3 perguntas para o diário bíblico

Se você nunca experimentou os benefícios do diário bíblico, talvez se pergunte: “Como escrevo meus pensamentos sobre o que estou lendo na minha Bíblia?” Gostamos da ideia, mas não temos ideia do que escrever. Eu não tinha certeza de como começar o processo de escrever um diário na minha Bíblia, mas fazer as seguintes perguntas sobre qualquer passagem provou ser um bom lugar para começar.

1 – Quem é Deus?

Os atributos de Deus são vastos. A Bíblia está cheia da glória de Deus, pois página após página revela quem ele é. A primeira pergunta que devemos fazer sempre que nos sentamos para ler a palavra de Deus é: “Quem é Deus nesta passagem?”

Como respondemos a essa pergunta passando da leitura e da escuta para a escrita? Dependendo do tipo de livro com o qual você está lidando, algumas passagens podem ser registradas em pequenas seções (verso por versículo), enquanto outras podem ser melhor registradas em seções maiores (parágrafos ou mesmo capítulos por vez).

Por exemplo, as narrativas do Antigo Testamento podem revelar um atributo específico de Deus em grande parte das Escrituras. No entanto, alguns dos livros da literatura sapiencial revelam atributos de Deus de maneira mais detalhada, versículo por versículo (como Salmos e Provérbios). O mesmo pode ser dito do Novo Testamento. Um livro como Romanos está cheio de atributos de Deus. Atos, em comparação, nos dará os atributos de Deus de forma mais ampla, pois Lucas nos mostra o poder do Espírito na igreja primitiva.

2 – Como eu luto contra o pecado?

A cada dia, nosso inimigo procura “roubar, matar e destruir” nossa alegria e satisfação em Cristo ( Jo 10:10 ). Satanás procura fazer isso de várias maneiras, e devemos estar preparados para responder a seus ataques com o que Deus diz sobre si mesmo em sua palavra. Empunhamos a arma que Deus nos deu contra o pecado, a “espada do Espírito”, sua palavra viva e ativa ( Efésios 6:17 ; Hebreus 4:12 ).

O ataque de Satanás no jardim começou com o plantio de uma semente de dúvida sobre o caráter e a bondade de Deus. Ele ainda está procurando fazer isso em nossos momentos de tentação. A Escritura é suficiente em todas as áreas de nossa busca por Deus, mas especialmente promete ser suficiente em nossa luta contra o pecado ( Salmo 119:9 ).

3 – Como meu coração é movido por Jesus?

O objetivo de toda leitura da Bíblia é que o Deus trino seja adorado por quem ele é e pelo que fez. Ao meditarmos e “provarmos e vermos que o Senhor é bom” em uma passagem específica ( Salmo 34:8 ), obedecemos ao maior mandamento de toda a Escritura – amar o Senhor nosso Deus com todo o nosso coração e com toda a nossa alma. e com toda a nossa mente e com todas as nossas forças ( Mc 12:30 ) – amando-o em e através de sua palavra.

Uma das grandes alegrias do diário bíblico é ver evidências da graça, bondade e fidelidade de Deus ao longo de nossa vida. Nossas afeições se aprofundam não porque amamos mais a Deus por meio do diário, mas porque podemos ver como sua mão nos guiou constantemente – mês a mês, ano a ano – e como ele nos manteve firmes por sua graça. Ver sua providência no passado alimentará nossa alegria à medida que procuramos amá-lo e glorificá-lo ainda mais no presente.

Quer você opte por fazer um diário em sua própria cópia da Bíblia, ou decidir usar um caderno separado, você pode confiar que Deus recompensa aqueles que o buscam diligentemente ( Hebreus 11:6 ).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *