Estudo de Marcos 15:43 – Comentado e Explicado

veio José de Arimatéia, ilustre membro do conselho, que também esperava o Reino de Deus; ele foi resoluto à presença de Pilatos e pediu o corpo de Jesus.
Marcos 15:43

Comentário de Albert Barnes

Joseph, um honorável conselheiro – Um homem distinto, que provavelmente ocupava um alto cargo entre os judeus, como um de seu grande conselho, ou senador judeu. A palavra “honorável”, aqui, não é um mero título de “cargo”, mas é dada em referência ao seu caráter pessoal, como sendo um homem de integridade e vida sem culpa.

Esperou pelo reino de Deus – Esperou, ou esperava, a vinda do Messias. Mas essa expressão significa mais do que uma expectativa “indefinida” de que o Messias “viria”, pois todos os judeus esperavam isso. Isso implica que ele acreditava que “Jesus” era o Messias e que “esperara” que Ele edificasse o reino de Deus; e isso concorda com o que João diz João 19:38 , que ele era um discípulo de Jesus, mas secretamente, por medo dos judeus. Ele mantinha sua crença “secreta”, na esperança de que Jesus fosse proclamado e tratado como o Messias, e provavelmente propôs abertamente reconhecer seu apego a ele. Mas Deus o chamou para uma profissão pública de apego de uma maneira diferente e deu a esse homem distinto a graça de demonstrá-lo. Portanto, os homens costumam adiar uma profissão de apego a Cristo. Eles apreciam um amor secreto, entregam uma esperança à misericórdia de Deus, mas a ocultam por medo do homem; enquanto Deus exige que o apego seja conhecido. “Todo aquele que tem vergonha de mim”, disse o Salvador, “e de minhas palavras, dele também o Filho do homem se envergonhará quando vier na glória de seu Pai e com os santos anjos”, Marcos 8:38 . Quem ama o Salvador não tem o direito de esconder sua luz debaixo do alqueire. Assim que eles têm evidências satisfatórias para sua mente de que são cristãos, ou têm uma crença “predominante”, após um exame fiel, de que amam verdadeiramente a Deus e de que dependem do Senhor Jesus para a salvação, tão cedo são obrigados professar Cristo diante dos homens. Este é o mandamento de Deus, e este é o caminho da paz. Ninguém tem a perspectiva de “consolo” na religião, que não respeita todos os mandamentos de Deus.

Entrou ousadamente em Pilatos – Deus havia levantado esse distinto conselheiro e discípulo secreto para uma ocasião especial e mais importante. Os discípulos de Jesus fugiram e, se não o fizeram, não tiveram influência sobre Pilatos. A menos que houvesse um pedido especial a Pilatos em nome de Jesus, seu corpo teria sido enterrado “naquela noite” no mesmo túmulo com os malfeitores, pois era uma lei dos judeus que o corpo de um homem executado não permanecesse. na cruz no sábado. Nessa conjuntura crítica, Deus convocou esse discípulo secreto – esse amigo de Jesus, embora desconhecido para o mundo – e deu-lhe confiança. Ele se atreveu a expressar simpatia pelo Salvador; ele entrou com ousadia e implorou ao corpo de Jesus. Não era preciso muita coragem para fazer isso. Jesus acabara de ser condenado, zombado, cuspido, crucificado – a morte de um escravo ou do mais culpado miserável. Reconhecer o apego a ele agora era prova de sincero afeto; e o Espírito Santo achou isso digno de nota especial e estabeleceu esse ousado apego de um senador por Jesus para nossa imitação.

Ansiava pelo corpo – implorou ou perguntou.

Comentário de E.W. Bullinger

de = ele é. Grego. ho apo. App-104.

honorável = honorável (na classificação), como em Atos 13:50 ; Atos 17:12 .

conselheiro . Um membro do Sinédrio. Veja Lucas 23:51 .

que também esperou = quem também estava esperando. o reino de deus. Veja App-114.

entrou corajosamente . = tomou coragem e entrou; ou seja, enfrentar todas as consequências.

até = para. Grego. profissionais. App-104. Não é a mesma palavra que em Marcos 22:41 , Marcos 22:46 .

ansiava pelo corpo . Porque no curso habitual o Senhor teria sido enterrado com outros criminosos. Veja nota em Isaías 53: 9 .

Comentário de Adam Clarke

Entrou ousadamente em Pilatos – Aquele que era covarde antes agora age de uma maneira mais aberta e sem medo do que qualquer um dos discípulos de nosso Senhor! Isso o Espírito Santo achou digno de atenção especial. Não era preciso muita coragem para declarar agora Jesus, que algumas horas atrás fora condenado como blasfemador pelos judeus e como pessoa sediciosa pelos romanos; e isso foi o mais notável em José, porque até agora, por medo dos judeus, ele havia sido apenas um discípulo secreto de nosso Senhor. Ver João 19:38 .

O apóstolo diz: Temos coragem para entrar nos mais sagrados através do seu sangue. Por mais estranho que possa parecer, a morte de Jesus é a grande causa de confiança e coragem para uma alma que crê.

Comentário de John Wesley

José de Arimatéia, um honorável conselheiro, que também esperava pelo reino de Deus, veio e foi ousadamente a Pilatos, e ansiava pelo corpo de Jesus.

Honorável – Um homem de caráter e reputação: Um conselheiro – Um membro do sinédrio.

Quem esperou pelo reino de Deus – Quem esperava vê-lo estabelecido na terra. Mateus 27:57 ; Lucas 23:50 ; João 19:38 .

Referências Cruzadas

Mateus 19:30 – Contudo, muitos primeiros serão últimos, e muitos últimos serão primeiros”.

Mateus 20:16 – “Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos”.

Marcos 10:23 – Jesus olhou ao redor e disse aos seus discípulos: “Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus! “

Marcos 14:54 – Pedro o seguiu de longe até o pátio do sumo sacerdote. Sentando-se ali com os guardas, esquentava-se junto ao fogo.

Marcos 14:66 – Estando Pedro em baixo, no pátio, uma das criadas do sumo sacerdote passou por ali.

Lucas 2:25 – Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, que era justo e piedoso, e que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.

Lucas 2:38 – Tendo chegado ali naquele exato momento, deu graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.

Lucas 23:51 – que não tinha consentido na decisão e no procedimento dos outros. Ele era da cidade de Arimatéia, na Judéia, e esperava o Reino de Deus.

Atos dos Apóstolos 4:8 – Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: “Autoridades e líderes do povo!

Filipenses 1:14 – E a maioria dos irmãos, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *