, para fazer com que o povo também peque; veja Hebreus 5: 2 e compare com Hebreus 7: 26-28 .

Comentário de Scofield

oferta pelo pecado

A oferta pelo pecado, embora ainda seja Cristo, é Cristo visto carregado com o pecado do crente, absolutamente no lugar do pecador e em seu lugar, e não, como nas ofertas de sabor doce, em Suas próprias perfeições. É a morte de Cristo como vista em Isaías 53: 1-12 ; Salmos 22: 1-31 ; Mateus 26:28 ; 1 Pedro 2:24 ; 1 Pedro 3:18 .

Mas observe Levítico 6: 24-30 como a santidade essencial daquele que foi “feito pecado por nós” 2 Coríntios 5:21 é guardada. As ofertas pelo pecado são expiatórias, substitucionais e eficazes Levítico 4:12 ; Levítico 4:29 ; Levítico 4:35 e tem em vista a vindicação da lei através de sacrifício substitucional.

Comentário de Adam Clarke

Se o sacerdote que é ungido – Significado, provavelmente, o sumo sacerdote. De acordo com o pecado do povo; pois embora ele tivesse maiores vantagens do que o povo poderia ter, por estar mais familiarizado com a lei de Deus, e seus lábios deveriam entender e preservar o conhecimento, ainda assim era possível até para ele, naquele tempo em que a palavra de Deus não foi totalmente revelado, para transgredir através da ignorância; e sua transgressão pode ter a pior tendência, porque o povo pode assim ser levado ao pecado. Por isso, vários críticos entendem essa passagem dessa maneira e a traduzem da seguinte forma: Se o sacerdote ungido deve levar o povo ao pecado; ou, literalmente, se o sacerdote ungido pecar pelo pecado do povo; isto é, para fazer com que o povo transgredisse, o pastor se perdesse e as ovelhas o seguissem.

Comentário de John Wesley

Se o sacerdote ungido pecar de acordo com o pecado do povo; então traga por seu pecado, que pecou, ??um novilho sem defeito ao SENHOR por oferta pelo pecado.

Se o padre – Ou seja, o sumo sacerdote, que só foi ungido após a primeira vez. Sua unção é mencionada, porque ele não era sumo sacerdote completo até ser ungido.

Faça o pecado – seja na doutrina ou na prática, o que aqui é suposto que ele possa fazer. E isso é anotado como um caráter de imperfeição no sacerdócio da lei, pelo qual os israelitas eram instruídos a esperar outro e melhor sumo sacerdote, mesmo aquele que fosse santo, inofensivo e separado dos pecadores, Hebreus 7:26 .

De acordo com o pecado do povo – Da mesma maneira que qualquer pessoa faz; o que implica que Deus esperava dele mais circunspecção do que das pessoas. Mas as palavras podem ser traduzidas, para o pecado ou culpa do povo, o que pode ser mencionado como uma agressão de seu pecado, que por ele ele comumente traz pecado, culpa e punição ao povo que está infectado ou escandalizado por ele. o exemplo dele.

Um novilho – O mesmo sacrifício que foi oferecido a todo o povo, para mostrar quanto o seu pecado foi agravado por sua qualidade.

Oferta pelo pecado – Heb. pecado, que palavra é freqüentemente usada nesse sentido.

Comentário de John Calvin

3. Se o padre que é ungido. Ele agora distingue entre pessoas diferentes e começa com o sumo sacerdote, que sozinho possuía a alta distinção da santa unção, a menos que se pensasse melhor aplicá-la a toda a classe suprema. (260) É provável, no entanto, que se refira apenas a um. Quanto mais ilustre era sua dignidade, mais diligente e zelosamente sua vida deveria ser confirmada ao modelo de santidade; e, portanto, a enfermidade que era mais tolerável nos outros, era mais extremamente repreensível nele. Esta é a razão pela qual era necessário que ele se expiasse com uma vítima maior. Mas isso, em certa medida, estava relacionado a todos os levitas, na medida em que foram escolhidos para pertencer à classe sagrada; e agora se estende a todos os ministros e pastores da Igreja, não que eles se resgatem pelo sacrifício de um bezerro, mas que diligentemente tomem cuidado com todos os pecados e se dediquem mais a seus esforços em busca da santidade. A cláusula “de acordo com o pecado do povo” também pode ser traduzida ” para o pecado”, etc., como se Moisés tivesse dito que o sacerdote pelo pecado corrompeu o povo pelo seu mau exemplo; pois, uma vez que sua vida é a regra da santidade e da justiça, suas faltas ocasionam erros dos outros. A sensação, no entanto, que eu segui é mais simples, ou seja, que , embora a transgressão do sacerdote possa ser comum, ainda assim, em consideração ao seu ofício, ela se torna mais pesada e merece maior punição.

Referências Cruzadas

Exodo 29:7 – Unja-o com o óleo da unção, derramando-o sobre a cabeça de Arão.

Exodo 29:14 – Mas queime a carne, o couro e o excremento do novilho fora do acampamento; é oferta pelo pecado.

Exodo 29:21 – Pegue, então, um pouco do sangue do altar e um pouco do óleo da unção, e faça aspersão com eles sobre Arão e suas vestes, sobre seus filhos e as vestes deles. Assim serão consagrados, ele e suas vestes, seus filhos e as vestes deles.

Exodo 30:10 – Uma vez por ano, Arão fará propiciação sobre as pontas do altar. Essa propiciação anual será realizada com o sangue da oferta para propiciação pelo pecado, geração após geração. Esse altar é santíssimo ao Senhor. “

Levítico 4:14 – Quando tiver consciência do pecado que cometeu, a comunidade trará um novilho como oferta pelo pecado e o apresentará diante da Tenda do Encontro.

Levítico 5:6 – e, pelo pecado que cometeu, trará ao Senhor uma ovelha ou uma cabra do rebanho como oferta de reparação; e em favor dele o sacerdote fará propiciação pelo pecado.

Levítico 8:12 – Derramou o óleo da unção sobre a cabeça de Arão para ungi-lo e consagrá-lo.

Levítico 9:2 – E disse a Arão: “Traga um bezerro para a oferta pelo pecado e um carneiro para o holocausto, ambos sem defeito, e apresente-os ao Senhor.

Levítico 16:6 – “Arão sacrificará o novilho como oferta pelo seu próprio pecado para fazer propiciação por si mesmo e por sua família.

Levítico 16:11 – “Arão trará o novilho como oferta por seu próprio pecado para fazer propiciação por si mesmo e por sua família, e ele o oferecerá como sacrifício pelo seu próprio pecado.

Levítico 21:10 – “O sumo sacerdote, aquele entre seus irmãos sobre cuja cabeça tiver sido derramado o óleo da unção, e que tiver sido consagrado para usar as vestes sacerdotais, não andará descabelado, nem rasgará as roupas em sinal de luto.

Números 8:8 – Depois eles trarão um novilho com a oferta de cereal da melhor farinha amassada com óleo; e você trará um segundo novilho como oferta pelo pecado.

Esdras 8:35 – Então os exilados que tinham voltado do cativeiro sacrificaram holocaustos ao Deus de Israel: doze touros em favor de todo o Israel, noventa e seis carneiros, setenta e sete cordeiros e, como oferta pelo pecado, doze bodes. Tudo isso foi oferecido como um holocausto ao Senhor.

Ezequiel 43:19 – Você deverá dar um novilho como oferta aos sacerdotes levitas, da família de Zadoque, os quais se aproximam para ministrar diante de mim, palavra do Soberano Senhor.

Romanos 8:3 – Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Hebreus 5:3 – Por isso ele precisa oferecer sacrifícios por seus próprios pecados, bem como pelos pecados do povo.

Hebreus 7:27 – Ao contrário dos outros sumos sacerdotes, ele não tem necessidade de oferecer sacrifícios dia após dia, primeiro por seus próprios pecados e, depois, pelos pecados do povo. E ele fez isso de uma vez por todas quando a si mesmo se ofereceu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *