Estudo de Romanos 4:8 – Comentado e Explicado

Bem-aventurado o homem ao qual o Senhor não imputou o seu pecado {Sl 31,1s}.
Romanos 4:8

Comentário de Albert Barnes

E não melhor – Esta é a resposta do apóstolo. Ele atende à objeção, mostrando sua tendência, se realizada, e se ela se tornou um princípio de conduta. O significado é: “Se a glória de Deus deve ser promovida pelo pecado, e se um homem não deve, portanto, ser condenado ou considerado culpado por isso; se esse fato absolve o homem do crime, “por que não levar adiante a doutrina e torná-la um princípio de conduta, e fazer todo o mal que pudermos, a fim de promover sua glória?” Essa foi a conseqüência justa da objeção. E, no entanto, este foi um resultado tão chocante e monstruoso, que tudo o que era necessário para responder à objeção era apenas declarar essa conseqüência. Os sentimentos morais de todo homem se revoltariam com a doutrina; todo mundo saberia que isso não poderia ser verdade; e todo homem, portanto, podia ver que a objeção não era válida.

Como nós – Isto se refere, sem dúvida, aos apóstolos e aos cristãos em geral. É inquestionável que essa acusação foi muitas vezes apresentada contra eles.

Caluniosamente relatado – grego, como somos “blasfemados”. Este é o uso legítimo e adequado da palavra “blasfema”, para falar de alguém de maneira reprovadora e caluniosa.

Como alguns afirmam … – Sem dúvida judeus. Por que eles deveriam afirmar isso, não se sabe. Foi, sem dúvida, alguma perversão das doutrinas que os apóstolos pregaram. As doutrinas que foram deturpadas e abusadas foram provavelmente as seguintes: os apóstolos ensinaram que os pecados das pessoas eram a ocasião de promover a glória de Deus no plano de salvação. Que “onde o pecado abundava, a graça abundava muito mais”; Romanos 5:20 . Que Deus, na salvação das pessoas, seria glorificado exatamente na proporção da profundidade e poluição da culpa que foi perdoada. Isso era verdade; mas quão fácil foi deturpar isso como ensinando que as pessoas deveriam pecar para promover a glória de Deus! e, em vez de declarar isso como uma inferência que eles tiraram da doutrina, declarar como o que os apóstolos realmente ensinaram. Este é o modo comum em que as acusações são apresentadas contra outras pessoas. As pessoas fazem uma inferência elas mesmas, ou supõem que a doutrina a conduz a tal inferência, e depois a cobram dos outros como o que eles realmente sustentam e ensinam. Há uma máxima da qual nunca se deve afastar: “Que um homem não deve ser responsabilizado pelas inferências que podemos extrair de sua doutrina; e que ele nunca deve ser representado como mantendo e ensinando o que supomos seguir a partir de sua doutrina. ” Ele é responsável apenas pelo que declara.

Façamos o mal – isto é, já que o pecado é promover a glória de Deus, vamos cometer o máximo possível.

Que o bem possa vir – Que Deus aproveite a ocasião para promover sua glória.

Cuja condenação é justa – Cuja “condenação”; veja a nota em Romanos 14:23 . Isso não se refere necessariamente a punições futuras, mas significa que a conduta daqueles que, assim, caluniaram perversamente as doutrinas da religião cristã, e acusaram os apóstolos de ensiná-la, merecia condenação ou punição. Assim, ele nega expressamente, em linguagem forte, a doutrina imposta aos cristãos. Assim, ele silencia a objeção. E assim ele ensina, como uma grande lei fundamental, “que o mal não deve ser feito para que o bem possa vir”. Esta é uma regra universal. E isso não é, em caso algum, de partida. Tudo o que é mau não deve ser feito sob qualquer pretexto. Qualquer bem imaginável que possamos achar que resultará dele; qualquer vantagem para nós mesmos ou para nossa causa; ou qualquer glória que possamos achar que possa resultar para Deus não sancionará ou justificará a ação. Integridade e honestidade rígidas e intransigentes devem ser a máxima de nossas vidas; e nessa vida somente podemos esperar o sucesso ou a bênção de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

Senhor . App-98.

não App-105. Citado nos Salmos 32: 1 , Salmos 32: 2 . App-107.

Comentário de Adam Clarke

Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado – esse homem é verdadeiramente feliz a cuja acusação Deus não considera o pecado; isto é, somente eles são felizes e redimidos da maldição da lei e das conseqüências de sua vida ímpia, tendo seus pecados perdoados livremente, pela misericórdia de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 4: 8 . Bem-aventurado o homem, etc. – Veja nos Salmos 32: 1-2 e nas Inferências. Não imputará pecado ] Qual é a imputação ou o acerto de contas da justiça , Romanos 4: 6 pode ser visto neste versículo, a saber. “não considerar o pecado a ninguém;” – “não colocar o pecado em sua conta”; o apóstolo, nesses versículos, usando as expressões como equivalentes. Portanto, a expressão de apagar a iniquidade, tão freqüentemente usada nas Escrituras sagradas, pode ser entendida; isto é, removê-lo da conta. A palavra grega ?????es?a?, significa contar ou conta; e, com um caso dativo, colocar na conta de qualquer um. Veja Locke em Romanos 4: 3 e a nota em Romanos 4:22 .

Comentário de Scofield

Senhor Jeová. Romanos 4: 7 ; Romanos 4: 8 .

imputar Ou, calculado ou imputado, ou seja, colocado na conta de. Veja Filemom 1:18 , mesma palavra:

Referências Cruzadas

Isaías 53:10 – Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.

2 Coríntios 5:19 – ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.

Filemom 1:18 – Se ele o prejudicou em algo ou lhe deve alguma coisa, ponha na minha conta.

1 Pedro 2:24 – Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.

1 Pedro 3:18 – Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *