Estudo de Marcos 1:22 – Comentado e Explicado

Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.
Marcos 1:22

Comentário de E.W. Bullinger

às. G r. epi. App-104.

Ele ensinou. Referindo-se ao caráter de Seus ensinamentos como estabelecendo-o como Divino. Veja nota em Mateus 7:29 .

Comentário de John Calvin

Este demoníaco foi provavelmente um daqueles multidão, que foi mencionado, um pouco antes, por Mateus 4:24 . No entanto, a narrativa de Marcos e Lucas não é supérflua: pois eles relatam algumas circunstâncias, que não apenas apresentam o milagre sob uma luz mais marcante, mas também contêm instruções úteis. O diabo habilmente reconhece que Cristo é o Santo de Deus, a fim de insinuar na mente dos homens uma suspeita de que havia algum entendimento secreto entre ele e Cristo. Por esse truque, ele se esforçou para suspeitar do Evangelho e, atualmente, ele está continuamente fazendo tentativas semelhantes. Essa é a razão pela qual Cristo o repreende. É, sem dúvida, possível, que essa confissão tenha sido extorquida violentamente dele: mas não há inconsistência entre as duas suposições, que ele é forçado a ceder ao poder de Cristo e, portanto, clama por ser o Santo de Cristo. Deus – e ainda assim ele tenta astutamente encobrir em sua própria escuridão a glória de Cristo. Ao mesmo tempo, devemos observar que, embora ele lisonjeie a Cristo dessa maneira, ele indiretamente se retira de seu poder e, desse modo, se contradiz. Pois por que Cristo foi santificado pelo Pai, mas para livrar os homens da tirania do diabo e derrubar seu reino? Mas como Satanás não pode suportar esse poder, que ele sente ser destrutivo para si mesmo, ele desejaria que Cristo se satisfizesse com um título vazio, sem exercê-lo na presente ocasião. (344)

Marcos 1:22 ; 4:32 . E eles ficaram surpresos com sua doutrina. O significado dos evangelistas é que o poder do Espírito brilhou na pregação de Cristo com tanta claridade, que extorquir a admiração até de ouvintes irreligiosos e frios. Lucas diz que seu discurso foi acompanhado de poder, isto é, cheio de majestade. Marcos expressa isso de maneira mais completa, acrescentando um contraste, que era diferente da maneira de ensinar os escribas. Por serem falsos expositores das Escrituras, sua doutrina era literal e morta, não respirava nada do poder do Espírito e era totalmente destituída. de majestade. O mesmo tipo de frieza pode ser observado agora na teologia especulativa do papado. Na verdade, esses mestres trovejam o que acham apropriado, em um estilo suficientemente magisterial; mas como a maneira de discursar sobre as coisas divinas é tão profana, que suas controvérsias não exibem vestígios de religião, o que elas trazem à tona é toda afetação e mera impulsão: pois a declaração do apóstolo Paulo é verdadeira, que o reino de Deus não em palavras, mas em poder, ( 1 Coríntios 4:20 .) Em resumo, os evangelistas querem dizer que, embora a maneira de ensinar, que então prevaleceu, tenha sido tão grandemente degenerada e extremamente corrompida, que não impressionou as mentes dos homens com qualquer reverência a Deus, a pregação de Cristo foi eminentemente distinguida pelo poder divino do Espírito, que lhe garantiu o respeito de seus ouvintes. Este é o poder, ou melhor, a majestade e autoridade, com o qual o povo ficou surpreso.

Comentário de Adam Clarke

Como alguém que tinha autoridade – de Deus, para fazer o que ele estava fazendo; e ensinar um sistema de verdade puro e benéfico.

E não como os escribas – que não tinham tal autoridade, e cujo ensino não era acompanhado pelo poder de Deus às almas do povo:

  1. porque o assunto do ensino não veio de Deus; e

2. porque os próprios professores não foram comissionados pelo Altíssimo. Veja a nota em Mateus 7:28 .

Referências Cruzadas

Jeremias 23:29 – “Não é a minha palavra como o fogo”, pergunta o Senhor, “e como um martelo que despedaça a rocha?

Mateus 7:28 – Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino,

Mateus 13:54 – Chegando à sua cidade, começou a ensinar o povo na sinagoga. Todos ficaram admirados e perguntavam: “De onde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos?

Mateus 23:16 – “Ai de vocês, guias cegos!, pois dizem: ‘Se alguém jurar pelo santuário, isto nada significa; mas se alguém jurar pelo ouro do santuário, está obrigado por seu juramento’.

Marcos 7:3 – ( Os fariseus e todos os judeus não comem sem lavar as mãos cerimonialmente, apegando-se, assim, à tradição dos líderes religiosos.

Lucas 4:32 – Todos ficavam maravilhados com o seu ensino, porque falava com autoridade.

Lucas 21:15 – Pois eu lhes darei palavras e sabedoria a que nenhum dos seus adversários será capaz de resistir ou contradizer.

João 7:46 – “Ninguém jamais falou da maneira como esse homem fala”, declararam os guardas.

Atos dos Apóstolos 6:10 – mas não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava.

Atos dos Apóstolos 9:21 – Todos os que o ouviam ficavam perplexos e perguntavam: “Não é ele o homem que procurava destruir em Jerusalém aqueles que invocam este nome? E não veio para cá justamente para levá-los presos aos chefes dos sacerdotes? “

2 Coríntios 4:2 – Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano nem torcemos a palavra de Deus. Pelo contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus.

Hebreus 4:12 – Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *