Estudo de Salmos 68:28 – Comentado e Explicado

Mostrai, ó Deus, o vosso poder, esse poder com que atuastes em nosso favor.
Salmos 68:28

Comentário de Albert Barnes

Teu Deus mandou tua força – ordenou que tua força aparecesse ou se manifestasse. Isto é dirigido, evidentemente, ao povo da terra; e a idéia é que, nessa ocasião, Deus havia chamado uma representação completa da força da nação; ou, como deveríamos dizer, houve um “despejo” completo. Era uma visão impressionante, mostrando a verdadeira força do povo.

Fortalece, ó Deus, o que você fez por nós – Aumente a força assim manifestada. Que seja ainda maior. A cena agora é impressionante e grandiosa; faça ainda mais, acrescentando ao número e à prosperidade do teu povo. Esta é uma ilustração do desejo no coração de todo homem piedoso de que, qualquer que seja a prosperidade que Deus tenha dado ao seu povo, ele daria uma medida ainda maior – que, por mais que tenha aumentado o número deles, ele os acrescentaria muitos mais . Este desejo do coração da piedade não será satisfeito até que o mundo inteiro seja convertido a Deus.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 68:28 . Teu Deus ordenou a tua força isto é, o grande poder dos israelitas, e o auge da glória e força a que o reino de Davi havia surgido, era obra de Deus; que naturalmente abre caminho para a petição seguinte, Fortalece, ó Deus, aquilo que fizeste por nós. “Que o fundamento da nossa felicidade atual seja firme e durável.”

Comentário de Joseph Benson

Salmos 68:28 . Teu Deus, ó Israel, ordenou – Foi ordenado ou efetivamente obtido; tua força – Toda aquela força e poder que exerceste efetivamente a qualquer momento contra teus inimigos, e que agora é grandemente aumentada pela união de todas as tribos sob uma cabeça. Em outras palavras, o grande poder dos israelitas e o auge da glória e força a que o reino de Davi havia surgido eram obra de Deus. Isso naturalmente abre caminho para a petição a seguir: Fortalece, ó Deus, o que você fez em nós – Seja firme e duradouro o fundamento de nossa felicidade atual.

Comentário de E.W. Bullinger

Teu Deus mandou. Alguns códigos, com aramaico, Septuaginta, siríaco e vulgata, liam “Comando, ó Deus” .

força = força (para defesa). Hebraico. “azaz.

Reforçar, & c. “Fortalece, ó Deus, a força que tens feito para nós desde o teu templo” . Conectando com esta linha as primeiras palavras dos Salmos 68:29 .

Comentário de Adam Clarke

Teu Deus ordenou – Este e os seguintes versículos é o que eles cantaram.

Comentário de John Calvin

28. Teu Deus ordenou a tua força Os homens estão sempre dispostos a arrogar para si mesmos a glória do que podem ter feito em vez de traçar seu sucesso a Deus, e Davi lembra ao povo mais uma vez que eles não haviam triunfado por sua própria força, mas pelo poder comunicado de cima. Se eles tivessem se absolvido com energia no campo, ele os consideraria que foi Deus quem os inspirou com esse valor, e os guardaria contra o orgulho que negligencia e menospreza a bondade Divina. Como uma consideração que mais poderia tender a promover humildade em suas mentes, ele adverte para a dependência em que se encontravam da futura continuidade do mesmo favor e proteção; sendo esta a grande causa da confiança presunçosa, de que não sentimos nosso próprio desamparo, e não somos levados, sob o sentido de que, a recorrer humildemente a Deus para suprir nossos desejos. Outra lição que a passagem nos ensina é que mais é necessário do que Deus nos visite primeiro com sua graça impedidora; que precisamos constantemente de sua assistência por toda a vida. Se isso é verdade na guerra literal, onde nosso conflito é com carne e sangue, deve ser ainda mais nos assuntos da alma. É impossível que pudéssemos resistir um momento na disputa com inimigos como Satanás, pecado e o mundo, se não recebemos de Deus a graça que assegura nossa perseverança.

O que é dito sobre o templo no versículo seguinte tem como objetivo realizar a mesma tensão de sentimento que já foi expressa. Isso explica por que Deus exerceu seu poder em favor dos israelitas, e não de outros; que era, para que pudesse aparecer do santuário e da arca da aliança. Daí a ênfase com a qual Davi o chama em uma parte anterior do salmo – o Deus de Israel. Não foi em vão que Deus erigiu seu santuário, ou prometeu sua presença em conexão com ele; e seu poder é aqui representado como proveniente do templo, para indicar que a única segurança para seu favor era encontrada em sua graciosa aliança e promessas. Alguns leem: Do teu templo em Jerusalém – uma interpretação frígida e que não expressa o significado do salmista. Sua oração é para que o poder divino possa ser comandado do santuário sobre o povo escolhido, aqui indicado por uma figura comum do discurso de Jerusalém. Pode-se perguntar como ele fala do templo, quando ainda não havia sido construído. A palavra templo ou palácio pode ter sido usada para expressar o tabernáculo. Isso, pelo menos, acho mais provável que ele deva falar do templo por antecipação, como alguns supõem; e não há dúvida de que a arca já havia sido colocada em Sião. Tendo já atribuído a Deus toda a honra das vitórias recentes, ele procede em seguida a reivindicar sua reivindicação de colher os frutos deles, afirmando que os reis que haviam sido subjugados reconheceriam que Deus havia sido seu conquistador, além de se renderem. tributário de Davi e seus sucessores, – uma circunstância que deveria colocar o povo de Deus sob uma obrigação adicional de apresentá-lo com suas ofertas de louvor de livre-arbítrio.

Comentário de John Wesley

Teu Deus ordenou a tua força; fortalece, ó Deus, o que fizeste por nós.

Teu Deus – Tendo falado de Israel, ele agora dirige seu discurso a eles.

Comandado – Foi ordenado ou efetivamente adquirido.

Tua força – toda a força e poder que tu tens a qualquer momento

Referências Cruzadas

Salmos 42:8 – Conceda-me o Senhor o seu fiel amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção. É a minha oração ao Deus que me dá vida.

Salmos 44:4 – És tu, meu Rei e meu Deus! Tu decretas vitórias para Jacó!

Salmos 71:3 – Peço-te que sejas a minha rocha de refúgio, para onde eu sempre possa ir; dá ordem para que me libertem, pois és a minha rocha e a minha fortaleza.

Salmos 138:8 – O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo! Teu amor, Senhor, permanece para sempre; não abandones as obras das tuas mãos!

Isaías 40:31 – mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.

João 5:8 – Então Jesus lhe disse: “Levante-se! Pegue a sua maca e ande”.

Atos dos Apóstolos 3:6 – Disse Pedro: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande”.

2 Coríntios 12:9 – Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.

Efésios 3:17 – para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor,

Filipenses 1:6 – Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.

2 Tessalonicenses 1:11 – Conscientes disso, oramos constantemente por vocês, para que o nosso Deus os faça dignos da vocação e, com poder, cumpra todo bom propósito e toda obra que procede da fé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *