Estudo de Números 20:10 – Comentado e Explicado

Em seguida, tendo Moisés e Aarão convocado a assembléia diante do rochedo, disse-lhes Moisés: "Ouvi, rebeldes: acaso faremos nós brotar água deste rochedo?"
Números 20:10

Comentário de Thomas Coke

Números 20:10 . Ouça agora, rebeldes Veja cap. Números 17:10 . O que renderizamos, devemos buscar água dessa rocha? a Vulgata processa: Podemos, ou somos capazes de buscá-lo, etc. que Houbigant segue: um poterimus vobis aquam de ista petra extrahere? tanto quanto dizer: “Que demanda estranha! O quê! você acredita que somos capazes de fazer a água fluir da rocha? Quem pode fazer isso, exceto o Deus onipotente?”

Comentário de John Calvin

10. E Moisés e Arão reuniram a congregação. Não há dúvida, porém, de que Moisés estava perplexo entre esperança e dúvida, de modo que, embora tenha cometido o evento a Deus, ele ainda estava em certa medida oprimido pela ansiedade; pois ele nunca estaria tão pronto e pronto para obedecer, e especialmente em um assunto tão incomumente árduo, se estivesse sem fé. Aaron e ele haviam se escondido recentemente em alarme; era, portanto, uma tarefa de pouca dificuldade imediata chamar as pessoas, de quem haviam fugido, e voluntariamente encontrar sua loucura. Até agora, então, não vemos nada além de uma disposição para obedecer, conjugada com magnanimidade, que não merece elogios comuns; mas na medida em que a incredulidade de Moisés é condenada pelo Juiz celestial, em cujas mãos está o poder soberano e em cuja palavra todos estamos ou caímos, devemos concordar com Sua sentença. Dificilmente percebemos algo repreensível neste assunto; contudo, como Deus declara que a queda de Moisés O desagradou, devemos obedecer à Sua decisão e não à nossa. E, portanto, também aprendemos que nossas obras, na superfície da qual nada além de virtude é aparente, são muitas vezes abundantes em defeitos secretos, que escapam aos olhos dos homens, mas são manifestos somente a Deus.

Se for perguntado em que respeito Moisés transgrediu, a origem de sua transgressão foi a descrença; pois não é permitido, quando essa espécie de pecado é expressamente mencionada na resposta de Deus, imaginar que era outra coisa. Mas é duvidoso em que ponto ele estava incrédulo; a menos que, perguntando se ele poderia buscar água da rocha, ele parece rejeitar como se fosse impossível e absurdo o que Deus prometeu fazer. E, de fato, ele foi tão inteiramente envolvido pelas considerações de sua contumação, que não reconheceu a graça de Deus. Ele pergunta se ele deve buscar água na rocha? ao passo que ele deveria ter lembrado que isso já havia sido permitido por Deus. Tornou-se ele, então, afirmar com confiança que Deus havia prometido novamente a mesma coisa, em vez de falar com hesitação.

Outros pensam que ele pecou, ??porque ele não se contentou com um único golpe, mas feriu a rocha duas vezes. E isso talvez tenha surgido da desconfiança. Mas a origem da falha foi que ele não abraçou simplesmente a promessa de Deus e cumpriu com veemência o dever que lhe fora designado como prova de sua fé. Embora, portanto, o fato de ele ter golpeado a rocha duas vezes possa ter sido um sinal de sua falta de confiança, ainda era apenas um agravamento do mal, e não sua origem ou causa. Assim, então, devemos sempre voltar a isso, que Moisés não deu a Deus a glória, porque ele considerou o que o povo merecia, do que estimar o poder de Deus de acordo com Sua palavra. E isso também tem uma reprimenda anterior que denota, quando, ao acusar os israelitas de rebelião, ele mostra, de fato, que estava inflamado pelo santo zelo; no entanto, ao mesmo tempo, ele não se entrega com confiança adequada para a convicção deles; de certa maneira, ele confessa que o poder de Deus falha sob a maldade deles. Assim é dito nos Salmos 106: 32 ,

“Que entrou com Moisés por causa deles, porque eles provocaram seu espírito, de modo que ele falou com a boca:” (109)

pois o Profeta não desculpa Moisés; mas mostra que, em conseqüência da iniquidade do povo, ele foi levado por um fervor imprudente, de modo a negar que o que Deus havia prometido deveria acontecer. Por isso, aprendamos que, quando nos enfurecemos com os pecados dos outros, devemos tomar cuidado para que uma tentação de tipo oposto não se apodere de nossas mentes.

Referências Cruzadas

Gênesis 40:8 – Eles responderam: “Tivemos sonhos, mas não há quem os interprete”. Disse-lhes José: “Não são de Deus as interpretações? Contem-me os sonhos”.

Gênesis 41:16 – Respondeu-lhe José: “Isso não depende de mim, mas Deus dará ao faraó uma resposta favorável”.

Números 11:22 – Será que haveria o suficiente para eles se todos os rebanhos fossem abatidos? Será que haveria o suficiente para eles se todos os peixes do mar fossem apanhados? “

Deuteronômio 9:24 – Vocês têm sido rebeldes contra o Senhor desde que os conheço.

Salmos 106:32 – Provocaram a ira de Deus junto às águas de Meribá; e, por causa deles, Moisés foi castigado;

Daniel 2:28 – mas existe um Deus nos céus que revela os mistérios. Ele mostrou ao rei Nabucodonosor o que acontecerá nos últimos dias. O sonho e as visões que passaram por tua mente quando estavas deitado foram os seguintes:

Mateus 5:22 – Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco! ’, corre o risco de ir para o fogo do inferno.

Lucas 9:54 – Ao verem isso, os discípulos Tiago e João perguntaram: “Senhor, queres que façamos cair fogo do céu para destruí-los? “

Atos dos Apóstolos 3:12 – Vendo isso, Pedro lhes disse: “Israelitas, por que isto os surpreende? Por que vocês estão olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar por nosso próprio poder ou piedade?

Atos dos Apóstolos 14:9 – Ele ouvira Paulo falar. Quando Paulo olhou diretamente para ele e viu que o homem tinha fé para ser curado,

Atos dos Apóstolos 23:3 – Então Paulo lhe disse: “Deus te ferirá, parede branqueada! Estás aí sentado para me julgar conforme a lei, mas contra a lei me mandas ferir? “

Romanos 15:17 – Portanto, eu me glorio em Cristo Jesus, em meu serviço a Deus.

1 Coríntios 3:7 – de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento.

Efésios 4:26 – “Quando vocês ficarem irados, não pequem”. Apazigüem a sua ira antes que o sol se ponha,

Tiago 3:2 – Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *