Estudo de Romanos 11:32 – Comentado e Explicado

Deus encerrou a todos esses homens na desobediência para usar com todos de misericórdia.
Romanos 11:32

Comentário de Albert Barnes

Pois Deus concluiu … – A palavra traduzida aqui “concluído” sunekleise é traduzida na margem “cala-os todos juntos”. É usado apropriadamente em referência àqueles que são trancados na prisão, ou àqueles em uma cidade que são trancados por um exército sitiante; Josué 6: 6 ; Isaías 45: 1 . É usado no Novo Testamento de peixes capturados em uma rede; Lucas 5: 6: “Eles cercaram uma grande multidão de peixes;” Gálatas 3:22 : “Mas as Escrituras concluíram tudo sob o pecado, que a promessa etc.” Nesse lugar, declara-se que as Escrituras os fecharam sob pecado, isto é, declararam que eram pecadores; não dava esperança de resgate por obras próprias; e assim os manteve Romanos 11:23 “calem-se para a fé que depois deve ser revelada”. Todos são representados, portanto, como na prisão, fechados ou confinados por Deus, e devem ser liberados apenas em seu próprio caminho e tempo. No que diz respeito à ação de Deus nisso, podemos observar:

(1) Que a palavra não significa que Deus os obrigou a descrer do evangelho. Quando, em Gálatas 3:22 , diz-se que as Escrituras incluíram tudo sob pecado, isso não significa que as Escrituras os obrigaram a não acreditar.

(2) a palavra não implica que o pecado e a incredulidade pelos quais foram calados não foram voluntários. Mesmo quando um homem é cometido na prisão, o crime que o levou até lá é voluntário e, por isso, ele é responsável.

(3) o detentor de uma prisão não faz mal em confinar um criminoso; ou o juiz em condená-lo; ou o carrasco no cumprimento da sentença da lei. Então de Deus. O que ele faz não é obrigar as pessoas a permanecerem sob descrença, mas declarar que elas são assim; de modo a envolvê-los com a prova disso, para que compreendam que não há como escapar da evidência disso e, assim, pressioná-los contra a evidência de sua necessidade de um Salvador. Isso ele faz em relação a todos os pecadores que já se converteram.

(4) ainda Deus permitiu isso; fez com que judeus e gentios caíssem na incredulidade, e fossem concluídos sob ela, porque ele tinha um propósito especial de responder ao deixar o homem ao poder do pecado e da incredulidade. Um desses propósitos era, sem dúvida, manifestar o poder de sua graça e misericórdia no plano de redenção.

(5) em tudo isso e em todos os outros pecados, o homem é voluntário. Ele escolhe seu curso do mal; e Deus não tem obrigação de obrigá-lo a fazer o contrário. Estando sob a descrença, Deus declara o fato, e dele se vale disso, no plano da salvação pela graça.

Todos eles – Judeus e Gentios.

Na incredulidade – e?? eis “até a incredulidade”. Ele os entregou à descrença, como um homem é entregue na prisão. Este é o significado literal da expressão.

Para que ele tenha misericórdia de todos – a misericórdia é um favor mostrado aos que não merecem. Não poderia ter sido demonstrado aos judeus e gentios, a menos que isso fosse comprovado anteriormente que eles eram culpados. Para esse fim, foi apresentada prova de que todos estavam incrédulos. Ficou claro, portanto, que se um favor foi mostrado a ambos, deve ser no mesmo terreno, o da mera misericórdia imerecida. Assim, todas as pessoas estavam no mesmo nível; e, portanto, todos podem ser admitidos no céu sem distinções desagradáveis, ou qualquer negociação que não esteja de acordo com a misericórdia e o amor. “A ênfase neste versículo está na palavra” misericórdia “. Significa que Deus não está obrigado a ninguém e, portanto, que todos são salvos pela graça, porque todos são igualmente arruinados. ” (Calvino.) Não prova que todas as pessoas serão salvas; mas que aqueles que são salvos serão igualmente salvos pela misericórdia de Deus; e que Ele pretende conferir salvação aos judeus e gentios nos mesmos termos. Este é propriamente o fim do argumento desta Epístola. Por várias linhas independentes de raciocínio, o apóstolo chegara à mesma conclusão: os judeus não tinham privilégios especiais em relação à religião, que todas as pessoas estavam no mesmo nível e que não havia esperança de salvação senão na misericórdia. de um Deus soberano. Essa conclusão e o maravilhoso conjunto de eventos que levaram a esse estado de coisas dão origem a exclamações e atribuições de louvor com as quais o capítulo se encerra.

Comentário de E.W. Bullinger

concluiu = cale a boca. Grego. sunkleio, Em outro lugar, Lucas 5: 6 . Gálatas 1: 3 , Gálatas 1:22 , Gálatas 1:23 .

dentro Grego. eis .

tenha piedade = pena.

Comentário de John Calvin

32. For God has shut up, etc. A remarkable conclusion, by which he shows that there is no reason why they who have a hope of salvation should despair of others; for whatever they may now be, they have been like all the rest. If they have emerged from unbelief through God’s mercy alone, they ought to leave place for it as to others also. For he makes the Jews equal in guilt with the Gentiles, that both might understand that the avenue to salvation is no less open to others than to them. For it is the mercy of God alone which saves; and this offers itself to both. This sentence then corresponds with the testimony of Hosea, which he had before quoted, “I will call those my people who were not my people.” But he does not mean, that God so blinds all men that their unbelief is to be imputed to him; but that he hath so arranged by his providence, that all should be guilty of unbelief, in order that he might have them subject to his judgment, and for this end, — that all merits being buried, salvation might proceed from his goodness alone. (371)

Paul then intends here to teach two things — that there is nothing in any man why he should be preferred to others, apart from the mere favor of God; and that God in the dispensation of his grace, is under no restraint that he should not grant it to whom he pleases. There is an emphasis in the word mercy; for it intimates that God is bound to none, and that he therefore saves all freely, for they are all equally lost. But extremely gross is their folly who hence conclude that all shall be saved; for Paul simply means that both Jews and Gentiles do not otherwise obtain salvation than through the mercy of God, and thus he leaves to none any reason for complaint. It is indeed true that this mercy is without any difference offered to all, but every one must seek it by faith.

God has shut up together, etc., “how?” asks [Pareus ]; then he answers, “by manifesting, accusing, and condemning unbelief, but not by effecting or approving it.” – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Pois Deus concluiu todos eles na incredulidade – Deus os fechou ou trancou todos eles na incredulidade. Isso se refere ao estado de culpa de judeus e gentios. Todos eles violaram a lei de Deus – os judeus, a lei escrita; os gentios, a lei escrita em seus corações; veja Romanos 1:19 , Romanos 1:20 ; Romanos 2:14 , Romanos 2:15 . Eles são representados aqui como tendo sido acusados ??por suas transgressões; julgado no bar de Deus; considerado culpado por ser julgado; condenados à morte que mereciam; mandado para prisão, até que a vontade soberana, em relação à sua execução, seja anunciada; fechou ou trancou, sob o carcereiro, descrença; e ambos continuaram no mesmo estado, aguardando a execução de sua sentença: mas Deus, em sua própria compaixão, movido por mérito nenhum em qualquer das partes, causou um perdão geral pelo Evangelho a ser proclamado a todos. Os judeus se recusaram a receber esse perdão nos termos que Deus o propôs e, portanto, continuam trancados sob descrença. Os gentios receberam bem as ofertas da graça e são libertados da prisão. Mas, como as ofertas de misericórdia continuarem a ser feitas a todos indiscriminadamente, chegará o tempo em que os judeus, vendo a vasta adesão do mundo gentio ao reino do Messias, e os privilégios gloriosos de que gozam, também deverão apegue-se à esperança posta diante deles e, assim, torne-se com os gentios um rebanho sob um pastor e bispo de todas as suas almas. A mesma figura é usada Gálatas 3:22 , Gálatas 3:23 . Mas as Escrituras concluíram s??e??e?se? , encerrados todos sob o pecado, para que a promessa, pela fé em Cristo Jesus, pudesse ser dada aos que crerem. Mas antes que a fé viesse, fomos mantidos, e fomos guardados como em uma fortaleza forte, sob a lei; cale-se, s???e??e?sµe??? , trancado junto à fé que depois deve ser revelada. É uma metáfora fina e bem escolhida em ambos os lugares, e expressa à força o estado de culpa, impotência e miséria de judeus e gentios.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 11:32 . Pois Deus concluiu todos eles, etc. – Eles não estão no original e não deveriam estar na tradução. Concluído não é uma palavra em inglês neste local; o sentido do verbo grego s??e??e?se ou seja, ele trancou ou calou a boca, o que pode ser adequadamente traduzido pela palavra latina concludo; mas nunca em inglês usamos a palavra concluir para significar bloquear ou calar a boca. A palavra no original é encontrada, mas em três lugares além disso, viz. Lucas 5: 6 onde é bem tornado inclinado; e Gálatas 3: 22-23, onde em um versículo é traduzido de maneira muito inadequada , e no outro cala a boca. Todos foram presos sob o pecado, e os judeus em particular foram presos sob a lei; então aqui Deus trancou todos juntos na incredulidade. Agora, como todos os judeus e gentios, antes de Cristo vir, estavam trancados sob o pecado, e os judeus trancados sob a lei, condenando-os à morte; –( não como se nenhum deles pudesse ser salvo ou estar em um estado de aceitação com Deus, mas apenas até agora, e nesse sentido, como o fundamento de seu perdão e redenção não foi estabelecido, ou o preço de sua redenção não foi pago, até que Cristo, pelo sacrifício de si mesmo, tirou o pecado do mundo;) então aqui primeiro os gentios, depois os judeus são presos na incredulidade; não como se estivessem, portanto, trancados fora do favor de Deus e excluídos da vida eterna; pois a descrença aqui deve ser entendida, não no sentido absoluto, mas no relativo; – não no sentido absoluto , pois é um princípio que torna o homem mau, mas com referência ao reino de Deus neste mundo, ou porque desqualifica uma pessoa de ser um participante das honras e privilégios desse reino. – É a descrença na profissão, que se opõe, não a uma vida de santidade e virtude, ou de eterna felicidade no mundo vindouro, mas somente a fé na profissão. Que o Apóstolo aqui significa descrença nesse sentido geral relativo, e somente na medida em que exclui uma pessoa do atual reino de Deus, é evidente; pois esse versículo está em conexão imediata com os dois anteriores; e TODOS aqui incluem os judeus e gentios incrédulos nesses versículos. Mas os gentios incrédulos são aqueles ( Romanos 11:30 .) Que no passado não haviam acreditado em Deus; mas agora, após sua conversão ao cristianismo, obtiveram misericórdia; consequentemente, eles eram todo o corpo de gentios que, desde o momento em que o pacto foi feito com Abraão, até o momento em que abraçaram a fé do Evangelho, não haviam acreditado em Deus; isto é, não havia sido contado entre os súditos de seu reino visível, como eram os judeus durante esse período. E os judeus incrédulos são aqueles ( Romanos 11:31 .) Que agora não crêem em Deus; mas, finalmente, após sua conversão ao cristianismo, obterá misericórdia; consequentemente, eles são todo o corpo de judeus que, desde o momento em que rejeitaram o reino de Deus sob o Messias, não creram em Deus; isto é, não foram numerados entre os súditos de seu reino visível, como agora são os gentios crentes. Tudo isso está claro; e, portanto, podemos concluir, primeiro, que a incredulidade que o Apóstolo fala aqui não é o caráter defeituoso de pessoas particulares, mas a profissão geral de nações inteiras por um longo período de tempo: nem, em segundo lugar, é a incredulidade que sujeita as pessoas condenação final; pois essa incredulidade não terminará na obtenção de misericórdia; mas a incredulidade sob a qual os gentios foram encerrados, terminada na obtenção de misericórdia, e assim também a incredulidade dos judeus. Terceiro, todo o corpo de gentios, que abraçou a religião cristã, obteve misericórdia; e o mesmo acontecerá com todo o corpo dos judeus, no período futuro do qual o apóstolo fala; mas evidentemente isso se relaciona ao fato de serem admitidos nos privilégios do reino de Deus neste mundo; consequentemente, sua incredulidade, que se opõe à obtenção de misericórdia, refere-se apenas ao fato de serem excluídos desses privilégios. Em suma, o apóstolo considera os gentios incrédulos, durante a peculiaridade judaica, como um corpo de homens; qual corpo de homens depois obteve misericórdia quando foram levados para a igreja visível de Deus; e ele também considera os judeus incrédulos, desde o tempo em que rejeitaram a Cristo, até o tempo futuro de sua conversão, como um corpo de homens, que então também obtenha misericórdia ou seja trazido novamente para o reino peculiar de Deus. Portanto, como essa obtenção de misericórdia não é outra senão a eleição sobre a qual ele argumenta nesta epístola, é certo que ele não significa, portanto, que a eleição seja apenas de pessoas particulares; mas ele quer dizer uma eleição que possa ser aplicada aos corpos dos homens, no que diz respeito à sua entrada no reino de Deus neste mundo. A nota do Sr. Locke sobre esse lugar é muito excelente e coloca todo esse importante assunto sob uma luz muito clara. “A incredulidade”, diz ele, “aqui cobrada nacionalmente por judeus e gentios, por sua vez, neste e nos dois versículos anteriores, nos quais deixaram de ser o povo de Deus, foi evidentemente a negação de seu domínio; pelo qual eles se colocaram fora do reino que ele tinha e deveria ter no mundo e, portanto, não estava mais no estado de súditos, mas de estrangeiros e rebeldes.A visão geral da humanidade nos levará a uma concepção mais fácil da doutrina de São Paulo, que através de toda essa epístola considera os gentios, judeus e cristãos como três corpos distintos de homens: Deus, por criação, sem dúvida teve uma soberania inquestionável sobre a humanidade, e isso foi inicialmente reconhecido em seus sacrifícios e adoração a ele. de sua submissão a ele, e descobriram outros deuses a quem eles adoravam e serviam.Esta revolta de Deus e a conseqüência disso, Deus os abandonou, São Paulo descreve, cap. Romanos 1: 18-32 . estado de revolta de Deus eram e as nações da terra no tempo de Abraão. E então Abraão, Isaac e Jacó, e sua posteridade, os israelitas, mediante o chamado gracioso de Deus, retornaram à sua lealdade ao seu antigo e legítimo rei e soberano; possuía o único Deus invisível, criador do céu e da terra, para o seu Deus, e assim se tornou seu povo novamente, a quem ele, como seu povo peculiar, deu lei. E assim permaneceu a distinção entre judeus e gentios, isto é, as nações, como a palavra significa, até o tempo do Messias; e então os judeus deixaram de ser o povo de Deus, não por uma renúncia direta ao Deus de Israel e por tomarem para si outros deuses falsos a quem adoravam; mas opondo-se e rejeitando o reino de Deus, que ele propôs naquele tempo estabelecer com novas leis e instituições, e com um propósito mais glorioso e espiritual, sob seu Filho Jesus Cristo; Deus enviou a eles, e a nação dos judeus recusou-se a receber como seu Senhor e Governante, embora ele fosse seu prometido Rei e Libertador, respondendo a todas as profecias e tipos dele, e evidenciando sua missão por seus milagres. Por essa rebelião contra ele, em cuja mão Deus havia cometido o domínio de seu reino, e a quem ele designara Senhor sobre todas as coisas (e quem ele mesmo é Deus sobre todos, abençoado para sempre), os judeus se retiraram do reino de Deus, e deixou de ser seu povo, que agora não possuía outras pessoas além daqueles que receberam e obedeceram a seu Filho como seu Senhor e Governante. Esta foi a ape??e?a, descrença, aqui falada. E eu ficaria feliz em conhecer qualquer outro senso de crença ou descrença, em que possa ser atribuído nacionalmente a um povo (como é visível aqui), pelo qual eles cessarão, ou se tornarão o povo de Deus, ou sujeitos visíveis de seu reino aqui na terra. De fato, para gozar a vida e a propriedade nisso, bem como em outros reinos, não apenas a posse do príncipe e a autoridade de suas leis, mas também a obediência a elas é necessária: pois um judeu pode possuir a autoridade de Deus, e sua lei dada por Moisés, e assim seja um verdadeiro sujeito, e tanto membro da comunidade de Israel quanto qualquer um nela, e ainda assim perderá sua vida por desobediência à lei. E um cristão pode possuir a autoridade de Jesus Cristo e do Evangelho, e ainda perder a vida eterna por sua desobediência aos preceitos dela; como pode ser visto, cap. Romanos 7, 8, 9 ”

Comentário de John Wesley

Pois Deus concluiu todos eles na incredulidade, para que tenha misericórdia de todos.

Pois Deus se calou todos juntos em desobediência – Sofrendo cada um por sua vez para se revoltar dele. Primeiro, Deus fez com que os gentios, na tenra idade, se revoltassem e tomou a família de Abraão como uma semente peculiar para si mesmo. Depois, permitiu que caíssem na incredulidade e capturou os gentios crentes. E ele fez isso mesmo para provocar ciúmes dos judeus, e assim trazê-los também no final à fé. Isso foi realmente um mistério na conduta divina, que o apóstolo adora com um santo espanto.

Referências Cruzadas

João 1:7 – Ele veio como testemunha, para testificar acerca da luz, a fim de que por meio dele todos os homens cressem.

João 12:32 – Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim”.

Romanos 3:9 – Que concluiremos então? Estamos em posição de vantagem? Não! Já demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado.

Romanos 3:22 – justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,

Gálatas 3:22 – Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa, que é pela fé em Jesus Cristo, fosse dada aos que crêem.

1 Timóteo 2:4 – que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *