Estudo de Gênesis 13:13 – Comentado e Explicado

Ora, os habitantes de Sodoma eram perversos, e grandes pecadores diante do Senhor.
Gênesis 13:13

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 13:13 . Homens de Sodoma – pecadores diante do Senhor ie. Grandes pecadores à sua vista, que não podem ser enganados, veja cap. Gênesis 10: 9 . A paráfrase de Chaldee mostra: “Eles colocam suas riquezas em um uso iníquo e seus corpos nos piores vícios diante do Senhor”. Este versículo parece inserido para nos preparar para a horrível catástrofe relatada nos capítulos seguintes.

REFLEXÕES. – Temos aqui a escolha de Ló; em que não apenas alguns sintomas aparecem de egoísmo em garantir a melhor terra, mas também de crueldade e ingratidão em se separar prontamente de seu benfeitor gentil. Quão difícil é mesmo para os homens bons se despirem do interesse próprio. Observar,

1. O lugar. Toda a planície do Jordão: e um local delicioso, como o Éden, para beleza e fertilidade. Aqui ele resolve fixar sua morada, sem mais consideração, ou ponderando os inconvenientes a que se expôs das pessoas que moravam ali. Estamos muito aptos a ser guiados pelos olhos; mas o sentido é um péssimo diretor: nesses casos, geralmente lamentamos a escolha que fazemos, seja da empresa ou de permanecer sob sua influência. Se tivermos sucesso, devemos sempre considerar primeiro o que é melhor para nossas almas.

2. As pessoas. Muito vil e perverso. Todos eram ruins, mas alguns muito piores que outros, e pior pelas bênçãos que gozavam; nada contribuindo tanto para suprir as iniquidades de um homem, como misericórdias abusadas. Ser colocado no meio de um povo assim, embora sua morada e conversa entre eles fosse um aviso gracioso e um chamado de Deus para eles, era uma aflição e um grande problema para si mesmo. Nota; (1) Deus marca os pecados de todos os homens de acordo com seus agravos: grandes pecadores terão grandes castigos. (2.) Os ministros de Deus devem se lembrar, onde quer que estejam, seus negócios devem aparecer para Deus, embora sejam apenas peregrinos. (3.) Muitas vezes, é um monte de homens bons, viver entre maus vizinhos. (4.) É uma reflexão triste, quando eles se colocam nessas circunstâncias.

Comentário de Adam Clarke

Os homens de Sodoma eram iníquos – ???? raim , de ?? , ra , para partir em pedaços, destruir e afligir; ou seja, pessoas que quebraram a ordem estabelecida das coisas, destruíram e confundiram as distinções entre certo e errado, e que afligiram e atormentaram a si mesmos e aos outros. E os pecadores ????? chattaim , de ??? chata , erraram o alvo , erraram , abortaram ; o mesmo que ?µa?ta?? em grego, de a, negativo e µa?pt? para atingir uma marca; assim, um pecador é aquele que sempre busca a felicidade e constantemente perde sua marca; porque, sendo perverso – radicalmente maligno por dentro, todo afeto e paixão depravados e fora de ordem, ele busca a felicidade onde nunca pode ser encontrada, em honras e bens mundanos, e em gratificações sensuais, cujo fim é decepção, aflição, irritação e ruína. Tais eram os companheiros que Ló deve ter na terra frutífera que ele escolhera. Isso, no entanto, equivale a não mais que o caráter comum do homem pecador; mas o povo de Sodoma era extremamente pecador e perverso antes ou contra o Senhor – eles eram pecadores sem caráter comum; eles se destacaram na injustiça e logo preencheram a medida de suas iniqüidades. Veja Gênesis 19.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 13:13 . Homens de Sodoma – pecadores diante do Senhor ie. Grandes pecadores à sua vista, que não podem ser enganados, veja cap. Gênesis 10: 9 . A paráfrase de Chaldee mostra: “Eles colocam suas riquezas em um uso iníquo e seus corpos nos piores vícios diante do Senhor”. Este versículo parece inserido para nos preparar para a horrível catástrofe relatada nos capítulos seguintes.

REFLEXÕES. – Temos aqui a escolha de Ló; em que não apenas alguns sintomas aparecem de egoísmo em garantir a melhor terra, mas também de crueldade e ingratidão em se separar prontamente de seu benfeitor gentil. Quão difícil é mesmo para os homens bons se despirem do interesse próprio. Observar,

1. O lugar. Toda a planície do Jordão: e um local delicioso, como o Éden, para beleza e fertilidade. Aqui ele resolve fixar sua morada, sem mais consideração, ou ponderando os inconvenientes a que se expôs das pessoas que moravam ali. Estamos muito aptos a ser guiados pelos olhos; mas o sentido é um péssimo diretor: nesses casos, geralmente lamentamos a escolha que fazemos, seja da empresa ou de permanecer sob sua influência. Se tivermos sucesso, devemos sempre considerar primeiro o que é melhor para nossas almas.

2. As pessoas. Muito vil e perverso. Todos eram ruins, mas alguns muito piores que outros, e pior pelas bênçãos que gozavam; nada contribuindo tanto para suprir as iniquidades de um homem, como misericórdias abusadas. Ser colocado no meio de um povo assim, embora sua morada e conversa entre eles fosse um aviso gracioso e um chamado de Deus para eles, era uma aflição e um grande problema para si mesmo. Nota; (1) Deus marca os pecados de todos os homens de acordo com seus agravos: grandes pecadores terão grandes castigos. (2.) Os ministros de Deus devem se lembrar, onde quer que estejam, seus negócios devem aparecer para Deus, embora sejam apenas peregrinos. (3.) Muitas vezes, é um monte de homens bons, viver entre maus vizinhos. (4.) É uma reflexão triste, quando eles se colocam nessas circunstâncias.

Comentário de John Calvin

13. Mas os homens de Sodoma . Ló achava-se feliz por uma habitação tão rica ter caído em sua parte: mas ele aprende longamente que a escolha a que se apressara, com uma seriedade igual à sua avareza, lhe fora concedida infelizmente; desde que ele teve que lidar com vizinhos orgulhosos e perversos, com cuja conduta era muito mais difícil de suportar do que lidar com a esterilidade da terra. Portanto, vendo que ele foi levado apenas pelo prazer da perspectiva, ele paga a penalidade de sua tola cupidez. Vamos então aprender com este exemplo, que nossos olhos não são confiáveis; mas que devemos preferir estar atentos para não sermos enredados por eles e ser cercados, desprevenidos, com muitos males; assim como Ló, quando imaginou que estava morando no paraíso, quase mergulhou nas profundezas do inferno. Mas parece maravilhoso que Moisés, quando deseja condenar os homens de Sodoma por sua extrema iniquidade, diga que eles foram iníquos diante do Senhor; e não antes dos homens; pois quando chegamos ao tribunal de Deus, toda boca deve ser fechada, e todo o mundo deve estar sujeito a condenação; portanto, pode-se pensar que Moisés fala assim por meio de extenuação. Mas o caso é o contrário: pois ele quer dizer que eles não estavam apenas sob o domínio daqueles vícios comuns que predominam em todos os lugares entre os homens, mas foram abandonados aos crimes mais execráveis, cujo clamor subiu até o céu (como veremos mais adiante) ,) e exigiu vingança de Deus. Que Deus, no entanto, ficou com eles por um tempo: e não apenas isso, mas os fez habitar em uma região mais fértil, embora fossem totalmente indignos de luz e de vida, não oferece, como sabemos, o fundamento para os iníquos. de auto-parabenização, quando Deus também os acompanha por um tempo, ou quando, tratando-os com bondade e até mesmo liberalmente, ele, por sua indulgência, luta com sua ingratidão. Ainda que exultem em seu luxo e até se tornem ultrajantes contra Deus, que os filhos de Deus sejam advertidos a não invejarem sua fortuna; mas esperar um pouco, até que Deus, despertando-os de sua intoxicação, os chamará para seu terrível julgamento. Portanto, Ezequiel, falando dos homens de Sodoma, declara ter sido a causa de sua destruição, que, estando saturados de pão e vinho e cheios de iguarias, haviam exercido uma orgulhosa crueldade contra os pobres ( Ezequiel 16: 49 )

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 13:13 . Pecadores diante do Senhor excessivamente – Ou seja, pecadores insolentes e ousados, que desprezavam e desafiavam abertamente a Deus. Infelizmente para Lot! Ele entrou em má companhia e encontrará a beleza e a fertilidade do país, mas uma péssima recompensa pelo sofrimento diário que sua maldade e censura lhe causará!

Gênesis 13: 14-15 . O Senhor disse a Abrão: para consolá-lo depois que “Ló foi separado dele”, e ele foi deixado sozinho, e em um solo menos agradável e frutífero do que aquele que Ló havia escolhido; Levanta os teus olhos, toda a terra que vês, a ti a darei. Mas, como essa terra foi dada a Abrão, quando expressamente é dito por Estevão, Atos 7: 5: “Ele (Deus) não lhe deu herança, não, nem mesmo a ponto de pisar!” A resposta é: Deus lhe deu o direito a isso, embora não a posse real, até o tempo determinado, quando os habitantes da terra deveriam provar ser irreclaveis e totalmente maduros para a destruição. Deus explica: “A ti e à tua descendência”, isto é, a ti “na tua descendência”. Mas como se poderia dizer que lhes seria dado “para sempre”, quando, depois de algumas centenas de anos, eles foram despejados? A isto, deve-se responder que a promessa foi feita a eles e pretendia ser cumprida, sob a condição de sua obediência, como é frequentemente expresso em outros lugares. E a expressão ?? ???? , aqui apresentada para sempre, geralmente significa apenas uma longa continuidade, como é evidente em muitas passagens das Escrituras, nas quais os sujeitos aos quais é aplicada não admitem, por natureza, uma duração eterna. De fato, quando a palavra é aplicada aos ritos e cerimônias judaicas, como costuma ser, significa apenas como durante a permanência dessa dispensação, ou até a vinda do Messias. E assim pode ser entendido aqui.

Comentário de John Wesley

Mas os homens de Sodoma eram muito maus e pecadores diante do Senhor.

Pecadores diante do Senhor – Ou seja, pecadores ousados ??e insolentes.

Referências Cruzadas

Gênesis 6:11 – Ora, a terra estava corrompida aos olhos de Deus e cheia de violência.

Gênesis 10:9 – Ele foi o mais valente dos caçadores, e por isso se diz: “Valente como Ninrode”.

Gênesis 15:16 – Na quarta geração, os seus descendentes voltarão para cá, porque a maldade dos amorreus ainda não atingiu a medida completa”.

Gênesis 18:20 – Disse-lhe, pois, o Senhor: “As acusações contra Sodoma e Gomorra são tantas e o seu pecado é tão grave

Gênesis 19:4 – Ainda não tinham ido deitar-se, quando todos os homens de toda parte da cidade de Sodoma, dos mais jovens aos mais velhos, cercaram a casa.

Gênesis 38:7 – Mas o Senhor reprovou a conduta perversa de Er, filho mais velho de Judá, e por isso o matou.

1 Samuel 15:18 – e o enviou numa missão, ordenando: ‘Vá e destrua completamente aquele povo ímpio, os amalequitas; guerreie contra eles, até que os tenha eliminado’.

2 Reis 21:6 – Chegou a queimar o próprio filho em sacrifício, praticou feitiçaria e adivinhação e consultou médiuns e espíritas. Fez o que o Senhor reprova, provocando-o à ira.

Isaías 1:9 – Se o Senhor dos Exércitos não tivesse poupado alguns de nós, já estaríamos como Sodoma e semelhantes a Gomorra.

Isaías 3:8 – Jerusalém está em ruínas, e o povo de Judá está caído; suas palavras e suas ações são contra o Senhor, desafiando a sua presença gloriosa.

Isaías 3:9 – O jeito que olham testifica contra eles; mostram seu pecado como Sodoma, sem nada esconder. Ai deles! Pois trouxeram desgraça sobre si mesmos.

Jeremias 23:24 – Poderá alguém esconder-se sem que eu o veja? “, pergunta o Senhor. “Não sou eu aquele que enche os céus e a terra? “, pergunta o Senhor.

Ezequiel 16:46 – Sua irmã mais velha era Samaria, que vivia ao norte de você com suas filhas; e sua irmã mais nova, que vivia ao sul com suas filhas, era Sodoma.

Mateus 9:10 – Estando Jesus em casa, foram comer com ele e seus discípulos muitos publicanos e “pecadores”.

Mateus 9:13 – Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores”.

Mateus 11:23 – E você, Cafarnaum: será elevada até o céu? Não, você descerá até ao Hades! Se os milagres que em você foram realizados tivessem sido realizados em Sodoma, ela teria permanecido até hoje.

João 9:24 – Pela segunda vez, chamaram o homem que fora cego e lhe disseram: “Para a glória de Deus, diga a verdade. Sabemos que esse homem é pecador”.

João 9:31 – Sabemos que Deus não ouve a pecadores, mas ouve ao homem que o teme e pratica a sua vontade.

Romanos 1:27 – Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão.

Hebreus 4:13 – Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.

2 Pedro 2:6 – Também condenou as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinzas, tornando-as exemplo do que acontecerá aos ímpios;

2 Pedro 2:10 – especialmente os que seguem os desejos impuros da carne e desprezam a autoridade. Insolentes e arrogantes, tais homens não têm medo de difamar os seres celestiais;

Judas 1:7 – De modo semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram à imoralidade e a relações sexuais antinaturais. Estando sob o castigo do fogo eterno, elas servem de exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *