Estudo de João 14:9 – Comentado e Explicado

Respondeu Jesus: Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste, Filipe! Aquele que me viu, viu também o Pai. Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai…
João 14:9

Comentário de Albert Barnes

Tanto tempo – Por mais de três anos, Jesus esteve com eles. Ele ressuscitou os mortos, expulsou demônios, curou os enfermos, fez as coisas que ninguém poderia ter feito que não tivesse vindo de Deus. Naquele tempo, eles tiveram plena oportunidade de aprender com Deus seu caráter e sua missão. Tampouco era necessário, depois de tantas provas de sua missão divina, que Deus se “manifestasse visivelmente” a eles para que eles pudessem estar convencidos de que ele veio dele.

Aquele que me viu – Aquele que viu minhas obras, ouviu minhas doutrinas e entendeu meu caráter. Aquele que deu “atenção adequada” às provas que eu ofereci de que vim de Deus.

Viu o Pai – A palavra “Pai” nessas passagens parece ser usada com referência à natureza divina, ou a Deus representado “como Pai”, e não particularmente à distinção na Trindade de Pai e Filho. A idéia é que Deus, como Deus, ou como Pai, se manifestou na encarnação, nas obras e nos ensinamentos de Cristo, para que se diga que os que o viram e o ouviram tiveram uma visão real de Deus. . Quando Jesus diz: “viu o Pai”, isso não pode se referir à essência ou substância de Deus, pois Ele é invisível e, nesse aspecto, ninguém jamais viu Deus. Tudo o que se quer dizer quando se diz que Deus é visto, é que alguma manifestação dele foi feita, ou alguma exibição como a de que possamos aprender seu caráter, sua vontade e seus planos. Nesse caso, não pode significar que aquele que viu Jesus com os olhos corporais, no mesmo sentido, viu Deus; mas aquele que fora testemunha de seus milagres e transfiguração – que ouvira suas doutrinas e estudara seu caráter – tinha plena evidência de sua missão divina e da vontade e propósito do Pai em enviá-lo. O conhecimento do Filho era, é claro, o conhecimento do Pai. Havia uma união tão íntima em sua natureza e design que aquele que entendeu um entendeu também o outro. Veja as notas em Mateus 11:27 ; também Lucas 10:22 ; João 1:18 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

tanto tempo . Philip, um dos primeiros chamados. Ver João 1:43 .

com . Grego. meta. App-104.

Comentário de John Calvin

9. Faz tanto tempo que você está? Cristo justamente repreende Filipe por não ter os olhos de sua fé puros. Ele tinha Deus presente em Cristo, e ainda assim não o contemplou. O que o impediu, a não ser sua própria ingratidão? Assim, nos dias atuais, aqueles que, por não se contentarem apenas com Cristo, são levados a especulações tolas, a fim de buscar a Deus neles, fazem pouco progresso no Evangelho. Esse desejo tolo brota da maldade da baixa condição de Cristo; e isso é muito irracional, pois por essa humilhação ele exibe a infinita bondade de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Aquele que me viu, viu o Pai – Alguém poderia dizer estas palavras? Evidentemente, eles não implicam que Cristo se declarou aos seus discípulos como o Deus eterno?

Referências Cruzadas

Gênesis 26:9 – Então Abimeleque chamou Isaque e lhe disse: “Na verdade ela é tua mulher! Por que me disseste que ela era tua irmã? ” Isaque respondeu: “Porque pensei que eu poderia ser morto por causa dela”.

Salmos 11:1 – No Senhor me refugio. Como então vocês podem dizer-me: “Fuja como um pássaro para os montes”?

Jeremias 2:23 – “Como você pode dizer que não está contaminada e que não correu atrás dos baalins? Reveja o seu procedimento no vale e considere o que você tem feito. Você é como uma camela jovem e arisca que corre para todos os lados;

Marcos 9:19 – Respondeu Jesus: “Ó geração incrédula, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino”.

Lucas 12:56 – Hipócritas! Vocês sabem interpretar o aspecto da terra e do céu. Como não sabem interpretar o tempo presente?

João 12:45 – Quem me vê, vê aquele que me enviou.

João 14:7 – Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto”.

João 14:20 – Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.

1 Coríntios 15:12 – Ora, se está sendo pregado que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como alguns de vocês estão dizendo que não existe ressurreição dos mortos?

Filipenses 2:6 – que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;

Colossenses 1:15 – Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,

Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *