3 maneiras de espalhar o evangelho no trabalho

Se você tem uma mentalidade missionária, mas não atingiu o campo missionário em tempo integral, então há uma boa chance de você ter focado sua atenção em seu ambiente diário. Ou seja, seu local de trabalho . O local de trabalho é um enxame de humanidade, todos precisam conhecer a mensagem salvadora de Cristo, e como um crente com um coração para evangelismo, este é o seu marco zero para missões. Se você não tem uma mente missionária, a ideia de espalhar o evangelho em seu local de trabalho pode ser um conceito absolutamente aterrorizante.

Pelo menos com viagens missionárias de curto prazo ou mesmo de longo prazo, você pode sair, e aqueles que você pode ter ofendido ou incomodado ficarão para trás. Mas o local de trabalho? Parece um campo minado de cenários potencialmente ruins se você até mesmo respirar o nome de Cristo, muito menos proferir uma declaração remotamente religiosa.

Portanto, quer você tenha ou não uma mente missionária, os elementos fundamentais da mensagem do evangelho de Cristo ainda são verdadeiros e não desapareceram. “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho” não perdeu sua relevância. Isso significa que devemos espalhar o evangelho em nosso local de trabalho? E se sim, como vamos fazer isso?

Você pode ter ousadia e desejo do seu lado, ou pode ter reticências e terror absoluto segurando você. Mas a verdade é que Jesus nos instruiu a não esconder nossa luz debaixo do alqueire, o que significa ficar em silêncio, ou pior, fingir que não somos religiosos, não é cumprir a Grande Comissão .

No entanto, vivemos em uma sociedade onde a conversa religiosa normalmente não é bem recebida ou considerada ofensiva, tacanha, agressiva, rude e não é destinada ao local de trabalho. Então, como espalhar o evangelho no local de trabalho quando a religião está no topo da lista dos “não fale sobre” e divide a mesa com a política?

1 – Por seu amor

Há uma velha canção que costumávamos cantar no culto de domingo à noite, onde a letra dizia: “eles saberão que vocês são cristãos pelo nosso amor”. O amor tornou-se uma palavra abusada no dicionário de hoje. Ou é levado muito de ânimo leve e aplicado a coisas pelas quais não nos sacrificaríamos, ou está associado a ser tão inclusivo que falha em corrigir ou se opor a coisas que são definitivamente moralmente erradas.

Mas o amor é definido nas Escrituras como a coisa mais significativa que podemos oferecer, e quando olhamos para os exemplos bíblicos do que é o amor, tudo se resume ao auto-sacrifício. O amor não se limita a sorrir e aceitar tudo sobre todos. Também não é algo para ser usado trivialmente com um aceno de mão enquanto jogamos um “te amo” em direção a alguém que estaríamos bem nunca mais vendo.

Amar como Jesus amou é simples de resumir, mas desafiador para viver. Jesus amou dando Sua vida pela salvação de outros. Desistindo de Si mesmo. Desistindo de Seus direitos. Desistindo de Seu lugar e status. Desistindo do Seu poder. E a lista continua.

Você pode espalhar o evangelho sendo abnegado no trabalho? Absolutamente! Quando você se sacrifica por seus colegas de trabalho, isso é notado. Porque, acima de amá-los pelo que fazem, dizem ou são, é o ato de sacrifício. Quando você se sacrifica em nome de outra pessoa, isso vai contra a natureza humana. Francamente, isso vai contra a era do direito de nossa cultura, onde ver a auto-realização e o sucesso é elogiado como uma coisa boa.

Você pode se surpreender como o auto-sacrifício abre as portas no futuro para alguém perguntar por que você faz isso pelos outros? Ou o que o faz tão disposto a se colocar de lado? E então, a mensagem do exemplo de seu Salvador é muito mais fácil de abordar porque suas ações adicionaram validade às suas crenças, e você não está mais cuspindo palavras, mas usando-as para apoiar seu estilo de vida cristão.

2 – Por Nossa Ética

Isso não significa necessariamente identificar publicamente tudo o que você vê em seu local de trabalho que desonra ao Senhor. Tenha em mente que, a menos que outros crentes o cercam, a maioria das pessoas em seu local de trabalho não tem o mesmo conjunto de leis e instruções dadas por Deus a seguir. Seu comportamento, então, não é mantido no mesmo padrão simplesmente porque eles nunca afirmaram estar sob o mesmo padrão.

Mas você fez essas alegações. Se não for de outra maneira que ir à igreja no domingo ou alegar ser um cristão. Se suas ações e estilo de vida não apóiam a mensagem do evangelho, sua hipocrisia será rapidamente apontada. É verdade que a graça é necessária porque nunca seremos exemplos perfeitos de uma vida sem pecado. Ainda assim, nossa ética é um grande começo para provar que nossa devoção e crenças não se baseiam em preferências pessoais, mas na verdade.

Mesmo que isso prejudique nossa própria posição ou status, praticar a honestidade é importante. Ser franco diante de roubos, maus-tratos de outros, etc., apoia a ética básica de sua  . Você pode pagar um preço por isso, mas aqueles ao seu redor verão suas ações, e aqueles que estão buscando e mesmo aqueles que não estão, podem muito bem ter um profundo respeito por sua posição contra o antiético.

3 – Por Nossas Palavras

Ficar em cima de uma caixa de sabão provavelmente não é a maneira mais sábia de espalhar o evangelho em seu local de trabalho. Embora o RH tenha limites quanto ao quanto eles podem discriminar as crenças religiosas de um funcionário, você também tem limites quanto ao quanto você pode doutrinar os outros antes que ele volte a ser uma mancha preta em seu registro.

Mas as palavras são coisas poderosas, e elas não precisam necessariamente ser saturadas de evangelismo, ou o nome de Jesus, ou apontar o pecado e a necessidade de perdão. Às vezes – não, muitas vezes – nossas palavras nos diferenciam e dão testemunho de nossa  simplesmente evitando conversas grosseiras, linguagem grosseira, tópicos que desonram ao Senhor e muito mais.

Houve um colega de trabalho que uma vez perguntou ao seu chefe como eles acreditavam que Deus era real? Aturdido com a pergunta muito direta e aparentemente aleatória, seu chefe respondeu da mesma forma perguntando: “Por que você acha que eu acredito que Deus é real?” A resposta deles surpreendeu seu chefe. “Porque é óbvio que você faz. Você está sempre indo embora silenciosamente quando começamos a xingar ou ficar atrevidos com nossas histórias. Você reza para si mesmo antes de comer. Você não xinga. Então, você obviamente acredita em Deus. Como fazer você sabe que Ele é real?”

Uma pergunta como essa, meramente por observação, abriu uma porta para o chefe compartilhar não apenas sua fé na existência de Deus, mas o poder de Jesus Cristo. E, esta é uma história verdadeira, não inventada para fins de ilustração.

O evangelismo não precisa ser aberto. Não precisa ser espalhado por todo o escritório, estampado em sua camiseta ou infundido em cada frase que sai da sua boca. Evangelismo é um estilo de vida. É um estado do coração. É uma decisão de honrar o Senhor com suas ações, crenças e palavras, e permitir que elas falem sobre o relacionamento que você tem com Cristo. E, quando essas perguntas são feitas, ou surge a oportunidade íntima em que suas palavras de evangelho que são pronunciadas são bem-vindas e desejadas, elas vêm com poder, autoridade e apoiadas não apenas por você, mas, em última análise, pelo próprio Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *