5 mitos sobre a bênção divina

Mito #1: Deus só abençoa pessoas boas.

Talvez um dos maiores mal-entendidos sobre a fé cristã seja que Deus só se preocupa com “pessoas boas”. Apesar de inúmeras passagens bíblicas e pastores fiéis argumentarem o contrário, parece haver uma inclinação natural para acreditarmos que Deus dá coisas boas a pessoas boas e coisas ruins a pessoas más. Certamente, essa linha de pensamento é atraente para aqueles que se consideram “bons”, mas a realidade é que Deus sempre dá boas dádivas ao seu povo.

Deus prometeu abençoar Abrão em Gênesis 12:1-3, e ele o faz, mesmo quando Abrão enganou os egípcios sobre sua esposa. Apesar das ações pouco honrosas de Abrão, Deus o abençoou protegendo sua esposa (Gn 12:17-20) e permitindo que ele deixasse o Egito com grande riqueza. O neto de Abrão, Jacó, era um trapaceiro e um mentiroso que roubou de seu irmão, mas Deus continuou a trabalhar na vida de Jacó e por meio dela por causa da promessa de bênção da aliança de Deus. 

Os descendentes de Jacó – como seu progenitor – também lutaram com Deus e se rebelaram contra o Senhor no deserto (Números 14:1-4). No entanto, Deus novamente prometeu abençoar seu povo na Terra Prometida se eles andassem com fé, guardando seus mandamentos. O compromisso cheio de graça de Deus para abençoar seu povo se estende muito além de seus merecimentos morais.

Se a Bíblia nos ensina alguma coisa, é que Deus trabalha em e através de pessoas quebradas. Jesus veio para salvar os pecadores, não os justos (Marcos 2:17). Deus nos liberta por sua graça e nos chama para uma vida santa de obediência que resulta em bênção. Quando nos aproximamos de Deus com fé, ele se aproxima de nós (Tiago 4:8), e como o salmista ensina: “Bem-aventurado aquele a quem escolhes e aproximas para habitar nos teus átrios” (Salmos 65:4).

Mito #2: Saúde e sucesso são prova da bênção de Deus.

Asafe não estava sozinho em sua confusão ao observar os ímpios de sua época tornarem-se ricos, bem-sucedidos e felizes. O Salmo 73:2-3 diz,O Salmo 73:2-3 diz,

Mas quanto a mim, meus pés quase tropeçaram, meus passos quase escorregaram.
Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade dos ímpios.

Apesar da antiguidade dessa passagem, a maioria de nós, como Asafe, tem lutado para entender como várias circunstâncias externas se alinham com a economia divina de Deus. Muitas vezes pensamos que podemos exegetar as ações de Deus e ganhar visibilidade nas cortes internas do céu, determinando quem é a favor de Deus e contra quem ele é. 

A resposta bíblica a esse mito é que as bênçãos de Deus não podem ser classificadas com base nos padrões humanos. O profeta Isaías entendeu isso quando o Senhor falou com ele: “Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos do que os seus pensamentos” (Isaías 55:9). 

O que Asafe entendeu no Salmo 73 é que prosperidade e riqueza, à parte de Deus, não são bênçãos, mas uma ladeira escorregadia em direção ao julgamento (Salmos 73:18). Qualquer coisa “boa” que afasta uma pessoa de Deus, na verdade, não é boa. 

Mito #3: O Novo Testamento ensina que os cristãos experimentam apenas bênçãos espirituais, ao contrário das bênçãos materiais do Antigo Testamento.

O apóstolo Paulo escreve em Efésios 1:3: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou em Cristo com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais”. Esta passagem apóia a noção comum de que as bênçãos do Antigo Testamento eram materiais (ou seja, colheitas, terras, filhos, riquezas), mas as bênçãos do Novo Testamento são apenas espirituais? Não. A bênção de Deus para com seu povo sempre foi material, espiritual e, em última análise, relacional. 

Do Gênesis ao Apocalipse, o desígnio de Deus é prover a plenitude de vida para o seu povo em sua presença. O Novo Testamento se concentra nas bênçãos espirituais porque a nova aliança estabelecida por Jesus cumpre a bênção prometida a Abraão, para que “recebamos pela fé o Espírito prometido.

O Jardim do Éden, a Terra Prometida e os novos céus e nova terra são lugares materiais projetados para seres espirituais viverem em relacionamento com o Senhor. Agora vivemos em um tempo entre as bênçãos de Canaã e a cidade celestial. O Espírito testifica que somos filhos de Deus e aguardamos nosso lar eterno (Rm 8:12-25). Por esta razão, as bênçãos em nossas vidas muitas vezes assumem a forma de lutas que produzem transformação espiritual contra meros confortos materiais. Não se engane, a saúde física é prometida ao povo de Deus. . . na verdade, viveremos para sempre. Riqueza material e sucesso de longo alcance também são garantidos. . . na medida em que reinaremos com Deus! Mas agora não. 

Paulo explica em Filipenses 2:1-11 que a vida de Jesus parecia um humilde carregamento de cruz antes de tomar a forma de uma coroa glorificada.

Mito #4: Como cristãos, devemos amar o Doador, não o dom.

Embora esse mito tenha um elemento de verdade, Randy Alcorn recentemente me lembrou do perigo de criar uma dicotomia doentia e desnecessária entre Deus e seus dons. Na verdade, as Escrituras comparam Deus a um pai humano que ama dar boas dádivas a seus filhos (Mateus 7:11). Como pais humanos, não seria doloroso se nossos filhos suspeitassem das coisas boas que queríamos dar a eles? 

Nossos presentes para com nossos filhos (em nossos melhores momentos) não são expressões de amor que fluem de nosso relacionamento com eles? Simultaneamente, não queremos que nossos filhos peguem uma caixa de nossas mãos, entrem em uma sala e fechem a porta. De maneira semelhante, as bênçãos de Deus para seu povo são para atraí-lo para um relacionamento mais próximo com ele. 

Seus dons nunca devem substituí-lo ou nos levar a vê-lo como uma máquina de vendas celestial; mas, ao mesmo tempo, não devemos ter medo de nos deliciar com as coisas boas que nos são dadas por nosso Pai Celestial.

Mito #5: A bênção é apenas obra de Deus.

A Bíblia apresenta claramente Deus como o Criador de toda a vida e originador de todas as bênçãos. Em Gênesis 1, Deus chama a vida e ordena que suas criaturas cumpram sua bênção enchendo a terra com outros portadores de imagens. O antigo hino certamente está correto: “Louvado seja Deus, de quem fluem todas as bênçãos. . . .” O mito é que muitas vezes acreditamos que não temos nenhum papel a desempenhar no desígnio de bênção de Deus.

A Bíblia frequentemente usa a palavra “abençoar” para descrever um ato de adoração ou louvor. “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim, bendiga o seu santo nome!” escreve o salmista no Salmo 103:1. No Salmo 34:1 lemos: “Bendirei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.” Quando bendizemos a Deus, não estamos abordando alguma deficiência em sua pessoa ou caráter. Deus é completamente bom, perfeito e santo. 

Em vez disso, quando bendizemos a Deus, estamos retribuindo sua bondade, perfeição e santidade, reconhecendo-o como a única fonte verdadeira de bênção. Deus abençoa seu povo e, por sua vez, seu povo o abençoa.

Não devemos apenas abençoar a Deus, mas devemos abençoar os outros. Deus promete bênçãos a Abrão e então diz a ele “você será uma bênção” (Gn 12:2). Parte do que significava para Abrão experimentar a bênção de Deus em sua vida era para Abrão e sua família se tornarem mediadores de bênçãos para aqueles ao seu redor. O filho de Abrão, Isaque, experimentou isso em primeira mão enquanto cavava poços em Berseba. Os povos vizinhos viram a bênção de Deus sobre Isaque e fizeram acordos pacíficos com ele (Gn 26:26-33). 

No Novo Testamento, o apóstolo Pedro escreve: “tende unidade de espírito, simpatia, amor fraterno, coração terno e mente humilde. Não retribuais mal com mal, nem injúria com injúria; antes, pelo contrário, bendizei, porque para isso fostes chamados, para obterdes bênção” (1 Pedro 4:8-9). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *