Estudo de Isaías 42:23 – Comentado e Explicado

Quem dentre vós prestará atenção a essas coisas? Quem as ouvirá pensando no futuro?
Isaías 42:23

Comentário de Albert Barnes

Quem de vocês dará ouvidos a isso? Quem existe na nação que será tão advertido pelos julgamentos de Deus, que ele prestará atenção às lições que ele deseja ensinar, reformará sua vida e retornará a ele? Está implícito por essas perguntas que esse deveria ser o efeito; está implícito também que eles estavam tão afundados e abandonados que não o fariam. Esses julgamentos eram um apelo alto à nação para que se voltasse para Deus e, no futuro, evitasse os pecados que haviam tornado necessário que ele interpusesse dessa maneira e os estragasse.

Comentário de John Calvin

23. Quem existe entre vocês? Isaías continua o mesmo assunto; pois ele quer dizer que os judeus são e serão tão estúpidos, que não verão, mesmo quando forem avisados; e ele se dirige expressamente a eles, porque, embora devessem ter sido mais instruídos e ensinados do que outros, ainda assim não entenderam nada e não observaram os julgamentos de Deus, mesmo que fossem extremamente manifestos.

Quem deve ouvir o tempo vindouro? Ou seja, quem, sendo finalmente subjugado por aflições, se arrepende, embora seja tarde. Vemos, então, como esse espanto agrava a criminalidade de sua loucura, porque eles sempre se recusam a ser ensinados. No entanto, vamos aprender qual é o uso de ameaças e punições; pois Deus não reprova nossos crimes, nem nos pune por eles, como se ele se deleitasse em vingar-se ou exigisse alguma recompensa, mas que possamos estar em guarda “pelo tempo que virá”.

Referências Cruzadas

Levítico 26:40 – “Mas, se confessarem os seus pecados e os pecados dos seus antepassados, sua infidelidade e oposição a mim,

Deuteronômio 4:29 – E lá procurarão o Senhor, o seu Deus, e o acharão, se o procurarem de todo o seu coração e de toda a sua alma.

Deuteronômio 32:29 – Quem dera fossem sábios e entendessem; e compreendessem qual será o seu fim!

Provérbios 1:22 – “Até quando vocês, inexperientes, irão contentar-se com a sua inexperiência? Vocês, zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E vocês, tolos, até quando desprezarão o conhecimento?

Isaías 1:18 – “Venham, vamos refletir juntos”, diz o Senhor. “Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão.

Isaías 48:18 – Se tão-somente você tivesse prestado atenção às minhas ordens, sua paz seria como um rio, sua retidão, como as ondas do mar.

Jeremias 3:4 – Você não acabou de me chamar: ‘Meu pai, amigo da minha juventude,

Jeremias 3:13 – Mas reconheça o seu pecado: você se rebelou contra o Senhor, o seu Deus, e ofereceu os seus favores a deuses estranhos, debaixo de toda árvore verdejante, e não me obedeceu’ “, declara o Senhor.

Miquéias 6:9 – A voz do Senhor está clamando à cidade; é sensato temer o teu nome! “Ouçam, tribo de Judá e assembléia da cidade!

Mateus 21:28 – “O que acham? Havia um homem que tinha dois filhos. Chegando ao primeiro, disse: ‘Filho, vá trabalhar hoje na vinha’.

Atos dos Apóstolos 3:19 – Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,

Atos dos Apóstolos 3:22 – Pois disse Moisés: ‘O Senhor Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu; ouçam-no em tudo o que ele lhes disser.

1 Pedro 4:2 – para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *