Estudo de Salmos 73:2 – Comentado e Explicado

Contudo, meus pés iam resvalar, por pouco não escorreguei,
Salmos 73:2

Comentário de Albert Barnes

Mas quanto a mim – literalmente, “e eu”. O significado é: “E eu, que agora confio tanto em Deus e acredito que ele é bom, estava em um estado mental muito diferente; Eu estava tão hesitante, tão perturbado e tão duvidoso que quase perdi completamente a confiança nele como um governador moral sábio e justo.

Meus pés estavam quase acabando eu estava pronto para cair. Obviamente, isso se refere ao seu estado de espírito. Em relação à sua fé ou confiança em Deus, ele era como um homem parado em um local escorregadio, e mal conseguia permanecer em pé.

Meus passos quase escorregaram – A expressão “bem próximo” significa “como nada” ou “como nada”; isto é, em referência à firmeza, era como se não restasse “nada”. Não havia nada que o impedisse de escorregar. A palavra traduzida como “escorregou” significa “derramado”. Ou seja, no seu caminho ele era como água derramada, em vez de ser como algo sólido e firme. A idéia é que sua fé pareceu ter sumido. Ele era como um homem caindo; um homem que não tinha forças para andar.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 73: 2 . Meus pés estavam quase acabando Por essas expressões figurativas o salmista quer dizer que ele começou a cambalear em sua fé e estava em perigo de cair na descrença da providência de Deus. Os tolos e os iníquos são usados ??no próximo versículo como termos sinônimos; porque a maldade argumenta um defeito manifesto no entendimento. Mudge torna a palavra tola, por homens sem princípio.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 73: 2-3 . Mas quanto a mim – No entanto, devo reconhecer com pesar e vergonha, em relação a mim mesmo, que apesar de todo o meu conhecimento dessa verdade e de minha própria experiência e observação das relações de Deus comigo e com outros homens de bem; meus pés estavam quase acabando – Minha fé nas promessas e providências de Deus foi quase derrubada pela força da tentação; e eu estava quase pronto para me arrepender da minha piedade, Salmos 73:13 , e seguir o exemplo de homens ímpios. Meus passos quase escorregaram – hebraico, , ? , shuppechu, quase foi derramado, a saber, como água no chão, que é instável, e corre aqui e ali com grande desordem e incerteza, até ficar irremediavelmente perdida. Assim, fui quase transportado por minhas fantasias e paixões indisciplinadas para pensamentos indignos de Deus e um curso de vida pecaminoso. Porque eu tinha inveja dos tolos – fiquei irritada e murmurada ao ver os ímpios, apesar de sua culpa e deserto de punição, em uma condição muito próspera, e achava muito difícil que homens piedosos não fossem iguais, se não excedessem. em tanta felicidade; especialmente quando eu não via nenhuma probabilidade de que isso terminasse, mas que eles continuassem em sua prosperidade. Com grande propriedade são os ímpios, e os que vivem como se não houvesse Deus, chamavam os tolos; pois nada pode mostrar maior loucura.

Comentário de E.W. Bullinger

mim. Observe a ênfase nisso (pela repetição da primeira pessoa), que é a chave do salmo.

quase = rapidamente. Veja nota em Provérbios 5:14 .

foi = tropeçou.

Comentário de Adam Clarke

Meus pés estavam quase acabando – eu tinha quase desistido da minha confiança. Eu estava pronto para encontrar falhas nas dispensações da providência; e achou que o juiz de toda a terra não fez o que era certo.

Comentário de John Calvin

2. Quanto a mim, etc. Literalmente, é: E eu: que deve ser lido com ênfase; pois Davi significa que essas tentações, que lançam uma afronta à honra de Deus e subjugam a fé, não apenas atacam a classe comum dos homens, ou aqueles que são dotados apenas de alguma pequena medida do temor de Deus, mas que ele próprio , que deveria ter lucrado acima de todos os outros na escola de Deus, havia experimentado sua própria parte deles. Assim, apresentando-se como exemplo, ele projetou o mais eficazmente para despertar e incitar-nos a prestar muita atenção a nós mesmos. É verdade que ele não sucumbiu à tentação; mas, ao declarar que seus pés estavam quase no fim e que seus passos estavam quase escorregando, ele nos adverte que todos correm o risco de cair, a menos que sejam sustentados pela poderosa mão de Deus.

Comentário de John Wesley

Mas quanto a mim, meus pés estavam quase acabando; meus passos quase escorregaram.

Meus pés – minha fé na providência de Deus quase foi derrubada.

Referências Cruzadas

Josué 24:15 – Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor”.

1 Samuel 2:9 – Ele guardará os pés dos seus santos, mas os ímpios serão silenciados nas trevas, pois não é pela força que o homem prevalece.

1 Samuel 12:23 – E longe de mim esteja pecar contra o Senhor, deixando de orar por vocês. Também lhes ensinarei o caminho que é bom e direito.

1 Crônicas 22:7 – dizendo: “Meu filho, eu tinha no coração o propósito de construir um templo em honra do nome do Senhor, o meu Deus.

Jó 12:5 – Quem está bem despreza a desgraça, o destino daqueles cujos pés escorregam.

Jó 21:4 – “Acaso é dos homens que me queixo? Por que não deveria eu estar impaciente?

Salmos 5:7 – Eu, porém, pelo teu grande amor, entrarei em tua casa; com temor me inclinarei para o teu santo templo.

Salmos 17:5 – Meus passos seguem firmes nas tuas veredas; os meus pés não escorregaram.

Salmos 17:15 – Quanto a mim, feita a justiça, verei a tua face; quando despertar ficarei satisfeito ao ver a tua semelhança.

Salmos 35:13 – Contudo, quando estavam doentes, usei vestes de lamento, humilhei-me com jejum e recolhi-me em oração.

Salmos 38:16 – Pois eu disse: “Não permitas que eles se divirtam à minha custa, nem triunfem sobre mim quando eu tropeçar”.

Salmos 94:18 – Quando eu disse: “Os meus pés escorregaram”, o teu amor leal, Senhor, me amparou!

Salmos 116:8 – Pois tu me livraste da morte, os meus olhos, das lágrimas e os meus pés, de tropeçar,

Romanos 7:23 – mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *