4 razões pelas quais o evangelho pode não ser claro

Quando eu estava na casa dos 40 anos, lembro-me vividamente do súbito início da hipermetropia – as palavras em uma página ficavam borradas quanto mais perto chegavam dos meus olhos. Foi tão desanimador, não só porque aconteceu tão rápido, mas também porque eu já era míope. Então, fui ao meu oftalmologista e ele explicou como isso era comum, por que acontecia e como eu poderia lidar com isso. E meu desânimo desapareceu rapidamente.

Assim como aquele médico fez por mim, quero lhe dar algum consolo sobre por que você pode ter faltado confiança para definir as boas novas, se esse for o seu caso. Na verdade, é bastante comum e aqui estão quatro razões:

1. O Evangelho é Simples e Profundo ao Mesmo Tempo.

É uma mensagem direta, fácil e descomplicada. No entanto, também é denso, insondável e profundo. Expliquei o evangelho a todos os meus quatro filhos quando eles eram pequenos, e eles o compreenderam prontamente. No entanto, também produzi um projeto de doutorado de mais de 100.000 palavras que ainda não chegou nem perto de explorar todas as profundezas de seu significado e aplicação.

Dessa forma, o evangelho é como o oceano ou o universo. Uma criança conhece a alegria dos castelos de areia na praia com o som calmante das ondas, mas os oceanógrafos mais experientes e conhecedores do mundo nunca diriam que realmente sabem tudo o que é o oceano. Da mesma forma, a maioria das pessoas conhece a maravilha de olhar para um céu noturno escuro cheio de estrelas brilhantes e uma lua cheia, mas algum astrônomo proclamaria entender o cosmos?

Como você define o oceano? Como resumi-lo de uma forma que seja fiel à sua profundidade? Que tal o universo? O que se pode dizer sucintamente para descrevê-lo em toda a sua imensidão? Embora tanto o oceano quanto o universo sejam fáceis de experimentar, eles também são bastante avassaladores e, portanto, difíceis de definir. Acho que esse aspecto simples, mas profundo, também torna o evangelho difícil de manter em nossa mente.

2. O Evangelho não é Enfatizado Regularmente nas Igrejas.

Algumas igrejas não têm muita consideração pela Bíblia. Eles acreditam que é meramente a palavra do homem sobre Deus, não a Palavra definitiva de Deus para a humanidade. O resultado dessa visão de mundo é que eles não se sentem compelidos a pregar o evangelho das Escrituras. Eles não o enfatizam porque têm pouca motivação para conhecê-lo ou acreditar nele. Eles não acham que é muito mais importante do que seus próprios pensamentos sobre o que constitui uma boa notícia de Deus. Então, é claro, suas congregações não têm clareza sobre o que é o evangelho.

Outras igrejas a conhecem e acreditam nela, mas acham que é principalmente uma mensagem para não-cristãos. Eles só pregam o evangelho para eventos evangelísticos ou durante os cultos de adoração, quando acham que mais incrédulos estarão presentes. Eles não a proclamam regularmente porque não estão convencidos de que seja uma mensagem também para os cristãos. Em vez disso, eles concentram seu ensino em como os crentes devem viver suas vidas. Portanto, suas congregações também podem ser propensas a não ter certeza sobre o conteúdo do evangelho. Talvez você tenha frequentado uma igreja como um desses dois exemplos. Essa pode ser uma segunda razão pela qual não está claro.

3. O coração humano se afasta do Evangelho.

Portanto, mesmo que você frequente uma igreja que a enfatize, outro desafio à certeza sobre as boas novas é que sua humanidade não o ajuda em seu esforço. Há uma maré em nossa própria natureza que constantemente nos empurra para pensarmos claramente sobre ela. Estamos inclinados para longe da clareza sobre isso.

O mar fornece uma analogia útil. Na faculdade, depois de uma partida dupla na Cidade do Panamá, Flórida, meus companheiros de time de beisebol e eu nadamos direto para o Golfo do México para chegar a um banco de areia, mas nunca conseguimos chegar lá. Quando voltamos para a costa algum tempo depois, estávamos a 1/4 de milha de onde havíamos saído e exaustos. Sem que soubéssemos, a maré estava nos empurrando de volta para a costa e para o leste.

É um pouco assim com nossa natureza humana decaída. Nós nos afastamos de Deus e não em direção a Deus. Portanto, é uma batalha regular manter a clareza sobre a mensagem de Jesus. É como nadar contra a maré. Você está nessa batalha todos os dias. Certamente é uma das razões pelas quais você pode lutar para manter o evangelho claro em sua mente.

4. A Bíblia não é um dicionário.

Então, não é como se você pudesse simplesmente abrir a seção “G” representada por uma aba saindo do livro e obter a definição do evangelho. É muito mais difícil do que isso.

E se você procurar “Evangelho” no sumário, você pode se enganar um pouco quanto ao seu significado porque Mateus, Marcos, Lucas e João às vezes são chamados de Evangelhos, embora esses livros não tenham o título de “evangelho” no língua original, nem se limitam ao evangelho em seu conteúdo. São biografias teologizadas de Jesus de Nazaré, não léxicos de boas notícias.

A Bíblia é uma coleção de 66 livros escritos por cerca de 40 autores ao longo de 1500 anos em mais de 15 gêneros. Determinar o significado de uma palavra usada neste livro vasto e diversificado exige mais do que examinar o sumário ou fazer uma pesquisa rápida. Merece estudar todas as ocorrências dessa palavra, seus cognatos e suas expressões idiomáticas em todo esse material, cada um em seu contexto.

Se você fizer isso, descobrirá que a Bíblia não contém uma definição explícita e repetida das boas novas. 

Embora a maior parte da informação sobre o evangelho esteja no Novo Testamento, mesmo lá não é fácil identificá-la rapidamente. Os apóstolos explicaram de maneiras diferentes, sem se contradizer. Sintetizar seus pontos de vista em uma definição concisa fiel a tudo o que a Bíblia ensina sobre o evangelho é uma tarefa bastante difícil – muito difícil mesmo.

Além disso, ao fazer esse tipo de pesquisa, você também descobrirá que o evangelho é uma mensagem eterna que se revela progressivamente, tanto na Bíblia quanto na história. Essa dinâmica pode apresentar o desafio mais significativo de todos. Não é tão simples como apenas pegar a última “definição” que vemos nas Escrituras. Precisamos ter muito cuidado para que a última revelação também seja informada por todas as revelações anteriores dela e que estejamos identificando a diferença entre as manchetes das boas novas e a profundidade dos detalhes sobre elas.

Todas as ocorrências da mensagem na Bíblia têm consistência, pois são a mesma mensagem. Ao mesmo tempo, algumas dessas ocorrências são mais bem desenvolvidas e cada uma é contextualizada à situação e ao período específico da história da salvação. Isso torna extremamente difícil de definir. Pode ser por isso que você teve alguns problemas.

Sua cabeça está girando ainda mais agora? Não é difícil entender o porquê. Se você tem dificuldade em manter clareza sobre a mensagem de Jesus, existem pelo menos quatro razões para isso. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *