Estudo de Romanos 11:16 – Comentado e Explicado

Se as primícias são santas, também a massa o é; e se a raiz é santa, os ramos também o são.
Romanos 11:16

Comentário de Albert Barnes

Pois se a primícia é santa – A palavra “primícia” ?pa??? aparcheused aqui denota a primitiva de fruta ou grão que foi separado da massa e apresentado como uma oferta a Deus. Os judeus foram obrigados a apresentar essa porção de sua colheita a Deus, como uma expressão de gratidão e de seu senso de dependência; Números 15: 19-21 . Até que isso fosse feito, não era lícito participar da colheita. A oferta disso foi considerada como santificação da massa, ou seja, era lícito participar dela. As primícias foram consideradas as melhores porções da colheita; e era seu dever dedicar a Deus aquilo que seria a melhor expressão de sua ação de graças. Essa era a prática geral em relação a tudo o que a terra produzia. A expressão aqui, no entanto, refere-se à pequena porção de massa ou farinha amassada que foi oferecida a Deus; e então a massa ou massa f??aµa phurama foi deixada para o uso daquele que fez a oferta; Números 15:20 .

Seja santo – seja separado ou consagrado a Deus, como ele ordenou.

O caroço – a massa. Refere-se aqui adequadamente à massa da qual uma parte foi oferecida. O mesmo aconteceu também em relação à colheita, após a oferta da dispensa; do rebanho, depois que o primeiro macho foi oferecido, etc.

Também é santo – é lícito, então, que o proprietário participe. A oferta de uma parte consagrou o todo. Com esta ilustração, Paulo sem dúvida quer dizer que a nação judaica, como povo, foi designada para o serviço de Deus, e era considerada por ele. Alguns supuseram que, pelas primícias aqui, o apóstolo pretende se referir aos primeiros convertidos, feitos à fé cristã na primeira pregação do evangelho. Mas é mais provável que ele se refira aos patriarcas, as pessoas piedosas da antiguidade, como as primícias da nação judaica; veja Romanos 11:28 . Por sua piedade, a nação foi, de certa forma, santificada ou separada para o serviço de Deus; implicando que ainda a grande massa deles seria recuperada e salva.

Se a raiz for santa – Esta figura expressa a mesma coisa que é indicada na primeira parte do verso. A raiz de uma árvore é a fonte de sucos nutritivos necessários para o seu crescimento e dá seu caráter à árvore. Se isso é sólido, puro, vigoroso, esperamos o mesmo dos galhos. Uma raiz tem uma relação semelhante à árvore que a primícia faz com a massa de pão. Talvez haja alusão aqui a Jeremias 11:16 , onde a nação judaica é representada sob a imagem de “uma árvore verde-oliva, formosa e de bons frutos”. Nesse lugar, sem dúvida, a referência a Abraão e aos patriarcas é a raiz ou fundadora da nação judaica. Se eles eram santos, é de se esperar que os galhos distantes, ou descendentes, também sejam considerados. A menção da raiz e dos galhos de uma árvore dá ao apóstolo a oportunidade de ilustrar a relação naquele tempo dos judeus e gentios com a igreja de Cristo.

Comentário de E.W. Bullinger

primeira fruta . Veja Romanos 8:23 .

caroço . Veja Romanos 9:21 .

é também = também é .

então, etc. = os ramos também são.

Comentário de John Calvin

16. Porque, se as primícias, etc. Comparando a dignidade dos judeus e dos gentios, ele agora tira o orgulho de um e pacifica o outro, na medida do possível; pois ele mostra que os gentios, se eles pretendiam ter uma prerrogativa de honra própria, não superavam em nada os judeus, ou melhor, que se eles comparecessem a uma disputa, deveriam ser deixados para trás. Lembremos que nesta comparação o homem não é comparado com o homem, mas nação com nação. Se, então, for feita uma comparação entre eles, eles serão considerados iguais a esse respeito, de que ambos são igualmente filhos de Adão; a única diferença é que os judeus haviam sido separados dos gentios, para que pudessem ser um povo peculiar ao Senhor. (354)

Eles foram então santificados pela santa aliança e adornados com uma honra peculiar, com a qual Deus naquela época não havia favorecido os gentios; mas como a eficácia da aliança parecia então pequena, ele nos pede que olhemos para Abraão e os patriarcas, nos quais a bênção de Deus não era de fato vazia ou vazia. Conclui, portanto, que deles uma santidade hereditária havia passado a toda a posteridade. Mas essa conclusão não teria sido certa se ele falasse de pessoas, ou melhor, se ele não considerasse a promessa; pois quando o pai é justo, ele ainda não pode transmitir sua própria retidão a seu filho; mas, como o Senhor havia santificado Abraão por si mesmo para esse fim, que sua semente também poderia ser santa, e, assim, ele conferiu santidade não somente a sua pessoa. mas também em toda a sua raça, o apóstolo não tira inadequadamente essa conclusão de que todos os judeus foram santificados em seu pai Abraão. (355)

Então, para confirmar essa visão, ele aduz duas semelhanças: a tirada das cerimônias da lei e a outra emprestada da natureza. As primícias oferecidas santificavam toda a massa, da mesma maneira que a bondade do suco se difunde da raiz para os galhos; e a posteridade mantém a mesma conexão com os pais, de quem procedem como o caroço com as primícias e os galhos com a árvore. Não é estranho que os judeus sejam santificados em seu pai. Não há aqui dificuldade se você entender por santidade a nobreza espiritual da nação, e que de fato não pertence à natureza, mas o que procedeu da aliança. Posso dizer verdadeiramente, admito, que os judeus eram naturalmente santos, pois sua adoção era hereditária; mas agora falo de nossa primeira natureza, segundo a qual todos somos, como sabemos, amaldiçoados em Adão. Portanto, a dignidade de um povo eleito, para falar corretamente, é um privilégio sobrenatural.

As primícias são consideradas por alguns, como [Mede] e [Chalmers], como os primeiros judeus convertidos ao cristianismo – os apóstolos e discípulos; mas isso não é consistente com a maneira usual do apóstolo, que é expressar a mesma coisa de duas maneiras ou por duas metáforas. Além disso, todo o contexto refere-se à primeira adoção da nação judaica, ou à aliança feita com Abraão e confirmada aos patriarcas. – Ed.

[Pareus] faz uma distinção entre o que passa dos progenitores para os filhos e o que não passa. No presente caso, os direitos e privilégios da aliança foram transmitidos, mas não a fé e a santidade interior. “Frequentemente”, ele diz, “os piores descendem dos melhores e os melhores dos piores; dos ímpios Acaz brotou o bom Ezequias, de Ezequias desceu o ímpio Manassés, de Manassés veio novamente o bom Josias, e de Josias surgiram os filhos maus, Salum e Jeoiaquim. ” Mas todos eram igualmente santos, no sentido pretendido aqui pelo apóstolo, como foram circuncidados, e herdaram os direitos e privilégios transmissíveis da aliança.

“A santidade”, diz [Turrettin], “das primícias e da raiz não era outra senão uma consagração externa, federal e nacional, como poderia ser transferida dos pais para os filhos”.

“O leitor atento”, diz [Scott], “perceberá prontamente que relativa santidade, ou consagração a Deus, aqui se destina exclusivamente. […] Abraão era como se fosse a raiz da Igreja visível. Ismael foi quebrado e a árvore cresceu em Isaac; e quando Esaú foi interrompido, cresceu em Jacó e seus filhos. […] Quando a nação rejeitou o Messias, sua relação com Abraão e com Deus foi suspensa. Eles não mais retiveram nem o selo externo da aliança; pois a circuncisão perdeu sua validade e o batismo se tornou o sinal de regeneração: a partir de então foram privados das ordenanças de Deus. ” – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Pois se o primeiro fruto é santo – Como a consagração dos primeiros frutos a Deus foi o meio de atrair suas bênçãos para os demais, também a conversão de Abraão à verdadeira fé e os vários judeus que agora adotaram o cristianismo são promessas. que Deus, com o passar do tempo, reconheça toda a nação judaica a seu favor novamente, para que constituam parte da visível Igreja de Cristo.

Se a raiz é santa, também são os ramos. A palavra santo neste versículo deve ser tomada no sentido que tem com tanta frequência no Antigo e no Novo Testamento, viz. consagrado, separado para usos sagrados. Não se deve esquecer que os primeiros convertidos a Cristo eram dentre os judeus; estes formaram a raiz da igreja cristã: estes eram santos, ????? , consagrados a Deus, e aqueles que entre os gentios foram convertidos por seus meios também foram ????? , consagrados; mas a principal referência é aos ancestrais do povo judeu, Abraão, Isaac e Jacó; e, como estes foram dedicados a Deus e recebidos em sua aliança, toda a sua posteridade, os ramos que procediam dessa raiz, tiveram direito aos mesmos privilégios: e como a raiz ainda permanece, e os ramos também, os descendentes dessa raiz ainda permanecem: eles ainda têm um certo título para as bênçãos da aliança; porém, por causa de sua incredulidade obstinada, essas bênçãos são suspensas, pois não podem, mesmo no terreno da antiga aliança, gozar dessas bênçãos apenas pela fé: pois foi quando Abraão creu em Deus que isso lhe era imputado como justiça; e assim ele se tornou herdeiro da justiça que é pela fé.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 11:16 . Pois se a primícia é santa, etc. – Agora, se, etc. O apóstolo faz uso dessas alusões para mostrar que os patriarcas, a raiz da nação judaica, sendo aceitos por Deus, e os poucos judeus convertidos que inicialmente entraram na igreja cristã, sendo também aceitos por Deus, são como eram antes. -frutas, ou promessas, de que Deus, no devido tempo, admitirá toda a nação dos judeus em sua igreja visível, para estar junto com os cristãos gentios seu povo peculiar novamente. Por santo, aqui se entende aquela santidade relativa, pela qual qualquer coisa tem uma apropriação para Deus. Veja Locke. Em vez de caroço, o Dr. Heylin lê todo o produto.

Comentário de John Wesley

Porque, se a primícia é santa, a massa também é santa; e se a raiz é santa, também são os ramos.

E isso certamente acontecerá.

Pois, se as primícias são santas, o mesmo acontece com a massa – A consagração deles era estimada como consagração de todos e, portanto, a conversão de alguns judeus é um fervoroso da conversão de todo o resto.

E se a raiz for santa – Os patriarcas dos quais eles nascem, certamente Deus fará com que seus descendentes também sejam santos.

Referências Cruzadas

Gênesis 17:7 – Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.

Exodo 22:29 – “Não retenham as ofertas de suas colheitas. “Consagrem-me o primeiro filho de vocês

Exodo 23:16 – “Celebrem a festa da colheita dos primeiros frutos do seu trabalho de semeadura. “Celebrem a festa do encerramento da colheita, quando, no final do ano, vocês armazenarem as colheitas.

Exodo 23:19 – “Tragam ao santuário do Senhor seu Deus o melhor dos primeiros frutos das suas colheitas. “Não cozinhem o cabrito no leite da própria mãe.

Levítico 23:10 – “Diga o seguinte aos israelitas: Quando vocês entrarem na terra que lhes dou e fizerem colheita, tragam ao sacerdote um feixe do primeiro cereal que colherem.

Números 15:17 – O Senhor disse ainda a Moisés:

Deuteronômio 18:4 – Vocês terão que dar-lhes as primícias do trigo, do vinho e do azeite, e a primeira lã da tosquia das ovelhas,

Deuteronômio 26:10 – E agora trago os primeiros frutos do solo que tu, ó Senhor, me deste”. Ponham a cesta perante o Senhor, o seu Deus, e curvem-se perante ele.

Neemias 10:35 – “Também assumimos a responsabilidade de trazer anualmente ao templo do Senhor os primeiros frutos de nossas colheitas e de toda árvore frutífera.

Provérbios 3:9 – Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações;

Jeremias 2:21 – Eu a plantei como uma videira seleta, de semente absolutamente pura. Como, então, contra mim você se tornou uma videira degenerada e selvagem?

Ezequiel 44:30 – O melhor de todos os primeiros frutos e de todas as contribuições que vocês fizerem pertencerá aos sacerdotes. Vocês darão a eles a primeira porção de sua refeição de cereal moído, para que haja bênçãos sobre as suas casas.

Romanos 11:17 – Se alguns ramos foram cortados, e você, sendo oliveira brava, foi enxertado entre os outros e agora participa da seiva que vem da raiz da oliveira,

1 Coríntios 7:14 – Pois o marido descrente é santificado por meio da mulher, e a mulher descrente é santificada por meio do marido. Se assim não fosse, seus filhos seriam impuros, mas agora são santos.

Tiago 1:18 – Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.

Apocalipse 14:4 – Estes são os que não se contaminaram com mulheres, pois se conservaram castos e seguem o Cordeiro por onde quer que ele vá. Foram comprados dentre os homens e ofertados como primícias a Deus e ao Cordeiro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *