Estudo de Êxodo 30:10 – Comentado e Explicado

Uma vez por ano, Aarão fará a expiação sobre os cornos do altar. Com o sangue da vítima pelo pecado, fará a expiação uma vez por ano, em todas as gerações futuras. Esse altar será uma coisa santíssima, consagrada ao Senhor."
Êxodo 30:10

Comentário de Albert Barnes

Veja as referências marginais.

Versículos 11-16

O resgate das almas. Êxodo 38: 25-28 . Ao comparar essas palavras com as de Números 1: 1-3 , talvez possamos inferir que a primeira passagem se refere a uma mera contagem de israelitas adultos no momento em que o dinheiro foi retirado de cada uma, e que o que a última passagem ordena era um registro formal deles de acordo com suas genealogias e ordem de serviço militar.

Um resgate por sua alma – O que o adorador sincero pagou de uma só vez foi o fruto e o sinal de sua fé na bondade do Senhor, que o redimira e o levara à aliança. Portanto, o pagamento é justamente chamado de resgate, na medida em que envolveu uma apropriação pessoal do fato de sua redenção. Sobre a palavra alma, veja Levítico 17:11 .

Que não haja praga – ou seja, que eles não sofram punição pela negligência e desprezo dos privilégios espirituais. Compare Êxodo 28:35 ; 1 Coríntios 11: 27-30 ; e a exortação em nosso serviço de comunhão.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 30:10 . Aarão fará expiação pelas pontas Esta cerimônia seria realizada no grande dia da expiação; ver Levítico 16: 18-19 quando somente o sumo sacerdote entrou no santo dos santos e fez uma expiação por sangue, que ele ofereceu para si mesmo e pelos erros do povo, Hebreus 9: 7 . Essas expiações e purificações foram usadas, sem dúvida, para expressar as fraquezas e imperfeições de todas as cerimônias legais; que, apesar de serem tipos das grandes bênçãos do evangelho, ainda precisavam ser purificados; veja Heb. capítulos 9 e 10: por toda parte. A última cláusula deste versículo, é santíssima para o Senhor, e , com tanta propriedade, será prestada; será (ou seja, assim expiada) a mais santa para o Senhor; pois não há verbo no hebraico. As cornetas do altar, é mais provável, são usadas como parte do todo; pois, de Levítico 16: 18-19 , parece que o sangue não foi derramado apenas sobre os chifres : todo o altar foi aspergido com ele sete vezes. O altar do holocausto tinha chifres nos quatro cantos, sobre os quais o sangue do novilho, cap. Êxodo 29:12 está ordenado a ser colocado. Chifres, diz Parkhurst, são os emblemas bem conhecidos de força, poder ou glória, tanto nos escritores sagrados quanto nos propanos; e que, não apenas porque a força daqueles animais que são mobiliados com chifres consiste nela; (Ver Deuteronômio 33:17 . Salmos 22:22 ; Salmos 92:10 . Dan. cap. 8 🙂 mas também porque, como chifres, em hebraico são expressos pela mesma palavra que os raios ou colunas de luz; então eles são emblemas impressionantes da luz natural, o representante do REDENTOR, o

Luz do mundo. Descobrimos que, entre os pagãos, chifres são o nome hieróglifo de força ou poder: addis cornua pauperi – vocês dão chifres ( força ou poder ) aos pobres, diz Horace, falando em vinho: ???a? ?e?a??e ele empurrou com chifres ( força ) os troianos, diz Homero, de Aquiles. Chifres e animais com chifres, como touros; cabras, veados, etc. deveriam ter uma relação peculiar com o Apolo ou o Sol dos pagãos: e, de fato, como Spencer mostrou em geral, os pagãos costumavam adornar seus altares com uma variedade de chifres; que também eram frequentemente colocados sobre as cabeças de seus deuses.

REFLEXÕES.— 1 O incenso de louvor e gratidão pelas misericórdias diárias é tão necessário quanto a oração pelo perdão diário. 2. Nossos serviços mais sagrados precisam do sangue de Cristo, ou seriam vistos por Deus como algo impuro. 3. Enquanto Cristo está intercedendo por nós no céu diante do altar de ouro, torna-se encontrado o envio de incenso de oração e louvor, para que, perfumados por ele, possam aparecer diante do trono de Deus como um aroma agradável. .

Comentário de Scofield

expiação

(Veja Scofield “ Êxodo 29:33 “) .

Comentário de Adam Clarke

Uma expiação – uma vez por ano – no décimo dia do sétimo mês. Veja Levítico 16:18 ; (nota), etc., e as notas lá. Veja Clarke em Levítico 16:21 ; (nota) etc.

Comentário de John Wesley

E Arão fará expiação uma vez por ano com o sangue da oferta pelo pecado, como expiação; uma vez por ano fará expiação por toda a sua geração; é santíssimo para o SENHOR.

Este altar foi purificado com o sangue da oferta pelo pecado posto sobre as suas pontas todos os anos, no dia da expiação. Veja Levítico 16: 18,19 . O sumo sacerdote deveria levar isso em seu caminho quando ele saísse do santo dos santos. Isso era íntimo, que os pecados dos sacerdotes que ministravam neste altar e do povo para quem eles ministravam, impunham nele uma impureza cerimonial, da qual deveriam ser limpos pelo sangue da expiação. Este altar tipificava a mediação de Cristo: o altar de bronze na corte era um tipo de Cristo morrendo na terra; o altar de ouro no santuário era um tipo de Cristo intercedendo no céu. Este altar estava diante do propiciatório, pois Cristo sempre aparece na presença de Deus por nós; e sua intercessão é para Deus um aroma agradável. E isso tipificava as devoções dos santos, cujas orações são ditas diante de Deus como incenso, Salmo 141: 2 . À medida que a fumaça do incenso subiu, também aumentaram nossos desejos, sendo acesos com o fogo do santo amor. Quando o padre estava queimando incenso, o povo estava orando, Lucas 1:10 , para significar que a oração é o verdadeiro incenso. Esse incenso era perpétuo, pois devemos orar sempre. As lâmpadas foram vestidas ou acesas ao mesmo tempo em que o incenso foi queimado, para nos ensinar que a leitura das escrituras (que são nossa luz e lâmpada) faz parte de nosso trabalho diário e deve acompanhar normalmente nossas orações e louvores. As devoções das almas santificadas são agradáveis ??a Deus, de um sabor doce; as orações dos santos são comparadas aos doces odores, Apocalipse 5: 8 , mas é o incenso que Cristo acrescenta a eles que os torna aceitáveis; e seu sangue que expia a culpa que se apega aos nossos melhores serviços. No entanto, se o coração e a vida não forem santos, até o incenso é uma abominação, Isaías 1:13 .

Comentário de John Calvin

10. E Arão fará expiação. Devemos observar aqui a correspondência entre os dois altares; pois, como os israelitas foram advertidos de que os sacrifícios não agradariam a Deus, a menos que toda a impureza fosse varrida por orações puras e santas, também o altar de incenso era purificado pela aspersão de sangue, para que eles aprendessem que suas orações eram aceitas. através de sacrifícios. Embora isso fosse feito apenas uma vez por ano, ainda assim era lembrado diariamente, a fim de que eles oferecessem a morte de Cristo pela fé e pela oração, (153) e ainda pudessem saber que suas orações não tinham sabor agradável, a menos que na medida em que foram aspergidos com o sangue da expiação.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 30:10 . Arão fará expiação uma vez por ano – Nomeadamente, no dia da expiação (ver Levítico 16: 18-19 ), quando o sumo sacerdote a tomaria em seu caminho quando ele saísse de o santo dos santos. Isso era íntimo, que os pecados dos sacerdotes que ministravam neste altar e do povo para quem eles ministravam, impunham nele uma impureza cerimonial, da qual deveriam ser limpos pelo sangue da expiação. Este altar tipificava a mediação de Cristo: o altar de bronze na corte era um tipo de Cristo morrendo na terra; o altar de ouro no santuário era um tipo de Cristo intercedendo no céu. Este altar estava diante do propiciatório, pois Cristo sempre aparece na presença de Deus por nós; e sua intercessão é para Deus um aroma agradável. E isso tipificava as devoções dos santos, cujas orações são ditas diante de Deus como incenso, Salmos 141: 2 . À medida que a fumaça do incenso subiu, também aumentaram nossos desejos, sendo acesos com o fogo do santo amor. Quando o padre estava queimando incenso, as pessoas estavam orando ( Lucas 1:10 ) para significar que a oração é o verdadeiro incenso. Esse incenso era perpétuo, pois devemos orar sempre. As lâmpadas foram vestidas ou acesas ao mesmo tempo em que o incenso foi queimado, para nos ensinar que a leitura das Escrituras (que são nossa luz e lâmpada ) faz parte de nosso trabalho diário e deve acompanhar normalmente nossas orações e louvores. As devoções das almas santificadas são agradáveis a Deus, de um sabor doce; as orações dos santos são comparadas aos doces odores, Apocalipse 5: 8 ; mas é o incenso que Cristo acrescenta a eles que os torna aceitáveis; e seu sangue que expia a culpa que se apega aos nossos melhores serviços. No entanto, se o coração e a vida não forem santos, até o incenso é uma abominação, Isaías 1:13 .

Comentário de E.W. Bullinger

uma vez por ano , viz. o décimo dia do sétimo mês. Levítico 16:18 , Levítico 16:29 , Levítico 16:30 . Números 29: 7 .

oferta pelo pecado. Veja nota em Êxodo 29:14 .

santo . Veja a nota em Êxodo 3: 5 .

Referências Cruzadas

Exodo 29:36 – Sacrifique um novilho por dia como oferta pelo pecado para fazer propiciação. Purifique o altar, fazendo propiciação por ele, e unja-o para consagrá-lo.

Levítico 16:5 – Receberá da comunidade de Israel dois bodes como oferta pelo pecado e um carneiro como holocausto.

Levítico 16:18 – “Depois irá ao altar que está perante o Senhor e pelo altar fará propiciação. Pegará um pouco do sangue do novilho e do sangue do bode e o porá em todas as pontas do altar.

Levítico 16:29 – “Este é um decreto perpétuo para vocês: No décimo dia do sétimo mês vocês se humilharão a si mesmos e não poderão realizar trabalho algum, nem o natural da terra, nem o estrangeiro residente.

Levítico 23:27 – “O décimo dia deste sétimo mês é o Dia da Expiação. Façam uma reunião sagrada e humilhem-se, e apresentem ao Senhor uma oferta preparada no fogo.

Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

Hebreus 9:7 – No entanto, somente o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos, apenas uma vez por ano, e nunca sem apresentar o sangue do sacrifício, que ele oferecia por si mesmo e pelos pecados que o povo havia cometido por ignorância.

Hebreus 9:22 – De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão.

Hebreus 9:25 – não, porém, para se oferecer repetidas vezes à semelhança do sumo sacerdote que entra no Santo dos Santos todos os anos, com sangue alheio.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *