Estudo de Lucas 1:26 – Comentado e Explicado

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
Lucas 1:26

Comentário de Albert Barnes

No sexto mês – o sexto mês após a concepção de Elizabeth.

Uma cidade da Galiléia chamada Nazaré – Veja as anotações em Mateus 2: 22-23 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 1: 26-27 . No sexto mês – Nomeadamente, depois que Elisabeth havia concebido; o anjo Gabriel – O mesmo anjo que havia sido o mensageiro de tantas boas novas para Zacarias; foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia – um país que ficava “na parte mais setentrional da Palestina, e era delimitado ao norte pelo Líbano e Síria, a oeste por Fenícia, a sul por Samaria e a leste pela Jordânia e o mar de Tiberíades. Contudo, pelos evangelhos parece que uma parte do país ao norte do mar e a leste do Jordão era considerada a Galiléia: a qual, portanto, compreendia os bens das tribos de Issacar, Zebulon, Naftali e Aser. Foi dividido nas Galiléias Superior e Inferior, das quais a primeira foi chamada Galiléia dos Gentios, Mateus 4:15 , porque fazia fronteira com as nações gentias e era em parte habitada por elas. Sobre a população e fertilidade deste país, veja notas em Mateus 15:16 . Nomeada Nazaré – Uma pequena cidade na tribo de Zebulon, agora reduzida a uma condição muito baixa e desprezível, Mateus 2:23 . Para uma virgem esposada – Era costume entre os judeus, para as pessoas que se casavam para contratar antes testemunhas algum tempo antes. E como Cristo deveria nascer de uma virgem pura, a sabedoria de Deus ordenou que fosse de alguém que , para evitar reprovação, pudesse ter um pai de renome , segundo a carne. Para José, da casa de Davi – José era um descendente do rei Davi, embora agora em circunstâncias baixas. É da maior importância provar que Cristo foi descendente linear de Davi, sendo esta uma das características do Messias; mas certamente isso não pode ser deduzido da genealogia de José, porque ele era apenas o pai de renome de Cristo: nem é necessário entender o evangelista aqui como falando do fato de José ser a casa de Davi. Suas palavras podem ser entendidas de maneira diferente, pois, de fato, são lidas pelo Dr. Whitby e muitos outros, assim: a uma virgem da casa de Davi ( adotada por um homem cujo nome era José ) e o nome da virgem era Maria. O que fortalece essa interpretação é que este e o versículo anterior se referem totalmente à virgem, descrita pelo local de sua residência, Nazaré; por sua relação com Joseph, sendo esposada por ele; por sua linhagem e descendência, da casa de Davi; e pelo nome dela, Mary.

Comentário de E.W. Bullinger

sexto mês . Após a visão de Zacarias.

Esta (compare Lucas 1:36 ) é a passagem que dá à idade de João seis meses mais velha que a do Senhor. Veja App-179.

de . Grego. hupo. App-104.

até . Grego. eis. App-104 . Galiléia. Uma das quatro divisões romanas da Palestina, composta por Zebulom, Naftali e Aser. Compare Mateus 4:13 .

Nazaré. Agora enNazirah.

Aram . Veja App-94. Veja em Mateus 2:23 .

Comentário de John Calvin

26. Agora, no sexto mês, foi uma dispensação maravilhosa do propósito divino, e muito distante do julgamento comum dos homens, que Deus determinou tornar o início da geração do arauto mais ilustre do que o de seu próprio Filho. A profecia a respeito de João foi publicada no templo e universalmente conhecida: Cristo é prometido a uma virgem em uma cidade obscura da Judéia, e essa profecia permanece enterrada no seio de uma jovem. Mas era apropriado que, mesmo desde o nascimento de Cristo, esse ditado fosse cumprido,

Agradou a Deus pela tolice salvar os que crêem”
( 1 Coríntios 1:21 .)

O tesouro desse mistério foi confiado por ele a uma virgem de tal maneira que, finalmente, quando chegasse a hora certa, poderia ser comunicado a todos os piedosos. Era, eu próprio, um tipo mau de tutela; mas, por tentar a humildade da fé ou restringir o orgulho dos ímpios, era o melhor adaptado. Aprendemos, mesmo quando a razão não aparece imediatamente, a nos submeter modestamente a Deus, e não tenhamos vergonha de receber instruções dela que carregou em seu ventre Cristo a eterna sabedoria de Deus ( 1 Coríntios 1:24 .) Não há nada que devamos evitar com mais cuidado do que o desprezo orgulhoso que nos privaria do conhecimento do segredo inestimável, que Deus propositalmente “escondeu dos sábios e prudentes e revelou ” aos humildes e “aos bebês , ”( Lucas 10:21 .)

Acho que foi pela mesma razão que ele escolheu uma virgem prometida a um homem. Não há fundamento para a opinião de Orígenes, que ele fez isso com o objetivo de ocultar de Satanás a salvação que ele estava preparando para conceder aos homens. O casamento era um véu estendido diante dos olhos do mundo, para que aquele que era “supostamente filho de José ” ( Lucas 3:23 ) pudesse, por fim, ser acreditado e reconhecido pelos piedosos como o Filho de Deus. . No entanto, a entrada de Cristo no mundo não era destituída de glória; pois o esplendor de sua divindade foi manifestado desde o início por seu Pai celestial. Os anjos anunciaram que “um Salvador nasceu” ( Lucas 2:11 😉 mas a voz deles só foi ouvida pelos pastores e não viajou mais longe. Um milagre – publicado em todos os lugares pelos “sábios que vieram do leste ” ( Mateus 2: 1 ), de que eles tinham visto uma estrela que proclamava o nascimento do Rei Supremo – pode ter sido altamente celebrado. Contudo, vemos como Deus manteve seu Filho, por assim dizer, em ocultação, até que chegou o tempo de sua plena manifestação, e então ergueu para ele uma plataforma, para que ele pudesse ser visto por todos.

O particípio µeµ??ste?µ???? , empregado pelo evangelista, significa que a virgem havia sido noiva do noivo, mas ainda não foi dada como esposa ao marido. Pois era costume entre os pais judeus manter suas filhas em casa, depois de terem sido prometidas a homens; caso contrário, a lei relativa à sedução de uma donzela prometida” ( Deuteronômio 22:23 ) seria desnecessária. Lucas diz que José era da casa de Davi; pois as famílias são geralmente contadas pelos nomes dos homens; mas neste ponto falaremos mais plenamente em outro lugar.

Comentário de Adam Clarke

Uma cidade da Galiléia – Como José e Maria eram da família de Davi, cuja propriedade patrimonial estava em Belém, parece que a residência da família deveria estar naquela cidade, e não em Nazaré; pois descobrimos que, mesmo após o retorno do cativeiro, as várias famílias foram morar nas cidades às quais originalmente pertenciam. Ver Neemias 11: 3 . Mas é provável que a sagrada família tenha se mudado para a Galiléia por medo de excitar o ciúme de Herodes, que usurpara o trono ao qual eles tinham um direito indiscutível. Veja em Lucas 2:39 ; (Nota). Assim, mantendo-se fora do caminho, eles evitaram os efeitos de seu ciúme.

Comentário de Thomas Coke

1:26 . No sexto mês Nomeadamente, da gravidez de Elisabeth. A Galiléia era a parte mais setentrional da Palestina. Era delimitada a norte pelo Líbano e pela Síria, a oeste pela Fenícia, a sul por Samaria e a leste, segundo Josefo, pela Jordânia e pelo mar de Tiberíades; contudo, pelo evangelho, parece que uma parte do país ao norte do mar e a leste do Jordão era considerada a Galiléia. A Galiléia, portanto, compreendeu os bens das tribos de Issacar, Zebulom, Naftali e Aser. Foi dividido em Galiléia superior e inferior, da qual a primeira era chamada Galiléia dos Gentios ( Mateus 4:15 .) Porque fazia fronteira com as nações gentias e era em parte habitada por eles. Josefo nos diz (Bel. L. 3. 100: 2.) que todo o país era excessivamente populoso e muito frutífero; que o número de suas cidades e aldeias era grande; e que mesmo nas cidades menores não havia menos de quinze mil habitantes.

Comentário de Scofield

anjo

(Veja Scofield “ Hebreus 1: 4 “)

Comentário de Spurgeon

Lucas 1: 26-27 . E no sexto mês o anjo Gabriel foi enviado de Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem esposada por um homem cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.

Foi pela tentação de um anjo maligno que o homem caiu, e o Paraíso se perdeu. Era, portanto, mais apropriado que bons anjos fossem enviados para anunciar a vinda do Restaurador, através do qual o Paraíso é recuperado: “Gabriel foi enviado de Deus para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré. ” A vinda de Cristo à terra deve ser anunciada nas cidades mais humildes e ele deve nascer na pequena cidade judaica de Belém; mas também foi decretado que ele deveria morrer em Jerusalém, na cidade metropolitana. Marque a simplicidade, e ainda a sublimidade, do arranjo pelo qual o manso e humilde Salvador nasceria em nossa natureza. O anjo Gabriel foi enviado de Deus a uma virgem, cujo nome era Maria.

Lucas 1: 28-29 . E o anjo entrou a ela e disse: Salve, tu que és altamente favorecido, o Senhor é contigo; bendito és entre as mulheres. E quando o viu, ficou preocupada com o que ele disse e pensou em que tipo de saudação deveria ser.

As melhores notícias podem às vezes causar a maior perturbação da mente e do coração. Se você se sentir perturbado ao receber uma mensagem de Deus, não fique surpreso, como se algo estranho tivesse acontecido com você. Veja como Maria, a quem foi dito que ela deveria receber a maior honra e favor possível a um ser mortal, ficou perturbada com a fala do anjo, perplexa com sua extraordinária saudação.

Lucas 1:30 . E o anjo disse-lhe: Não temas, Maria; porque achaste graça diante de Deus.

Se encontramos graça para Deus, não há motivo para temermos. Se Deus é misericordioso conosco, somos criados acima de tudo motivo de alarme. Alguns cortejam o inconstante favor dos homens; mas, mesmo que a ganhem, podem muito bem temer que possam perdê-la em breve, mas o anjo disse: “Não temas, Maria; porque achaste graça diante de Deus; e tendo encontrado esse favor, ela nunca o perderia.

Lucas 1: 31-32 . E eis que conceberás no teu ventre, e darás à luz um filho, a quem chamarás JESUS. Ele será ótimo, –

Quão verdadeira é essa profecia; “Ele será ótimo.” Cristo é o maior de todos os grandes. Quão grande ele é em nossa estima! As línguas dos homens e dos anjos não podiam contar toda a sua grandeza. “Ele será grande” –

Lucas 1: 32-37 . E será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai: E ele reinará sobre a casa de Jacó para sempre, e do seu reino não haverá fim. Então disse Maria ao anjo: Como será isso, visto que não conheço um homem? E o anjo respondeu e disse-lhe: O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te obscurecerá; portanto, também a coisa santa que nascer de ti será chamada Filho de Deus. E eis que a tua prima Isabel, ela também concebeu um filho na velhice; e este é o sexto mês com ela, que foi chamada estéril. Pois para Deus nada será impossível.

Parecia certo que a dispensação do evangelho deveria começar com duas grandes maravilhas. A era das maravilhas se abriu sobre nós agora que o dia da graça amanheceu. Agora a mulher estéril deve manter a casa e ser a mãe alegre dos filhos, de acordo com a antiga profecia.

1:38 . E Maria disse: Eis a serva do Senhor; seja comigo segundo a tua palavra.

Ah, que todos nós tivéssemos um espírito de submissão como ela, para estarmos dispostos a nos colocar absolutamente à disposição de Deus, para que ele faça conosco o que quiser!

1:38 . E o anjo do Senhor se afastou dela.

Sua missão foi cumprida, para que ele pudesse voltar à glória da qual viera ao comando de Deus.

Lucas 1: 39-43 . Naqueles dias, Maria se levantou e entrou apressadamente na região montanhosa, na cidade de Judá; e entrou na casa de Zacarias, e saudou Isabel. E aconteceu que, quando Elizabeth ouviu a saudação de Maria, o bebê pulou em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo: E ela falou em alta voz e disse: Bendito és tu entre as mulheres, e abençoado é o fruto do teu ventre. E de onde é isso para mim que a mãe do meu Senhor venha a mim?

As pessoas mais graciosas são sempre as pessoas mais humildes. Esta pergunta de Elizabeth: “De onde é isso para mim?” tem sido um que colocamos frequentemente sobre nós mesmos. Ela era a mulher mais velha dos dois, mas sentiu-se muito honrada por essa visita de seu parente mais novo, a quem o Senhor havia maravilhosamente favorecido. É bom que os cristãos tenham grande consideração um pelo outro e pensem menos em si mesmos do que em outros a quem Deus especialmente favoreceu. Uma das características do caráter do verdadeiro povo de Deus é que eles têm essa mente neles; enquanto aqueles que se consideram grandes provam que não são do Senhor. Se você pensa muito de si, ele pensa pouco de você.

Lucas 1: 44-45 . Pois eis que assim que a voz da tua saudação soou nos meus ouvidos, o bebê pulou no meu ventre de alegria. E abençoada é a que creu:

Não apenas Maria, que creu na mensagem do anjo, e foi, portanto, abençoada; mas cada um de nós, que crê em Deus, pode compartilhar dessa bênção.

Lucas 1: 45-46 . Pois haverá uma realização daquelas coisas que lhe foram ditas pelo Senhor. E Maria disse:

Essa humilde donzela judia era uma mulher de grande habilidade natural. Essa música dela é digna de ser cantada por todas as idades. É verdade que é extraído principalmente do cântico de Hannah e de outros cânticos de pessoas devotas em épocas anteriores; mas isso mostra como Maria estudou a Palavra de Deus e a colocou em seu coração. A melhor preparação que vocês, jovens, podem ter para a mais alta honra e serviço em sua vida futura é banhar-se com freqüência na Palavra de Deus e perfumar toda a sua vida por um familiar e preciso conhecimento da verdade das Escrituras. Nada mais pode torná-lo tão puro ou tão preparado para todos os serviços que Deus ainda pode ter para você realizar.

1:46 . Minha alma engrandece o Senhor,

Esse é um bom começo. Maria não se magnifica em seu Magnificat, não tem nada a dizer sobre sua própria dignidade, embora fosse de uma linhagem nobre; mas ela cantou: “Minha alma engrandece o Senhor” –

1:47 . E meu espírito se regozijou em Deus, meu Salvador.

Ela precisava de um Salvador tanto quanto nós, pois era uma pecadora como nós; e embora ela tenha sido abençoada entre as mulheres, ela aqui indica que devia toda essa bênção à graça de Deus, que havia se tornado um Salvador para ela, assim como para nós.

1:48 . Pois ele considerou o estado baixo de sua serva:

A família da qual Maria nasceu havia se tornado pobre e ela vivia em Nazaré.

Lucas 1: 48-49 . Pois eis que daqui em diante todas as gerações me chamarão de abençoada. Pois aquele que é poderoso me fez grandes coisas; e santo é o seu nome.

Ela era de fato uma mulher abençoada por ter pensamentos sagrados, reverência a Deus, uma idéia verdadeira de seu poder e majestade e do maravilhoso favor que ele lhe mostrara.

1:50 . E a sua misericórdia está naqueles que o temem de geração em geração.

Lembre-se disso, não foi misericórdia apenas de Maria; foi misericórdia de nós e misericórdia de todos que confiam verdadeiramente no Salvador em quem ela confiava.

1:51 . Ele mostrou força com o braço; ele espalhou os orgulhos na imaginação de seus corações.

Às vezes, lemos sobre o “dedo” de Deus, que se refere a uma parte de seu grande poder. Outras vezes, lemos sobre sua “mão”. Essa é uma demonstração mais brilhante de seu poder. Mas aqui, como em outros lugares, lemos sobre seu “braço”. Esta é a majestade de sua onipotência. Os mágicos do faraó disseram ao rei que era o dedo de Deus que provocava as pragas do Egito, mas foi com o braço estendido que ele dividiu o Mar Vermelho e derrubou o faraó e seus exércitos: Maria sentiu que, na obra da salvação, veja o braço de Deus; não apenas o dedo ou a mão.

1:52 . Ele derrubou os poderosos de seus assentos, e os exaltou em baixo grau.

Isto é o que Deus está constantemente fazendo: derrubando os altos e poderosos, e elevando os mansos e os humildes.

1:53 . Ele encheu os famintos de coisas boas; e os ricos que ele enviou esvaziam.

Aqueles que se satisfazem, mais cedo ou mais tarde serão expulsos; mas aqueles que olham somente para Deus e têm fome dele, ficam satisfeitos com o seu favor.

Lucas 1: 54-56 . Ele santificou seu servo Israel, em memória de sua misericórdia: Ao falar a nossos pais, a Abraão e a sua descendência para sempre. E Maria ficou com ela cerca de três meses e voltou para sua própria casa.

Comentário de John Wesley

E no sexto mês o anjo Gabriel foi enviado de Deus para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,

No sexto mês – Depois que Elisabeth havia concebido.

Referências Cruzadas

Mateus 2:23 – e foi viver numa cidade chamada Nazaré. Assim cumpriu-se o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.

Lucas 1:19 – O anjo respondeu: “Sou Gabriel, o que está sempre na presença de Deus. Fui enviado para lhe transmitir estas boas novas.

Lucas 1:24 – Depois disso, Isabel, sua mulher, engravidou e durante cinco meses não saiu de casa.

Lucas 2:4 – Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi.

João 1:45 – Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José”.

João 7:41 – Outros disseram: “Ele é o Cristo”. Ainda outros perguntaram: “Como pode o Cristo vir da Galiléia?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *