Estudo de Números 19:9 – Comentado e Explicado

Um homem puro recolherá a cinza da vaca e a deporá em um lugar puro fora do acampamento, onde será guardada pela assembléia dos israelitas para a água lustral. Este é um sacrifício pelo pecado.
Números 19:9

Comentário de Albert Barnes

Água da separação – Em Números 8: 7 , a água da purificação do pecado é a “água da purificação”. Portanto, o que deveria remediar um estado de separação legal é aqui chamado de “água da separação”.

Comentário de Thomas Coke

Números 19: 9 . Um homem que é limpo ou seja, livre de qualquer contaminação legal – deve recolher as cinzas; que, sendo levados, foram golpeados e peneirados, como os judeus nos dizem: – e será guardado; isto é, de acordo com alguns, não apenas para o uso dessa geração, mas também para a posteridade: pois as cinzas, sendo o restante dos corpos perfeitamente dissolvidos ou corrompidos, não são capazes de uma segunda corrupção e, portanto, são preservadas através dos tempos para os fins de purificação legal, até que todo o estoque deles estivesse esgotado, eles se tornaram um emblema adequado da eficácia eterna do sangue de Cristo para purificar a consciência de obras mortas; ( Hebreus 9: 13-14 .); pois os judeus nos dizem que as cinzas de uma novilha foram mantidas por tanto tempo, que apenas nove foram mortas para esse fim enquanto durou o estado; mas essa tradição deles, como a maioria dos outros, tem pouco semblante da razão. São Jerônimo e outros, pelo contrário, são de opinião que a novilha vermelha era morta todos os anos; e, de fato, é dificilmente concebível que menos, pelo menos, um a cada ano, seja suficiente para fornecer cinzas para expiar as impurezas comuns de todo o corpo do povo. Essas cinzas deveriam ser guardadas para uma água de separação; isto é, como aparece em Números 19:17 para ser colocado na água, e assim aplicado à limpeza daqueles que foram separados da congregação por poluições legais; e assim deveria ser uma purificação pelo pecado ou, de acordo com o hebraico, uma oferta pelo pecado; uma expiação pelo pecado; ver cap. Números 8: 7 .

Alguns dos judeus atribuíram uma virtude purificadora a essa água consagrada; mas aqueles que entendiam a verdadeira intenção da lei de Moisés não consideravam isso de outra maneira senão como um meio instituído para absolvê-los da contaminação legal ou cerimonial, que, como o restante de suas lavagens, purificações e sacrifícios, servia para representar a moral. pureza e a necessidade de ser purificado pelo arrependimento de toda a imundície da carne e do espírito, a fim de participar do favor e do perdão divinos. Esse propósito moral é muito mais plenamente imposto aos cristãos pela morte de Cristo: pois se (diz o apóstolo) o sangue de touros e bodes e as cinzas de uma novilha, aspersão do imundo, santifica a purificação da carne; quanto mais o sangue de Cristo, que através do espírito eterno se ofereceu sem mancha a Deus, purga sua consciência de obras mortas, para servir ao Deus vivo?

REFLEXÕES. – A intenção desta cerimônia era purificar-se da impureza cerimonial e ser típico daquela aspersão do sangue de Jesus que realmente limpa a consciência de obras mortas. O todo era uma sombra dEle que estava por vir. A pureza imaculada de nosso divino Senhor, quando ele se ofereceu em sacrifício por nós, é aqui prefigurada. Ele estava vermelho em suas roupas, quando pisava sozinho na prensa de vinho e quando morria fervendo de sangue. Nenhum jugo o ligou ao serviço terrível; livremente, ele se ofereceu para suportar os pecados de muitos. Imediatamente o sacerdote e o sacrifício, ele ofereceu seu corpo na árvore, como uma coisa impura, porque o Senhor havia depositado nele a iniqüidade de todos nós; ele sofreu fora do acampamento, e da cruz olhou para o céu, aspergindo seu sangue como se fosse diante da porta do santuário celestial. A ferocidade do fogo e o amargo hissopo sombreiam a ferocidade da ira de Deus e a amargura de sua alma sob ela; enquanto o doce perfume do cedro mostra como aceitável o cheiro do sacrifício era para Deus; e as cinzas referidas para uso comum, intimam sua rica salvação, obtida e oferecida gratuitamente aos pecadores de todas as classes

Comentário de Adam Clarke

Para uma água de separação – Ou seja, as cinzas deveriam ser guardadas, para serem misturadas com água, Números 19:17 , e aspergidas sobre os que haviam contraído qualquer contaminação legal.

Comentário de John Wesley

E um homem limpo recolherá as cinzas da novilha e as depositará fora do arraial em um lugar limpo, e será guardado para a congregação dos filhos de Israel por água de separação; é uma purificação pelo pecado.

Para uma água – Ou, para a água, ou seja, para ser colocada na água ou misturada com ela.

De separação – Nomeados para a limpeza daqueles que estão em um estado de separação, que por sua impureza são separados da congregação.

É uma purificação para o pecado – Heb. um pecado, isto é, uma oferta pelo pecado, ou melhor, um meio de expiação ou purificação do pecado. E este era um tipo de purificação para o pecado, que nosso Senhor Jesus fez com sua morte.

Referências Cruzadas

Levítico 15:20 – “Tudo sobre o que ela se deitar durante a sua menstruação ficará impuro, e tudo sobre o que ela se sentar ficará impuro.

Números 6:12 – Ele se dedicará ao Senhor pelo período de sua separação e trará um cordeiro de um ano de idade como oferta de reparação. Não se contarão os dias anteriores porque ficou contaminado durante a sua separação.

Números 9:13 – Se, porém, um homem estiver puro e não estiver distante por motivo de viagem e ainda assim não celebrar a Páscoa, ele será eliminado do meio do seu povo porque não apresentou a oferta do Senhor na ocasião própria. Ele sofrerá as conseqüências do seu pecado.

Números 19:13 – Quem tocar num cadáver humano e não se purificar, contamina o tabernáculo do Senhor e será eliminado de Israel. Ficará impuro porque a água da purificação não foi derramada sobre ele; sua impureza permanece sobre ele.

Números 19:17 – “Pela pessoa impura, colocarão um pouco das cinzas do holocausto de purificação num jarro e derramarão água da fonte por cima.

Números 19:18 – Então um homem cerimonialmente puro pegará hissopo, molhará na água e a aspergirá sobre a tenda, sobre todos os utensílios e sobre todas as pessoas que estavam ali. Também a aspergirá sobre todo aquele que tiver tocado num osso humano, ou num túmulo, ou em alguém que tenha sido morto ou que tenha sofrido morte natural.

Números 19:20 – Mas, se aquele que estiver impuro não se purificar, será eliminado da assembléia, pois contaminou o santuário do Senhor. A água da purificação não foi aspergida sobre ele, e ele está impuro.

Números 31:23 – e tudo o que resista ao fogo, vocês terão que passar pelo fogo para purificá-las, mas também deverão purificá-las com a água da purificação. E tudo o que não resistir ao fogo terá que passar pela água.

Zacarias 13:1 – “Naquele dia uma fonte jorrará para os descendentes de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para purificá-los do pecado e da impureza.

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

2 Coríntios 7:1 – Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.

Hebreus 7:26 – É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.

Hebreus 9:13 – Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam de forma que se tornam exteriormente puros,

Hebreus 9:13 – Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam de forma que se tornam exteriormente puros,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *