Estudo de Mateus 27:46 – Comentado e Explicado

Próximo da hora nona, Jesus exclamou em voz forte: Eli, Eli, lammá sabactáni? – o que quer dizer: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?
Mateus 27:46

Comentário de Albert Barnes

Eli, Eli … – Essa língua não é pura hebraica nem siríaca, mas uma mistura de ambas, comumente chamada de “siro-caldãica”. Essa era provavelmente a língua que o Salvador normalmente falava. As palavras são retiradas do Salmo 22: 1 .

Meu Deus, meu Deus … – Essa expressão denota sofrimento intenso. Tem sido difícil entender em que sentido Jesus foi “abandonado por Deus”. É certo que Deus aprovou sua obra. É certo que ele era inocente. Ele não fez nada para perder o favor de Deus. Como seu próprio Filho – santo, inofensivo, imaculado e obediente – Deus ainda o amava. Em qualquer um desses sentidos, Deus não poderia tê-lo abandonado. Mas a expressão provavelmente foi usada em referência às seguintes circunstâncias, a saber:

1. Seus grandes sofrimentos corporais na cruz, grandemente agravados por seus flagelos anteriores, pela falta de simpatia e pelas injurias de seus inimigos na cruz. Uma pessoa que sofre assim pode se dirigir a Deus como se tivesse sido abandonada ou abandonada a extrema angústia.

2. Ele mesmo disse que este era “o poder das trevas”, Lucas 22:53 . Foi o tempo em que seus inimigos, incluindo os judeus e Satanás, sofreram o máximo possível. Foi dito da serpente que ele deveria machucar o calcanhar da semente da mulher, Gênesis 3:15 . Por isso, tem sido comumente entendido que, embora o Messias finalmente esmagasse e destruísse o poder de Satanás, ele deveria sofrer “pelo poder do diabo”. Quando ele foi tentado, Isaías 53: 4-5 que “ele sofreu nossas dores e levou nossas tristezas; que ele foi ferido por nossas transgressões e ferido por nossas iniqüidades; que o castigo da nossa paz foi posto sobre ele; que pelas suas pisaduras somos curados. ” Ele nos redimiu da maldição da lei, sendo feito uma maldição para nós Gálatas 3:13 ; ele foi feito como oferta pelo pecado 2 Coríntios 5:21 ; ele morreu em nosso lugar, por nossa conta, para que ele pudesse nos aproximar de Deus. Foi isso, sem dúvida, que causou seus sofrimentos intensos. Foi a manifestação do ódio de Deus ao pecado, de alguma maneira que ele não explicou, que ele experimentou naquela hora terrível. Foi o sofrimento suportado por Ele que foi devido a nós, e o sofrimento pelo qual, e somente pelo qual, podemos ser salvos da morte eterna.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 27:46 . Cerca da nona hora – pouco antes de ele expirar; Jesus clamou em voz alta – A grande agonia de Nosso Senhor provavelmente continuou essas três horas inteiras, nas quais ele assim clamava, enquanto sofria do próprio Deus, e provavelmente também dos poderes das trevas, o que era indizível; Eli, Eli, lama sabachthani – Essas palavras são citadas no primeiro versículo do vigésimo segundo Salmo. (veja a nota), mas deve-se observar que elas não são as próprias palavras do original hebraico; mas estão no que é chamado syro-calldaic, naquele tempo a língua do país e o dialeto que nosso Senhor parece sempre ter usado. Marcos expressa as duas primeiras palavras de maneira bastante diferente, a saber; Eloi, Eloi, que se aproxima do siríaco. Alguns pensam que nosso Senhor, em sua agonia, repetiu as palavras duas vezes, com algumas variações, dizendo ao mesmo tempo Eloi e o outro, Eli. “Isso”, diz o Dr. Doddridge, “é possível e, se assim fosse, duvido que não, mas Mark nos deu a palavra exatamente, e Matthew é uma espécie de contração.” Os dois evangelistas acrescentaram a interpretação das palavras: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? que palavras as citadas divinas mencionam assim: “Ó meu Pai celestial, por que adicionas a todos os meus outros sofrimentos, aqueles que surgem da falta de uma sensação confortável de tua presença? Portanto, portanto, me deixas em paz no combate, destituído daqueles consolos sagrados, que poderias lançar facilmente sobre minha alma, e que sabes que nada fiz para perder. ” – Assim, da maneira mais humilde e afetuosa, ele sugeriu ao Pai celestial que ele era apenas por imputação um pecador, e ele próprio não fez nada para provocar seu descontentamento, e mostrou que a falta da luz do semblante de Deus em sua alma e o sentimento de ira divina devido aos pecados da humanidade foram muito mais do que todos os seus sofrimentos complicados; mas que sua confiança em seu Pai, seu amor por ele e submissão à sua vontade eram inabaláveis, mesmo naquela hora terrível. Em outras palavras, enquanto profere essa exclamação do salmista, ele imediatamente expressa sua confiança em Deus e um sentimento muito angustiante ao retirar as confortáveis ??descobertas de sua presença e encher sua alma com um terrível sentimento de ira devido a os pecados que ele estava carregando. Alguns interpretariam as palavras: Meu Deus, meu Deus, em que grau, ou em quanto tempo, ou em que [tipo de pessoa] você me abandonou? porque o lama, no hebraico, pode ter essa significação e a expressão e?? t? , pela qual Marcos a traduz . Mas certamente a palavra ??at? , que responde a ela aqui em Mateus, não é suscetível a essa ambiguidade; nem tal interpretação dos Salmos 22: 1 pode ser feita em grau algum para concordar com os versículos imediatamente a seguir, como o leitor verá, se ele quiser recorrer a eles. A verdade é que as palavras de nosso Senhor aqui devem ser vistas à mesma luz com sua oração no jardim. Pois, como aquela oração expressava apenas os sentimentos e inclinações de sua natureza humana, dolorosamente pressionados pelo peso de seus sofrimentos, sua exclamação na cruz provinha da grandeza de seus sofrimentos na época e expressava os sentimentos da mesma natureza humana, ou seja, uma tristeza extrema por Deus ter abandonado ele, e uma reclamação de que era assim. Mas como sua oração no jardim foi adequadamente temperada com resignação à vontade de seu Pai, enquanto ele disse: Não como eu quero, mas como você quer; portanto, sua queixa na cruz foi sem dúvida moderada da mesma maneira, embora os evangelistas não tenham mencionado isso em particular. Por isso, na disposição interior de sua mente, ele estava perfeitamente resignado enquanto estava pendurado na cruz, é evidente além de qualquer dúvida, desde a recomendação de seu espírito a seu Pai no artigo da morte, o que ele não poderia ter feito se tivesse duvidava de seu favor ou estava descontente com seus compromissos. Que os sofrimentos que fizeram nosso Senhor proferir essa exclamação “não eram meramente aqueles que apareceram aos espectadores, a saber, as dores da morte pelas quais ele estava passando, é evidente a partir dessa consideração, que muitos de seus seguidores sofreram mais e mais tortura corporal remanescente, terminando em morte, sem pensar por conta própria de Deus; pelo contrário, ambos sentiram e expressaram arrebatamentos de alegria sob os tormentos mais amargos. Por que, então, Jesus deveria ter reclamado e sido abatido sob sofrimentos inferiores, como devemos reconhecer que houve, se não havia nada neles além das dores da crucificação? Existe alguma outra circunstância em sua história que nos leva a considerá-lo defeituoso em coragem ou paciência? Com piedade e resignação, ele veio por trás de seus próprios apóstolos? Seus pontos de vista sobre Deus e religião eram mais confinados que os deles? Ele tinha maior sensibilidade à dor do que eles, sem um equilíbrio adequado decorrente da superioridade de seu entendimento? Em suma, ele estava mais qualificado para o martírio do que eles? A verdade é que suas palavras na cruz não podem ser explicadas, mas na suposição de que ele suportou em sua mente angústias inexprimíveis, em conseqüência da retirada da presença de seu Pai celestial e de um sentimento de ira devido aos pecados da humanidade, que ele estava sofrendo agora “. – Veja Macknight. É justamente observado aqui pelo Dr. Doddridge: “Que a interrupção de um sentido alegre da presença de seu Pai (embora houvesse, e não pudesse deixar de haver, uma apreensão racional de seu constante favor e alta aprovação do que ele estava fazendo agora) ) era tão necessário quanto Cristo deveria sofrer. Pois se Deus tivesse comunicado a seu Filho na cruz aqueles fortes consolos que ele havia dado a alguns dos mártires em suas torturas, todo o sentimento de dor e, conseqüentemente, toda a dor real teriam sido engolidos; e a violência praticada contra seu corpo, não afetando a alma, não poderia ser adequadamente chamada de sofrimento. ” Alguns acham que Jesus nesta ocasião repetiu todo o vigésimo segundo Salmo. E, como contém os detalhes mais notáveis ??da paixão de nosso Senhor, sendo uma espécie de resumo de todas as profecias relativas a esse assunto, deve-se reconhecer que nada poderia ter sido proferido mais adequado às circunstâncias em que ele era, ou melhor adaptado para impressionar as mentes dos espectadores com sentimentos se tornando. Pois, citando-o e, assim, aplicando-o a si mesmo, ele significava que agora estava cumprindo as coisas previstas nele a respeito do Messias. Veja as notas nesse salmo.

Comentário de E.W. Bullinger

sobre. Grego. peri. App-104. Eli, Eli, Lama Sabachtnani. A transliteração em inglês do grego, que é a transliteração grega do Aram, ” eli “, eli , lamah “azabhani. Toda a expressão é aramaica. Veja App-94. Palavras não relatadas em Lucas ou João. Citado em Salmos 22: 1. Veja as notas ali. Assim, com o último suspiro do Senhor, Ele concede autoridade Divina ao AT Veja App-117. Observe as “sete palavras” da cruz: (1) Lucas 23:34 ; (2) Lucas 23:43 ; (3) João 19:26 , João 19:27 ; (4) Mateus 27:46 ; (5) João 19:28 ; (6) João 19:30 ; (7) Lucas 23:46 .

Comentário de John Calvin

46. E na nona hora, Jesus chorou. Embora no clamor que Cristo proferisse um poder mais do que humano se manifestasse, ele foi inquestionavelmente extraído dele pela intensidade da tristeza. E certamente esse era seu conflito principal, e mais difícil do que todas as outras torturas, que, em sua angústia, ele estava tão longe de ser acalmado pela assistência ou favor de seu pai, que se sentiu em alguma medida afastado dele. Pois ele não apenas ofereceu seu corpo como o preço de nossa reconciliação com Deus, mas também. também em sua alma ele suportou os castigos devidos a nós; e assim ele se tornou, como Isaías fala, um homem de dores ( Isaías 53: 3. ) Esses intérpretes estão muito enganados que, deixando de lado essa parte da redenção, prestavam atenção apenas ao castigo externo da carne; pois, para que Cristo possa satisfazer por nós, (285) era necessário que ele fosse colocado como pessoa culpada no tribunal de Deus. Agora, nada é mais terrível do que sentir que Deus, cuja ira é pior do que todas as mortes, é o juiz. Quando essa tentação foi apresentada a Cristo, como se, tendo Deus se opondo a ele, ele já estivesse dedicado à destruição, foi tomado pelo horror, que seria suficiente para engolir cem vezes todos os homens do mundo; mas pelo incrível poder do Espírito ele alcançou a vitória. Nem é por hipocrisia, ou por assumir um caráter, que ele reclama de ter sido abandonado pelo Pai. Alguns alegam que ele empregou essa linguagem de acordo com a opinião do povo, mas esse é um modo absurdo de fugir da dificuldade; pois a tristeza interior de sua alma era tão poderosa e violenta que o forçou a chorar. Tampouco a redenção que ele realizou consistiu apenas no que foi exibido aos olhos (como afirmei há pouco), mas tendo se comprometido a ser nossa garantia, ele resolveu realmente passar em nosso quarto o julgamento de Deus.

Mas parece absurdo dizer que uma expressão de desespero escapou de Cristo. A resposta é fácil. Embora a percepção da carne o tivesse levado a temer a destruição, ainda em seu coração a fé permaneceu firme, pela qual contemplou a presença de Deus, de cuja ausência ele reclama. Já explicamos em outro lugar como a natureza Divina deu lugar à fraqueza da carne, na medida em que era necessária para nossa salvação, para que Cristo pudesse realizar tudo o que era exigido do Redentor. Também apontamos a distinção entre o sentimento da natureza e o conhecimento da fé; e, ali, a percepção do afastamento de Deus dele, que Cristo, como sugerido pelo sentimento natural, não o impediu de continuar a ter certeza pela fé de que Deus estava reconciliado com ele. Isso é suficientemente evidente nas duas cláusulas da denúncia; pois, antes de declarar a tentação, ele começa dizendo que se entrega a Deus como seu Deus, e assim, pelo escudo da fé, expulsa corajosamente a aparência de abandono que se apresentou do outro lado. Em suma, durante essa terrível tortura, sua fé permaneceu ilesa, de modo que, embora se queixasse de ter sido abandonado, ele ainda contava com a ajuda de Deus à mão.

Que esta expressão eminentemente merece nossa atenção é evidente pelas circunstâncias, que o Espírito Santo, para gravá-la mais profundamente na memória dos homens, optou por relacioná-la na língua siríaca; (286) pois isso tem o mesmo efeito como se ele nos fizesse ouvir o próprio Cristo repetindo as mesmas palavras que então procediam de sua boca. Tanto mais detestável é a indiferença daqueles que passam levianamente, como uma brincadeira, pela profunda tristeza e pelo medo tremendo que Cristo suportou. Ninguém que considere que Cristo assumiu o cargo de mediador sob a condição de sofrer nossa condenação, tanto em seu corpo quanto em sua alma, achará estranho que ele tenha mantido uma luta com as tristezas da morte, como se um Deus ofendido tivesse jogado ele em um redemoinho de aflições.

Comentário de Adam Clarke

Meu Deus! Meu Deus! por que me abandonaste? Essas palavras são citadas por nosso Senhor no Salmo 22: 1 ; eles são de grande importância e devem ser cuidadosamente considerados.

Alguns supõem “que a divindade se afastou de Cristo e que sua natureza humana foi deixada sem suporte para suportar o castigo devido aos homens por seus pecados”. Mas isso não deve ser admitido, pois privaria seu sacrifício de seu infinito mérito e, consequentemente, deixaria o pecado do mundo sem expiação. Afaste a divindade de qualquer ato redentor de Cristo, e a redenção é arruinada. Outros imaginam que nosso Senhor falou essas palavras apenas aos judeus, para provar a eles que ele era o Messias. “Os judeus”, dizem eles, “acreditavam que este salmo falava do Messias: eles citaram o oitavo verso contra Cristo – ele confiava em Deus que o livraria; deixe-o livrá-lo, pois se deleitava nele. ( Veja Mateus 27:43 ;). À qual nosso Senhor responde imediatamente: Meu Deus! Meu Deus! Etc, mostrando assim que ele era a pessoa de quem o salmista profetizou. ” Tenho dúvidas quanto à adequação dessa interpretação.

Foi perguntado: que língua é que nosso Senhor falou? Eli, Eli, Lama Sabachthani . Alguns dizem que é hebraico; outros, siríaco. Eu digo, como os evangelistas citam, não é. , Eli , lama sabachthani . São Mateus chega mais perto do hebraico, El???? ??? ??? ??? Eli , Eli , lamah azabthani , nas palavras: , ??, ???, ?aµa saßa??a?? , Eli , Eli , lama sabachthani .

, Eloi , lamma sabachthani . E São Marcos chega mais perto do siríaco, Marcos 15:34 , Alohi , Alohi , l’mono shebachtheni , nas palavras ????, ????, ?aµµa saßa??a?? , Eloi , Eloi , lamma sabachthani . É digno de nota, que um MS hebraico. do século XII, em vez de ?????? azabthani , que me abandonou, lê ?????? shechachthani , Me esqueceu . Essa palavra faz muito sentido e se aproxima do sabachthani dos evangelistas. Pode-se observar também que as palavras: Por que você me esqueceu? são freqüentemente usados ??por David e outros, em tempos de opressão e angústia. Ver Salmo 42: 9 .

Alguns se aproveitam dessas palavras para depreciar o caráter de nosso abençoado Senhor. “Eles são indignos”, dizem eles, “de um homem que sofre, consciente de sua inocência, e argumenta imbecilidade, impaciência e desespero”. Isso não é de modo algum dedutível da passagem. No entanto, alguns pensam que as palavras, como estão no hebraico e no siríaco, são capazes de uma tradução que destrói todas as objeções e evita todas as dificuldades. A partícula ??? lamah pode ser traduzida para quê – para quem – para que tipo ou espécie – com qual propósito ou proveito: Gênesis 25:32 ; Gênesis 32:29 ; Gênesis 33:15 ; Jó 9:29 ; Jeremias 6:20 ; Jeremias 20:18 ; Amós 5:18 ; eo verbo az? azab significa deixar – depositar – comprometer-se com os cuidados. Veja Gênesis 39: 6 ; Jó 39:11 ; Salmos 10:14 e Jeremias 49:11 . As palavras, assim tomadas, podem ser traduzidas assim: Meu Deus! meu Deus! para que tipo de pessoas você me deixou? As palavras assim entendidas são mais para se referir aos judeus iníquos do que ao nosso Senhor, e são uma exclamação indicativa da iniqüidade obstinada de seus crucificadores, que endureceram seus corações contra toda operação do Espírito e poder de Deus. Veja Ling. Brit. Reforma. por B. Martin, p. 36

Através de toda a Escritura Sagrada, Deus é representado como fazendo aquilo que, no curso de sua providência, ele apenas permite que seja feito; portanto, as palavras a quem você me deixou ou me entregou são apenas uma forma de expressão para: “Quão surpreendente é a maldade daquelas pessoas em cujas mãos eu caí!” Se essa interpretação for admitida, ela libertará essa passagem celebrada de muito embaraço e fará com que ela fale um sentido consistente consigo mesma e com a dignidade do Filho de Deus.

As palavras de São Marcos, Marcos 15:34 , concordam bastante com esta tradução do hebraico: ??? t? µe e??at??epe? ; A que tipo de pessoas você me deixou? Uma tradução literal da passagem no Testamento Siríaco dá um sentido semelhante: Ad quid dereliquisti me ? “Para que você me abandonou?” E uma cópia antiga da versão antiga da Itala, uma tradução em latim antes da época de São Jerônimo, apresenta as seguintes palavras: Quare me in opprobrium dedisti ? “Por que você me abandonou para reprovar?”

Pode ele objetar, que isso nunca pode concordar com o ??at? , por que, de Mateus. Para isso, é respondido que a?at? deve ter aqui o mesmo significado que e?? t? – que a tradução de ??? lama ; e que, se o significado for totalmente diferente, devemos seguir o evangelista que expressa mais literalmente o significado do original: e observe-se que a Septuaginta costuma traduzir ??? por ??at? em vez de e?? t? , o que evidentemente prova que muitas vezes tinha o mesmo significado. Sobre essas críticas, digo: Valet quod valet , deixe passar por não mais do que vale a pena: o assunto é difícil. Mas o que quer que possa ser pensado no modo de interpretação acima, uma coisa é certa, viz. Que as palavras não poderiam ser usadas por nosso Senhor no sentido em que são geralmente entendidas. Isso é suficientemente evidente; pois ele bem sabia por que havia chegado àquela hora; nem poderia ser abandonado por Deus, em quem habitava toda a plenitude da divindade. A Deidade, no entanto, pode restringir tanto de seu apoio consolatório a ponto de deixar a natureza humana totalmente sensível a todos os seus sofrimentos, para que os consolações não tirem nenhuma parte do aguçado entusiasmo de sua paixão; e isso foi necessário para tornar seus sofrimentos meritórios. E é provável que isso seja tudo o que se pretende com a citação de nosso Senhor do vigésimo segundo Salmo. Tomadas nesta visão, as palavras transmitem um sentido inaceitável, mesmo na tradução comum.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 27:46 . Jesus clamou em voz alta, dizendo, etc. – Um pouco antes de expirar, Jesus repetiu o primeiro versículo do 22º Salmo, pronunciando-o no dialeto siríaco, que era o idioma comum do país; e falando em voz alta, para que todos os que estavam ao redor o ouçam distintamente e saibam que ele era a pessoa de quem Davi falou. Alguns traduziriam as palavras: Meu Deus, meu Deus, em que grau, ou em quanto tempo, você me abandonou? O lama no hebraico tem essa significação. Por conseguinte, São Marcos, na passagem paralela, o tornou e?? t? . Porém, por traduzidas, as palavras de nosso Senhor devem ser vistas à mesma luz com sua oração no jardim. Pois, como aquela oração exprimia apenas os sentimentos e inclinações de sua natureza humana, extremamente pressionada pelo peso de seus sofrimentos; assim, suas palavras na cruz procederam da grandeza de seus sofrimentos e expressaram os sentimentos de sua natureza humana; viz. uma tristeza extrema por Deus ter abandonado ele, e uma reclamação de que era assim. Mas, como sua oração no jardim foi adequadamente temperada pela adição da cláusula, ainda não como eu quero, mas como você quer; portanto, sua queixa na cruz pode ter sido temperada da mesma maneira; talvez por repetir o terceiro versículo seguinte do Salmo, embora os evangelistas não o tenham mencionado particularmente: por isso, na disposição interior de sua mente, Jesus foi perfeitamente resignado, mesmo enquanto pendurado na cruz, é evidente além de qualquer dúvida, de recomendar seu espírito a Deus no artigo da morte; o que ele não poderia ter feito se estivesse descontente com os compromissos divinos. Os sofrimentos que fizeram nosso Senhor clamar: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? não eram meramente aqueles que apareceram para os espectadores, viz. as dores da morte que ele sofreu. Muitos de seus seguidores sofreram torturas corporais mais nítidas e persistentes, terminando na morte, sem pensarem a si mesmos por esse motivo abandonado por Deus; pelo contrário, ambos sentiram e expressaram arrebatamentos de alegria sob os tormentos mais amargos. Por que, então, Jesus deveria ter reclamado e sido tão abatido sob sofrimentos inferiores, como devemos reconhecê-los, se não havia nada aqui além das dores da crucificação? Existe alguma outra circunstância nesta história que nos leve a considerá-lo defeituoso em coragem ou paciência? Com piedade e resignação, ele veio por trás de seus próprios apóstolos? Seus pontos de vista sobre a Deidade e a religião eram mais confinados que os deles? Ele tinha maior sensibilidade à dor do que eles, sem um equilíbrio adequado decorrente da superioridade de seu entendimento? Em suma, ele estava mais qualificado para o martírio do que eles? A verdade é que suas palavras na cruz não podem ser explicadas, mas na suposição de que ele sofreu em sua mente dores inexprimíveis, infligidas a ele por uma interposição imediata do poder de Deus, cuja natureza e intensidade não podem na linguagem dos homens seja mais justamente, ou mais enfaticamente expresso, do que pela metáfora de Deus que o abandonou. Alguns pensam que Jesus nesta ocasião repetiu todo o 22º Salmo; e certamente, como é composta na forma de uma oração, deve-se reconhecer que nenhum endereço poderia ser mais adequado às circunstâncias em que nosso Senhor estava então, ou melhor adaptado para impressionar as mentes dos observadores com sentimentos que se tornaram. No entanto, as coisas mencionadas pelos evangelistas como ocorrendo a seguir foram de tal tipo que devem ter seguido imediatamente após a repetição dos três ou quatro primeiros versículos do Salmo. É provável, portanto, que ele tenha parado por aí. Talvez não fosse sua intenção ir além; pois era costume dos judeus, quando citavam grandes porções das Escrituras, mencionar apenas os primeiros versos ou palavras da passagem. Os ouvintes que sabiam que esses eram os primeiros versículos do 22º Salmo, entenderiam facilmente que Jesus pretendia aplicar todo o Salmo a si mesmo. E como contém os detalhes mais notáveis ??da paixão de nosso Senhor, sendo uma espécie de resumo de todas as profecias relativas a esse assunto, citando-o na cruz e aplicando-o a si mesmo, Jesus significou que ele estava realizando as coisas nele previsto a respeito do Messias. Além disso, como o Salmo é composto na forma de uma oração, citando-o neste momento, Jesus também reivindicou a seu Pai a realização de todas as promessas que ele havia feito, a ele ou a seu povo fiel, o chefe do que são registradas na última parte do Salmo.

Comentário de Scofield

porque

Salmos 22: 3 dá a resposta a este grito significativo e terrível:

Comentário de John Wesley

E por volta da nona hora, Jesus chorou em voz alta, dizendo: Eli, Eli, lama sabachthani? isto é, meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?

Por volta da nona hora, Jesus chorou com uma voz alta – a grande agonia de Nosso Senhor provavelmente continuou essas três horas inteiras, nas quais se concluía assim, enquanto ele sofria do próprio Deus o que era indizível.

Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? – Nosso Senhor, ao mesmo tempo, expressa sua confiança em Deus, e um sentimento extremamente angustiante de liberar os poderes das trevas sobre ele, retirando as confortáveis ??descobertas de sua presença e enchendo sua alma com um terrível sentimento de ira devido à pecados que ele estava carregando. Salmo 22: 1 .

Referências Cruzadas

Salmos 22:1 – Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia?

Salmos 71:11 – “Deus o abandonou”, dizem eles; “persigam-no e prendam-no, pois ninguém o livrará”. –

Isaías 53:10 – Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.

Lamentações 1:12 – “Vocês não se comovem, todos vocês que passam por aqui? Olhem ao redor e vejam se há sofrimento maior do que o que me foi imposto e que o Senhor trouxe sobre mim no dia em que se acendeu a sua ira.

Marcos 15:34 – Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: “Eloí, Eloí, lamá sabactâni? ” que significa: “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? “

Lucas 23:46 – Jesus bradou em alta voz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Tendo dito isso, expirou.

João 19:28 – Mais tarde, sabendo então que tudo estava concluído, para que a Escritura se cumprisse, Jesus disse: “Tenho sede”.

Hebreus 5:7 – Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *