6 coisas que você deve saber sobre a oração em conjunto

1. Um cristão nunca reza sozinho.

Quando pensamos em oração, podemos primeiro imaginar algo como a gravura icônica de Eric Enstrom, Grace, na qual um homem inclina a cabeça sozinho à mesa. Tendemos a pensar na oração principalmente como uma atividade solitária e privada, mas a Bíblia conta uma história diferente. De acordo com Romanos 8, as orações de até mesmo um cristão são a ocasião de uma conversa divina na qual o Pai, o Filho e o Espírito participam. 

Além do mais, Apocalipse 8:3-5 abre a cortina do céu para nos mostrar que as orações de todos os santos são reunidas nos lugares celestiais e derramadas juntas para cumprir os grandes propósitos de Deus. Mesmo uma pessoa em oração nunca está verdadeiramente sozinha.

2. O povo de Deus tem orado juntos desde o livro de Gênesis.

Não precisamos vagar muito para dentro do mundo recém-criado antes de nos depararmos com uma reunião de oração. Os filhos de Adão e Eva, Caim e Seth, formam as duas famílias do futuro da humanidade, e essas famílias não poderiam ser mais diferentes. Os Cainitas eram extremamente talentosos – eles criavam gado, faziam música e inventavam ferramentas de metal. Eles também eram ímpios.

Os setitas, por outro lado, não pareciam ter muitas credenciais externas. Não lemos sobre grandes avanços na ciência ou na tecnologia. Em vez disso, lemos que eles “começaram a invocar o nome do Senhor” (Gn 4:26). Em humilde dependência de Javé – seu Deus relacional e pactuador – os filhos de Seth realizaram a primeira reunião de oração do mundo.

3. O povo de Deus continuará orando juntos por toda a eternidade.

O Breve Catecismo de Westminster nos diz que “a oração é uma oferta de nossos desejos a Deus”, e quando lemos Apocalipse 19:1-8, vemos que o povo de Deus no céu está fazendo exatamente isso. Seu pecado é removido, sua fraqueza humana é corrigida e eles eternamente gritam em ação de graças o desejo perfeito de seus corações: “Aleluia! . . . Regozijemo-nos e exultemos e demos-lhe glória!” (v. 7).

4. A oração coletiva é um trabalho valioso do qual todo crente pode participar.

Infelizmente, mesmo na igreja, às vezes valorizamos as pessoas que fazem coisas em detrimento daquelas que não podem. Valorizamos a mulher de vinte e poucos anos com formação universitária que resgata vítimas de tráfico sexual em vez da viúva de setenta anos em uma casa de repouso suburbana. Valorizamos artistas, organizadores e grandes pensadores sobre crianças com deficiência.

Mas a oração coletiva é um trabalho valioso para todos na igreja de Cristo. As hosanas das crianças não são menos preciosas para Cristo do que os eloquentes louvores dos adultos (Mateus 21:15-16) e, para citar John Owen, “as orações dos santos mais insignificantes podem ser úteis ao maior apóstolo”.

5. Orar com outras pessoas nos ensina sobre a oração. . .

É provável que a maior parte do que você sabe sobre oração tenha aprendido ouvindo outra pessoa orar. Maria aprendeu a orar com Ana (Lucas 1:46-55; 1 Sam. 2:1-10). Saulo (mais tarde Paulo) sem dúvida aprendeu algo sobre oração com Estêvão (Atos 7:57-8:1). Até mesmo Jesus ensinou seus discípulos a orar, dando-lhes um exemplo (Mateus 6:9-13) e tomando-os pela mão e levando-os juntos ao lugar de oração (Lucas 9:28; 11:1; 22:39). -46).

6. . . . e muito mais.

Mas orar com outras pessoas não apenas nos ensina sobre a oração. Teologia, arrependimento e desejos corretos também são aprendidos com as orações de outras pessoas quando nos reunimos diante de nosso Senhor. De fato, orar juntos nos treina em toda a vida de fé.

Teologia, arrependimento e desejos corretos também são aprendidos com as orações de outras pessoas quando nos reunimos diante de nosso Senhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *