Senhor, deixe-me morrer: Misericórdia para quem está cansado de viver

Ao longo dos anos, conversei com vários cristãos que me disseram que queriam morrer. Eles eram de diferentes idades e etnias; eles tinham personalidades diferentes e motivos diferentes. Mas cada um deles concluiu que a morte era melhor para eles agora do que a vida.

Foi preciso coragem para trazer à tona os pensamentos secretos da morte. Muitos outros não puderam se relacionar. A maior parte da humanidade tinha apenas fugido do pavor que os dominava a cada momento. Poucos sentiram o impulso de parar, virar e receber a fera como amiga.

Agora estes, novamente, eram homens e mulheres cristãos. Eles conheciam o horror do auto-assassinato. Eles sabiam que tal crime não era um gesto romântico entre amantes adolescentes, mas um pecado hediondo contra o Autor da vida. Quando ruminações suicidas procuravam guiá-los para outra saída, mesmo em meio a circunstâncias debilitantes e cruéis, eles sabiam resistir às sugestões de Satanás. Pela fé, eles continuariam, um pé na frente do outro, até que seu Pai todo-sábio os trouxesse para casa. E alguns tinham orado exatamente por isso.

Se você pediu a Deus para tirar sua vida, uma das primeiras verdades a perceber é que você não está sozinho.

Deus já ouviu tais petições antes. Por diferentes razões, em diferentes momentos, de diferentes covas, homens e mulheres de Deus oraram para serem levados. E as orações que encontramos nas Escrituras não vêm apenas de santos normais como nós, mas daqueles que menos esperaríamos que lutassem com esta vida: líderes e heróis do povo de Deus.

Considere alguns homens de Deus, então, cujas orações o Espírito Santo capturou para nos lembrar que não estamos sozinhos e, mais importante, para testemunhar como nosso bondoso e gracioso Deus lida com os seus no nível mais baixo.

1 – Jó: O Pai Desesperado

Aposto que as orações angustiadas pela morte são as mais comuns. Eles vêm no inverno da vida, quando até os pássaros canoros estão com frio demais para cantar.

Jó, um homem justo sem rival na terra ( Jó 1:8 ), agora está sentado nas cinzas, furúnculos subindo em sua pele, cercado por amigos acusadores e atormentado com um coração pesado demais para carregar. Seus fragmentos de oração se erguem das ruínas de uma vida anterior: toda a sua riqueza se foi, muitos de seus servos foram mortos e, além disso, todos os seus dez filhos enterrados sob uma casa, desmoronados por um grande vento.

Jó, cambaleando de dor, amaldiçoa o dia de seu nascimento: “Pereça o dia em que nasci, e a noite que disse: ‘Um homem foi concebido’” ( Jó 3:3 ). Ele reflete em voz alta: “Por que é dada luz ao miserável, e vida ao amargurado de alma, que anseia pela morte, mas ela não vem, e cava mais por ela do que por tesouros escondidos, que se alegram muito e se alegram quando encontrarem a sepultura?” ( Jó 3:20-22 ). A morte agora brilha como um tesouro, flutua como doçura. Ele não vê razão para esperar.

Talvez você, como Jó, conheça grandes perdas. Talvez você se sente nos escombros, desprezado por dias passados ​​e amores perdidos. Você não aguenta mais; você olha para a frente em uma noite sem fim. A esperança virou as costas. Considere novamente que Deus não tem.

O Senhor negou o pedido de Jó. Ele tinha mais compaixão para dar, mais misericórdia, mais comunhão, mais arrependimento, ainda mais filhos esperando do outro lado. Jó ainda não podia imaginar como sua vida poderia terminar para glorificar a graça de Deus, como Tiago resume: “Você ouviu falar da firmeza de Jó e viu o propósito do Senhor, como o Senhor é compassivo e misericordioso ” ( Tiago 5:11 ).

Alguns sofredores podem não encontrar conforto no final do conto de fadas de Jó, mas sua fortuna renovada não prenuncia nem metade da sua em Cristo. Continue acreditando. Continue confiando. Esta noite escura está preparando para você um eterno peso de glória ( 2 Coríntios 4:17 ). As cicatrizes farão mais do que curar lá.

2 – Moisés: o líder cansado

Se você vai me tratar assim, me mate de uma vez. ( Números 11:15 )

Esta é a segunda oração de morte que ouvimos de Moisés em sua longa jornada com o povo. O primeiro vem em sua intercessão por eles após a rebelião do bezerro de ouro ( Êx 32:32 ). Aqui, ele reza pela morte como um líder sobrecarregado e farto.

O povo resgatado de Israel, com feridas ainda cicatrizadas e o Egito ainda à vista, reclama “de seus infortúnios”.

Ah, se tivéssemos carne para comer! Recordamos os peixes que comemos no Egito que não custavam nada, os pepinos, os melões, os alhos-porros, as cebolas e os alhos. Mas agora nossa força secou, ​​e não há nada além deste maná para olhar. ( Números 11:4-6 )

A ingratidão distorceu suas mentes. Suas memórias sugerem que a escravidão incluía um bufê de frutos do mar; enquanto isso, o pão milagroso gratuito havia se tornado amargo e sem graça. Moisés realmente esperava que eles se contentassem com o segundo chef?

Os ingratos fixam os olhos em Moisés, resmungando amotinados sobre o quanto sentiam falta do Egito. Moisés olha para Deus e exclama:

Não sou capaz de carregar todo esse povo sozinho; o fardo é muito pesado para mim. Se você me tratar assim, mate-me imediatamente, se eu achar graça em seus olhos, para que eu não veja minha miséria. ( Números 11:14-15 )

Observe novamente a resposta graciosa de Deus. Ele não mata Moisés, mas fornece setenta anciãos para ajudá-lo em seu trabalho, dando a esses homens um pouco de seu Espírito. E para aumentar a medida, Deus promete alimentar Israel com carne – tanta carne que sairá de suas narinas e eles começarão a detestá-la ( Nm 11:20 ).

Se você se cansa sob fardos pesados ​​demais para seus braços fracos carregarem, e às vezes deseja morrer, veja o Deus de Moisés. Incline-se para ele em oração. Seu Pai compassivo fornecerá ajuda para aliviar sua carga e levantará seus braços para dar a vitória.

3 – Jonas: O Mensageiro Irado

Por favor, tire minha vida de mim, pois é melhor para mim morrer do que viver. Jonas 4:3 )

O impiedoso profeta Jonas deixa muitos perplexos quando lêem o livro que leva seu nome. Ele mostra uma determinação insensível de que Nínive, capital do inimigo de Israel, os assírios, não receba misericórdia de Deus, mas sim destruição. Ele se recusa a ser um instrumento de sua salvação.

Deus o renovou depois de navegar para longe de seu chamado. Deus o havia resgatado do afogamento no mar. Deus lhe dera uma sombra refrescante enquanto esperava do lado de fora da cidade para vê-la queimar. No entanto, Jonas ainda não queria afastar seu ódio. Quando ele percebeu que nenhuma desgraça cairia,

Isso desagradou muito a Jonas, e ele ficou zangado. E ele orou ao Senhor e disse: “Ó Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava em meu país? Por isso me apressei em fugir para Társis; porque eu sabia que tu és um Deus clemente e misericordioso, tardio em irar-se e cheio de amor inabalável, e clemente diante do desastre. Portanto, agora, ó Senhor, por favor, tire minha vida de mim, pois é melhor para mim morrer do que viver”. ( Jonas 4:1-3 )

Poucos no Ocidente hoje enfrentam a tentação de querer a destruição de um povo inteiro. Os assírios eram um povo brutal – brutal com o povo de Jonas. Mas talvez muitas vezes matemos em nossos corações aqueles que nos prejudicaram. Enquanto eles vivem, nossa vida apodrece. A isso, o Senhor responde, novamente, paciente e compassivamente, dando-nos sombra enquanto queimamos, perguntando-nos como um Pai sofredor: “Você faz bem em ficar com raiva?” ( Jonas 4:4 ).

Na maioria das vezes, não fazemos bem. Esta oração pela morte é tola. O arrependimento é necessário. Vá para o seu Pai em busca de ajuda para estender aquele perdão impossível que você recebeu de forma mais gratuita dele, para que você possa orar: “Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores” ( Mateus 6:12 ).

4 – Paulo: o apóstolo ansioso

Meu desejo é partir e estar com Cristo, pois isso é muito melhor. Filipenses 1:23 )

A resposta predominante de Deus para aqueles homens de Deus que oraram pela morte é a compaixão paterna.

Seja como Jonas e tentado a desprezar a misericórdia de Deus para com os outros, ou clame sob seus fardos como Moisés, ou corra por sua vida como Elias, ou anseie por alívio como Jó, considere seu Deus gracioso. Ele encontra Jó consigo mesmo e com um novo começo, Moisés com setenta homens para ajudar, Jonas com uma planta para sombra, Elias com comida e bebida para a jornada à frente.

E o próprio Deus, afinal, por meio da obra consumada de seu Filho e da obra recriadora de seu Espírito, transforma a morte em uma ansiosa expectativa para nós, não é? Essa morte inimiga deve nos transportar para aquele mundo para o qual fomos refeitos.

O apóstolo Paulo, embora não orando pela morte, nos mostra uma perspectiva redimida sobre nosso último inimigo.

Para mim, viver é Cristo, e morrer é lucro. Se devo viver na carne, isso significa trabalho frutífero para mim. No entanto, qual escolherei, não posso dizer. Estou duramente pressionado entre os dois. Meu desejo é partir e estar com Cristo, pois isso é muito melhor. ( Filipenses 1:21-23 )

Nós também podemos nos virar, enfrentar o monstro no momento perfeito de Deus e abraçá-lo com uma paz que o mundo não conhece. Nós também temos um desejo saudável de partir desta terra e estar com Cristo. Nós também temos o Espírito, que geme interiormente enquanto esperamos a consumação de nossa esperança ( Rm 8:23 ). Nós também oramos: “Maranata!” e ansiamos pela última noite deste mundo porque ansiamos pelo novo começo deste mundo.

Não desejamos morrer por causa da morte, nem apenas para escapar de nossos problemas, mas ansiamos por uma vida sem fim com Cristo que jaz do outro lado do sono, e que podemos saborear cada vez mais, mesmo agora, por meio de sua palavra e Espírito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *