Estudo de Salmos 125:2 – Comentado e Explicado

Como Jerusalém está toda cercada de montanhas, assim o Senhor envolve seu povo, agora e sempre.
Salmos 125:2

Comentário de Albert Barnes

Como as montanhas estão em volta de Jerusalém – hebraico, “Jerusalém – as montanhas estão em volta dela.” Jerusalém, exceto no norte, é cercada por colinas ou montanhas, de modo que, embora a cidade tenha sido construída em colinas – Sião, Moriá, Bezetá, Acra – ela própria era cercada por colinas mais altas do que qualquer uma delas e, de certa forma, era sentido, em um vale. Veja as notas em Mateus 2: 1 . Compare as notas no Salmo 48: 1-14 .

Assim, o Senhor é redondo em torno de seu povo … – Assim como Jerusalém é protegida pelas colinas ao redor, também o povo de Deus é protegido pelo Senhor. Ele circunda a igreja; ele é exaltado muito acima da igreja; ele guarda as abordagens da igreja; ele pode defendê-lo de todos os seus inimigos. Sob sua proteção, é seguro. Jerusalém, cercada por colinas e montanhas, tornou-se um emblema da igreja em todos os momentos; sua segurança era um emblema da segurança de todos os que confiam no Senhor.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 125: 2 . Como as montanhas são redondas, etc. – Essa alusão à situação de Jerusalém expressa muito apropriadamente a proteção divina, que os defendia de todos os lados dos ultrajes e insultos de seus inimigos. Talvez a breve descrição que o Sr. Sandys nos tenha dado possa nos ajudar a conceber esse assunto melhor. “Esta cidade”, diz ele, “está sentada em uma montanha rochosa, de todas as maneiras a ser escalada, exceto um pouco ao norte, com subidas íngremes e vales profundos naturalmente fortificados: na maioria das vezes, cercado por outras montanhas não muito afastadas, como se estivesse no meio de um anfiteatro, pois no leste está o monte das Oliveiras, separado da cidade pelo vale de Josafá, que também circunda parte do norte.No sul, a montanha de Ossiner se interpõe com o vale de Gehinnom; e a oeste era anteriormente cercada com o vale de Giom e as montanhas adjacentes “.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 125: 2 . Como as montanhas estão em volta de Jerusalém – Defendendo-a, não apenas dos ventos tempestuosos e tempestades, cuja força essas montanhas quebraram, mas dos ataques de seus inimigos. E essa defesa é a providência de Deus para o seu povo. Sua proteção é redonda sobre eles por todos os lados e é constante e perseverante, a partir de agora, diz o salmista, mesmo para sempre. As montanhas podem moulded e dar em nada, e as pedras são removidas de seu lugar, ( Jó 14:18 ), mas a aliança de Deus com o seu povo, com aqueles que perseveram na fé, amor e obediência, não pode ser quebrada, nem a sua os cuidados cessam, Isaías 54:10 .

Comentário de Adam Clarke

Como as montanhas são redondas em torno de Jerusalém – Jerusalém, segundo Sandys, estava situada em uma montanha rochosa de todos os modos a ser ascendida, exceto um pouco ao norte, com subidas íngremes e vales profundos, naturalmente fortificados. Está cercado por outras montanhas, sem grande distância, como se estivesse colocado no meio de um anfiteatro; pois a leste está o monte das Oliveiras, separado da cidade pelo vale de Josafá, que também abrange uma parte do norte; ao sul, a montanha de Offiner se interpôs com o vale de Gehinnom; e a oeste era anteriormente cercada com o vale de Giom e as montanhas adjacentes. A situação era tal que se tornava facilmente inexpugnável.

O Senhor é redondo sobre seu povo – Ele está acima, embaixo, ao redor deles; e enquanto eles se mantêm dentro dela, sua fortaleza é inexpugnável e eles não podem sofrer nenhum mal.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 33:27 – O Deus eterno é o seu refúgio, e para segurá-lo estão os braços eternos. Ele expulsará os inimigos da sua presença, dizendo: ‘Destrua-os! ’

Salmos 34:7 – O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra.

Isaías 4:5 – o Senhor criará sobre todo o monte Sião e sobre aqueles que se reunirem ali uma nuvem de dia e um clarão de fogo de noite. A glória tudo cobrirá

Lamentações 4:12 – Os reis da terra e os povos de todo o mundo, não acreditavam que os inimigos e os adversários pudessem entrar pelas portas de Jerusalém.

Zacarias 2:5 – E eu mesmo serei para ela um muro de fogo ao seu redor’, declara o Senhor, ‘e dentro dela serei a sua glória’.

João 10:28 – Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *